Loading...

sexta-feira, 31 de julho de 2009

MAXIME VACHIER-LAGRAVE VENCE TORNEIO DOS MESTRES EM BIEL

Da esquerda para a direita, os GM'S PRESENTES:
Vassily Ivanchuk, Evgeny Alekseev, Boris Gelfand, Fabiano Caruana, Alexander Morozevich, Maxime Vachier-Lagrave





Terminou o forte torneio dos mestres em Biel, que teve como brilhante vencedor o GM francês, Maxime Vachier-Lagrave, que totalizou 6 pontos nos 10 possíveis.




De salientar que dos seis GM'S em prova, só um estar a baixo da barreira dos 2700 pontos de ELO.






RESULTADOS FINAIS APÓS AS 10 RONDAS:
1. Maxime Vachier-Lagrave (FRA, 2703) 6
2. Alexander Morozevich (RUS, 2751) 5.5
3. Vassily Ivanchuk (UKR, 2703) 5.5
4. Evgeny Alekseev (RUS, 2714) 5
5. Boris Gelfand (ISR, 2755) 4
6. Fabiano Caruana (ITA, 2670) 4
Posted by Afonsov
Bookmark and Share

quarta-feira, 29 de julho de 2009

XASSOS A "ZUMBIR" EM FONTES, SANTA MARTA DE PENAGUIÃO






Xassos Urban Cup deixam Fontes em festa
26-07-2009





23 equipas e alegria levam a que a vila do Douro queira repetir a pândega





Grande festarola é o rescaldo final do 2º Urban Xassos Cup em Fontes, se quisermos resumir a duas palavras este evento popular do MC Porto e forças vivas da simpática vila do concelho de Santa Marta de Penaguião, a 2 e 26 de Julho.





O nosso clube levou até Fontes cerca de 30 convivas, uns para ajudar, outros para “correr”, outros para o “cumbíbio”. Mas afinal de contas, para este último fim, foram todos e bem. E dadas as características mototurísticas do MCP, nada como juntar o útil ao agradável e promover simples e pacato passeio no sábado até à anfitriã vila de Fontes, à semelhança do ano passado.
Com a saída programada para as 14h30 a caravana rolou pacificamente e sem grande estória até ao pequeno cais da Régua. Com o calor a apertar, fotos, cavaqueira, finos, colas e gelados ocuparam os passeantes durante quase uma hora na convidativa esplanada sobranceira ao rio Douro.





Sem trabalho de reconhecimento e com algumas dicas do Paulo Mesquita, os dirigentes do clube lá foram liderando a caravana através do faro e GPS. Conseguiu-se passar a sítios pitorescos e grande beleza paisagística. Os dotes de condução dos mototuristas foram postos à prova nas estradinhas e ruelas de forte inclinação e curvas apertadas. Também já previsto no programa do passeio, não faltou inversão de marcha em local sem saída...





Chegados a Fontes já para o fim da tarde houve tempo para relembrar alguns velhos conhecidos acompanhados do bom presunto da região e demais bebidas a condizer. Com a hora do jantar à porta, a rapaziada deu de “frosques” para Santa Marta onde ficaria hospedada a maioria dos participantes.





O jantar dos Xassos, como já manda a tradição, foi servido em Tabuadelo (aldeia vizinha) num excelente alpendre com vistas espectaculares para as encostas que circundam o pequeno burgo. Potes de ferro de três pés ao lume com um excelente arroz malandro de feijão vermelho, presunto, alheiras, churrasco misto, e demais iguarias fizeram companhia ao excelente vinho da região nas suas mais diversas versões. Com um outro grupo por companhia, devidamente apetrechado com violas e excelentes vozes, o forró não tardou a iniciar-se e foi preciso já perto da meia-noite empurrar toda a gente para o baile dos Xassos em frente ao habitual patrocinador bar Cruzeiru’s. As hostilidades terminaram cerca das 3 da matina após intervenção da GNR a mandar calar a música... hum, onde é que já vimos disto mas com a PSP?





Domingo ao som das motorizadas





À semelhança de Sábado, a manhã acordou cedo e zumbidora com a azáfama das equipas a fazer-se sentir por toda a vila com os cangalhos em constantes afinações e melhoramentos. O tempo quente convidada a procura de sombra e fresco e a população, debaixo dos alpendres, aproveitava o intervalo antes da missa para assistir divertida à passagem dos pilotos de teste pelas ruas de Fontes.





No paddock, o porco no espeto ia dando o pequeno-almoço aos mais glutões enquanto se procedia ao levantamento das credenciais e verificações técnicas. Um pequeno desacerto de horários com a GNR implicou que o corte da via pública só pudesse ser feito a partir das duas horas o que atrasou uma hora o início dos treinos livres com o habitual triciclo “comfort freeride” do nosso amigo Paulo Ferreiro a abrir as hostilidades.





Com 23 Xassos inscritos - e abrimos aqui um parênteses de louvor às gentes de Fontes pois encarnam a 100% o espírito destra brincadeira - deu-se início à prova por volta das 15h00 com a habitual partida à Le Mans, para grande gáudio do público. Pois não é que os ajudantes de cada equipa, após o empurrão inicial, ficavam no meio da pista a ver o colega partir? Obrigavam assim os restantes pilotos a verdadeiras manobras circenses para fugir aos “obstáculos”.





Com a novidade da introdução de um troço de terra de ligação a prova decorreu com elevado espírito desportivo e de respeito pelos mais lentos. Alguns fardos de palha albarroados, assim como pneus, não fizeram esmorecer os acidentados e, contas finais, a ambulância nem sequer saiu do sítio onde estacionou no inicio da prova. À falta do nosso Seca-adegas tivemos a participação do amigo Jeropiga, verdadeiro peso-pesado da terra, que ao fim das três primeiras voltas iniciais, diagnosticou uma “deficiência” nos travões da máquina que não possibilitavam abrandar o andamento da mesma na inclinadíssima descida ao final da recta da meta. Perante tal situação, optou por ir a casa buscar um aditivo especial nas variantes branco e tinto que deixou, já para o final da tarde, uma boa meia-duzia de participantes em knockout técnico. A equipa do Sapo, atendendo à sofisticada preparação da sua máquina, preferiu não alinhar devido ao troço de terra e aproveitou para se juntar à festa com o verde especial da casa do mesmo nome e...
Alegria no início, pompa no final





Terminada a corrida e apurados os vencedores, tivemos um pódio 100% invicto ficando no entanto num honroso quarto lugar a equipa do nosso entusiasta Paulo Mesquita que alinhou com o Zé Eduardo “Nando” (irmão do nosso velho amigo Nando). O Paulo, para dar mais cor à festa, no decorrer da corrida ainda nos presenteou com um mergulho enrolado e aparatoso, de cabeça, nos pneus colocados à entrada da recta da meta. Espectáculo não faltou!





Com a presença do Sr. Raul Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia de Fontes, do Sr. Artur Cardoso, Comandante do Bombeiros e do Sr. Norberto, Gerente da Caixa de Crédito Agrícola que patrocinou a feitura das t-shirts alusivas ao evento, foi com alguma pompa e circunstância que os três primeiros classificados receberam as taças alusivas ao feito além das lembranças e troféus comuns a todos os participantes. As discursalhadas finais por parte dos representantes da edilidade e Presidente do MC Porto Carlos Ruivo deram por terminado mais um evento Xassistico deste eclético clube.




Obrigado a Fontes e voluntários




Não queremos deixar passar a oportunidade de agradecer e elogiar as seguintes entidades que muito contribuíram para o sucesso deste fim-de-semana:
Câmara Santa Marta de PenaguiãoGNRJunta da Freguesia de FontesBombeiros Voluntários de FontesGrupo de Escuteiros de FontesCaixa de Crédito AgrícolaCompanhia de Seguros AXAEurico Coutinho, Lda. Bar Cruzeiru’s





E para terminar, uma palavra de apreço e de carinho muito especial para os fantásticos voluntários do Moto Clube do Porto


Paulo Mesquita (obreiro-mor e capitão de mar-e-guerra do Urban Xassos Cup) Arminda

Fátima

Tuxa

MariaPaula

Valente

Francklin



Um muito obrigado a todos eles pela paciência e disponibilidade. Agora vamos curtir as fotos da Arminda e Valente e preparar a festarola pela Alice já nesta 6ª feira, 31!
Lista de Participantes












FOTOS SELECIONADAS:















































Posted by NESTOV

Bookmark and Share

segunda-feira, 27 de julho de 2009

ALEJANDRO HOFFMAN VENCE 2º TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE GAIA










Acabou neste Domingo o 2º Torneio Internacional Cidade de Gaia.





Apesar de na última jornada, o GM Russo, Oleg Korneev ter vencido o seu jogo, e assim, ter igualado na pontuação o GM Argentino Alejandro Hoffman, este vence o terneio pelo critério de desempate. Ambos ficaram com 7,5 pontos, dos 9 possíveis.




No terceiro posto, coloca-se o IM Espanhol Mauricio Vassalo a meio ponto de distancia dos dois primeiros.





O jogador do Moto Clube do Porto/Alpi, José Padeiro, merce de uma prova bastante regular, coloca-se na quarta posião, com 6,5 pontos.















CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS PRIMEIROS:
1 GM Hoffman Alejandro ARG 2417 2417 Ac Xadrez de Gaia 7,5 pontos
2 GM Korneev Oleg RUS 2537 2537 Ac Xadrez de Gaia 7,5 pontos
3 IM Vassallo Barroche Mauricio ESP 2409 2409 ACR Vale de Cambra 7,0 pontos
4 Padeiro José POR 2284 2284 Moto C Porto / ALPI 6,5 pontos
5 Viela André POR 2217 2217 GD Dias Ferreira 6,5 pontos
6 Bolhari Orfeh IRI 2146 2146 AM Alberto Sampaio 6,5 pontos
7 IM Sousa Armindo ANG 2215 0 Angola 6,5 pontos
8 Domingos Ediberto ANG 2180 0 Angola 6,5 pontos
9 Silva Stephane POR 2252 2252 AEJ S. João Madeira 6,5 pontos
10 Silva António POR 2224 2224 G Xadrez do Porto 6,5 pontos
11 Pascoal Eduardo ANG 2167 0 Angola 6,5 pontos
12 Simões João ANG 0 0 Angola 6,5 pontos
13 Ferreira Jorge João POR 2202 2202 GD Dias Ferreira 6,0 pontos
14 Barbosa Fábio POR 2124 2124 GD Dias Ferreira 6,0 pontos
15 Quintã Daniel POR 2088 2088 GD Dias Ferreira 6,0 pontos
16 Martinez de Miguel Pedro ESP 2163 0 Espanha 6,0 pontos
17 Martinho Filipe POR 1973 1973 Clube dos Galitos 6,0 pontos
18 Santos Hugo Lima POR 1959 1959 AEFCR Penichense 6,0 pontos
19 Oliveira Luciano ANG 0 0 Angola 6,0 pontos
20 Andias João Pedro POR 1711 1711 Clube dos Galitos 6,0 pontos
...
48 Vicente João Vasco POR 1744 1744 Moto C Porto / ALPI 4,5 pontos










Posted by Afonsov
Bookmark and Share

domingo, 26 de julho de 2009

ANA BAPTISTA RENOVA O TÍTULO DE CAMPEÃ NACIONAL FEMININA










Terminou hoje, no Gaia Hotel o Campeonato Nacional Feminino, que se desenrolou ao longo de sete jornadas, no sistema suisso.



Ana Baptista, depois de se ter atrasado na classificação, fez uma magnífica ponta final, vencendo, nas duas últimas jornadas, a líder até então, e, mais uma das favoritas, tendo-se sagrado brilhantemente Campeã Nacional, pelo segundo ano consecutivo.








Das meninas do Moto Clube do Porto, realçamos o facto de quase todas terem obtido blocos FIDE,e, a boa prova de Inês Messeder Ferreira.









JOGOS DA ÚLTIMA JORNADA (7ª):
1 2 WFM Baptista Ana Filipa LIS 2180 5½ 1 - 0 4½ WFM Pintor Ariana POR 2135 3
2 5 Jeremias Bianca FAR 1971 5 ½ - ½ 5 WFM Coimbra Margarida LIS 2096 4
3 1 WIM Leite Catarina EVO 2210 4½ 1 - 0 4 David Sara Cristiana BEJ 1665 7
4 6 Ferreira Ana Margarida AVE 1739 4 0 - 1 4 Meireles Ana BRA 1611 9
5 28 Ferreira Beatriz LEI 0 3½ 0 - 1 3½ Oliveira Maria Inês BRA 1554 10
6 15 Aguiar Marta Cristina AVE 1418 3½ ½ - ½ 3½ Ferreira Inês Messeder POR 1341 17
7 8 Ferreira Susana Carolina AVE 1618 3 0 - 1 3 Ribeiro Filipa POR 1422 14
8 20 Sousa Inês AVE 1304 3 0 - 1 3 Pereira Susana SET 1485 12
9 13 Lança Sofia LIS 1467 3 ½ - ½ 3 Alves Marta Sofia POR 1242 23
10 16 Vieira Albina LIS 1415 2½ 0 - 1 3 Nogueira Diana Sofia POR 1297 21
11 32 Amorim Vanessa POR 0 2½ 0 - 1 2½ Bastos Inês AVE 1330 19
12 22 Bastos Ana Raquel AVE 1266 2½ ½ - ½ 2½ Cunha Ana Filipa POR 0 26
13 30 Alves Cláudia Filipa POR 0 2 0 - 1 2 Santos Inês Lima LEI 1508 11
14 27 Silva Ana Rita AVE 0 2 0 - 1 2 Santos Carolina Inácio AVE 1333 18
15 24 Santos Rita Alexandra AVE 1235 2 1 - 0 1 Rasteiro Beatriz Jorge BRA 0 29
16 31 Oliveira Irina Filipa POR 0 0 0 - 1 1 Silva Beatriz Sofia POR 1190 25














CLASSIFICAÇÃO FINAL:
1 WFM Baptista Ana Filipa LIS 2180 2180 GC Odivelas 6,5 pontos
2 WFM Coimbra Margarida LIS 2096 2096 AM Palma Arredores 5,5 pontos
3 WIM Leite Catarina EVO 2210 2210 GD Diana 5,5 pontos
4 Jeremias Bianca FAR 1971 1971 CPND de Albufeira 5,5 pontos
5 Meireles Ana BRA 1611 1611 AM Alberto Sampaio 5,0 pontos
6 WFM Pintor Ariana POR 2135 2135 G Xadrez do Porto 4,5 pontos
7 Oliveira Maria Inês BRA 1554 1554 NXVS Cosme/Didaxis 4,5 pontos
8 Ferreira Ana Margarida AVE 1739 1739 ACR Vale de Cambra 4,0 pontos
9 David Sara Cristiana BEJ 1665 1665 CX Fª do Alentejo 4,0 pontos
10 Ferreira Inês Messeder POR 0 1341 Moto C Porto / ALPI 4,0 pontos
11 Pereira Susana SET 1485 1485 Santoantoniense FC 4,0 pontos
12 Ribeiro Filipa POR 1422 1422 AX de Espinho 4,0 pontos
13 Aguiar Marta Cristina AVE 1418 1418 Clube dos Galitos 4,0 pontos
14 Nogueira Diana Sofia POR 0 1297 Moto C Porto / ALPI 4,0 pontos
15 Alves Marta Sofia POR 0 1242 Moto C Porto / ALPI 3,5 pontos
16 Ferreira Beatriz LEI 0 0 AEFCR Penichense 3,5 pontos
17 Lança Sofia LIS 1467 1467 GC Odivelas 3,5 pontos
18 Bastos Inês AVE 0 1330 Clube dos Galitos 3,5 pontos
19 Santos Inês Lima LEI 1508 1508 AEFCR Penichense 3,0 pontos
20 Bastos Ana Raquel AVE 0 1266 Clube dos Galitos 3,0 pontos
21 Ferreira Susana Carolina AVE 1618 1618 AX Gaf Encarnação 3,0 pontos
22 Sousa Inês AVE 0 1304 Clube dos Galitos 3,0 pontos
23 Santos Carolina Inácio AVE 0 1333 Clube dos Galitos 3,0 pontos
24 Cunha Ana Filipa POR 0 0 Moto C Porto / ALPI 3,0 pontos
25 Santos Rita Alexandra AVE 0 1235 Clube dos Galitos 3,0 pontos
26 Vieira Albina LIS 1415 1415 AM Palma Arredores 2,5 pontos
27 Amorim Vanessa POR 0 0 AP Urb Vila de Este 2,5 pontos
28 Alves Cláudia Filipa POR 0 0 Moto C Porto / ALPI 2,0 pontos
29 Silva Ana Rita AVE 0 0 Clube dos Galitos 2,0 pontos
30 Silva Beatriz Sofia POR 0 1190 GD dos Cem Paus 2,0 pontos
31 Rasteiro Beatriz Jorge BRA 0 0 CDR Amigos Urgeses 1,0 ponto
32 Oliveira Irina Filipa POR 0 0 AP Urb Vila de Este 0,0 pontos






Posted by Afonsov
Bookmark and Share