sábado, 27 de setembro de 2008

VIAGENS "FORA" DA MINHA TERRA




Não é para querer copiar o nosso querido cronista Mário Fernandes que eu coloco aqui esta Torre Eifel, em Paris. Claro que a minha tem mais beleza.


Parece transmissão de pensamento, mas aquando do meu regresso de mais uma viagem de negócios à bela "cidade luz", eu estava a pensar em fazer um "post" justamente com enfoque nesta cidade, que não me canso de visitar, e, a próxima, onde irei na próxima semana, e, que é a também muito bela Atenas, no epicentro da origem da cultura ocidental, na Grécia.
Não é que quando chego, e, abro o nosso blogue, para ver os estragos que o Mário tinha feito, encontro de sopetão uma Torre Eifel, em frente dos meus olhos!!! Ó Mário, isto não se faz ao administrador!!!




Em Paris, depois de termos terminado os negócios, ficamos com uma parte do dia de sexta-feira livre,antes do regresso, e, como o meu companheiro de viagem Pedro Santos, que é ainda um principiante nestas andanças, não tinha visto senão aquilo que é possível ver, nas nossas deslocações nesta cidade, resolvi presenteá-lo, com uma ida a um dos ex-libris da cidade luz que é o Museu do Louvre. Apesar de já ter ido umas boas vezes, temos a certeza que nunca vimos tudo.





Depois de um bom par de horas a caminhar, e, a fruir das obras fantásticas, da ala Richelieu, onde vimos a cultura Egípcia, Persa, da Mesopotamia, Irão entre outras. Depois de vermos um boas dezenas de salas, plenas de belas telas de pintura francesa, algumas de uma dimensão surpreendente, ficamos com as nossas pernas "moídas", e, com vontade de nos deitarmos.





Como estava na hora do regresso, la apanhamos o metro, e, o RER, a caminho do aeroporto de Orly, para nos dirigirmos para o nosso querido Portugal, e, mais propriamente, à cidade Invicta.








Cá cheguei, e, logo no dia seguinte, fui a Vale de Cambra disputar o "Memorial Pedro Parcerias".



Ficamos, ansiosamente, à espera da crónica, e, classificações do nosso Mário Fernandes.



Texto by Afonsov
Fotos from Google.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

XADREZ NA TORRE EIFFEL










No dia 5 de Outubro terá lugar em Paris, junto à torre Eiffel,uma jornada desportiva com o tema "VIVE O DESPORTO",QUE REUNIRÁ OS MELHORES DESPORTISTAS EUROPEUS DE 18 DESPORTOS INCLUINDO O XADREZ!!!!!

Esta manifestação desportiva será aberta pelo presidente da união europea Nicolas Sarkozy,e no seu ambito terá lugar um torneio-exibição de xadrez feminino, com a participação das jogadoras francesas Sophie Milliet et Pauline Guichard,no Champ de Mars ,que jogarão um torneio de semi-rápidas com Anna Rudolf (Hungria) e Dana Reizniece (Letonia),de 10 minutos + 2 segundos por lance a duas voltas (pretas e brancas).


Este torneio terá lugar no Champ de Mars mesmo aos pés da TORRE EIFFEL!!proporcionando um grande impacto mediático para a modalidade...




















Fotos:Anna RODOLF e Dana REIZENIECE








texto by goodchess

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Aqui fica a prova.......




Pensavam que aquilo que eu escrevo é invenção???

Desta vez resolvi munir-me de provas....

Gostaria de realçar, o momento em que com a exaltação da conversa o Emanuel se levanta e aponta o dedo desafiando o Verissimo, mais à frente este ,num gesto também desafiador (!) raspa a mão no pescoço , o que faz com que o Emanuel "saque" do telemóvel e chame o 112!!!
Reparem no momento em que alguém diz:"isto vai para o blog!!!"
E finalmente o filme a terminar com o Luís a mostrar a sua satisfação por não ser nada com ele.....



Obrigado amigos, por uma noite bem passada...





texto e prova by goodchess

5 PONTOS EM 9 JOGOS, O melhor que se conseguiu no Montenegro









Ruben Pereira(32º),Ana Baptista(21ª) e Ana Rato
(33ª) conseguiram o melhor desempenho em HERCEG NOVI , nos europeus de xadrez jovem que terminaram ontem no Montenegro, obtendo 5 pontos, Ruben (4 vit.-2 emp.-3 der.), a Ana Baptista (4-2-3) e a Ana Rato (4-2-3).




DIANA NOGUEIRA
sub-10 e campeã nacional do MOTOCLUBE DO PORTO, foi derrotada na última jornada e terminou com 2,5 pontos na 73ª posição entre 77 concorrentes.



FOTO:A vencedora dos sub-10 feminina LIZA KISTENEVA da Russia




CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS PORTUGUESES:



RUBEN PEREIRA 32º em 75 participantes SUB-18

MIGUEL SILVA 85º em 113 SUB-16
ANTÓNIO VASQUES 98º em 113 SUB-16
HUGO SANTOS 111º em 113 SUB-16

FILIPE MARTINHO 85º em 110 SUB-14

JOÃO ANDIAS 65º em 128 SUB-12

HENRIQUE AGUIAR 101º em 120 SUB-10

ANA BAPTISTA 21ª em 55 SUB-18

MARTA MARTINS 73ª em 73 SUB-16

ANA MEIRELES 66ª em 82 SUB-14

ANA RATO 33ª em 80 SUB-12

DIANA NOGUEIRA 73ª em 77 SUB-10













FOTO:Exposição dos troféus na cerimónia de encerramento



Até para o ano .....em FERMO (ITÁLIA)






texto by goodchess

LUÍS ARAÚJO VENCE TORNEIO DAS QUARTAS NO MOTOCLUBE,CONTRA FORTE CONCORRÊNCIA!!!


Não é por acaso que as QUARTAS FEIRAS DO MOTOCLUBE, já conseguiram ganhar fama...


Ontem ,mais uma vez, o nível dos participantes e o empenho com que jogam estes "torneios", faz com que de semana para semana fiquem "contas por ajustar"!!!


No torneio de ontem, estiveram presentes 3 jogadores com "picos" de 2200!!!!(o Luis, o Verissimo e o Emanuel) que se degladiaram no tabuleiro e verbalmente!!O Emanuel até talvez de 2300......




Foto:A prova do interesse deste torneios:o parque de estacionamento completamente cheio 1 hora antes de iniciarem os jogos!!!!!!!!!!


Ouvi várias vezes coisas do género:"cala-te que me tiras a concentração"!!"és muito nabo"!!e até o Pedroso cedeu à tensão dizendo:"bolas lá perdi outra vez"!!!!


Foto:o Luís e o Emanuel num dos jogos do titulo!



O torneio foi de tal maneira renhido, que pela 1ª vez na história das quartas feiras do motoclube,se teve que recorrer a um desempate entre 3 jogadores, pois todos terminaram com 5 pontos!e também pela 1ª vez um jogador foi desafiado a dar a desforra....isto porque o Verissimo perdeu com o Emanuel mas alegou que estava muito barulho e que o desconcentraram.....

A CLASSIFICAÇÃO FINAL (ANTES DO DESEMPATE) ficou assim:



***************************************************************************
1ºs EMANUEL SOUSA, LUÍS ARAÚJO E JOSÉ VERÍSSIMO...5 pontos
2º (Conforme sabem as regras internacionais dizem que se há três primeiros o que vem a seguir é o 2º!!) MÁRIO FERNANDES....3 pontos
5ºS ANÍBAL NOGUEIRA, ANTÓNIO MENDES E MANUEL PEDROSO...1 ponto

***************************************************************************


Desta classificação , não posso deixar de realçar o meu 2º lugar, a minha melhor classificação de sempre nestes torneios!!!!!
Na poule de desempate o Luís Araújo venceu os 2 jogos e conseguiu arrecadar mais um título. O Verissimo (2º) e o Emanuel(3º), saíram rápidamente para irem "estudar" e voltarem para a semana com vontade de vencer...




Para a semana há mais.....





texto e fotos goodchess

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

JÁ SABEM O CALENDÁRIO DO FPX PARA A NOVA ÉPOCA?



Podem consultar aqui:http://fpx.weebly.com/uploads/1/3/7/1/137131/calendario_fpx_2008-09.pdf


A nova época federativa inicia-se a 8 de Novembro com a Supertaça por Equipas e tem o seu término a 27 de Setembro de 2009 com o Campeonato Nacional de Rápidas por equipas.

É pena que não tenham sido fornecidos os locais onde se vão realizar os diversos torneios, para que a planificação da época pelos clubes fosse mais fácil....







texto by goodchess

PENÚLTIMA JORNADA NO MONTENEGRO




Após a 8ª jornada, RUBEN PEREIRA (32º do seu escalão) e ANA BAPTISTA (21ª) com 4,5 pontos são os portugueses com melhores resultados, com JOÃO ANDIAS e ANA RATO logo a seguir com 4 pontos.O Ruben não perde à 4 jornadas e tem vindo a recuperar da série de 3 derrotas entre a 2ª e a 4ª jornadas.

Ontem a selecção portuguesa alcançou 3 vitórias 3 empates e 6 derrotas, o que coloca os representantes portugueses numa posição baixa das classificações dos diversos escalões, quando se joga hoje a última jornada!

A Diana Nogueira (Motoclube do Porto), com mais um empate, tem neste momento 2,5 pontos alcançados.



Depois da 8ª jornada a CLASSIFICAÇÃO dos portugueses é a seguinte:



RUBEN PEREIRA 32º em 75 participantes SUB-18
MIGUEL SILVA 72º em 113 SUB-16
ANTÓNIO VASQUES 88º em 113 SUB-16
HUGO SANTOS 110º em 113 SUB-16
FILIPE MARTINHO 95º em 110 SUB-14
JOÃO ANDIAS 70º em 128 SUB-12
HENRIQUE AGUIAR 92º em 120 SUB-10
ANA BAPTISTA 21ª em 55 SUB-18
MARTA MARTINS 72ª em 73 SUB-16
ANA MEIRELES 73ª em 82 SUB-14
ANA RATO 44ª em 80 SUB-12
DIANA NOGUEIRA 68ª em 77 SUB-10






texto by goodchess

VALE DE CAMBRA:FINAL DE ÉPOCA E NOVO RECORD PARA O MOTOCLUBE DO PORTO/ALPI!!!

Entrei para este clube à cerca de um ano, quando participei no Torneio do Desportivo de Portugal, pela mão do Afonso Duarte, que me calhou em sorte no emparceiramento da 3ª jornada (?), e como viu "potêncial" (*»#£@%) no meu jogo ,me convidou para jogar no clube.Logo me foi avisando que era um clube "pequeno", que ainda estava a começar e a lançar-se no mundo do xadrez nacional....

Mal eu sabia, que ano estava para acontecer!!O clube foi-se afirmando, e pode dizer-se ,com os resultados alcançados:a Marta vice-campeã nacional semi rápidas, a Diana campeã nacional sub-10 de clássicas e INTERNACIONAL PELA 1ª VEZ, a equipa a subir pela 1ª vez à 3ª divisão,vitórias em vários torneios ,indidual e colectivamente etc etc, que foi um GRANDE ano desportivo.






Mas o MOTOCLUBE DO PORTO /ALPI, teve uma caracteristica ao longo deste ano que poucos ou nenhum clube do país conseguiu atingir!!, a sua presença em dezenas de torneios em Portugal e até em Espanha! (espero que não seja esquecida por parte da direcção a pretenção de "certos" jogadores de participarem num torneio em CUBA,para evoluir técnicamente claro....!)



Esta participação tem vindo a ser habitual....é assim que chegamos ao fim desta época com a presença no torneio de Vale de Cambra onde para terminar em grande o Motoclube fará deslocar a maior representação de sempre com 6 viaturas e 25 pessoas, um novo record que nos coloca novos objectivos e desafios para a época que em breve se iniciará!!



FOTO: ...e que tal este para a próxima época Afonso?






texto by goodchess

fotos by Juliana Chiu

sonho cubano by Mário e Matos

terça-feira, 23 de setembro de 2008

ARTWORK EM GRANDE NO BLOGUE DO MCP/ALPI


O António Matos assumiu o desafio de criar "cartoons", quase com cadência diária, no nosso blogue.


Estes "cartoons" foram baptizados com o nome de "artwork", e, visam sempre algum elemento, no início, do Moto Clube do Porto, em que o Matos brilhantemente capta os "tiques", para depois retratar com graça no nosso blogue.









É mais uma preciosa colaboração do Matos para o nosso blogue. Além desta faceta, desconhecida dos restantes membros da secção, o António Matos é o nosso "webmaster", tendo colaborado bastante neste capítulo.



Além disso, é o coordenador das fotos, tiradas pela Juliana Chiu, sendo o "craque" que lhes consegue imprimir a chancela da nossa fotógrafa oficial.



Com esta preciosa colaboração, o nosso blogue tem melhorado bastante, sendo sintomático, o aumento crescente de visitantes.


Obrigado Matos!!!

Texto by Afonsov
Foto by Juliana Chiu
Cartoon by António Matos

APENAS 3 VITÓRIAS NA 7 ª JORNADA NO MONTENEGRO







Na 7ª jornada dos campeonatos europeus da juventude disputada ontem ,a representação portuguesa, apenas alcançou 3 vitórias por intermédio de JOÃO ANDIAS (a sua 3ª),HENRIQUE AGUIAR (também a 3ª) e ANA RATO ( a 2ª) e todas obtidas contra adversários de elo 0.








A Diana Nogueira (na foto), representante do MOTOCLUBE DO PORTO/ALPI nestes campeonatos, jogou e perdeu de brancas com a nº 1 do torneio ,a jogadora da Estónia Anna Sagadijeva.


Depois da 7ª jornada a CLASSIFICAÇÃO dos portugueses é a seguinte:






RUBEN PEREIRA 39º SUB-18



MIGUEL SILVA 68º SUB-16



ANTÓNIO VASQUES 78º SUB-16



HUGO SANTOS 106º SUB-16



FILIPE MARTINHO 86º SUB-14



JOÃO ANDIAS 83º SUB-12



HENRIQUE AGUIAR 81º SUB-10



ANA BAPTISTA 22ª SUB-18



MARTA MARTINS 68ª SUB-16



ANA MEIRELES 67ª SUB-14



ANA RATO 51ª SUB-12



DIANA NOGUEIRA 67ª SUB-10






texto by goodchess


CAMPEONATO NACIONAL DE RÁPIDAS (INDIVIDUAL)**V.N.GAIA 2008









No passado sábado de tarde decorreu o Campeonato Nacional de Rápidas individual, no pavilhão do Colégio de Gaia, tendo ANTÓNIO FERNANDES, o recente campeão nacional de partidas clássicas ,mostrado a grande forma actual com mais uma vitória!!!De salientar que na final A, Fernandes ganhou os 9 jogos disputados.
No pódio ficaram ANTÓNIO VITOR e ANTÓNIO SILVA.O representante do MOTOCLUBE DO PORTO/ALPI Emanuel Sousa nessa final conseguiu um meritório 5º lugar!!











António Mendes na final D (9º),Aníbal Nogueira (6º) Afonso Duarte(5º)e Mário Fernandes (7º) na final E,José Silva (5º) e Marta Alves (7ª) na final F,António Matos (6º) e Ana Cunha (8ª) na final G e Cláudia Alves (1ª) e Paulo Alves (2º) na final H completaram a representação do MOTOCLUBE.


RESULTADOS COMPLETOS EM:http://www.fpx.pt/NacionalIndividualRapidas2008.pdf






























Fotos:Alguns dos jogadores do MOTOCLUBE em plena actuação...






texto by goodchess
fotos by Juliana Chiu
agradecimentos a:Vitorino Ferreira e Bruno Figueiredo pela colaboração na feitura desta noticia

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Campeonato nacional de rápidas por equipas 2008

Decorreu no passado sábado no COLÉGIO DE GAIA, o NACIONAL DE RÁPIDAS que teve a participação de poucas equipas .




Uma autêntica preciosidade...a CLASSIFICAÇÃO FINAL DO NACIONAL DE EQUIPAS,nós estivemos lá e claro temos o que mais ninguém tem...

E esta foi a equipa A do MOTOCLUBE que alcançou a 9ª posição no nacional, os 3 GM's e o Emanuel.


A grande notícia destes campeonatos,foi sem dúvida o termos arrecadado cada um 12,50 euros.


Esta é a equipa B em plena actuação,Aníbal(a tentar "enganar" o campeão nacional António Fernandes com um sacrificio "impossivel", Rui,Afonso e Marta



Falta apenas dizer que a equipa da ACR VALE DE CAMBRA sagrou-se CAMPEÃ NACIONAL sem derrotas nos 11 jogos disputados.







Gostaria de incentivar todos os meus colegas de equipa a fazer o mesmo que eu fiz esta segunda feira....abrir uma conta para colocar os ganhos do xadrez!



texto by goodchess
fotos by Juliana Chiu

EUROPEAN YOUTH CHESS CHAMPIONSHIP 2008






Decorreu este domingo a 6ª jornada destes campeonatos,com o destaque uma vez mais para ANA BAPTISTA que alcança 3ª vitória consecutiva!!Com esta vitória a Ana está no 16º lugar com 4 pontos , a apenas 1 ponto da liderança.A classificação das sub-18 é encabeçada por Girya Olga com 5 pontos.




Também de realçar a 2ª vitória da Diana Nogueira do MOTOCLUBE DO PORTO,que a coloca no 63º lugar neste momento, com dois terços do campeonato realizados....De salientar que na próxima jornada a Diana vai encontrar a nº 1 do torneio Anna Sagadijeva da Estónia (elo 2106)!!!!









Além da Ana com 4 pontos os melhores portugueses até ao momento são Ruben Pereira e Miguel Silva ambos com 3 pontos.O Ruben parece iniciar uma recuperação depois de um mau inicio e o Miguel apenas saiu derrotado 2 vezes nos 6 jogos disputados.






texto by goodchess

foto by Juliana Chiu

DISTRITAL DE RÁPIDAS**INDIVIDUAL E COLECTIVO







Começo por falar do Distrital de rápidas uma vez que não consegui encontrar no site da federação os resultados de sábado....!Assim e como os resultados de ontem já se encontram disponiveis (bom trabalho da associação do Porto), vou lançar-me na análise profunda e aprofundada como é costume....

ANTÓNIO SILVA do Grupo De Xadrez do Porto é o novo CAMPEÃO DISTRITAL ,António C. Pereira e André Viela completaram o pódio de uma final muito equilibrada, onde esteve presente o representante do MOTOCLUBE DO PORTO /ALPI, Emanuel Sousa, que terminou na 7ª posição.




























Foto:António Silva o campeão **********Emanuel Sousa do Motoclube, 7 º





FASE FINAL
A FINAL 1 2 3 4 5 6 7 8 Pts Des Clas
1 António Silva 2260 X 0,5 0,5 1 0 1 1 1 5

2 António Caramez Pereira 2140 0,5 X 1 0 0,5 1 1 1 5

3 André Viela 2238 0,5 0 X 1 1 1 0 1 4,5

4 Carlos Oliveira 2027 0 1 0 X 0 1 1 1 4

5 Jorge João Ferreira 1950 1 0,5 0 1 X 0 0 1 3,5

6 Francisco Mateus 1752 0 0 0 0 1 X 1 1 3 1

7 Emanuel Sousa 1961 0 0 1 0 1 0 X 1 3 0

8 Albano Pinheiro 2082 0 0 0 0 0 0 0 X 0



Os representantes do MOTOCLUBE :





José Silva..................8º final C

António Matos.......4º final D
Mário Fernandes.....6º final E
Aníbal Nogueira.......2º final F

Paulo Alves...............6º final F

Ana Cunha................7º final G

Marta Alves.............2º final H
Claudia Alves...........4º final H

Manuel Pedroso......5º final H

Paulo Pedroso.........7º final H

Pedro Pedroso........8º final H

Afonso Duarte.........1º final I




RESULTADOS GERAIS EM:http://www.axp.pt/campeonatos_distritais/dist_rap_2008/dist_rap_2008_res.pdf


no distrital de equipas......





Foto:Foi assim que começou o distrital :Motoclube A:3;Motoclube B:1




O GD DIAS FERREIRA A foi o vencedor do distrital de rápidas por equipas,totalizando 26 pontos em 28 possiveis!








A equipa A do motoclube (Emanuel, Mário, Matos e Afonso) terminou em 9º lugar e a equipa B (Aníbal, Rui, Silva e Marta) no 13º.



RESULTADOS TOTAIS EM:http://www.axp.pt/campeonatos_distritais/dist_rap_2008/dist_rap_eq_2008_cruz




Foto:Carlos Oliveira (campeão distrital equipas) a figura dos campeonatos...pelo inquérito que efectuei durante os mesmos



Para terminar gostaria de "pedir" algo a quem de direito.....POR FAVOR NÃO VOLTEM A MARCAR OS NACIONAIS DE RÁPIDAS INDIVIDUAL E COLECTIVO E OS DISTRITAIS DE RÁPIDAS INDIVIDUAL E COLECTIVO PARA O MESMO FIM DE SEMANA!





texto by goodchess


fotos by Juliana Chiu

domingo, 21 de setembro de 2008

ALEXANDRA KOSTENIUK CAMPEÃ DO MUNDO FEMININA


Terminou o Campeonato do Mundo Feminino de Xadrez, que se disputou em Nalchik, Kabardino-Balkaria, país que faz parte da Federação Russa.


Após 46 anos a Russia recupera o ceptro mundial feminino, com a brilhante vitória da sua jogadora Alexandra Kosteniuk.

Desde o longinquo ano de 1962 que nenhuma jogadora Russa ganhava esta prova mundial.

Ao longo destes últimos anos o xadrez feminino, ao mais alto nível, tem sido dominado pelas jogadoras Chinesas.

Como nota, o facto de neste mundial, não terem participado as fortes jogadoras Georgianas, devido ao conflito que opõem o seu país à Russia.

Na final destes campeonatos Alexandra Kosteniuk, defrontou e venceu a Chinesa Hou.

Texto by Afonsov
Foto from FIDE