sexta-feira, 14 de novembro de 2008

UNS SÃO FILHOS OUTROS ENTEADOS

Foto: E o burro sou eu? ...

Embora também seja apreciador de futebol, algumas vezes fico a refletir, na diferença de tratamento que o nosso país dá aos homens da bola, comparativamente às outras modalidades.

Se bem me lembro, ainda à dias li, que o GM António Fernandes, entre outras razões, não ia as Olimpíadas de Xadrez, porque se fosse a FPX teria de pagar a sua deslocação e estadia. E estamos a falar de umas olimpíadas, não de um amistoso. Quanto é que seria essa despesa?

Por outro lado, esta semana ouvi um dirigente associativo da AXP dizer qual o valor que a FPX tem disponível para todas associações do país, e, posso dizer que o número que ouvi é ridículo, pela sua exiguídade.

Gostaria que o senhor Laurentino Dias olha-se para estas questões, e, dissesse de sua justiça, se estas situações são aceitáveis.

Provavelmente estamos na modalidade errada, ou no país errado...





12:27 - Futebol - Selecção AA Logística do Brasil-Portugal custará mais de 700 mil euros
A operação logística do particular Brasil-Portugal, na próxima quarta-feira, em Gama, Brasília, envolve o frete de três aviões, a utilização de quatro hotéis e vai custar mais de 700 mil euros. O número foi avançado à agência “Lusa” pelo agente FIFA promotor do encontro, Miguel Macedo. “É muito cara. Sem contar com os ‘cachets’, acima de 700 mil”, afirmou.





A organização do jogo fretou à TAP um Airbus A340 para transportar a comitiva portuguesa de 50 pessoas, e a maioria dos jogadores convocados para a selecção do Brasil que actuam na Europa, os quais viajam no mesmo avião “por questões de logística e rapidez”. “Em princípio, dos 23 convocados por Dunga, 18 actuam na Europa e grande parte deles viaja com Portugal”, disse Miguel Macedo, adiantando que o avião, com capacidade para 274 passageiros, não transportará mais de 100 pessoas nos voos de ida e volta entre Lisboa e Brasília, ambos directos.





O A340, modelo de que a TAP possui quatro unidades, foi o avião escolhido por ser o único em Portugal com 36 lugares em classe Executiva com cadeiras que rebatem a 180 graus, condição “considerada fundamental” para o repouso dos jogadores, pois cada voo durará mais de nove horas. Estes 36 lugares serão preferencialmente ocupados pelos futebolistas, cabendo depois à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidir a quem atribuir os que eventualmente sobrem. O voo de ida sai de Lisboa às 15 horas de segunda-feira (17 de Novembro) e chega a Brasília às 22h40 locais (00h40 em Lisboa), e o de regresso descola pouco depois do final do jogo e aterra na capital portuguesa pelas 12 horas de quinta-feira. Enquanto a selecção portuguesa se concentra num hotel de Lisboa na manhã de segunda-feira e depois segue para a Portela, os jogadores brasileiros que viagem no mesmo avião aguardarão a ligação entre os voos numa sala VIP do aeroporto. Como exemplo, Miguel Macedo revelou que Kaká e Alexandre Pato, do AC Milan, e Maicon, do Inter de Milão, chegam a Lisboa às 14 horas num voo TAP proveniente de Milão, sendo acompanhados por Ricardo Quaresma se o extremo português do Inter de Milão for convocado por Carlos Queiroz. Em Brasília, cada selecção ficará instalada num hotel de cinco estrelas, com a portuguesa a ocupar o Kubitschek Plaza, assim chamado em homenagem a Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil entre 1956 e 1961 e responsável pela construção da nova capital do país. Os convidados ficarão instalados num terceiro hotel e a equipa de arbitragem dirigida pelo uruguaio Jorge Larrionda numa quarta unidade. O regresso do Brasil foi programado para que os jogadores cheguem aos respectivos clubes “no limite às 16 horas de quinta-feira”, tendo sido fretados dois aviões para ligar Lisboa às três cidades com mais futebolistas envolvidos no encontro de Brasília. “Há dois aviões privados, fretados por nós e pela FPF, para os voos Lisboa-Milão e Lisboa-Londres-Manchester”, referiu Miguel Macedo. “Esperamos que os jogadores estejam de regresso aos seus clubes no limite às 16 horas de quinta-feira. Haverá jogadores a chegar mais cedo aos clubes do que outros envolvidos em jogos na Europa”. O estádio Walmir Campelo Bezerra - o “Bezerrão” - vai ter os seus 20 mil lugares ocupados neste jogo, que serve para reinaugurar o recinto, depois de obras com o objectivo de corresponder às exigências da FIFA e servir de apoio ao Mundial de 2014. Segundo Miguel Macedo, o jogo está em definitivo marcado para as 22 horas locais (00h00 de quinta-feira em Lisboa), que é “o horário normal da selecção brasileira quando joga em casa”, para o qual contribuem factores como a programação da TV Globo e o calor que se regista antes de a noite cair.

Se o saudoso Fernando Peça fosse vivo, diria certamente: E esta heim...

Posted by Afonsov

Sem comentários: