sábado, 13 de setembro de 2008

FINAL CHESS MASTERS EM BILBAO


Está a aproximar-se o final deste super torneio dos Mestres, em Bilbao.


Vai realizar-se a última jornada, em que Topalov leva vantagem, embora, em teoria tanto Aronian, Ivanchuck, e, Carlsen tenham uma palavra a dizer.


Inesperada a classificação do Campeão do Mundo Vishy Anand, que vai na última posição, com os mesmos pontos de Radjabov.


Vamos vêr o que esta útima jornada nos trará.


JOGOS PARA A ÚLTIMA JORNADA:
Veselin Topalov (13) - Vassily Ivanchuk (11)
Levon Aronian (12) - Teimour Radjabov (6)
Magnus Carlsen (11) - Vishy Anand (6)


FORMA DE PONTUAR ESTE TORNEIO:
Vitória = 3 pontos
Empate = 1 ponto
Derrota = 0 pontos
Texto by Afonsov
Bookmark and Share

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

SABIAM QUE ANAND JÁ É 5º DO RANKING FIDE??

Rakings MUNDIAIS - ACTUALIZADOS a 10 Setembro 2008




Na foto IVANCHUK Nº1 actual






Aqui ficam os rankings actualizados do xadrez mundial:





LUGAR NOME ELO VARIAÇÃO JOGOS

01 Ivanchuk 2791,3 +10,3 48

02 Morozevich 2787,0 -1 9

03 Carlsen 2786,2 +11,2 29

04 Topalov 2785,2 +8,2 8

05 Anand 2783,8 -14,2 8

06 Kramnik 2771,9 -16,1 16

07 Aronian 2761,1 +24,1 21

08 Leko 2746,6 +5,6 16

09 Radjabov 2746,2 +2,2 21

10 Adams 2737,1 +2,1 18



Estes são os 10 mais das listas Fide actualmente!





texto by goodchess
Bookmark and Share

BANDEIRA PORTUGUESA MAIS UMA VEZ DESFRALDADA EM PEQUIM


Portugal obtém mais uma medalha de prata nos Palimpicos de Pequim 2008, ao conquistar o segundo lugar de boccia BC4, em pares.


No pódio fala-se português.


A final foi disputada entre a dupla portuguesa Bruno Valentim e Fernando Pereira, e a brasileira, medalha de ouro, Dirceu Lopes e Eliseu Santos. O resultado foi de 5-2 a favor dos brasileiros.


A completar o pódio ficaram os Checos Ladislav Kratina e Radek Prochazka, que venceram uma dupla espanhola.


PARABENS ao Bruno Valentim e ao Fernando Pereira.


Texto by Afonsov
Bookmark and Share

ACADEMIA DO MCP NÃO ABRE NO PRÓXIMO SÁBADO


Dado que uma parte dos jovens alunos da Academia de Xadrez do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, bem como os seus professores, irão participar no Campeonato Nacional Individual de semi-rápidas, que se realiza este Sábado, dia 13/09, em Montemor-o-Velho, a Academia não irá abrir.


Este mês é o último desta época de 2007/2008, e, praticamente todos os fins-de-semana, temos provas para disputar, pelo que iremos informando se a Academia funcionará ou não, dependendo do envolvimento dos nossos jogadores nessas provas.


Texto by Afonsov
Bookmark and Share

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

MASTERS EM BILBAU***TOPALOV DE NOVO!!!!!


O búlgaro Veselin Topalov é um jogador com mais vidas do que um gato, mas não por sorte, mas sim na soma de talento, habilidade , trabalho ,mentalidade superpositiva até mesmo nas piores condições possíveis . A derrota ,deixa-a sempre à porta da sala de jogo, e apesar do revés sofrido ontem ,chegou ao jogo de hoje como se fosse um dia qualquer ,contra o norueguês Magnus Carlsen, no oitavo dia da final do Master de Xadrez Bilbau . No duelo pela liderança do torneio, quando faltam duas jornadas para a conclusão do mesmo, resultou a favor de Topalov em 48 jogadas após quase 3 horas e meia de "combates". O grande mestre baseado em Salamanca alcançou a primeira posição na qualificação geral, com 1 ponto de vantagem sobre o Arménio Levon Aronian.

A proximidade com o público de Topalov, assinando autógrafos a todo o mundo, posa para todas as fotos e também sorrisos, fazem dele um dos jogadores favoritos dos adeptos. Sempre humilde, tanto na vitória como na derrota, resume muito bem a sua condição de pessoa normal nos seus pontos de vista sobre como ser uma atleta de élite: "Eu sinto-me muito feliz, estamos muito bem pagos por fazer algo que gostamos. Nós percorremos o mundo com estadia em bons hotéis e comendo nos melhores restaurantes .... Pior é o trabalho de um mineiro que se levanta às 5 da manhã para trabalhar!. " A partir desta forma de entender a sua profissão, nunca sofre mais do que a conta ,quando perde, já houve várias recuperações, algumas delas históricas, como o Linares-Morelia-2006, onde a terminar a primeira volta estava na última posição ,para finalizar o Torneio em segundo lugar após o poder ter ganho na última ronda. Algo comparável ao que fez Bobby Fischer em Santa Monica 1966.


A ambição dos dois jogadores ficou clara na abertura. Carlsen, com as peças pretas, escolheu a variante agressiva do Dragão contra a defesa siciliana. Topalov, longe de escolher continuações posicionais, optou por avançar os seus peões do flanco do rei numa batalha de roques opostos. Carlsen não viu forma de parar o plano contrário, quer directamente, quer pelo lançamento de um poderoso contra, e ainda não viu até ao último minuto uma ameaça tática. Gradualmente assistiu à sua posição a desmoronar-se, e Topalov, que jogou de forma prática, mesmo numa situação em que poderia ganhar de uma forma directa (34. DA5 vez de 34. Rb2), finalmente conseguiu os três pontos e disputar a liderança do Chess Master, com valor de 400.000 euros em prémios.







tradução by goodchess
from federacion vasca ajedrez
Bookmark and Share

PORTUGAL-2;DINAMARCA-3, OU A INFLUÊNCIA NEGATIVA DO FUTEBOL NAS NOITES DE XADREZ DO MOTOCLUBE



Como podem fácilmente ver pela imagem, o caos que se gerou após o 3º golo da Dinamarca,com o Afonso a tentar impôr a ordem,(sem sucesso diga-se!vejam bem a atenção com que a Cláudia e os irmãos Pedroso estão ao que ele diz), veio a marcar toda a jornada de ontem de mais uma noite de xadrez no Motoclube do Porto!!

Também não é menos verdade,que o Nuno (de pé aqui na imagem) não ajudou nada.... com ele eramos 15!!!!! fora os "mirones" e esse número veio a ser o causador (juntamente com a Dinamarca) de alguma instabilidade psicológica de alguns jogadores.O Veríssimo estava com dores de cabeça, o Pedroso estava sempre a perder por tempo,o Emanuel estava um pouco "febril"......ahhhhhh desculpem o Emanuel não apareceu ontem!!!!


Prova de tudo o que digo, dado que o ambiente embora muito agradável e descontraído como de costume ainda refletia o 2-3 é a foto da Sãozinha em baixo (que mostra a preocupação nítida pelas dúvidas quanto ao apuramento de Portugal e se o Carlos Queiróz deverá continuar como treinador!):






No aspecto desportivo o torneio foi o mais concorrido de sempre, com 14 jogos por jogador, o que se tornou mais um óptimo treino de rápidas.De realçar a introdução por parte do Afonso Duarte a partir da 6ª jornada do sistema de defesa STONEWALL (informamos que já se encontra patenteado e devidamente comunicado à FIDE), que veio a verificar-se resultar em pleno como prova o 6º lugar obtido.









A CLASSIFICAÇÃO GERAL: (Compilação realizada em condições dificeis , mas com grande rigor e dedicação pela Juliana)








Nesta foto os 2 primeiros José Veríssimo e Luís Araújo



Desta vez não fiz uma análise profunda e aprofundada dos resultados, mas esperem pela próxima.......se quizerem analisar basta ver a classificação!






texto by goodchess
fotos e classificação by Juliana Chiu
defesa STONEWALL by Afonsov
Bookmark and Share

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

PROBLEMA DE XADREZ-SUGESTÕES????




NEGRAS JOGAM E EMPATAM
As negras parecem estar perdidas devido à ameaça Th1+. Como conseguiram empatar?



Vá lá....venham esses comentários dos "especialistas"....




texto by goodchess

Bookmark and Share

FINAL CHESS MASTERS 2008-BILBAU







O ucraniano Vasili Ivanchuk, de 39 anos, quarto nas listas mundias, fez regressar ao terreno dos mortais o prodígio norueguês Magnus Carlsen, de 17 anos, na sétima ronda da final do Chess Master de Bilbau. A victória de Ivanchuk, três vezes vencedor do Ciudad de Linares, em 32 movimentos, depois de três horas de luta!! não retirou a liderança do torneio a Carlsen, mas faz com que seja mais difícil o seu objectivo de alcançar o primeiro lugar nas listas mundiais e bater o registo de precocidade do russo Gary Kasparov quando em 1985, con 21 anos, se situou no lugar mais alto das classificações da Federacão Internacional (FIDE).


O xadrez de Carlsen torna-se melhor no ataque. Então, impõe o seu talento e a sua rapidez de análise, mas quando mudam as coisas e tem que defender-se com paciência, a jovem estrela do tabuleiro sofre bastante!!. Ivanchuk, o participante mais veterano do torneio, encontrou com as peças negras uma posicão dinámica do gambito de dama recusado, na que apesar de ter um peão central isolado dispunha de uma boa movilidade das peças. Na jogada 13, Carlsen jogou de maneira imprecisa e permitiu ao seu experimentado adversário tomar a iniciativa no flanco de dama. A partir daí, o norueguês não encontrou a maneira de impedir o avanço dos peões do flanco da dama de Ivanchuk contra seu roque e evitar a derrota.
A derrota do líder do Chess Master não foi aproveitada pelo búlgaro Veselin Topalov que perdeu com o arménio Levon Aronian em 58 jogadas e 4 horas e meia de jogo. O indiano Viswanathan Anand, e o azerí Teymur Radjabov empataram em 29 movimentos depois de algo mais de duas horas de jogo. O campeão do mundo, com as peças negras, ensaiou na jogada 8 um ambicioso e moderno esquema da variante Paulsen da defesa siciliana. Uma opcão que apostava pela táctica, pelo cálculo puro em detrimento de qualquer consideracão estratégica. Na jogada 29, numa posicão na que para qualquer dos lados tentar jogar para ganhar significava quase perder, os dois grandes mestres acordaram o empate.








Aqui fica a partida de Ivanshuk com Carlsen:




(3) Carlsen,Magnus (2775) - Ivanchuk,Vassily (2781) [D37]Final Chess Masters Bilbao 2008 (7), 09.09.2008
1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cf3 d5 4.Cc3 Ae7 5.Af4 0-0 6.e3 c5 7.dxc5 Axc5 8.Dc2 Cc6 9.a3 Da5 10.0-0-0 Ae7 11.h4 Td8 12.Cd2 a6 13.Ae2? Jogada má segundo Magnus e depois de b5 pensou que poderia perder esta partida! . [13.Cb3! Db6 14.c5 Da7 15.Ac7 Td7 16.Ab6 Db8 17.Rb1 E as brancas mantêem a vantajem posicional.] 13...b5!! 14.cxd5 [14.cxb5 axb5 15.Cxb5 e5 Jogada que Carlsen temía e com razão nas suas análises , as negras tomariam clara vantajem.] 14...exd5! 15.g4 Ae6 16.Cb3 Db6 17.g5 Ce4 18.Cxe4 dxe4 19.Txd8+ Cxd8! Magnus facilitou o jogo de Ivanchuk com esta jogada. 20.Rb1 [20.Dxe4 Tc8+ 21.Rb1 Axb3 22.Dxe7 Dc6 ganhando] 20...Tc8 21.Dd1 Cc6 22.h5 a5 a iniciativa das negras é muito perigosa. 23.g6 [23.h6 a4 (23...g6 24.Cd2 ) 24.Cd4 Td8 (24...Cxd4 25.Dxd4 Dxd4 26.exd4= ) 25.hxg7 b4-> 26.axb4 a3! (26...Cxd4 27.exd4 Dxb4 ; 26...Cxb4 27.Dxa4 ; 26...Dxb4 27.Cxc6 Txd1+ 28.Axd1 Dc5 29.Cxe7+ Dxe7 30.Axa4 Ac4 31.Ac2 Ad3 32.Td1 ) ] 23...a4 24.Cd2 b4 25.gxf7+ Axf7-/+ 26.Cc4 Db7 27.Dxa4 bxa3 28.Cxa3 Axa3 29.Dxa3 Cb4 Com vantajem decisiva de Ivanchuk 30.b3 Cd3 31.Axd3 exd3 32.Tc1 d2 [32...Txc1+ 33.Rxc1 (33.Dxc1 Dxb3+ 34.Db2 d2 ) 33...Dc6+ ; 32...d2 33.Td1 Axb3 34.Txd2 Ac2+ 35.Ra2 Db1# ] 0-1





texto by goodchess
Bookmark and Share

ANA CATARINA LIBÓRIO NAS CLÁSSICAS DO CAMIR


Hoje, mais uma vez, resolvi "postar" o meu "early morning post". Desculpa lá ó Pacheco Pereira.
Desta vez, como não tinha "palha na cama" resolvi bater o Mário, e, postar antes dele. Mário toma lá que já almoçaste.
Vamos ao que interessa, que o nosso "publicozinho" não está com "pachorra" para me aturar logo de manhã.
A jogadora do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, Ana Catarina Libório, depois de uma longa hibernação, resolveu aparecer à luz do dia.
Apareceu resplandescente, no torneio de Clássicas organizado pelo CAMIR, de Mirandela.
Esta prova iniciou-se ontem, continua hoje, e, tem o seu término amanhã. São três dias de jornadas duplas, o que deve ser "dose para leão". O torneio disputa-se em 6 jornadas, sistema suiço.
Na jornada dupla de ontem a Ana Catarina, que é a terceira do "ranking da prova", venceu os dois jogos.
Iremos seguir atentamente esta prova da nossa representante Mirandelense.
Força Ana!!!
Texto by Afonsov
Bookmark and Share

terça-feira, 9 de setembro de 2008

A PORTUGUESA TOCADA DE NOVO EM PEQUIM


Já no dia 21 de Agosto noticiei as medalhas de ouro, e, prata obtidas pelos atletas portugueses Nelson Évora, e, Vanessa Fernandes.


Como somos de opinião que este espaço deve dar lugar às modalidades que não têm grande cobertura mediática, cá estamos novamente a dar uma boa notícia para o nosso país.


Hoje, ganhamos as duas primeiras medalhas nos jogos Paralímpicos de Pequim 2008.


João Paulo, repete o feito de Atenas, e ganha mais uma medalha de ouro para Portugal, na modalidade de boccia (BC1).


Jogou a final com o compatriota António Marques, que assim ganha na mesma modalidade a medalha de prata.


No pódio, além das duas bandeiras de Portugal, referentes ao 1º e 2º lugares, o Irlandês Gabriel Shelly obteve a medalha de bronze.


Esta é a segunda vez que dois atletas portugueses, se defrontam na final desta modalidade, nos jogos paralímpicos.


Parabens para o João Paulo, e, para o António Marques.


Vamos ver com o desenrolar dos jogos, qual vai ser o comportamento dos atletas portugueses.


Boa sorte para todos.


Texto by Afonsov
Bookmark and Share

Grande representação do MOTOCLUBE DO PORTO/ALPI nos nacionais de semi-rápidas!





Acabei de ser informado pelo nosso CEO ,DIRECTOR GERAL,PRESIDENTE, SELECIONADOR e SECCIONISTA , que a representação do MOTOCLUBE para o torneio deste fim de semana, vai ser de grande "peso", poderia dizer mesmo a mais "pesada" de sempre!!!

Assim, aqui fica a constituição da equipa para Montemor:




ANIBAL NOGUEIRA
ANA FILIPA CUNHA
AFONSO DUARTE
ANTÓNIO MATOS
CLAUDIA ALVES
DIANA NOGUEIRA
EMANUEL SOUSA
JOSÉ SILVA
MÁRIO FERNANDES
MANUEL PEDROSO
MARTA ALVES
LEONARDO SIMÕES
PAULO PEDROSO
PEDRO PEDROSO






texto by goodchess
Bookmark and Share

NORUEGUÊS DE 17 ANOS É O MELHOR DO MUNDO!!!!!




Magnus Carlsen chegou pela primeira vez ao primeiro lugar da classificação da Federação Internacional de Xadrez após a sua vitória sobre o azerí Teimur Radschabow no Masters de Xadrez.


Este domingo o Norueguês defendeu este lugar de GRANDE DESTAQUE com o empate que conseguiu frente ao campeão mundial o indiano Viswanathan Anand.

Desde os nove anos, Carlsen, que ainda vive com os seus pais na pequena localidade de Lommedalen, é considerado o "talento do século" no mundo do xadrez. E aos 13 converteu-se no grande mestre mais jovem em todo o mundo.


O norueguês necessita conseguir outros triunfos no torneio que se disputa em Bilbau até ao fim de semana para poder manter o número um do ranking, que é publicado quatro vezes ao ano pela FIDE. A próxima actualização será dada a conhecer no dia 1 de outubro. No último ranking, o escandinavo figurava na sexta posição.




texto by goodchess
Bookmark and Share

XXIX Campeonato Nacional de Semi-Rápidas Individual










Disputa-se este fim de semana (sábado) em Montemor o Velho o XXIX Campeonato Nacional de Semi-Rápidas Individual, que terá lugar no pavilhão municipal e faz parte das festas da vila.As inscrições terminam amanhã dia 11, e o torneio terá 9 sessões a partir das 10h30 da manhã.O CAMPEÃO NACIONAL terá um prémio de 400 euros e existem prémios para os 25 primeiros.












REGULAMENTO:

http://fpx.weebly.com/uploads/1/3/7/1/137131/reg_nac_sr_ind_2008.pdf













O MOTOCLUBE DO PORTO/ALPI irá estar representado nestes nacionais por vários jogadores, pelo que,não percam no próximo domingo,a reportagem,fotos e tudo o que se passou nestes campeonatos!!!


texto by goodchess
Bookmark and Share

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

HENRIQUE CASTRO DO AMAS É O VENCEDOR DO TORNEIO INTERNACIONAL DE GUIMARÃES
















Terminou este domingo o V TORNEIO INTERNACIONAL DE GUIMARÃES, com a vitória do jogador do AMAS, Henrique Castro.Ao empatar o jogo da última jornada contra Stephane Silva,não só garantiu a vitória no torneio, arrecadando um prémio de 600 euros, como o fez sem qualquer derrota!!






RESULTADOS DA ÚLTIMA JORNADA:



1 Castro Henrique 6 ½ - ½ 5 Silva Stephane
2 Padeiro Jose 5 1 - 0 5 Azevedo Rui Filipe
3 Pires Igor Tiago Duarte 5 0 - 1 5 Khodorov Anatoli
4 Ferreira Jorge Viterbo 4½ ½ - ½ 4½ Viela Andre Filipe Folha
5 Pintor Ariana 4½ 1 - 0 4½ Araujo Jose Verissimo
6 Machado Luis 4½ 1 - 0 4½ Minakov Yaroslav
7 Margarido Ricardo 4½ ½ - ½ 4½ Gomes Estevao Manuel
8 Pereira Antonio Pedro Caramez 4 1 - 0 4 Gomes Bruno Miguel
9 Novais Carlos Joao Fernandes 4 1 - 0 4 Martins Joao Pedro Godinho
10 Meireles Ana 4 1 - 0 4 Pinho Tiago Brandao de
11 Araujo Luis 4 1 - 0 4 Sousa Emanuel
12 Vicente Joao Vasco 4 1 - 0 4 Saunders Mark
13 Lago Antonio Jorge 3½ ½ - ½ 4 Costa Joao Sequeira
14 Goncalves Luis Augusto Soares 3½ ½ - ½ 3½ Cunha Jose Miguel Pires
15 Duarte Carlos Toscano 3½ 0 - 1 3½ Lozano Sanchez Jose Antonio
16 Ribeiro Marcos Costa 3½ 0 - 1 3½ Pintor Simao Maciel Abranches
17 Belsley Alexandre 3½ 1 - 0 3½ Martinho Nuno Miguel
18 Vale Paulo 3½ 1 - 0 3½ Cruz Joao Filipe
19 Teixeira Jose Manuel 3½ 0 - 1 3½ Margarido Jose Miguel Teixeira
20 Lemos Artur Jorge Capela Gomes 3½ 1 - 0 3½ Fernandes Mário Bernardo
21 Martins David Pires Tavares 3 1 - 0 3½ Oliveira Maria Ines
22 Silva Lucas Borges da 3 1 - 0 3 Gabriel Agna Solange Videira
23 Pintor Manuel 3 1 - 0 3 Martins Miguel Alexandre Rodrigu
24 Duarte Afonso Manuel Ferreira 3 ½ - ½ 3 Ribeiro Joao Pedro Costa
25 Mendes Roberto 3 ½ - ½ 3 Balu Henish
26 Marinho Alice 3 0 - 1 3 Machado Carlos
27 Ferreira Susana Carolina G 3 1 - 0 3 Mota Francisco
28 Ribeiro Ricardo Andre 3 ½ - ½ 3 Ribeiro Duarte Jose da Costa
29 Garces Ricardo Simao 3 ½ - ½ 3 Martins Guilherme Pires Tavares
30 Dias Ivo 3 1 - 0 3 Silva Luis Miguel
31 Matos Antonio Manuel 2½ ½ - ½ 2½ Ribeiro Joao Daniel
32 Romano Luis Miguel 2½ ½ - ½ 2½ Mano Alexandre
33 Silva Nuno Miguel 2½ 0 - 1 2½ Sa Claudio Simao
34 Vaz Vitor Diogo 2½ 0 - 1 2½ Gomes Rui Pedro
35 Sa Jose Armando Carvalho Faria 2½ 1 - 0 2½ Silva Helio
36 Vieira Jose Pedro 2½ 1 - 0 2½ Gomes Telmo
37 Mendes Pedro Machado 2 1 - 0 2 Vaz Manuel Machado
38 Pereira Carlos Marco 2 0F - 1F 2 Ribeiro Bruno Rafael Leite
39 Teixeira Pedro Miguel 2 1 - 0 2 Leitao Joao Antonio
40 Araujo Tiago Manuel 2 0 - 1 2 Vale Antonio
41 Rasteiro Rui Manuel 2 1 - 0 2 Silva Siro
42 Guinapo Bruno 2 1 - 0 2 Nogueira Diana Sofia
43 Veloso Joao 2 0 - 1 1½ Ribeiro Joana
44 Bastos Joao Pedro Barroso 1½ 1 - 0 1½ Pinto Sonia Filipa Carvalho
45 Alvarenga Gisela 1½ ½ - ½ 1½ Guerra Joao Carlos
46 Ribeiro Joao Miguelote 1½ 0 - 1 1½ Abreu Rui Manuel Rodrigues
47 Ribeiro Francisco Miguelote 1 0 - 1 1 Silva Hugo Andre
48 Silva Pedro Gil 1 1 - 0 1 Sousa Luis Alberto
49 Martins Tomas 1 1 - 0 0 Sousa Maria Joao








A classificação geral final do torneio ficou assim ordenada:



1 Castro Henrique 2196 POR AMAS 6½ 0 32 29½ 27½
2 Khodorov Anatoli 2127 RUS GX Bracara Augusta 6 0 30 26½ 23½
3 Padeiro Jose 2248 POR AX Gaia 6 0 29 26 24½
4 Silva Stephane 2212 POR AEJ 5½ 0 34 31½ 23½
5 Machado Luis 2076 POR GD Dias Ferreira 5½ 0 30 26½ 22½
6 Pintor Ariana 2165 POR GX Porto 5½ 0 20½ 21 18½
7 Ferreira Jorge Viterbo 2002 POR GD Dias Ferreira 5 0 34½ 31 24
8 Novais Carlos Joao Fernandes 1990 POR AMAS 5 0 32 29½ 22
9 Gomes Estevao Manuel 2027 POR GD Dias Ferreira 5 0 31 28½ 22½
10 Pereira Antonio Pedro Caramez 2048 POR GD Dias Ferreira 5 0 31 28 22½
11 Araujo Luis 1883 POR GD Dias Ferreira 5 0 30½ 27 21
12 Viela Andre Filipe Folha 2200 POR GD Dias Ferreira 5 0 30 27 23½
13 Azevedo Rui Filipe 2061 POR CAR 5 0 30 27 21½
14 Pires Igor Tiago Duarte 1842 POR AEJ 5 0 30 26 22
15 Margarido Ricardo 1864 POR GD Dias Ferreira 5 0 29 26½ 21
16 Meireles Ana 1531 POR AMAS 5 0 26½ 23½ 19
17 Vicente Joao Vasco 1703 POR AA Coimbra 5 0 16 21½ 18½
18 Minakov Yaroslav 1350 POR NX Vale S Cosme 4½ 0 32½ 28½ 19½
19 Araujo Jose Verissimo 1936 POR AEJ 4½ 0 30½ 27½ 20
20 Costa Joao Sequeira 1592 POR Amigos de Urgeses 4½ 0 27 24½ 17½
21 Lemos Artur Jorge Capela Gomes 1715 POR AMAS 4½ 0 25½ 23 17
22 Belsley Alexandre 1538 POR AMAS 4½ 0 25 23 17
23 Vale Paulo 1740 POR Moto Clube do Porto 4½ 0 24 21½ 18
24 Lozano Sanchez Jose Antonio 1932 ESP 4½ 0 21½ 22½ 16½
25 Margarido Jose Miguel Teixeira 1734 POR AX Gaia 4½ 0 21½ 21½ 18
26 Pintor Simao Maciel Abranches 1891 POR GD Dias Ferreira 4½ 0 20 20½ 16
27 Sousa Emanuel 1915 POR Moto Clube do Porto 4 0 33½ 30 20
28 Saunders Mark 1812 ENG 4 0 29½ 26½ 18
29 Silva Lucas Borges da 1901 POR GD Dias Ferreira 4 0 29½ 26½ 17
30 Goncalves Luis Augusto Soares 1961 POR GX Bracara Augusta 4 0 29½ 26 19
31 Pinho Tiago Brandao de 1963 POR Estrela e Vigorosa 4 0 29 26½ 19
32 Gomes Bruno Miguel 1678 POR NX Vale S Cosme 4 0 29 26 18
33 Martins David Pires Tavares 1777 POR CA Mirandela 4 0 26½ 23 17
34 Pintor Manuel 1708 POR GX Porto 4 0 25½ 23½ 16
35 Martins Joao Pedro Godinho 1533 POR Sismaria 4 0 25 25½ 17½
36 Lago Antonio Jorge 2160 POR AMAS 4 0 24½ 21½ 14
37 Ferreira Susana Carolina G 1593 POR Galitos de Aveiro 4 0 24 22 15
38 Machado Carlos 1660 POR Amigos de Urgeses 4 0 22½ 20 13
39 Cunha Jose Miguel Pires 1601 POR AMAS 4 0 21½ 23½ 16
40 Dias Ivo 1413 POR NX Vale S Cosme 4 0 21 19 13
41 Ribeiro Ricardo Andre 1494 POR Joao de Meira 3½ 0 29 26 17½
42 Oliveira Maria Ines 1388 POR NX Vale S Cosme 3½ 0 28½ 25½ 16
43 Martinho Nuno Miguel 1743 POR Joao de Meira 3½ 0 28 25 18
44 Cruz Joao Filipe 1346 POR NX Vale S Cosme 3½ 0 26½ 24½ 16½
45 Ribeiro Marcos Costa 1514 POR Operario 3½ 0 25½ 24½ 17
46 Ribeiro Duarte Jose da Costa 1533 POR Operario 3½ 0 25½ 23½ 14½
47 Mendes Roberto 1674 POR GD Dias Ferreira 3½ 0 25½ 23 14½
48 Fernandes Mario Bernardo 1500 POR Moto Clube do Porto 3½ 0 24½ 24 17
49 Duarte Afonso Manuel Ferreira 1492 POR Moto Clube do Porto 3½ 0 24½ 23½ 12½
50 Ribeiro Joao Pedro Costa 1695 POR Operario 3½ 0 24½ 22 14½
51 Sa Claudio Simao 1491 POR AEJ 3½ 0 24 22 12½
52 Sa Jose Armando Carvalho Faria 1426 POR AEJ 3½ 0 24 22 12
53 Duarte Carlos Toscano 1694 POR GD Dias Ferreira 3½ 0 23½ 22 14½
54 Gomes Rui Pedro 1481 POR NX Vale S Cosme 3½ 0 23½ 20½ 14
55 Balu Henish 1332 POR Amial e Regado 3½ 0 23 21 12½
56 Martins Guilherme Pires Tavares 1137 POR CA Mirandela 3½ 0 23 20½ 11½
57 Teixeira Jose Manuel 1522 POR CX Afonsino 3½ 0 21 23 16
58 Garces Ricardo Simao 1500 POR GD Dias Ferreira 3½ 0 21 19 14
59 Vieira Jose Pedro 1425 POR GD Dias Ferreira 3½ 0 18½ 22 14½
60 Mano Alexandre 1500 POR Escola Sa de Miranda 3 0 27 25 12
61 Romano Luis Miguel 1350 POR Escola Sa de Miranda 3 0 27 24 14
62 Silva Luis Miguel 1265 POR NX Vale S Cosme 3 0 26½ 23½ 13
63 Gabriel Agna Solange Videira 1461 POR CA Mirandela 3 0 23½ 24½ 13½
64 Matos Antonio Manuel 1656 POR Moto Clube do Porto 3 0 23 19½ 14
65 Coelho Jorge 2034 POR GD Dias Ferreira 3 0 21½ 25½ 18
66 Martins Miguel Alexandre Rodrigu 1338 POR CA Mirandela 3 0 21½ 23 10½
67 Vale Antonio 1481 POR Joao de Meira 3 0 21½ 19 10½
68 Teixeira Pedro Miguel 1500 POR GD Dias Ferreira 3 0 20½ 18½ 8
69 Mota Francisco 1329 POR GXVP 3 0 20 22½ 12½
70 Guinapo Bruno 1325 POR Estrela e Vigorosa 3 0 20 19 10
71 Ribeiro Bruno Rafael Leite 1308 POR AMAS 3 0 20 19 8
72 Marinho Alice 1384 POR NX Vale S Cosme 3 0 20 17 10
73 Ribeiro Joao Daniel 1394 POR Amigos de Urgeses 3 0 19½ 19½ 10
74 Rasteiro Rui Manuel 1250 POR CX Gil Vicente 3 0 18½ 16½ 8
75 Mendes Pedro Machado 1323 POR AMAS 3 0 14½ 13½ 6
76 Bastos Joao Pedro Barroso 1416 POR Operario 2½ 0 25 23½ 9½
77 Silva Nuno Miguel 1200 POR NX Vale S Cosme 2½ 0 21½ 20 9
78 Silva Fernando Alberto Freitas 1714 POR AMAS 2½ 0 21 25 14
79 Silva Helio 1250 POR NX Vale S Cosme 2½ 0 21 20 10½
80 Abreu Rui Manuel Rodrigues 1310 POR Amigos de Urgeses 2½ 0 19½ 18½ 7½
81 Vaz Vitor Diogo 1200 POR CBVP Aguiar 2½ 0 18½ 19½ 8½
82 Gomes Telmo 1247 POR AMAS 2½ 0 18½ 18 7½
83 Ribeiro Joana 1413 POR AMAS 2½ 0 15 20 8½
84 Nogueira Diana Sofia 1242 POR Moto Clube do Porto 2 0 23 20 8
85 Silva Siro 1446 POR AMAS 2 0 22 22 10
86 Martins Tomas 1100 POR CA Mirandela 2 0 22 22 7
87 Pereira Carlos Marco 1500 POR NX Vale S Cosme 2 0 21 23 10
88 Araujo Tiago Manuel 1250 POR NX Vale S Cosme 2 0 20 17½ 8
89 Silva Hugo Andre 1195 POR AMAS 2 0 19½ 18 5
90 Silva Pedro Gil 1140 POR AMAS 2 0 18 18½ 3
91 Veloso Joao 1238 POR NX Vale S Cosme 2 0 18 17 7
92 Leitao Joao Antonio 1263 POR GD Dias Ferreira 2 0 17½ 16½ 8
93 Vaz Manuel Machado 1500 POR AMAS 2 0 17 22½ 9½
94 Guerra Joao Carlos 1320 POR NX Vale S Cosme 2 0 16 16½ 6
95 Alvarenga Gisela 1233 POR GD Dias Ferreira 2 0 16 16 5
96 Ribeiro Joao Miguelote 1125 POR AMAS 1½ 0 20 18 5½
97 Pinto Sonia Filipa Carvalho 1131 POR CA Mirandela 1½ 0 17 18½ 5½
98 Sousa Luis Alberto 1100 POR AMAS 1 0 19½ 18½ 7
99 Ribeiro Francisco Miguelote 1104 POR AMAS 1 0 16½ 16½ 3
100 Mendes Antonio Manuel Amaral 1553 POR Moto Clube do Porto 1 0 15 20½ 7
101 Sousa Maria Joao 1150 POR AMAS 0 0 16 15 0
102 Neves Jose Pedro 1375 POR GXVP 0 0 3½ 21½ 0







Parabéns à Associação de Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio,à Associação de Xadrez do Distrito de Braga e à Camara Municipal de Guimarães pela organização deste torneio que se desenrolou nas instalações do Museu, bem no coração de GUIMARÃES e da sua zona histórica, património cultural da humanidade. Até para o ano!!!!!







texto by goodchess
fotos by Juliana Chiu
Bookmark and Share

domingo, 7 de setembro de 2008

FESTIVAL DE XADREZ DE BILBAO - TOPALOV LIDERA


Está a disputar-se em Bilbao, Espanha, de 2 a 13 de Setembro, a Final de Grandes Mestres do Grand Slam de Xadrez.

O ex campeão do Mundo Vaselin Topallov lidera isolado esta prova.

Interessante, o facto da pontuação, ser igual à dos jogos de futebol. São atribuídos três pontos à vitória, 1 ao empate, e, zero para a derrota.

Os empates não são propostos ao adversário. O jogador apresenta-o ao árbitro, que decide se o empate é aceite ou não.

Parece-me que se tratam de medidas, para valorizar o aspecto desportivo, moralizando a modalidade. Evitam-se, de certa forma os "empates de salão".

Classificação após a 5ª ronda:
J V E D P
Veselin Topalov 5 2 3 0 9 pontos
Magnus Carlsen 5 2 2 1 8 pontos
Levon Aronian 5 1 3 1 6 pontos
Teimur Radyabov 5 0 4 1 4 pontos
Viswanathan Anand 5 0 4 1 4 pontos
Vasili Ivanchuk 5 0 4 1 4 pontos


Resultados da 5ª ronda:
Ivanchuk, Vassily 1-1 Topalov Veselin
Anand, Viswanathan 1-1 Carlsen, Magnus
Radyabov, Teimour 1-1 Aronian, Levon


A sexta ronda acontece nesta segunda-feira, às 12h, com as seguintes partidas:
Ivanchuk, Vassily - Anand, Viswanathan
Topalov, Veselin - Radyabov, Teimour
Carlsen, Magnus - Aronian, Levon


Texto by Afonsov
Bookmark and Share

SÁBADO:JORNADA DUPLA NO TORNEIO DE GUIMARÃES










Continua a decorrer este Torneio Internacional, tendo-se disputado ontem 2 jornadas, uma pelas 15 horas e outra às 21.Verificaram-se grandes mexidas na classificação geral com a realização destes 2 jogos!



Henrique Castro passou a líderar isolado a classificação geral e no seu jogo de hoje de brancas com Stephane Silva necessita apenas de um empate para garantir a vitória no Torneio,salientando que para já tem 6 vitórias em 6 jogos disputados!





CLASSIFICAÇÃO GERAL:


1º-HENRIQUE CASTRO..............6
2ºS-STEPHANE SILVA...............5
JOSÉ PADEIRO
RUI AZEVEDO
IGOR PIRES
ANATOLI KODOROV
7ºS-JORGE FERREIRA...............4,5
ANDRÉ VIELA
ARIANA PINTOR
JOSÉ V.ARAUJO
LUIS MACHADO
YAROSLAV MINAKOV
RICARDO MARGARIDO
ESTEVÃO GOMES
15ºS-EMANUEL SOUSA...............4
....
26ºS-PAULO VALE.......................3,5
MÁRIO FERNANDES
.......
42ºS-AFONSO DUARTE...............3
.......
61ºS-ANTÓNIO MATOS...............2,5
.....
73ºS-DIANA NOGUEIRA..............2
.....
78ºS-ANTÓNIO MENDES.............1












JOGOS PARA A 7 ª E ÚLTIMA JORNADA:




1 Castro Henrique 6 5 Silva Stephane
2 Padeiro Jose 5 5 Azevedo Rui Filipe
3 Pires Igor Tiago Duarte 5 5 Khodorov Anatoli
4 Ferreira Jorge Viterbo 4½ 4½ Viela Andre Filipe Folha
5 Pintor Ariana 4½ 4½ Araujo Jose Verissimo
6 Machado Luis 4½ 4½ Minakov Yaroslav
7 Margarido Ricardo 4½ 4½ Gomes Estevao Manuel
8 Pereira Antonio Pedro Caramez 4 4 Gomes Bruno Miguel
9 Novais Carlos Joao Fernandes 4 4 Martins Joao Pedro Godinho
10 Meireles Ana 4 4 Pinho Tiago Brandao de
11 Araujo Luis 4 4 Sousa Emanuel
12 Vicente Joao Vasco 4 4 Saunders Mark
13 Lago Antonio Jorge 3½ 4 Costa Joao Sequeira
14 Goncalves Luis Augusto Soares 3½ 3½ Cunha Jose Miguel Pires
15 Duarte Carlos Toscano 3½ 3½ Lozano Sanchez Jose Antonio
16 Ribeiro Marcos Costa 3½ 3½ Pintor Simao Maciel Abranches
17 Belsley Alexandre 3½ 3½ Martinho Nuno Miguel
18 Vale Paulo 3½ 3½ Cruz Joao Filipe
19 Teixeira Jose Manuel 3½ 3½ Margarido Jose Miguel Teixeira
20 Lemos Artur Jorge Capela Gomes 3½ 3½ Fernandes Mário Bernardo
21 Martins David Pires Tavares 3 3½ Oliveira Maria Ines
22 Silva Lucas Borges da 3 3 Gabriel Agna Solange Videira
23 Pintor Manuel 3 3 Martins Miguel Alexandre Rodrigu
24 Duarte Afonso Manuel Ferreira 3 3 Ribeiro Joao Pedro Costa
25 Mendes Roberto 3 3 Balu Henish
26 Marinho Alice 3 3 Machado Carlos
27 Ferreira Susana Carolina G 3 3 Mota Francisco
28 Ribeiro Ricardo Andre 3 3 Ribeiro Duarte Jose da Costa
29 Garces Ricardo Simao 3 3 Martins Guilherme Pires Tavares
30 Dias Ivo 3 3 Silva Luis Miguel
31 Matos Antonio Manuel 2½ 2½ Ribeiro Joao Daniel
32 Romano Luis Miguel 2½ 2½ Mano Alexandre
33 Silva Nuno Miguel 2½ 2½ Sa Claudio Simao
34 Vaz Vitor Diogo 2½ 2½ Gomes Rui Pedro
35 Sa Jose Armando Carvalho Faria 2½ 2½ Silva Helio
36 Vieira Jose Pedro 2½ 2½ Gomes Telmo
37 Mendes Pedro Machado 2 2 Vaz Manuel Machado
38 Pereira Carlos Marco 2 2 Ribeiro Bruno Rafael Leite
39 Teixeira Pedro Miguel 2 2 Leitao Joao Antonio
40 Araujo Tiago Manuel 2 2 Vale Antonio
41 Rasteiro Rui Manuel 2 2 Silva Siro
42 Guinapo Bruno 2 2 Nogueira Diana Sofia
43 Veloso Joao 2 1½ Ribeiro Joana
44 Bastos Joao Pedro Barroso 1½ 1½ Pinto Sonia Filipa Carvalho
45 Alvarenga Gisela 1½ 1½ Guerra Joao Carlos
46 Ribeiro Joao Miguelote 1½ 1½ Abreu Rui Manuel Rodrigues
47 Ribeiro Francisco Miguelote 1 1 Silva Hugo Andre
48 Silva Pedro Gil 1 1 Sousa Luis Alberto
49 Martins Tomas 1 0 Sousa Maria Joao






texto by goodchess
fotos by Juliana Chiu
Bookmark and Share

DIANA NOGUEIRA DO MCP/ALPI NO CAMPEONATO DA EUROPA DE JOVENS


Foi publicado no site da Associação de Xadrez do Porto: http://www.axp.pt/


Campeonatos Europeus de Jovens - 14 a 26 de Setembro, no Montenegro: Diana Sofia Nogueira integra a representação portuguesa


Os Campeonatos Europeus de Xadrez de Jovens de 2008 decorreram entre 14 e 26 de Setembro, em Herceg Novi - Montenegro.


DIANA SOFIA NOGUEIRA, do Moto Clube do Porto, representa Portugal no escalão sub-10 feminino, uma prova com 79 participantes, fazendo parte de uma comitiva de 12 jogadores de diversos escalões.


A representação portuguesa


A representação de Portugal está a cargo de 12 jogadores e jogadoras de diversos escalões, sendo DIANA SOFIA NOGUEIRA, campeã nacional sub-10 feminina, a única representante da AXP.


De realçar a força da representação nacional nos sub-18, com o actual vice-campeão mundial sub-16 FM RUBEN PEREIRA no 17º lugar do ranking de partida duma prova em que participam 1 Grande Mestre (GM), o espanhol IVAN SALGADO, 12 Mestres Internacionais (IM) e 16 Mestres Fide (FM) e nos sub-18 femininos, com a actual campeã nacional feminina WFM ANA BAPTISTA na 11ª posição do ranking inicial duma prova em que participam 1 Grande Mestre Feminina (WGM), a checa KATERINA NEMCOVA, e 9 Mestres Fide Femininas (WFM).


Ruben Pereira sairá no próximo ranking da FIDE (1 de Outubro de 2008) como o 3º melhor português no activo e Ana Baptista como a melhor feminina.


A favorita sem rival para o título sub-10 feminino é a estoniana ANNA SAGADIJEVA, cuja pontuação Elo é comparável ao das melhores jogadoras portuguesas, Ana Baptista incluida (um portento nesta idade, superior aos próprios rapazes do mesmo escalão, raríssimo de se ver, e cujo percurso merece ser acompanhado).


Texto from site AXP
Foto by Juliana Chiu
Bookmark and Share