Análise de partida.
Para começar as crónicas no blog do Motoclube vou mostrar uma partida que efectuei no Torneio de Beja.
Apesar dos poucos lances da partida, penso que a mesma é instrutiva, porque os 2 lances decisivos vão aparentemente contra os princípios gerais do jogo, e igualmente porque as perdas de tempo das brancas foram castigadas exemplarmente.
Luís Maninha – José Padeiro
1 e4 C-c62 C-c3 e53 f4
Entrando por inversão de lances na abertura vienense.
A mesma posição era possível chegar através de 1 e4 e5 2 C-c3 C-c6 3 f43… B-c5
Gosto particularmente deste lance. Controla a casa central d4 e para já impede as brancas de roçar curto.
4 C-f3 Ideia a considerar era 4 fxe5, no qual consideraria a ideia de sacrificar um peão com 4…d6. Depois de 5 exd6 Dxd6 6 C-f3 C-f6 7 B-c4 B-g4 as pretas têm claramente compensação pelo peão sacrificado.
Peças melhor desenvolvidas, controle da casa d4 e impossibilidade por parte do adversário de retirar num curto espaço de tempo o rei do centro.
De notar que depois de 4 fxe5 a variante aparentemente tentadora 4… Bxg1 5 Txg1 D-h4+ 6 g3 Dxh2 seria muito mau para as negras, porque se seguiria 7 T-g2 D-h6 8 C-d5 R-d8 9 d3 D-e6 9 B-g54 … d65 B-c4 Seria mais efectivo B-b5 porque neste momento o centro está sob pressão e este lance pressionaria indirectamente o ponto e5.5… C-f6
Continuei a seguir os fundamentos básicos da abertura sem preocupações. De notar que quero evitar capturar em f4 para evitar o movimento branco d4.6 h3?! Não gosto nada deste lance. A sua explicação é evitar C-g4 por parte das negras mas nesta altura do jogo o mais importante seria jogar d3, D-e2 e B-e3 tentando trocar os bispos de casas negras e depois decidir para qual dos dois lados seria mais conveniente roçar.6 0-07 a3?
As brancas estão a abusar da sorte! O a3 permite manter o bispo de casas brancas com um eventual C-a5 negro, no entanto nesta altura do jogo existem aspectos mais importantes, tal como já referi no comentário à jogada anterior.7… C-h5! Este lance vai contra o princípio que não se deve colocar os cavalos nas pontas, mas existe uma regra ainda mais importante;
Todas as regras têm excepção! Este e um caso de excepção, o lance da partida ataca os pontos f4 e g3.8 C-e2As brancas continuam dispostas a não dar concessões e efectuam o único movimento que controla as casas atacadas.
Melhor seria reconhecer a posição inferior e jogar 8 f5. No entanto depois de C-g3 a torre brancas ficaria numa posição ridícula.8… B-e6! As pretas auto-voluntariam-se a ficar com uma estrutura de peões danificada ( peões dobrados isolados), a troco de eliminar uma peça activa branca e mais importante que isso activar a sua torre de f8.9 d3 A vida já esta complicada para as brancas.
Se 9 Bxe6 fxe6 as pretas ameaçariam ganhar o peão de f4 e se as brancas capturassem em e5 a coluna f ficaria aberta com todas as desvantagens dai inerentes, sendo até eventualmente possível um sacrifício de qualidade em f3 para posterior penetração da dama negra em h4.9 … Bxc410 dxc4 exf4As brancas já não podem mais jogar d4! Importante capturar de peão por um truque táctico evidente.
A tomada em f4 de peão obriga a capturar de bispo, senão existe a penetração do cavalo preto em g3 conquistando o peão de e4. Este pormenor é importante porque esta posição é aberta e os bispos são superiores aos cavalos neste tipo de posições.
11 Bxf4 Cxf412 Cxf4 T-e8.
Atacando a debilidade branca mais latente, o seu peão isolado de e4.13 D-d5Melhor seria D-d313 C-e5O culminar de um aproveitamento total das incorrecções das brancas. Este lance está a ameaçar trocar a peça que evita a dama negra de penetrar em h4.14 0-0-0 B-e3+Ganhando uma peça e consequentemente a partida.
Posted by José Padeiro
Foto by Juliana Chiu
3 comentários:
webmaster, que tal colocar a partida e os comentários num visualizador? Assim podiamos acompanhar a crónica sem ter que montar um tabuleiro. Fica a sugestão.
Tiago,
Grande preguiçoso.
Ver num tabuleiro é que é bom!
Vou vêr se o nosso webmaster pode dar um jeito nestes casos.
Um abraço
Afonsov
Cuidado, webmaster!
Não se ultrapassa o patrocinador assim pela direita...
De qualquer modo, obrigado!
Enviar um comentário