sábado, 15 de novembro de 2008

FALECEU PEDRO RODRIGUES. O XADREZ ESTÁ DE LUTO

Fomos apanhados de surpresa, dado não sabermos que o Pedro estava internado, jogando a última partida da sua vida.



Desta vez não venceu, e, saiu do nosso convívio.



O funeral é amanhã, Domingo, às 10:00 horas, e sai da Capela Mortuária da Igreja Matriz de Ermesinde.



O seu corpo será cremado, no Cemitério do Prado do Repouso.



A missa do 7º dia, será na próxima quinta-feira, às 19:00 na Igreja de Ermesinde.



Os nossos pêsames à sua família.



Posted by Afonsov

FESTA DO XADREZ JOVEM SEMI-RÁPIDO


Disputam-se amanhã, dia 16/11/08, em Peniche, os Campeonatos Nacionais de Jovens, em partidas semi-rápidas.


Esperam-se provas bastante disputadas, embora nos escalões mais altos, se esperem maiores desníveis, dado o naipe de craques que militam nestes escalões.


O Moto Clube do Porto / Alpi Portugal, depois de no ano transacto se ter estreado, com 3 jogadoras, em Mirandela, esta época apresenta-se com 11 elementos.


Estão inscritos, no total 272 jovens, representando clubes de norte a sul de Portugal.




Jogadores Inscritos nos Diferentes Escalões
Sub-8 - 15 Inscritos
Sub-10 - 54 Inscritos
Sub-12 - 69 Inscritos
Sub-14 - 50 Inscritos
Sub-16 - 44 Inscritos
Sub-18 - 21 Inscritos
Sub-20 - 19 Inscritos
Organização
Apoios
AXLeiria

FPX

A.E.F.C.R.P.

IPL

Sportzone

CMPeniche

Mais elementos no site dos campeonatos: http://depassagem.info/semirapidas2008/informations


Posted by Afonsov

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

...E AS MENINAS.....


Br.49POR Portugal (POR)Elo-77WLS Wales (WLS)Elo3 : 1
33.1WIMLeite Catarina2153-
Blackburn Suzie G18831 - 0

33.2WFMPintor Ariana2152-WFMSmith Olivia1961½ - ½

33.3WFMBaptista Ana Filipa2168-
Wilson Julie19351 - 0

33.4WFMCoimbra Margarida2105-
Van Kemenade Julie0½ - ½



Com a vitória da equipa feminina , terminou em beleza a 2ª jornada!!!

Portugal encontra-se em 65º lugar após 2 jornadas em 100 participantes, classificação que já é encabeçada pela Russia...



o site da olimpiada:http://www.dresden-2008.de/site/de/main.htm



texto by goodchess

foto no site das olimpiadas

NOTÍCIAS FRESCAS DE DRESDEN



Fotos:O ambiente de Dresden



Vitória de Portugal em masculinos frente ao País de Gales por 3,5-0,5



Ronda 2 - absoluto:  [61] Portugal 3,5 - 0,5 País de Gales [100] 


Mesa 41.
1 - GM Luís Galego (2484) 1 - 0 MF Richard Jones (2307)
2 - CM Ioan Rees (2297) 1/2 - 1/2 IM Rui Dâmaso (2425)
3 - MF Paulo Dias (2406) 1 - 0 Jonathan Blackburn (2175)
4 - Alan Spice (2173) 0 - 1 FM Ruben Pereira (2437)







texto by goodchess


fotos no site oficial da olimpiada

UNS SÃO FILHOS OUTROS ENTEADOS

Foto: E o burro sou eu? ...

Embora também seja apreciador de futebol, algumas vezes fico a refletir, na diferença de tratamento que o nosso país dá aos homens da bola, comparativamente às outras modalidades.

Se bem me lembro, ainda à dias li, que o GM António Fernandes, entre outras razões, não ia as Olimpíadas de Xadrez, porque se fosse a FPX teria de pagar a sua deslocação e estadia. E estamos a falar de umas olimpíadas, não de um amistoso. Quanto é que seria essa despesa?

Por outro lado, esta semana ouvi um dirigente associativo da AXP dizer qual o valor que a FPX tem disponível para todas associações do país, e, posso dizer que o número que ouvi é ridículo, pela sua exiguídade.

Gostaria que o senhor Laurentino Dias olha-se para estas questões, e, dissesse de sua justiça, se estas situações são aceitáveis.

Provavelmente estamos na modalidade errada, ou no país errado...





12:27 - Futebol - Selecção AA Logística do Brasil-Portugal custará mais de 700 mil euros
A operação logística do particular Brasil-Portugal, na próxima quarta-feira, em Gama, Brasília, envolve o frete de três aviões, a utilização de quatro hotéis e vai custar mais de 700 mil euros. O número foi avançado à agência “Lusa” pelo agente FIFA promotor do encontro, Miguel Macedo. “É muito cara. Sem contar com os ‘cachets’, acima de 700 mil”, afirmou.





A organização do jogo fretou à TAP um Airbus A340 para transportar a comitiva portuguesa de 50 pessoas, e a maioria dos jogadores convocados para a selecção do Brasil que actuam na Europa, os quais viajam no mesmo avião “por questões de logística e rapidez”. “Em princípio, dos 23 convocados por Dunga, 18 actuam na Europa e grande parte deles viaja com Portugal”, disse Miguel Macedo, adiantando que o avião, com capacidade para 274 passageiros, não transportará mais de 100 pessoas nos voos de ida e volta entre Lisboa e Brasília, ambos directos.





O A340, modelo de que a TAP possui quatro unidades, foi o avião escolhido por ser o único em Portugal com 36 lugares em classe Executiva com cadeiras que rebatem a 180 graus, condição “considerada fundamental” para o repouso dos jogadores, pois cada voo durará mais de nove horas. Estes 36 lugares serão preferencialmente ocupados pelos futebolistas, cabendo depois à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidir a quem atribuir os que eventualmente sobrem. O voo de ida sai de Lisboa às 15 horas de segunda-feira (17 de Novembro) e chega a Brasília às 22h40 locais (00h40 em Lisboa), e o de regresso descola pouco depois do final do jogo e aterra na capital portuguesa pelas 12 horas de quinta-feira. Enquanto a selecção portuguesa se concentra num hotel de Lisboa na manhã de segunda-feira e depois segue para a Portela, os jogadores brasileiros que viagem no mesmo avião aguardarão a ligação entre os voos numa sala VIP do aeroporto. Como exemplo, Miguel Macedo revelou que Kaká e Alexandre Pato, do AC Milan, e Maicon, do Inter de Milão, chegam a Lisboa às 14 horas num voo TAP proveniente de Milão, sendo acompanhados por Ricardo Quaresma se o extremo português do Inter de Milão for convocado por Carlos Queiroz. Em Brasília, cada selecção ficará instalada num hotel de cinco estrelas, com a portuguesa a ocupar o Kubitschek Plaza, assim chamado em homenagem a Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil entre 1956 e 1961 e responsável pela construção da nova capital do país. Os convidados ficarão instalados num terceiro hotel e a equipa de arbitragem dirigida pelo uruguaio Jorge Larrionda numa quarta unidade. O regresso do Brasil foi programado para que os jogadores cheguem aos respectivos clubes “no limite às 16 horas de quinta-feira”, tendo sido fretados dois aviões para ligar Lisboa às três cidades com mais futebolistas envolvidos no encontro de Brasília. “Há dois aviões privados, fretados por nós e pela FPF, para os voos Lisboa-Milão e Lisboa-Londres-Manchester”, referiu Miguel Macedo. “Esperamos que os jogadores estejam de regresso aos seus clubes no limite às 16 horas de quinta-feira. Haverá jogadores a chegar mais cedo aos clubes do que outros envolvidos em jogos na Europa”. O estádio Walmir Campelo Bezerra - o “Bezerrão” - vai ter os seus 20 mil lugares ocupados neste jogo, que serve para reinaugurar o recinto, depois de obras com o objectivo de corresponder às exigências da FIFA e servir de apoio ao Mundial de 2014. Segundo Miguel Macedo, o jogo está em definitivo marcado para as 22 horas locais (00h00 de quinta-feira em Lisboa), que é “o horário normal da selecção brasileira quando joga em casa”, para o qual contribuem factores como a programação da TV Globo e o calor que se regista antes de a noite cair.

Se o saudoso Fernando Peça fosse vivo, diria certamente: E esta heim...

Posted by Afonsov

DEPOIS DA POLÉMICA, COMEÇOU A OLIMPIADA DE XADREZ




A Olímpiada de Xadrez de Dresden teve o seu inicio ontem na cidade Alemã de Dresden.
Na 1ª jornada duas derrotas para a equipa Portuguesa em masculinos contra a Eslováquia por 3,5 -0,5 e no sector feminino frente a Israel outra derrota por 2,5-1,5.


O empate em masculinos foi obtido por Luís Galego, frente ao GM Lubomir Ftaknic (2571) tendo a equipa contado ainda com,Rui Dâmaso, Paulo Dias e Sérgio Rocha.


Slovakia 3.5 - 0.5 Portugal
GM Ftacnik Lubomir (2571) - GM Galego Luis (2484) ½ : ½
GM Markos Jan (2557) - IM Damaso Rui (2425) 1 : 0
GM Petrik Tomas (2487) - FM Dias Paulo (2406) 1 : 0
IM Vavrak Peter (2478) - IM Rocha Sergio (2417) 1 : 0


Catarina Leite obteve um empate e Margarida Coimbra a única vitória Portuguesa da 1ª ronda!!
Jogaram ainda pela equipa Portuguesa Ariana Pintor e Ana Baptista.



Israel 2.5 - 1.5 Portugal
IM Klinova Masha (2327) - WIM Leite Catarina (2153) ½ : ½
WGM Igla Bella (2254) - WFM Pintor Ariana (2152) 1 : 0
WIM Vasiliev Olga (2235) - WFM Baptista Ana Filipa (2168) 1 : 0
WFM Efroimski Marsel (2052) - WFM Coimbra Margarida (2105) 0 : 1





Foto:Margarida Coimbra, vitória logo a abrir!!




Hoje na segunda ronda Portugal defronta o País de Gales, com a alteração na constituição da equipa masculina,sendo que entra Ruben Pereira para o lugar de Sérgio Rocha.

Esta prova vai decorrer até 25 de Novembro e vamos acompanha-la aqui diariamente.
Os jogos têm início às 15 horas locais (menos uma hora em Portugal).






texto by goodchess


foto in google

MOTO CLUBE DO PORTO DÁ SANGUE



Uma das vertentes do Moto Clube do Porto, tem carácter filantrópico.

Doar sangue é uma tradição, já de longa data no seio do nosso clube.


Só foi pena o nosso Director, e, olheiro da secção de xadrez, Afonso Duarte, não ter respondido à chamada, caso contrário, contrataria o Dr. Vladimir, da Sibéria. Sendo destas bandas, possivelmente sabe empurrar "os calhaus".


Cá vai a reportagem:



Doação eficiente oferece 12 litros ao IPS
14-11-2008

24 membros do MC Porto deram sangue rápido e bem


Talvez por ser já a 14ª vez que o MC Porto promove uma doação ao Instituto Português do Sangue, a eficiência imperou na noite de 13 de Novembro, em que 24 sócios e familiares do clube esticaram o braço para ajudar quem precisa.

Mais precisamente, foram 26 os elementos que se inscreveram para o dar, sendo recusados apenas dois, ou por constipação ou outra coisa qualquer. Foi esta proporção de quase 100% que tornou esta doação como talvez a mais rápida de sempre, já que nunca houve fila para a consulta médica e as quatro marquesas estiveram sempre ocupadas. Tendo começado às 21.00h em ponto, pelas 23.30h já se bebiam uns copos e arrumava a parafernália que o IPS arrasta sempre consigo para estas coisas, para espanto do João Zagallo que costuma chegar por esta hora e desta vez regressou a casa com o sanguinho todo.

Sempre a abrir

E a sede do MC Porto lá virou hospital novamente. A secretaria foi consultório, o armazém antecâmara do consultório e a zona social virou clínica e bar. A brigada do IPS é super-prática e competente, monta tudo num instante e ainda dá duas de conversa. Os sócios também foram pontuais. O Hugo Figueiredo e o Mário Paulo chegaram ao bater das 21.00h. E os restantes sócios arribaram numa cadência certa, nunca gerando filas ou coisa do género. Também não haveria mal se existissem. Afinal o que nós queremos é estar uns com os outros a pôr a conversa em dia.

Também os nosso parabéns ao médico. O Dr. Vladimir, siberiano das margens do Lago Baikal, a 100 km da fronteira chinesa (mas que passou quase toda a vida na Moldávia), foi extremamente conciso nas consultas. E como desta vez não se inscreveram altruistas que por isto ou aquilo não podem dar, tudo correu sobre duas rodas. Na última doação, em Maio, foram 14 nesta situação. Em Novembro 2007 foram 10. Em Maio de 2006 foram 17...

A doação propriamente dita correu normalmente. As mesmas piadas já gastas, o paparazzi de serviço a registar os pormenores para este site, os comilões afiambrados às sandes do IPS e quatro senhoras entre os dadores a fazer ver aos que dizem pintar a manta mas nunca aparecem no clube nestas alturas.

Rockada no sábado

Nova transfiguração da nossa “multiusos”: agora, a sede vai passar de hospital para rockódromo! É já neste sábado, 15, à tarde (por causa dos vizinhos) que os 53M NOM3 virão debitar décibeis – e também uns solos de guitarra – no regresso dos concertos ao clube. A partir das 17h, com entrada livre e bar a funcionar, Nuno Leite, Rui Marinho e amigos contam contigo!
Posted by Nestov

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A NOSSA FOTÓGRAFA É TESTEMUNHA


Ainda à pouco, quando noticiamos o torneio de Vila Pouca de Aguiar, eu comentei que o nosso editor "goodchess" estava a fazer muita publicidade a um clube, que eu não quis referir qual era, ainda que sendo um clube de Lisboa, vermelho, com um passarinho no emblema.


Depois de muita reflexão existencial, e, de uma angústia atróz, tive que tomar uma decisão muito importante na minha vida.

Apesar da grande simpatia que os nossos amigos de Vila Pouca de Aguiar me merecem (deram-nos um jantar, e tudo), e, dado que comecei a ser acusado de estar a inventar, acusando-me os meus detractores, de não existir nenhum clube em Lisboa, vermelho, com um passarito no emblema.

Então, a nossa fotógrafa Juliana Chiu, salvou-me deste dilema. E fez-se luz...


Cá está a prova do que eu dizia!!! Um clube de Lisboa, vermelho, com um passarito no emblema, que costuma esvoaçar, nas actividades desportivas do tal clube.

Agora já estou mais descansado, e, não me podem acusar de não falar verdade.

Posted by Afonsov
Foto by Juliana Chiu

TORNEIO DE 4ª FEIRA COM NOVIDADES...

Foto:A sede do Moto Clube do Porto, palco das reuniões de quarta-feira


Como já vem sendo hábito, as quartas-feiras à noite no MOTO CLUBE DO PORTO são de grande movimento xadrezístico, com o convívio de jogadores do clube e de visitas de amigos de outros clubes, com torneios de grande nível.






Foi o caso de ontem, onde pela primeira vez tivemos a presença dos irmãos Messeder Ferreira, as mais recentes chegadas ao clube, que valorizaram o torneio com a sua presença.

O torneio de ontem foi renhidamente disputado ao longo de 2 horas para terminar com a vitória do Luís Araújo, no desempate com o Igor porque lhe ganhou!(este método de desempate foi o que eu e ele combinamos ,já depois do torneio terminar, para ele sair como vencedor!).De salientar também que o Nuno na sua 1ª participação ,alcança um bom 3º lugar com o destaque da vitória sobre o Emanuel.


Foto:O Luís vencedor do torneio de ontem

Um bom torneio, com larga participação (12 jogadores) e com o seguinte resultado final:



1º-LUÍS ARAÚJO.......................................10
2º-IGOR KOVTUN.....................................10*(como já disse, desempate acordado entre mim e o Luís, sem o Igor saber de nada!)
3º-NUNO MESSEDER...............................9
4º-EMANUEL SOUSA...............................9*(desempate por sorteio de bola branca/bola preta, na presença de entidades oficiais, neste caso eu e o Nuno porque o Emanuel já tinha saído!)
5º-MÁRIO FERNANDES.........................5*(claro que vão notar que eu tenho menos pontos que o 6º classificado, mas como me distraíram para o Afonso ganhar na última jornada, e estava a ganhar uma torre penso que assim é mais justo!!até porque a dama que me deu antes foi um "táctico" da minha autoria...)
6º-AFONSO DUARTE..............................6 *
7º-ANÍBAL NOGUEIRA..........................5 * (no caso do Aníbal o desempate foi por ordem alfabética, F de Fernandes é 1º que N de Nogueira...)
8º-ANTÓNIO MENDES...........................4
9º-DIANA NOGUEIRA............................3
10º-INÊS MESSEDER..............................2
11º-SÃOZINHA.........................................1
12º-JOSÉ VERÍSSIMO............................0



Parabéns Luís, voltem sempre!





texto by goodchess


fotos by Juliana Chiu

MOTO CLUBE DO PORTO DÁ PALESTRA EM LICEU DE VIEIRA DO MINHO

Foto: Ao centro Ernesto Brochado (Nestov), Director-Executivo do MCP.


No seguimento da valencia do nosso blogue, de dar a conhecer o Moto Clube do Porto, à comunidade xadrezistica, passamos a crónica de mais uma, das muitas, realizações do nosso clube:

Em prol do Motociclismo e da Juventude
11-11-2008

MC Porto dá palestra em Liceu de Vieira do Minho
Mais de 60 alunos do 11º e 12º do Liceu de Vieira do Minho ouviram atentamente o nosso director executivo a descrever o que de bom se pode fazer com uma moto, ao longo de 90 minutos, nesta terça-feira 11 de Novembro.


Por convite do sócio José Ernesto Rodrigues, professor na mesma escola, o “homónimo” Ernesto (mas Brochado) cativou a juventude, alicerçado em 105 fotos muito variadas onde os restantes amigos e sócios do MC Porto surgiam a torto e a direito, nas mais diversas situações.


A intenção foi abrir horizontes à juventude, mostrando que para um motociclista, o limite é mesmo o céu já que, se Portugal tem imenso para descobrir, passando as fronteiras então nem se fala. E utilizando vários exemplos, mostrou-se que um sonho afinal até pode estar à mão de semear. Com cuidado e responsabilidade na via pública, força de vontade e muito espírito, podemos dar a Volta ao Mundo. Não é Tito e João Pedro?

Tito e JP como apóstolos

Também estes dois “Globetrotters” do MC Porto continuam bastante activos nesta vertente social. Em pouco mais de quinze dias dissertaram em dois clubes Rotary da cidade do Porto e na Escola Gonçalves Zarco, em Matosinhos. Para 13 de Dezembro tem já agendada nova palestra na E 2-3 de Perafita, Matosinhos também. E se esticarmos mais um pouco o calendário passado, também deram a conhecer as suas experiências mototurísticas na Escola Profissional de Informática e Gestão do Porto, na Câmara Municipal de Vouzela, na Ass. Académica de Avintes, na Ass. Cultural do Convento de S. Paio de Vila Nova de Cerveira bem como tiveram honras de um Serão da Bonjóia, na Quinta que bem conhecemos.


Numa época em que a gente jovem se refugia cada vez mais num mundo virtual, achamos importante que se realce o gosto pelo Conhecimento através da Viagem, seja ela curta ou longa. Bem como realçar as características fabulosas de segurança, economia, mobilidade e respeito pelo ambiente do motociclo. Para o Ernesto, hora e meia foi pouco tempo para detalhar pormenores de condução, truques, conduta, equipamento, locais, estradas e tipos de motos. Mais 90 minutos houvessem e a plateia, interessada e divertida, haveria de ficar a escutar. Foi um prazer.


O Moto Clube do Porto aproveita para agradecer o convite feito pelo Liceu de Vieira do Minho e simpatia geral do corpo de professores.

Posted by Nestov

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

NOVOS REFORÇOS PARA O MOTO CLUBE DO PORTO

Depois de noticiarmos no arranque da época as "novidades" em termos de novos elementos que passariam a defender as cores do MOTO CLUBE DO PORTO/ALPI PORTUGAL,o nosso director geral e "olheiro" Afonso Duarte, não deixou de tentar melhorar o plantel e ,sempre atento às movimentações do "mercado", acaba de garantir 3 novos elementos que irão participar desde já nas provas que se avizinham.

São eles:

JOÃO VICENTE,jovem recentemente distinguido na Gala Nacional do Desporto Escolar, pertencente ao grupo dos sub-14 e que irá ter a sua estreia no próximo fim de semana com as cores do Moto Clube do Porto


Foto:O Vicente com o ministro da presidência Dr. Pedro Silva Pereira na Gala



E os irmãos INÊS MESSEDER e NUNO MESSEDER FERREIRA, que transitam do Vigorosa.A Inês também vai participar ,pela 1ª vez representando o clube ,nos nacionais de semi rápidas de Domingo em Peniche


Foto:A nova jogadora do clube ,Inês Messeder Ferreira


Os desejos de muitos sucessos.

Sejam bem vindos





texto by goodchess

fotos in fpx & google

A NOSSA REPÓRTER ESTAVA LÁ....



Foto:Como se pode ver na imagem o "roque" está feito!!!!!!!!!!!!!!!




No passado fim de semana o Moto Clube do Porto esteve em duas frentes como já noticiamos,no sábado em Leça no Torneio da Escola da Boa Nova e no domingo em V.P.Aguiar.

Foi precisamente em Leça da Palmeira que ocorreu um acontecimento marcante da presente época, eu diria mesmo do último ano!!!

Num movimento ousado, o nosso jogador Nuno Lima não avançou para o tradicional a4 e h4 para facilitar a saída das torres rápidamente, mas em vez disso efectuou ROQUE!!!!!!!!!!!

Este momento, que se pode considerar histórico foi captado pela objectiva da nossa repórter Juliana Chiu e o blog do Moto Clube do Porto teria que destacar e guardar para a história numa rubrica que iremos passar a ter aqui no blog e que iremos intitular de"MOMENTOS OUSADOS NAS ABERTURAS EXTRAORDINÁRIAS DO NOSSO JOGADOR DE ESPINHO QUE GOSTA DE JOGAR COM AS TORRES".




texto by goodchess
foto by Juliana Chiu

MOTO CLUBE DO PORTO PRESENTE NO NACIONAL DE JOVENS, DE SEMI-RÁPIDAS EM PENICHE












O Moto Clube do Porto / Alpi Portugal, vai na sua terceira época, e, dando continuidade à formação de jovens, vai participar no Campeonato Nacional de Jovens, em semi-rápidas, a realizar em Peniche, no Domingo, dia 16/11/08.


Assim teremos presentes 10 jogadores:



- INÊS MESSEDER FERREIRA


Jogadora já experiente. Esta época joga na categoria de sub-16. A Inês juntou-se aos jovens do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, e, vem do Sport Estrela e Vigorosa, que infelizmente este ano, tudo indica, não deverá ter a sua secção activa.


- MARTA ALVES


A mais antiga jogadora da Academia de Xadrez do Moto Clube do Porto. Está a iniciar a sua terceira época, tendo subido para a categoria de sub-16. Esta jogadora tem revelado uma boa evolução nos últimos tempos. Representou a Associação de Xadrez do Porto, num encontro de jovens na Galiza.




- ANA FILIPA CUNHA


Começou a jogar, já decorria a última época, e, vai disputar os campeonatos na categoria de sub-14. Tem demonstrado uma boa evolução.




- JOÃO VICENTE



Joga na categoria de sub-14. É proveniente da Associação Académica de Coimbra, e, vai estrear-se nestes campeonatos a jogar pelo Moto Clube do Porto / Alpi Portugal.


Este jogador tem muita força de jogo, e, tem vindo a fazer muitas provas, quer a nível nacional, quer no estrangeiro. Este ano venceu um torneio importante na Galiza, na sua categoria, e, foi homenageado por um membro do Governo Português. Espera-se uma boa época desta jovem promessa.



- DIANA SOFIA NOGUEIRA


Mais uma jogadora formada na Academia do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal. É a sua segunda época, e, subiu para a categoria de sub-12.


Na época passada, sagrou-se Campeã Nacional Feminina, de sub-10, e, participou, nessa categoria, no Campeonato Europeu de Jovens, no Montenegro. Representou, também, a Federação Portuguesa de Xadrez num torneio em Espanha. Representando a Associação de Xadrez do Porto, participou num encontro de jovens na Galiza. Jogadora que tem evoluído bastante.



- CLÁUDIA ALVES


Irmã da Marta, vai jogar a sua segunda época, tendo subido à categoria de sub-12. Jogadora que na última época teve boa progressão.




- PEDRO DINIS PEDROSO




Começou a meio da época passada, e, vai jogar na categoria de sub-10. Tem mostrado boa evolução.




- PAULO DUARTE PEDROSO



Irmão do Pedro, começou também a meio da época passada. Tem tirado lugares de topo, na sua categoria (sub-8) , na maioria dos torneios que tem disputado. Tem tido boa evoluçao.






- FRANCISCO SEIXAS


Iniciou-se esta época, tendo somente disputado o Torneio de semi-rápidas da Escola da Boa Nova, e de Vila Pouca de Aguiar. Vai fazer a época na categoria de sub-10.







- DIOGO SEIXAS


Irmão do Francisco, tem o mesmo percurso do irmão. É o benjamim da Academia, indo jogar na categoria de sub-8.



Desejamos boa sorte a todos.


Posted by Afonsov
Fotos by Juliana Chiu & Afonsov

terça-feira, 11 de novembro de 2008

TORNEIOS NOV/DEZ (ACTUALIZAÇÃO)




Como é já hábito, actualizamos semanalmente os torneios de que vamos tendo conhecimento. Relembro que qualquer informação sobre torneios que pretendam ver publicados no nosso blog,deverá ser enviada para : goodchess58@gmail.com.





MOAÑA-PONTEVEDRA-ESPANHA:XIV Torneo de Xadrez Lóstrego Concello de Moaña - Memorial B. Sánchez 15 nov

regulamento:http://www.fegaxa.org/pontevedra/moana_2008/moana_benito_sanchez_2008.php


PORTO:TORNEIO DO MUSAS 15 NOV.

regulamento:http://www.axp.pt/torneios_rapidas/2008/Musas_2008-regul.pdf


CARREGOSA:8º TORNEIO BISPO D.MANUEL CORREIA PINA 15 nov.


regulamento:http://www.portalurate.com/v1/modules/Xadrez/VIII_semirapido_URATE.pdf


PENICHE:Campeonato Nacional de Semi-rápidas JOVENS 16 Nov

PÁGINA DO CAMPEONATO:http://depassagem.info/semirapidas2008/players

regulamento:http://www.maisxadrez.com/eventos/?id=2041


PORTO:TAÇA AXP-22 Nov.

regulamento:HTTP://www.axp.pt/campeonatos_distritais/taca_axp_2009/taca_axp_2009_regul.pdf


S.JOÃO MADEIRA:IV Torneio AEJ Xadrez 22-29-30 nov.

regulamento:http://www.maisxadrez.com/eventos/?id=2103


FIGUEIRA DA FOZ:Torneio Internacional da Figueira da Foz - 2008 30 nov a 7 dez

regulamento:http://www.maisxadrez.com/eventos/?id=2012


ALBUFEIRA:6º OPEN INTERNACIONAL XADREZ-14 Dez.

regulamento:http://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=7bf0a52101&view=att&th=11d736a376a72262&attid=0.2&disp=vah&realattid=0.2&zw


CUCUJÃES:XXVI Torneio Aberto de Xadrez Vila de Cucujães:6-7 13-14 dez

regulamento:http://www.maisxadrez.com/eventos/?id=2020

BENEDITA:
I Torneio FIDE Externato Cooperativo da Benedita 19-20-21 dez

regulamento:http://www.maisxadrez.com/eventos/?id=2031




texto by goodchess

O "emplastro" atacou em V.P.Aguiar!!!!



Depois, da notícia séria e "profundamente aprofundada", rigorosa e profissional como é habitual, de Vila Pouca de Aguiar , com o torneio do fim de semana, é agora altura de noticiar alguns aspectos extra desportivos.....

E claro quando alguns "espertinhos" dum clube rival que eu não vou dizer o nome ,mas que é de Matosinhos, tentam estragar a "reportagem" aos nossos enviados especiais, isso é noticia também!!!!!






Fotos:A prova do que foi dito....sem comentários!!!



Assim, gostariamos de avisar organizadores de próximos torneios, para o caso de elementos destabilizadores do bom desempenho dos nossos "profissionais" voltarem a actual...
Não vamos permitir que situações de boicote do nosso trabalho voltem a acontecer!


Termino com um grande abraço para o Fernando Nora, nosso amigo do G.D.Dias Ferreira que regressou após algum tempo, e com um brilhante 5º lugar neste torneio!Parabéns.




texto by goodchess

fotos by Juliana Chiu e goodchess na nova e excepcional, oriental e "de corrida" nova máquina

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

VILA POUCA DE AGUIAR:2º LUGAR POR EQUIPAS E SERHIY LESHCHENKO EM 3º

Foto: O Serhiy, 3º lugar final


A segunda etapa deste fim de semana da secção de xadrez do Moto Clube do Porto, passou por V.P.Aguiar,onde se disputou o II Open da Casa de Benfica de V.P.Aguiar.Passamos muito frio, mas fomos muito bem recebidos pela organização, tendo o torneio sido muito agradável e com jantar e tudo!!!




Foto:A prova de que o jantar era bom...que concorrido!!



17 elementos e ainda 5 acompanhantes faziam parte da extensa comitiva do Moto Clube do Porto a trás os montes , onde era parte notória a participação dos jovens do Clube como preparação para os nacionais do próximo fim de semana em Peniche.



Foto:O local onde decorreu o torneio, antigo mercado municipal.

Embora alguns jogadores mais credenciados podessem esperar melhores classificações, o Moto Clube do Porto colocou 4 jogadores nos 10 primeiros o que nenhum outro clube conseguiu fazer!Sendo Serhiy Leshchenko o melhor em 3º lugar na geral final.



Foto:O podium de Vila Pouca de Aguiar, com Jorge Ferreira, Fábio Barbosa e o "nosso" Serhiy


A vitória foi para Jorge Ferreira do G.D.Dias Ferreira, único a fazer 6,5 pontos nas 7 jornadas, clube que venceu colectivamente.




A representação do Moto Clube do Porto ficou assim ordenada:


3º-SERHIY LESHCHENKO..........................6
8º-ANTÓNIO MATOS..................................5,5
9º-EMANUEL SOUSA..................................5
10º-IGHOR KOVTUN..................................5
14º-AFONSO DUARTE................................5
19º-JOSÉ SILVA...........................................5
20º-MARTA ALVES....................................5
23º-DIANA NOGUEIRA.............................5
28º-ANIBAL NOGUEIRA...........................4
36º-MÁRIO FERNANDES.........................4
47º-MANUEL PEDROSO............................4
52º-PEDRO PEDROSO...............................3,5
55º-CLÁUDIA ALVES.................................3,5
61º-ANA CUNHA.........................................3
72º-PAULO PEDROSO..............................3
86º-FRANCISCO SEIXAS.........................2
104º-DIOGO SEIXAS.................................1



Foto:Pedro e Paulo com os "carcanhóis", e o Emanuel a vê-los passar.......

Destaque ainda para os jovens que subiram ao podium nas suas categorias:Os irmãos Pedroso, com medalha e envelope!!!Dentro em breve o Manel vai deixar de trabalhar para gerir a carreira dos "pequenos"....



Foto:O Manel Pedroso e o filho


Na última jornada ocorreu o "caso" do torneio, quando o árbitro Vitorino Ferreira se desloca à mesa onde jogava com a Marta, e já depois de ter terminado o jogo,mandou umas "bocas" de que eu tinha falado durante o mesmo com a minha colega de equipa!!!!!A "coisa" ia ficando feia....arregaçaram-se as mangas (era para arregaçar mas estava muito frio) ,e a coisa lá se resolveu....não havia necessidade.Um grande abraço Vitorino, a culpa é da Juliana que com esta foto me deu ideia para isto....................



Foto:O árbitro do torneio, protagonista do referido "incidente" ,sempre atento ao desenrolar do mesmo!!





Grande actividade neste fim de semana do Moto Clube do Porto, e já se adivinha o próximo com algo parecido, dado que iremos participar com uma larguíssima equipa no torneio de Musas, 1º a contar para o circuito das colectividades, e ainda a deslocação da equipa de "promessas", os nossos jovens, a Peniche para os nacionais de semi-rápidas.











texto by goodchess fotos by Juliana Chiu

EMANUEL SOUSA VENCE TORNEIO BOA NOVA

Foto:O vencedor do torneio, Emanuel Sousa




O Moto Clube do Porto esteve uma vez mais muito activo neste fim de semana, apresentando-se em dois torneios de semi-rápidas com duas grandes delegações!




No sábado no Torneio da Escola da Boa Nova em Leça da Palmeira, excelente vitória de Emanuel Sousa com 6,5 pontos em 7,ficando isolado no primeiro lugar,deixando a meio ponto Joaquim Brandão de Pinho em segundo lugar e Adelino Botelho em terceiro.




Foto:o grupo do Moto Clube do Porto que se deslocou a Leça




Restantes classificações dos elementos do MCP:

6º-LUIS ARAÚJO ........................5,5
13º-ANTÓNIO MENDES...............5
15º-MARTA ALVES.......................5
19º-MÁRIO FERNANDES...........4,5
20º-ANTÓNIO MATOS...............4,5
24º-RICARDO CARDOSO.............4
26º-ANÍBAL NOGUEIRA.............4
38º-NUNIO LIMA.........................4
39º-DIANA NOGUEIRA...............4
42º-AFONSO DUARTE................3,5
46º-ANA CUNHA...........................3
47º-JOSÉ SILVA............................3
49º-CLÁUDIA ALVES...................3
52º-PAULO ALVES.......................3
56º-LEONARDO SIMÕES............3



Outro destaque vai para Marta Alves ,este ano sub-16 que subiu ao pódio para receber uma taça da vitória na sua classe.


Foto:A Marta feliz com o resultado deste torneio.


O Moto Clube do Porto coloca 6 jogadores nos 20 primeiros e ganha colectivamente, com Luís Araújo no 6º lugar...boa classificação com o "senão" de ter sido muito difícil o regresso após o torneio uma vez eu e o Ricardo tivemos grande dificuldade em entrar no carro do Matos depois do Luís estar lá dentro....
Este assunto terá que ser equacionado com o Director para próximos eventos.

Classificação por equipas:
1º GX PORTO 22.5
2º MOTO CLUBE DO PORTO 22
3º GDDF 19.5
4º BOA NOVA 19
5º AP-ASS.VILA DE ESTE 12.5
6º AMANHA DA CRIANÇA 12
7º AC. GAIA 9
8º AC ALFENENSE 7.5
9º AMIAL REGADO 4
10º NX SANTO TIRSO 4
AA COIMBRA 4



Foto:O Luís feliz da vida, e eu e o Ricardo a aguentar numa pequena faixa de banco!!!


Também nos deslocamos a Vila Pouca de Aguiar, e em breve teremos aqui reportagem e fotos...

Parabéns a todos








texto by goodchess

fotos by Juliana Chiu