sábado, 4 de abril de 2009

Video do dia....

Análise da Associação ao desempenho dos seus representantes em Portimão!

Campeonatos Nacionais de Jovens de 2009: Títulos nos sub-12 e sub-14 para o Porto.

Terminaram os Campeonatos Nacionais de Jovens de 2009, que decorreram Portimão, entre 28 de Março e 2 de Abril, nos quais os jogadores do Porto alcançaram dois títulos de campeão, além de um 3º lugar, quatro 4º lugarese outras posições entre os 10 primeiros em todos os esclaões etários. ANDRÉ MATEUS, sub-12 da Academia de Xadrez de Gaia, e JOÃO VASCO VICENTE, sub-14 do Moto Clube do Porto, são os novos campeões nacionais representantes da AXP.


A lutar pelos títulos em quase todos os escalões! 

A delegação de 38 jogadores da AXP participantes nos Campeonatos Nacionais de Jovens teve participações de bom nível, algumas das quais com resultados acima das expectativas, sendo raros os casos de resultados menos conseguidos.

Em todos os escalões etários houve pelo menos um representante da AXP a lutar directamente pelos respectivos títulos na última jornada, à excepção dos sub-18, onde Ruben Pereira já tinha deixado a concorrência a grande distância na jornada anterior, e nos sub-08, onde as esperanças do n/jovem da Vila das Aves acabaram na penúltima sessão. Mesmo nos sub-18, foi o representante portuense mais destacado a defrontar Ruben na última sessão.

André Costa, Pontex, 6º lugar nos sub-08

Nos sub-08, ANDRÉ COSTA, do NXAPEE da Escola da Ponte - Pontex, estreia-se com um honroso 6º lugar, terminando com 4,5 pontos após 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

RAFAEL PENEDA, do GD Dias Ferreira, faz uma mediana, terminando com 3 pontos; BEATRIZ ALEXANDRA NUNES, a jovem da Academia de Xadrez de Gaia nascida em 2004, termina com 1,5 pontos, tendo defrontado no 1º dia o que viria a ser campeão e o 9º classificado.

André Ventura Sousa, G. Xadrez do Porto, 7º lugar nos sub-10

Nos sub-10, ANDRÉ VENTURA SOUSA, do Grupo de Xadrez do Porto, teve na mão o seu jogo frente ao setubalense GONÇALO SILVA, que viria a sagrar-se campeão, mas acaba por deixá-lo escapar, terminando na 7ª posição, com 5 pontos. Perdeu apenas com os dois primeiros classificados, na 1ª e na última sessões, mas deixou sinais de que poderia alcançar melhor.

GUSTAVO OLIVEIRA, do GD dos Cem Paus, realizou uma boa prova nas 5 primeiras jornadas, concluídas apenas com uma derrota frente a Gonçalo Silva, mas fica am branco nas duas últimas, caíndo para a 32ª posição.

IRINA FILIPA OLIVEIRA, da AP Urb. Vila de Este, termina com 2 pontos conseguidos por 1 vitória e 2 empates; BERNARDO MIGUEL NUNES, da Academia de Xadrez de Gaia, ainda sem experiência competitiva, não logrou pontuar.

André Mateus, Ac. Xadrez de Gaia, campeão nacional sub-12

O destaque nos sub-12 vai naturalmente para ANDRÉ MATEUS, da Academia de Xadrez de Gaia, que alcança brilhantemente o título que lhe havia fugido por pouco em outras ocasiões. Foi o único jogador do seu escalão a terminar invicto.

HENISH HEMENDRA BALU, do GD Dias Ferreira, esteve sempre na luta pelo título, chegando a estar no 1º lugar da tabela apenas acompanhado de André Mateus, com quem empatou na 6ª jornada, onde se posicionou até ao último jogo, em que averbou a única derrota, caindo para o amargo 4º lugar.

Também realizou uma boa prova o seu colega de clube BERNARDO GUERRA CARVALHO, terminando na 13ª posição com 5 pontos, tendo apenas duas derrotas, uma com DIANA SOFIA NOGUEIRA e outra com o vicce-campeão, o setubalense JORGE PAULO CORREIA.

Os resultados de DIANA SOFIA NOGUEIRA, do Moto Clube do Porto/ALPI, estiveram aquém das expectativas. Não terá usufruido de ambiente que lhe permitisse a estabilidade emocional necessária à obtenção de resultados de alto nível, para os quais já mostrou capacidades. Posicionou-se na 4ª posição da classificação feminina.

Prova semelhante, partindo de menores expectativas, realizou FRANCISCO TEIXEIRA, da Academia de Xadrez de Gaia, que também alcançou 50% dos pontos em disputa. Para CLÁUDIA FILIPA ALVES, do Moto Clube do Porto/ALPI, que terminou com 1,5 pontos, a prova valeu pela experiência adquirida.

João Vasco Vicente, Moto Clube do Porto, campeão nacional sub-14

Quanto ao escalão dos sub-14, concretizaram-se em pleno as esperanças depositadas no JOÃO VASCO VICENTE, do Moto Clube do Porto/ALPI, que alcança o título com 6,5 pontos, dizimando quase toda a concorrência.

NUNO VENTURA SOUSA, do Grupo de Xadrez do Porto, realizou uma boa prestação, concluída no 6º lugar com 5 pontos, tendo sofrido apenas 2 derrotas, ambas frente a adversários que tradicionalmente lutam pelos títulos neste escalão. Pelo meio venceu a campeã feminina, e derrotou na última jornada um dos ex-campeões do escalão. Também em bom plano estiveram PEDRO PEREIRA, da Academia de Xadrez de Espinho, e RUI YANG WANG, do Grupo de Xadrez do Porto, que terminam nas 14ª e 19ª posições respectivamente com 4,5 e 4 pontos.

TIAGO BABO DIAS e ANDRÉ MOREIRA, ambos do Grupo de Xadrez do Porto, não alcançaram posições de especial relevo, embora a sorte do emparceiramento tenha sido algo madrasta ao primeiro, que defrontou vários dos seus colegas de clube e de delegação. Para TIAGO ALVES, da Academia de Xadrez de Gaia, ANA FILIPA CUNHA, do Moto Clube do Porto/ALPI, e CRISTIANA PATRÍCIA RIBEIRO, do FC Amial-Regado, a prova valeu pela experiência.

Jorge João Ferreira, G. D. Dias Ferreira, 3º lugar nos sub-16

O escalão dos sub-16 foi, mais uma vez, aquele em que mais representantes da AXP estiveram na luta pelos lugares cimeiros. Tanto JORGE JOÃO FERREIRA, do GD Dias Ferreira, como FRANCISCO MATEUS e MIGUEL FERREIRA, ambos da Academia de Xadrez de Gaia, estiveram sempre na luta pelo 1º lugar, num cenário já visto em várias épocas anteriores, mas nenhum destes jogadores desfez a "malapata" que os tem impedido de alcançar o almejado título. O Jorge debilitou a sua posição na 2ª jornada, diminuindo as suas hipóteses nos desempates, o que veio fatalmente a confirmar-se no final, quedando-se em 3º lugar. O Francisco perdeu o confronto com o Jorge, mais nada podendo fazer, com 5 vitórias e um empate frente a um dos crónicos campeões, o setubalense ANTÓNIO VASQUES, que tem exactamente o mesmo tipo de resultados, ficando na 4ª posição. O Miguel realizou uma prova impoluta até à 5ª sessão, tendo vencido o vice-campeão e empatado com o campeão, mas também perde com o Jorge, à 6ª, e volta a sair derrotado na derradeira jornada, frente ao António Vasques, caindo para o 10º lugar da tabela.

Mas aquele trio esteve sempre bem acompanhado, muitas vezes de bem perto, por outro trio de bom nível, constituído por PEDRO MENDES e MIGUEL SIMÕES, ambos do GD Dias Ferreira, e JOSÉ MARGARIDO, da Academia de Xadrez de Gaia. A melhor classificação foi obtida pelo Pedro, que numa prova de trás para a frente, com derrotas à 3ª e 4ª jornadas, a primeira das quais frente ao Miguel Ferreira, seguidas de 3 vitórias consecutivas, alcandorou-se no 7º lugar, com 5 pontos. A prova mais consistente destas três coube ao Miguel Simões, que a terminou em 13º com 4,5 pontos, sendo apenas derrotado pelo vice-campeão e pelo Francisco Mateus. O José Margarido fez tudo bem na primeira metade, até à 4ª sessão, tendo perdido apenas frente ao vice-campeão, mas sossobrou na parte final, com derrotas à 5ª e 6ª jornadas, terminand em 22º com 4 pontos.

Apesar de tudo, os seis colocam-se entre os 22 primeiros, com cinco até ao 13º lugar.

MARTA SOFIA ALVES e INÊS MESSEDER FERREIRA, ambas do Moto Clube do Porto/ALPI, fizeram uma prova esforçada, nomeadamente a primeira, a quem a vitória na última ronda daria o pódio feminino, mas sem grande sucesso. Pelo meio esteve o trio do GD dos Cem Paus, ANTÓNIO FILIPE PINTO, FERNANDO RESENDE e PEDRO GUIMARÃES, terminando cada um com os seus 2,5 pontos.

Ricardo Margarido, GD Dias Ferreira, 4º lugar nos sub-18

No escalão sub-18, onde o título absoluto pertence, quase indiscutivelmente, ao RUBEN PEREIRA (FM), merece realce a prova realizada por RICARDO MARGARIDO, do GD Dias Ferreira, que partiu para a última ronda, frente ao Ruben, na 2ª posição, quedando-se no ingrato 4º lugar após a derrota nesse jogo. Concluíu a sua prova com 4,5 pontos, sendo apenas derrotado pelo campeão e pelo vice-campeão.

SIMÃO PINTOR, seu colega de clube, também arrancou uma boa classificação, no 6º lugar com os mesmos 4,5 pontos, apesar das derrotas à 2ª e 5ª jornadas, esta frente ao 5º classificado, ANDRÉ FILIPE PINTO, de Lisboa.

GUSTAVO PINTO, também do GD Dias Ferreira, acabou num razoável 13º lugar, com 4 pontos, apesar da derrota na sessão inaugural. Seguiram-se ROBERTO MENDES e NUNO FILIPE ANDRADE, ainda do mesmo clube, com 3,5 e 3 pontos, respectivamente.




.

ANEDOTA DO DIA




Caro Roberto, Espero que possa me ajudar. Peguei meu carro e saí pra trabalhar, deixando meu marido em casa vendo televisão, como sempre.


Rodei pouco mais de 1 km quando o motor morreu e o carro parou.Voltei pra casa, para pedir ajuda ao meu marido.Quando cheguei, nem pude acreditar, ele estava no quarto, com a filha da vizinha! Eu tenho 32 anos, meu marido 34, e a garota 22.


Estamos casados há 10 anos, ele confessou que eles estavam tendo um caso há 6 meses. Eu o amo muito e estou desesperada. Você pode me ajudar?Antecipadamente grata.


Patrícia




RESPOSTA

Cara Patrícia

Quando um carro para depois de haver percorrido uma pequena distância, isso pode ter ocorrido devido a uma série de fatores.


Comece por verificar se tem gasolina no tanque.Depois veja se o filtro de gasolina não está entupido.Verifique também se tem algum problema com a injeção eletrônica.


Se nada disso resolver o problema, pode ser que a própria bomba de gasolina esteja com defeito, não proporcionando quantidade ou pressão suficiente nos injetores.


Espero ter ajudado.


Roberto

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Os mais promissores jovens do Mundo (lista de Abril)

TOP10 de jovens até 20 anos de idade, lider em masculinos Magnus Carlsen da Noruega e em femininos Yafan Hou da China

Top Homens

RankNameTitleCountryRatingGamesB-Year
1Carlsen, MagnusgNOR2770271990
2Karjakin, SergeygUKR2721191990
3Wang, HaogCHN2696291989
4Vachier-Lagrave, MaximegFRA2684101990
5Caruana, FabianogITA2649311992
6Li, Chao bgCHN2643461989
7So, WesleygPHI2641291993
8Kuzubov, YuriygUKR2632561990
9Rodshtein, MaximgISR2627201989
10Andreikin, DmitrygRUS2625181990

Top Raparigas




RankNameTitleCountryRatingGamesB-Year
1Hou, YifangCHN2590291994
2Muzychuk, AnnamSLO2533281990
3Lahno, KaterynagUKR2478111989
4Harika, DronavallimIND2474181991
5Ju, Wenjun
CHN2454301991
6Muzychuk, MariyamUKR2441291992
7Tan, Zhongyi
CHN2436221991
8Tairova, ElenamRUS242201991
9Shen, YangwgCHN2420551989
10Gunina, ValentinawfRUS2411181989






.

Resultados dos jogadores jovens do Moto Clube do Porto em Portimão



A representação do Moto Clube do Porto/ALPI Portugal no Campeonato Nacional de Xadrez Jovem que se disputou em Portimão até ontem esteve a cargo de 6 jogadores.
Aqui ficam os respectivos resultados e classificações finais:




JOÃO VICENTE, CAMPEÃO NACIONAL DE SUB-14

6 VITÓRIAS 1 EMPATE



Rd.SNo
NameRtgIRtgNFEDClub/CityPts.Res.wew-weKrtg+/-
131
Abreu Diogo Alexandre Santos01319LISEscola 31 De Janeiro4,0w 1



219
Elvas Vasco Manuel Vasconcelos01459LRASO Marinhense4,0s 1



311
Ribau Nidia Salvador15521552AVEAX Gafanha Encarnação3,0w 10,730,2700,00
45
Andias Joao Pedro Menezes17081708AVEClube Dos Galitos5,0s ½0,52-0,0200,00
56
Saltao Joao Miguel Ramos16671667COICX Montemor-O-Velho4,0w 10,580,4200,00
61
Santos Luis Manuel Freire Rebelo17841784LISEscola 31 De Janeiro5,5s 10,420,5800,00
716
Pereira Susana Martins14861486SETSantoantoniense FC5,0w 10,800,2000,00






MARTA ALVES, 41ª NA GERAL E 6ª EM FEMININOS

2 VITÓRIAS 2 EMPATES 3 DERROTAS



Rd.SNo
NameRtgIRtgNFEDClub/CityPts.Res.wew-weKrtg+/-
11
Ferreira Jorge Joao Viterbo21442144PRTGD Dias Ferreira6,0s 00,11-0,1100,00
253
Ferreira Rita Gama Henriques01250SETCRD Cavaquinhas0,0w 1



361
Silva Nuno Miguel Marques Da01250BRANX Vale S. Cosme3,0s 0



451
Silva Rodolfo Do Couto01256LRAXeque-Mate SM Porto2,0w 1



510
Martins Daniel Carvalho17991799SETCX Moita4,0w 00,11-0,1100,00
644
Pinto Antonio Filipe Oliveira01324PRTGD dos Cem Paus2,5s ½



739
Picado Iva Filipa Dos Santos01388SETCX Moita3,0w ½






INÊS FERREIRA, 61ª DA GERAL E 13ª FEMININA

2 VITÓRIAS 5 DERROTAS


Rd.SNo
NameRtgIRtgNFEDClub/CityPts.Res.
19
Ferreira Miguel Fernandes Soar18081808PRTAX Gaia4,5s 0



261
Silva Nuno Miguel Marques Da01250BRANX Vale S. Cosme3,0w 0



356
Lopes Ashley Veronica Moniz01250AÇOCD Neurónios2,0s 1



465
Ferreira Pedro Miguel Carvalho01221BRANX Vale S. Cosme2,0w 0



559
Santos Ana Pereira Dos01250LISGC De Odivelas2,5s 1



631
Vale Antonio Jose Pereira Mart14471447BRAEscola de João de Meira3,5w 0



757
Oliveira Joao Andre Cristovao01250COIAA Coimbra3,0s 0






DIANA NOGUEIRA, 37ª GERAL E 4ª EM FEMININOS

3 VITÓRIAS 1 EMPATE 3 DERROTAS


Rd.SNo
NameRtgIRtgNFEDClub/CityPts.Res.
120
Carvalho Bernardo Joao S Guerra01313PRTGD Dias Ferreira5,0s 1



216
Martins Miguel Alexandre R01338BGÇClube Amador Mirandela5,0w 0



330
Raposo Ines Filipa Almeida01252SETJuventude Lavradio4,0s 0



422
Saltao Ana Isabel Ramos01300COICX Montemor-O-Velho4,0w ½



540
Alves Claudia Filipa Dos Santos01150PRTMoto Clube do Porto1,5s 1



638
Ribeiro Ricardo Miguel Branco01183LISPalma e Arredores2,5w 1



724
Bastos João Pereira De01271AVEClube Dos Galitos4,5s 0





ANA CUNHA, 52ª NA GERAL E 13ª FEMININA

2 VITÓRIAS E 5 DERROTAS


Rd.SNo
NameRtgIRtgNFEDClub/CityPts.Res.
116
Pereira Susana Martins14861486SETSantoantoniense FC5,0s 0



230
Guerra Joao Carlos Carneiro01330BRANX Vale S. Cosme3,0w 0



350
Martinho Joao Francisco Vargues01200LISEscola 31 De Janeiro3,0s 0



454
Travassos Tomas Pedro Sousa G01200LISEstrelas S. João Brito2,0w 0



555
Vaz Alexandra Sofia Almeida01200VRECB Vila Pouca Aguiar1,0s 1



624
Medeiros Claudia De Fatima R01400AÇOUD Nordeste1,5w 1



738
Martins Susana Alexandra Dos A01273SETJuventude Lavradio3,0s 0





CLÁUDIA ALVES, 74ª GERAL 13ª FEMININA

1 VITÓRIA 1 EMPATE 5 DERROTAS



Rd.SNo
NameRtgIRtgNFEDClub/CityPts.Res.
11
Martins David Pires Tavares17751775BGÇClube Amador Mirandela6,0w 0



263
Pedroso Tiago Cerqueira01150AVEClube Dos Galitos3,0s 0



366
Rolo Andre Cabral Batista B01150LISEscola 31 De Janeiro3,0s 1



458
Munhoz Fernando Miguel Araujo01150LISEscola 31 De Janeiro2,5w ½



559
Nogueira Diana Sofia Cunha01150PRTMoto Clube do Porto3,5w 0



656
Mendes Ines Goncalves Alves R01150LISSporting CP3,5s 0



767
Rolo Francisco Cabral Batista B01150LISEscola 31 De Janeiro3,0w 0




Para o ano há mais...

Parabéns a todos!








.

FESTA DE ENCERRAMENTO DOS NACIONAIS JOVENS







Terminou hoje em Portimão o Campeonato nacional de jovens, dos vários escalões.






Como não podia deixar de ser, terminou em apoteóse a entrega de prémios, em que os jovens extravazaram a sua alegria.






Depois da entrega de prémios, o regresso a casa, e, a certeza de que para o ano há mais.







Cá vão algumas imagens, em que os campeões têm tratamento previligiado.








Foto: João Vicente, campeão absoluto de sub-14, com seccionista do MCP/ALPI, Afonso Duarte.









Foto: Aspecto da entrega de prémios.








Foto: João Vicente, e os "babados" pais.





VETERANOS:






Bray Jose Manuel LRA 6,0 pontos
2º NM Santos Julio Fernandes Dos LIS 5,0 pontos
Mendes Alberto Correa LIS 5,0 pontos








SUB-18 ABSOLUTOS





1º FM Pereira Ruben Miguel Nunes LIS 7,0 pontos
Rego Pedro Filipe Pinho LIS 5,0 pontos
Casanova Fernando Ricardo SET 5,0 pontos






SUB-18 FEMININOS










SUB-16 ABSOLUTOS






Neves Pedro Alexandre Maia COI 6,0 pontos
Martinho Filipe Mesquita Alves AVE 6,0 pontos
Ferreira Jorge Joao Viterbo PRT 6,0 pontos



SUB-16 FEMININOS











SUB-14 ABSOLUTOS




Vicente Joao Vasco Reis PRT 6,5 pontos
Santos Luis Manuel Freire Rebelo LIS 5,5 pontos
Meira Joao Pedro Pires C LIS 5,5 pontos









SUB-14 FEMININOS






SUB-12 ABSOLUTOS


Mateus Andre Jardim Silva PRT 6,0 pontos
Correia Jorge Paulo Cardoso Vi SET 6,0 pontos
Martins David Pires Tavares BGÇ 6,0 pontos









SUB-12 FEMININOS





SUB-10 ABSOLUTOS





Silva Goncalo Nunes Pires Da SET 7,0 pontos
Jorge Rita Maria Osorio LRA 6,0 pontos
Dionizio Andre Filipe N FAR 5,5 pontos





SUB-10 FEMININOS









SUB-08 ABSOLUTOS












Carmona Andre Spencer LIS 6,0 pontos
Fernandes Joao Pedro Murtinho COI 6,0 pontos
Rodrigues Luis Filipe Morais F BRA 6,0 pontos









SUB-08 FEMININOS












PARABÉNS A TODOS!!!




Posted by Afonsov

Fotos by Afonsov

ANEDOTA DO DIA




A Freira e o taxista Uma freira faz sinal para um táxi parar.


Ela entra e o taxista não pára de olhar para ela.

- Por que você me olha assim?

Ele explica:- Tenho uma coisa para lhe pedir, mas não quero que fique ofendida...

Ela responde:- Meu filho, sou freira há muito tempo e já vi e ouvi de tudo.Com certeza, não há nada que você possa me dizer ou pedir que eu ache ofensivo.

- Sabe, é que eu sempre tive na cabeça uma fantasia de ser beijado na boca por uma freira...

A freira:- Bem, vamos ver o que é que eu posso fazer por você:Primeiro, você tem que ser solteiro, belenenses e também católico.

O taxista fica entusiasmado:- Sim, sou solteiro, do Belém desde criança e até sou católico também!

A freira olha pela janela do táxi e diz:- Então, pare o carro ali na próxima travessa.O carro para na travessa e a freira satisfaz a velha fantasia do taxista com um belo beijo na boca.

Mas, quando continuam para o destino, o taxista começa a chorar.

- Meu filho,diz a freira, porque estas a chorar?

- Perdoe-me Irmã, mas confesso que menti: sou casado, do Benfica e sou espírita.

A freira conforta-o:- Não faz mal, estou a caminho de um baile de mascaras , chamo-me Alfredo e sou do SPORTING !

quinta-feira, 2 de abril de 2009

HABEMOS CAMPEONE




JOÃO VICENTE CAMPEÃO NACIONAL DE SUB-14


Depois de um difícil campeonato, em que defrontou os jogadores mais fortes deste escalão, à momentos João Vicente, acabou de ser Campeão Nacional, ao vencer, na 7ª, e última jornada, a jogadora do Santoantoniese Susana Pereira.


Depois de após vários anos o João Vicente, ter andado próximo do título, tendo como barreira, a 6ª jornada, eis que, nesta mudança para a equipa do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, ter finalmente conseguido o desejado título, e, desta vez na competitiva categoria dos sub-14, em que o João participa pela primeira vez.


MUITOS PRABÉNS PARA O JOÃO VICENTE.


Posted by Afonsov

Foto by Afonsov

DIA D..O JOGO DO TÍTULO! FORÇA JOÃO











Joao Vicente vai ser o campeao nacional de sub 14??
SIM
NAO
  
pollcode.com free polls









.

Os benefícios do XADREZ!





O XADREZ é divertido
O XADREZ faz conhecer pessoas divertidas e interessantes
O XADREZ ajuda a melhores resultados na escola
O XADREZ desenvolve a memória
O XADREZ melhora a concentraçao
O XADREZ desenvolve pensamento lógico
O XADREZ desenvolve a auto confiança
O XADREZ ensina independência e responsabilidade pessoal
O XADREZ desenvolve imaginação e criatividade
O XADREZ melhora a auto disciplina
O XADREZ ensina técnicas de procura

....




Tem mais beneficios?Os comentários estão à disposição de todos.....





.

CONTRATAÇÃO DE RUBEN PEREIRA É NOTÍCIA DO 1º DE ABRIL

Foto: Ruben Pereira

Infelizmente não se confirma a contratação de Ruben Pereira para o Moto Clube do Porto/Alpi Portugal. Quem é que não gostaria de o ter nas suas fileiras...

Foi, como muitos entenderam, a bricadeira do 1 de Abril, no nosso blogue.

Pedimos as nossas desculpas ao Ruben, pela utilização do seu nome nesta brincadeira, mas achamos que entenderá a nossa boa intenção.

Um abraço para o Ruben, e, votos de uma grande carreira!

Posted by Afonsov
Foto by Afonsov

quarta-feira, 1 de abril de 2009

JOÃO VICENTE DO MCP/ALPI, A UM PASSO DE SE SAGRAR CAMPEÃO NACIONAL




O jovem João Vicente do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, que está a disputar o CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS, em Portimão,com a vitória de hoje sobre Luís Santos.




O João Vicente tem feito uma prova de grande regularidade, tendo obtido 5 vitórias e um empate.
Foto: João Vicente, do Moto Clube do Porto / Alpi Portugal.



Amanhã disputa-se a 7ª, e, última jornada, em que o João Vicente (1725), de brancas, defrontará a jogadora do Santoantoniense FC, Susana Pereira (1486).




Esperemos que o João Vicente, mantenha a calma, e, o nível até agora demonstrado para obter o resultado desejado, de vencer o título de Campeão Nacional absoluto de sub-14.
Resultados dos outros jogadores da Associação de Xadrez do Porto, na jornada de hoje:
SUB-12
  • Henish Balu 0,5 - 0,5 André Mateus
  • Diana Nogueira 1 - 0 Ricardo Ribeiro

SUB-14

  • Luís Santos 0 - 1 João Vicente
  • Ana Cunha 1 - 0 Claudia Medeiros

SUB-16

  • Miguel Ferreira 0 - 1 Jorge Viterbo Ferreira
  • António Pinto 0,5 - 0,5 Marta Alves
  • Inês Messeder Ferreira 0 - 1 António Vale

Posted by Afonsov

Foto by Afonsov

ANEDOTA DO DIA




Uma executiva de topo, recém nomeada, faz a sua primeira viagem em trabalho fora de Lisboa.À noite, sentiu-se sozinha e com uma sensação de liberdade que nunca tinha sentido antes.Decidiu telefonar para uma «empresa de acompanhantes» que estava publicitada no quarto do hotel.Localizou, sem dificuldade, uma que oferecia serviço masculino. Com o folheto nas mãos, molhadas de suor pela expectativa, marcou o número indicado.- Boa noite! - Atendeu uma voz masculina marcadamente sensual.- Boa noite. Eu preciso de uma massagem... Não, espera! Na realidade o que eu quero é sexo! Uma grande e duradoura sessão de sexo, mas tem de ser agora!... Estou a falar a sério! Quero que dure a noite inteira!Estou disposta a fazer de tudo, participar em todas as fantasias que vocês inventarem. Traz tudo o que tiveres de acessórios, algemas,chicotes,... Quero ficar a noite inteira a fazer de tudo! Vamos começar por espalhar mel pelo corpo um do outro. Depois vamos lamber-nos mutuamente... ou tens alguma ideia mais quente? O que achas?...- Bem, na verdade parece-me fantástico... mas... para chamadas externas a senhora precisa marcar o zero primeiro...
Posted by Beer Man

O Blog do XADREZ do Moto Clube do Porto citado no jornal "O Sol"


Numa entrevista publicada na edição online deste jornal com o xadrezista António Fernandes, campeão Nacional, é citado o blog do clube , que como sabem para nós é "provávelmente o melhor blog de xadrez".....




.........

Há um dos jovens valores de que falava há pouco do qual foste o primeiro treinador, e que na última época se afirmou de forma irrepreensível: o Ruben Pereira. Conhecendo-o bem, que futuro pode ter, na tua opinião?

Treinei o Ruben desde os seus 10 anos até finais da época de 2007 e considero que até hoje teve uma evolução notável. Lá está o que eu dizia há pouco: houve sempre acompanhamento e continuidade durante essa evolução.

Desde cedo o Ruben obteve bons resultados: ganhou vários nacionais de jovens, obteve aqueles dois empates em simultâneas com a Judit Polgar e com o Anand e todos os êxitos mais recentes.

O talento está lá mas em termos futuros, tudo vai depender dele próprio e das suas opções, como é óbvio. Há muitos factores que pesam para além do talento: se consegue conciliar o jogo com os estudos e uma profissão futura, por exemplo. E no momento decisivo, ele fará a escolha que achar melhor.

Resumindo: o Ruben tem tudo para chegar longe, mas em Portugal, isso quase nunca é suficiente e o Ruben, sendo português, vai ter opções pela frente.

Mas contigo, aconteceu tudo ao contrário do que tens estado a defender... nunca tiveste um treinador, sendo sabido que o teu pai (o Mestre Júlio Santos) terá sido a tua principal influência e responsável entusiasta na tua aprendizagem. Como decorreu a tua evolução e quais os momentos mais marcantes? No fundo, qual foi o momento em que achaste que podias fazer algo de significativo e chegar ao topo?

Sim, é verdade. E é por isso que falo em nome dessa experiência adquirida desde tenra idade e ao longo destes anos. Os tempos eram outros, não havia Planos de Desenvolvimento de qualquer tipo, nem sequer a figura de “treinador” era habitual. Por isso foi de facto em casa que aprendi, com o auxílio do meu pai, o meu Mestre.

Momento que guardo por ser talvez o primeiro a marcar-me na modalidade é a velha história de que falo sempre que me fazem essa pergunta: a vitória no Torneio Interno do S. L. Benfica, com 11 anos de idade. O Interno do Benfica era fortíssimo, ficaram vários Olímpicos atrás de mim, o que sucedeu também com o meu pai que também jogou esse torneio [o Mestre Júlio Santos ficou em 2º lugar]. No mesmo ano, desloquei-me a Nice a convite do clube e assisti pela primeira vez a uma Olimpíada. Recordo-me que em determinado dia, Portugal defrontava a Escócia e o Luís Santos acabara de suspender a sua partida, a qual seria retomada como era habitual no ritmo em que então se jogava, no dia seguinte. Ainda os jogadores estavam na mesa de jogo, quando me apercebi de alguma hesitação de ambos os jogadores sobre a avaliação da posição. Resolvi então saltar a vedação para explicar como é que se ganhava esse final e, assim o fiz, fui explicar ao Luís Santos que sabia como ele ganhava esse final pois recordava-me desse final teórico e que inclusivamente tinha no quarto do hotel, um livro onde estaria o mesmo explicado. Fui tão veemente na argumentação e na insistência, que o jogador Escocês não gostou nada e reclamou da minha presença (um puto com 11 anos) naquele local... obrigando-me mesmo a sair do próprio recinto, voltando a saltar a vedação para o lado exterior.

Ao chegar ao hotel, tive oportunidade de mostrar ao Luís o livro onde se confirmou o que dissera e no dia seguinte... Portugal ganhou mais 1 ponto pela mão do Luís Santos. Com mais este aspecto positivo, pensei mesmo ter boas perspectivas de evoluir dentro desta modalidade.

A imagem seguinte é uma página da Revista Portuguesa de Xadrez de 1978 (retirada do blog Casa do Xadrez), com foto de António Fernandes com a Taça conquistada no Torneio das Bodas de Diamante do Sport Lisboa e Benfica, seu primeiro clube na modalidade. Aproveito para referir que as várias imagens que ilustram esta entrevista, foram retiradas de alguns blogues e sites de xadrez, como : o Xadrez Vigoroso, o Ala de Rei, o Xadrez - Moto Clube do Porto e a Info Xadrez.



A entrevista está na integra em:


http://sol.sapo.pt/blogs/xadrezizmo/archice/2009/03/31/ENTREVISTA-COM-ANT_D300_NIO-FERNANDES-_2800_2_2900_.aspx





.


Escândalo no xadrez em Portugal...saibam tudo no blog do Moto Clube do Porto

.





























.

MOTO CLUBE DO PORTO/ALPI CONTRATA RUBEN PREIRA E PREPARA O FUTURO



No seguimento do engrandecimento da sua secção de xadrez, o Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, aproveitando a estadia em Portimão do seu Director-Geral, e, no seguimento de contactos que vinham confidencialmente a ser feitos, fecha contrato com o FM Ruben Pereira, ELO 2422.


Era um dos grandes objectivos do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal para a próxima época.

Reforçar a sua equipa, que muito provavelmente, irá jogar a 2ª divisão, e, preparar já uma equipa para no ano seguinte entrar no lote da "fina flor" do nosso xadrez nacional, e, jogar a 1ª divisão.








Como contrapartida para esta grande mudança do Ruben, o patrocinador, Alpi Portugal, disponibilizou uma verba, em que o Ruben será seguido tecnicamente por um GM de renome internacional, e, irá disponibilizar os meios para que o Ruben Pereira possa participar em torneios internacionais, de forma a rápidamente conseguir a norma de GM.



Contamos que venha a ser uma relação muito frutuosa, e, também que este grande jogador possa vir a motivar os nossos jogadores mais jovens.








Desejamos ao Ruben as maiores felicidades na obtenção do título de Campeão Nacional deste ano.







Posted by Afonsov
Foto by Afonsov

JOÃO VICENTE, DO MCP/ALPI, INVICTO À 5ª JORNADA DOS NACIONAIS DE JOVENS

Hoje disputou-se uma jornada dupla, no Campeonato Nacional de Jovens, em Portimão, Algarve.




Realçamos nos sub-14 a prestação do jogador do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, João Vicente, que conseguiu duas vitórias, estando bem colocado na luta pelo título





O João Vicente teve o seguinte percurso:




João Vicente,

Moto Clube do Porto

1725 FIDE,

2.º do ranking inicial

4,5/5 pontos,

3.º/58 classificado

1.ª jornada: venceu Diogo Abreu (1319, Escola 31 de Janeiro, Lisboa)

2.ª jornada: venceu Vasco Elvas (1459, SO Marinhense, Leiria)

3.ª jornada: venceu Nídia Ribau (1552 FIDE, AX Gafanha Encarnação, Aveiro)

4.ª jornada: empatou com João Andias (1708 FIDE, Galitos, Aveiro)

5.ª jornada: venceu João Saltão (1667 FIDE, CX Montemor-O-Velho, Coimbra)

6.ª jornada: joga com Luís Santos (1784 FIDE, Escola 31 de Janeiro, Lisboa - 1.º ranking inicial)



Outros jogadores da AXP, a realçar:






Henish Balu,

Grupo Desportivo Dias Ferreira

1554 pontos FIDE,

3.º do ranking inicial

5/5 pontos, 2.º/78 classificado

1.ª jornada: venceu Daniel Baptista (AX Bombarral, Lisboa)

2.ª jornada: venceu João Bastos (1271, Galitos, Aveiro)

3.ª jornada: venceu Miguel Martins (1338, CA Mirandela)

4.ª jornada: venceu Jorge Correia (1400, Santoantoniense FC, Setúbal)

5.ª jornada: venceu Henrique Aguiar (1668 FIDE, Galitos, Aveiro - 2.º do ranking inicial)

6.ª jornada: joga com o André Mateus












André Mateus,

Academia de Xadrez de Gaia

1482 pontos FIDE,

5.º do ranking inicial

5/5 pontos,

1.º/78 classificado

1.ª jornada: venceu Tomás Carneiro (Escola 31 de Janeiro, Lisboa)

2.ª jornada: venceu Francisco Cavadas (1258, AX Benedita, Leiria)

3.ª jornada: venceu Carolina Santos (1333, Galitos, Aveiro)

4.ª jornada: venceu Edi Damas (1394, Brincolândia, Setúbal)

5.ª jornada: venceu Bernardo Figueira (1445, Escola 31 de Janeiro, Lisboa)

6.ª jornada: joga com o Henish Balu










Jorge Viterbo Ferreira,

Grupo Desportivo Dias Ferreira

2144 FIDE,

1.º do ranking inicial

4,5/5 pontos,

4.º/66 classificado


1.ª jornada: venceu Marta Alves (1433 FIDE, Moto Clube, Porto)

2.ª jornada: empatou com Carlos Machado (1628 FIDE, Amigos de Urgezes, Braga)

3.ª jornada: venceu João Cruz (1663 FIDE, Didáxis, Braga)

4.ª jornada: venceu David Cadeirinhas (1690 FIDE, Palma e Arredores, Lisboa)

5.ª jornada: venceu Francisco Mateus (1845 FIDE, AX Gaia, Porto)

6.ª jornada: joga com Miguel Ferreira (1808 FIDE, AX Gaia, Porto)



Amanhã temos só uma jornada, que se iniciará às 15:00 horas.


Posted by Afonsov

Fotos by Afonsov