quinta-feira, 11 de setembro de 2008

MASTERS EM BILBAU***TOPALOV DE NOVO!!!!!


O búlgaro Veselin Topalov é um jogador com mais vidas do que um gato, mas não por sorte, mas sim na soma de talento, habilidade , trabalho ,mentalidade superpositiva até mesmo nas piores condições possíveis . A derrota ,deixa-a sempre à porta da sala de jogo, e apesar do revés sofrido ontem ,chegou ao jogo de hoje como se fosse um dia qualquer ,contra o norueguês Magnus Carlsen, no oitavo dia da final do Master de Xadrez Bilbau . No duelo pela liderança do torneio, quando faltam duas jornadas para a conclusão do mesmo, resultou a favor de Topalov em 48 jogadas após quase 3 horas e meia de "combates". O grande mestre baseado em Salamanca alcançou a primeira posição na qualificação geral, com 1 ponto de vantagem sobre o Arménio Levon Aronian.

A proximidade com o público de Topalov, assinando autógrafos a todo o mundo, posa para todas as fotos e também sorrisos, fazem dele um dos jogadores favoritos dos adeptos. Sempre humilde, tanto na vitória como na derrota, resume muito bem a sua condição de pessoa normal nos seus pontos de vista sobre como ser uma atleta de élite: "Eu sinto-me muito feliz, estamos muito bem pagos por fazer algo que gostamos. Nós percorremos o mundo com estadia em bons hotéis e comendo nos melhores restaurantes .... Pior é o trabalho de um mineiro que se levanta às 5 da manhã para trabalhar!. " A partir desta forma de entender a sua profissão, nunca sofre mais do que a conta ,quando perde, já houve várias recuperações, algumas delas históricas, como o Linares-Morelia-2006, onde a terminar a primeira volta estava na última posição ,para finalizar o Torneio em segundo lugar após o poder ter ganho na última ronda. Algo comparável ao que fez Bobby Fischer em Santa Monica 1966.


A ambição dos dois jogadores ficou clara na abertura. Carlsen, com as peças pretas, escolheu a variante agressiva do Dragão contra a defesa siciliana. Topalov, longe de escolher continuações posicionais, optou por avançar os seus peões do flanco do rei numa batalha de roques opostos. Carlsen não viu forma de parar o plano contrário, quer directamente, quer pelo lançamento de um poderoso contra, e ainda não viu até ao último minuto uma ameaça tática. Gradualmente assistiu à sua posição a desmoronar-se, e Topalov, que jogou de forma prática, mesmo numa situação em que poderia ganhar de uma forma directa (34. DA5 vez de 34. Rb2), finalmente conseguiu os três pontos e disputar a liderança do Chess Master, com valor de 400.000 euros em prémios.







tradução by goodchess
from federacion vasca ajedrez

Sem comentários: