sábado, 19 de janeiro de 2008

TAÇA AXP-AA'S DO MCP PASSAM ELIMINATÓRIA

video
Neste Sábado, a sede do MCP encheu-se de xadrezistas.
Hoje de manhã, teve lugar o habitual treino da nossa Academia, com os diversos treinadores, e os nossos jovens, a exercitaram, e, aprenderem a nobre arte de estratégia, que é o ancestral jogo do xadrez.

Foi também a inauguração dos novos equipamentos do MCP/ALPI. Agora é que podemos afirmar que estamos a "suar" a camisola.

Falando da jornada da parte da tarde, podemos afirmar que tudo decorreu, mais ou menos como este escriba tinha previsto.

Assim, tudo decorreu da seguinte maneira:


MOTO CLUBE DO PORTO / ALPI A 4 - 0 NUCLEO XADREZ SANTO TIRSO A

Emanuel Sousa 1 - 0 Rui Ferreira
Paulo Vale 1 - 0 Fernando Azevedo
Ana Libório 1 - 0 Sérgio Gomes
Afonso Duarte 1 - 0 Rui Miranda

Apesar do resultado ser muito desnivelado, a equipa de Santo Tirso vendeu cara a derrota, tendo oferecido muita resistencia, em todos os tabuleiros. Veio ao de cima o maior valor técnico, e, experiencia dos motociclistas do Porto. A equipa A do MCP foi o algoz da simpática colectividade de Santo Tirso, tendo eliminado as suas equipas B e A. Lamentamos mas "nobless oblige". As nossas saudações amistosas ao nossos amigos de Santo Tirso.

Conseguiu-se um feito histórico no nosso clube, e, secção de xadrez, que foi a equipa A do MCP ter passado à 5ª eliminatória desta prova. Já estamos entre os maiores, e, seguramente a 6ª eliminatória será muito difícil.


MOTO CLUBE DO PORTO/ALPI B 1 - 3 GD DIAS FERREIRA C

Rui Gonçalves 0 - 1 Fernando Nora
António Mendes 0 - 1 Jorge Ferreira
Nuno Lima 1 - 0 Lucas Silva
Carlos Costa 0 - 1 Júlio Machado

Enfim terminou a participação da equipa B do MCP nesta prova. Conforme se previa, a nossa equipa baqueou, embora se tivesse batido galhardamente. A diferença entre estas duas equipas não permitiu ir mais adiante. De salientar a grande, e, surpreendente vitória do nosso Nuno Lima, jogador que ainda não tem ELO, sobre o forte Lucas Silva. O Nuno promete...
Estes nossos jogadores, terão no entanto ainda outra oportunidade, dado que passaram à próxima eliminatória da Taça de Portugal.


MOTO CLUBE DO PORTO C 0 - 4 GRUPO DE XADREZ DO PORTO B

Renato Pacheco 0 - 1 Walter Cunha
Marta Alves 0 - 1 Carlos Castro
Diana Nogueira 0 - 1 Adelino Botelho
Cláudia Alves 0 - 1 Vicente Gonçalves

Como se esperava a equipa dos nossos benjamins terminou aqui a sua epopeia nesta prova. Não seria de esperar que surprendessem a forte, e experiente equipa de Passos Manuel. Já estavam avisados, e, não facilitaram.
Foi uma óptima oportunidade para os jovens da Academia do MCP terem-se iniciado a jogar partidas clássicas, e, ganharem alguma experiencia. Tiveram uma boa prestação nesta prova ao atingirem a 4ª eliminatória.

Afonsov
Bookmark and Share

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

SECÇÃO DE XADREZ EM GRANDE ACTIVIDADE

A nosso secção de Xadrez está em grande actividade. Encontramo-nos em várias frentes, com a maioria dos nossos jogadores em competição.

TAÇA DA AXP POR EQUIPAS

Amanhã, Sábado, a sede do MCP, baterá o seu record de jogadores e equipas a jogar em simultaneo nas suas instalações. Teremos as três equipas do MCP a receber outras tantas adversárias, para a disputa da 4ª eliminatória desta prova. Serão, portanto, seis equipas, com um total de 12 tabuleiros, e, 24 jogadores, a ferver os neurônios, e a puxar pela cabecinha.

Os nossos jogos serão os seguintes:

Ranking 10 - ELO 7098 - MCP/ALPI A vs. Ranking 15 - ELO 6214 NX SANTO TIRSO A

A equipa A do MCP tem alguma superioridade sobre os de Santo Tirso. De qualquer forma os de Santo Tirso quererão "vingar" a eliminação da sua equipa B, que a nossa equipa desfeiteou no fim-de-semana passado, por 0 - 4, em Santo Tirso. Vamos torcer para que a equipa do MCP passe à 5ª eliminatória.

Ranking 13 - ELO 6513 - MCP/ALPI B vs. Ranking 7 - ELO 7517 GD DIAS FERREIRA C

Será difícil à equipa B do MCP ultrapassar a forte equipa do DIAS FERREIRA. Esperemos, no entanto, que os nossos jogadores possam ter uma boa prestação, e, obter um bom resultado.

Ranking 33 - ELO 4718 - MCP/ALPI C vs. Ranking 8 - ELO 7503 GRUPO XADREZ PORTO B

Os jovens da nossa Academia, sendo na sua maioria meninas, já ficaram para a história desta prova, ao chegarem à 4ª eliminatória desta prova. Amanhã, não é de esperar que possam surpreender, uma vez mais, os adversários. A diferença de força das duas equipas é tal, que esperamos somente que eles dêm boa luta, e ganhem um pouco mais de experiencia.


CAMPEONATOS DISTRITAIS INDIVIDUAIS - PRELIMINARES

VILA DE ESTE.
O MCP/ALPI tem sete elementos, de um total de 67 jogadores. Esta prova joga-se aos Domingos de tarde, em V.N. de Gaia. Já se disputaram duas jornadas, tendo sòmente o Aníbal Nogueira conseguido o pleno de duas vitórias. Os nossos outros elementos têm todos uma vitória. Neste torneio tem a participação de muitos jovens.
Vamos esperar o desenrolar da prova para ver a prestação dos nossos jogadores.

I TORNEIO DISTRITAL DO MCP.
Iniciou-se, ontem à noite a nossa prova, que terá 7 jornadas. Temos um torneio de 14 competidores, sendo seis do MCP/ALPI. Dado ser disputado a dias da semana, à noite é um torneio bastante forte, tendo 8 jogadores com ELO Internacional, sendo três deles da nossa equipa.
Na jornada inaugural, sòmente o Emanuel Sousa, e, o Afonso Duarte, conseguiram desfeitear os seus adversários. Esperamos que venha a ser um torneio muito competitivo.

Afonsov
Bookmark and Share

domingo, 13 de janeiro de 2008

ACADEMIA DO MCP BATE UNIVERSITÁRIOS

TAÇA DA AXP POR EQUIPAS

Conforme haviamos previsto, e desejado, as três equipas do MCP / ALPI, bateram os seus adversários, e, passaram à 4ª eliminatória desta prova.

Se os resultados das nossas equipas A e B, se podem considerar dentro do esperado, a equipa dos jovens da nossa Academia (equipa C), cometeu o feito de ter ido bater, e, eliminar, a equipa A, da Universidade Portucalense. Não há dúvida de que os resultados do trabalho que esta equipa vem desenvolvendo, nos treinos semanais, está a vir ao de cima. Os nossos jovens, começam a ser um osso duro de roer, para algumas equipas do nosso burgo.

Temos que salientar o facto de na época transacta, o MCP / ALPI ter apresentado duas equipas, e, só uma delas ter chegado à terceira eliminatória, não tendo conseguido passar daí. Esta época temos três equipas, e, todas elas passaram já à 4ª eliminatória.

Os jogos decorreram no Sábado passado, tendo todos eles tido lugar nas instalações dos nossos adversários, de acordo com o sorteio.

Descrição dos resultados, e, composição das equipas:

Ranking 28 - ELO 5386 Ranking 10 - ELO 7098
NÚCLEO XADREZ SANTO TIRSO B 0 - 4 MCP / ALPI A

Luís Lima 0 - 1 Emanuel Sousa
Luís Dias 0 - 1 Paulo Vale
Hugo Moreira 0 - 1 Afonso Duarte
Jorge Dias 0 - 1 Aníbal Nogueira

Desde o início do jogo que se viu que o maior valor técnico dos motociclistas do porto, chegaria para levar de vencida a equipa de Santo Tirso. Apesar de terem lutado bastante, não conseguiram sobrepor-se ao melhor jogo dos nossos jogadores.


Ranking 23 - ELO 5777 Ranking 13 - ELO 6513
ATLÉTICO CLUBE ALFENENSE 0,5 - 3,5 MCP / ALPI B

António Pintor 0,5 - 0,5 Pedro Marques
José Pintor 0 - 1 Rui Gonçalves
João Pintor 0 - 1 António Mendes
José Souto 0 - 1 Nuno Lima

Contra tantos "pintores", foi a equipa do MCP que "pintou a manta", e, desfeitiou a equipa de Alfena. Os ares da serra fizeram bem aos nossos BB's, que mais uma vez se mostraram uma equipa em ascensão.


Ranking 19 - ELO 6000 Ranking 33 - ELO 4718
GX UNIVERSIDADE PORTUCALENSE 1 - 3 MCP / ALPI C

Rui Sousa 1 - 0 Renato Pacheco (sub-16)
Luís Teles 0 - 1 Marta Alves (sub-14)
Luís Barros 0 - 1 Diana Nogueira (sub-10)
Lilita Moura 0 - 1 Mafalda Almeida (sub-10)

Talvez a maior surpresa desta 3ª eliminatória. A nossa jovem equipa da Academia do MCP, não deixou os seus créditos por mãos alheias, e, desfeitiou, sem apelo nem agravo, os Universitários Portucalenses. A jovem equipa do MCP, embora pequenos no tamanho, já começam "a deitar corpo", na nobre arte de dominar, damas, peões, cavalos, e, outros tais.
Estão de parabéns, pelo bom resultado obtido.

Vamos agora esperar que o sorteio nos seja favorável, para a próxima eliminatória.

Afonsov



Bookmark and Share