Loading...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CÁ VÃO OS CAVALEIROS DO ASFALTO DO MOTO CLUBE DO PORTO EM MAIS UMA FANTASMAGÓRICA DIGRESSÃO



A caminho das Terras do Demo
07-09-2009

Região de Aquilino Ribeiro vai receber divertida caravana do MCP

A caravana de sócios do MC Porto está a engrossar e, poucos dias após a abertura das inscrições, já não são muitas as vagas para esta grande passeata mototurística Lidergraf a 19 e 20 de Setembro de 2009. Grande em emoções e descobertas já que com pouco mais de 350 km vamos e vimos à região onde Aquilino Ribeiro nasceu, viveu, escreveu e fugiu ao Estado Novo.

Passeio às Terras do Demo Lidergraf – MC Porto

Vamo-nos despedir do Verão num passeio surpreendente e relaxado nas Terras do Demo, aquelas onde Aquilino Ribeiro escreveu que Cristo nunca ali rompeu sandálias ou passou el-rei a caçar. E onde a gente comia calhaus e ladrava como cães! De facto os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva são austeros, graníticos e monumentais. As orcas (como aqui chamam aos dolmens) aparecem a cada colina, os castanheiros frutificam, quase todas as aldeias demonstram orgulhosas o seu pelourinho (só Moimenta tem outras sete aldeias que já foram concelho) e as gentes não tem papas na língua. Procurou-se um programa muito diversificado, calmo e económico. Terá boa mesa e dormidas simples, em residenciais sem luxos (mas com wc privativo em cada quarto). Haverá quatro visitas guiadas para além de várias paragens em aldeias interessantes e monumentais. Pela originalidade do percurso (99% bem asfaltado e 1% em excelentes troços de terra), temos a certeza de que vai ficar na memória de todos. Retiramos todos os troços em terra batida que não fossem excelentes. Mas é com muito gosto que encaminharemos quem quiser conhecer a ponte romana sobre o Paiva ou o topo da serra da Nave, cheia de monumentos megalíticos. Vejam no site as dezenas de fotos tiradas no reconhecimento, bem como descrições detalhadas dos locais a visitar.

Uma das novidades da inscrição é que o preço inclui uma t-shirt MC Porto, com o desenho mais actual, em malha branca e ao tamanho do participante.

Obrigado ao Clube Varadero


Desde já o nosso agradecimento ao Clube Varadero Portugal. Foram os mototuristas deste clube que nos deram a conhecer a região ao pormenor no seu óptimo moto-rali turístico pontuável para o 8º Troféu da FNM, em Outubro de 2004. É desde essa data que estamos para lá levar o MC Porto. Finalmente...


Programa
Sábado, 19155 km de manhã, 30 km de tarde
8.30h: encontro, cafezada e brieefing na sede

Saída em caravana pela A4 (e não pela que escrevemos no boletim), Padronelo e Alto do Carneiro (N 101) Paragem em Mesão Frio

Continuação por Moledo, Régua, A24 e saída em Bigorne

Intrusão na serra e suas aldeias

Paragem em Pendilhe para visita ao conjunto de canastros

Visita à Orca de Pendilhe

13.00h: Almoço no Restaurante O Malhadinhas de Vila Nova de Paiva

15.00h: Visita guiada ao Parque Botânico Arbutus do Demo

Visita guiada ao núcleo rural de Segões

Visita guiada à Fundação Aquilino Ribeiro

Percurso pelas aldeias da região

Chegada a Moimenta da Beira, check-ins nas residenciais e jantar na Resid. Pico do Meio Dia

Noite livre
Domingo, 20 35 km de manhã, 150 km no regresso
9.30h: Visita guiada pedestre pelo centro de Moimenta da Beira

Saída em caravana para a barragem e albufeira de VilarParagem em Fonte Arcada

Subida à Sta Águeda

Foto de grupo no pelourinho da Vila da Rua

Chegada a Moimenta da Beira e almoço na Resid. Pico do Meio Dia

Regresso livre ou em caravana com paragem em local monumental que a organização sugerirá
Preço por pessoa: sócio ou acompanhante: 65 euros; Não sócio: 75 euros

Inclui dormida e pequeno-almoço, dois almoços e um jantar, bilhete de entrada na Fundação Aquilino Ribeiro, documentação e uma t-shirt MC Porto.


Inscrições na sede. Não se atrasem pois só garantimos 40 dormidas. Moimenta é terra pequena. Informações: ErnestoBrochado@motoclubedoporto.pt ou 934 833 137







FOTOS SELECIONADAS:

























Posted by Nestov by the bloody hand of Afonsov.
Bookmark and Share

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

MOTO CLUBE DO PORTO AJUDA O PESSOAL A DAR CORDA ÀS SAPATILHAS

MC Porto cumpre em Matosinhos
06-09-2009

Corrida do homem e da mulher... e do motociclista


Pela quarta vez em 2009, o MC Porto auxiliou a organizadora de provas de atletismo Run Porto mas agora com uma novidade: foi em Matosinhos que os 8 voluntários do MCP transportaram media, directores, médicos e cronometristas na ensolarada manhã de 6 de Setembro. Exactamente, a Run Porto foi ceifar em seara alheia que é como quem diz, foi montar uma excelente prova para mais de 7000 atletas fora da cidade do Porto, tendo sido a marginal de Leça da Palmeira, zona portuária de Leixões e avenidas de Matosinhos a área ocupada pela mole imensa desta 1ª Corrida do Homem e da Mulher.


Extremamente pontuais, de alvos capacetes NEXX e com disciplina quase militar (mas sem nunca esquecer a descontração e alegria própria deste clube), os oito motociclistas pedidos pela organização apresentaram-se junto ao Farol de Leça, local de partida. O motoclube local, o MC Horizonte e Mar (nosso afilhado de filiação na FMP), também esteve presente, colocando 6 motos à disposição da imensa equipa de Jorge Teixeira.


Distribuídas as tarefas na manhã radiosa, sem vento e com cheiro a maresia, os elementos do MC Porto tiraram a foto de grupo e prepararam-se para a partida. Esta foi curiosa, com os homens e mulheres separados na faixa de rodagem (tal como na chegada) e de t-shirts de cores bem distintas. Como não havia grande espírito competitivo no evento, antes uma lufada de saúde às populações, a partida foi calma chegando o director Jorge Teixeira, de cima de uma das motos deste clube, a pedir várias vezes aos atletas mais rápidos para refrearem o ritmo para concentrar um pouco mais o gigantesco pelotão.


Correr na autoestrada

Pelotão que saboreou outro aspecto inédito: a passagem pela ponte de Leça, na A28, autoestrada de 4 faixas, sendo uma para os atletas, uma para o trânsito e duas livres ao meio como segurança. Rapidamente e sem história, os vencedores passaram aos restaurantes matosinhenses sem tempo de apreciar o cheiro que vinha dos grelhadores, nas bermas das ruas. Em pouco mais de 20 minutos, homens e mulheres completavam os pódios. Mas depois foi o chegar das tais mais de 7000 almas, suadas e satisfeitas. Houve quem demorasse mais de hora e meia para os 7 km do percurso. Lá no meio corriam o presidente da câmara de Matosinhos, o treinador de andebol do FC Porto, o antigo futebolista Neno e outros amigos do desporto. A campeã Marisa Barros nem transpirou, chegando na molhada e a distribuir sorrisos.


Também os elementos do MC Porto os ofereceram a torto e a direito, já que sendo o nosso 6º ano intensivo destas experiências, cumpriram a missão com calma e agrado, desenrascando ainda outras situações que foram surgindo.


Que maravilha de equipaObrigado aos quase profissionais Joel Tiago, Carlos Freitas, José Valente, Vítor Figueiredo, Luís Silva, Nuno Leite, Sérgio Correia e Ernesto Brochado. Começaram a manhã a tomar o pequeno-almoço juntos e terminaram-na numa mesa de esplanada.


Podem ir ver mais fotos (em que aparecem estes elementos) em www.runporto.com.A próxima colaboração será a 11 de Outubro, regressando ao Porto com a 3ª Meia-Maratona





















Posted by Nestov by the hand of Afonsov

Bookmark and Share

domingo, 6 de setembro de 2009

VAMOS LÁ À PICANHA E GRANDE "FORRÓ"





Vai uma feijoada à brasileira?
05-09-2009

Boina Brasa - Sábado 12, à noite na sede




Sim, vamos comer bovino, numa festarola magicada pelo Rui Boina e cuja intenção é partilhar as muitas histórias e peripécias das férias numa tainada musical na sede. Assim daremos o mote para um final de 2009 em grande e recheado de muitos eventos do MC Porto! Os pormenores é que vêm da terra de Vera Cruz. Será uma festarola “abrasileirada”, com música a condizer e feijoada à brasileira acompanhada de picanha, caipirinha e sangria presidencial!




Agora vem a parte que espanta: Temos de ir todos para o motoclube vestidos de branco! Sim, de branco! Já pararam de rir? Estas coisas parecem pirosas à primeira mas acabam por resultar. Vamos lá, faz um esforço. Debaixo do blusão da moto, bem negro como tem qualquer motociclista nacional, bem podes trazer um t-shirt ou camisa branca. Calças é mais complicado. Mas talvez arranjes. Já as cachopas desenrascam isto num fechar de olhos.



Teremos assim um divertido mar branco na sede a degustar a picanha e a "rebolar" ao som da boa música brasileira (e não só) a partir das 20.00h!




: Preço por pessoa: 8,5 euros, e que dá para enfardar feijoada com picanha e uma bebida de cápsula.



Como compreendem necessitaremos da pré-inscrição para podermos tratar do "boi" a tempo e horas.



Posted by Nestov

Bookmark and Share