quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ACADEMIA DE XADREZ DE GAIA DE VENTO EM POPA NO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO

Foto: José Padeiro


Ferroviários em alta, Diana desilude e Gaia a caminho do título.



Após as 2 primeiras jornadas da fase final é o retrato resumido que podemos fazer.



Os Ferroviários do Barreiro têm sido a grande surpresa da competição. Após empate surpreendente com Vale de Cambra, ontem derrotaram o Diana de Evora com requintes de surpresa absoluta, porque a diferença ocorreu nos 2 tabuleiros onde seria menos credível que tal pudesse suceder ( 1º e 2º tabuleiro onde a diferença era de 400 pontos a favor da equipa adversária!). O mais importante será tentar perceber os motivos de tal desempenho. Penso que a mentalidade tem sido decisiva. Enquanto que, o típico jogador português tem uma mentalidade competitiva baixa e normalmente não se consegue focalizar a 100% no jogo propriamente dito o jogador estrangeiro futuro eventualmente da cultura ou dum quadro competitivo mais duro evidencia uma atitude mais condizente com um jogador de competição. Senão vejamos o quadro que normalmente se nos apresenta em Portugal: a diferença de elo é vista, naturalmente com honrosas excepções como uma barreira impossível de contornar, as análises são vistas, não para tentar descobrir a verdade do jogo, mas sim para tentar inverter o resultado real da partida, e quando assim é os hábitos transmitidos e adquiridos fazem com que seja difícil um jogador de 2100 português sequer acreditar que pode ganhar a um jogador de 2500.




Relativamente à conquista do título seria grande surpresa se a equipa do Gaia não conquistasse o título. E uma equipa onde o 6º tabuleiro podia ser o 1º tabuleiro de grande partes das equipas, e assim sendo…




A questão principal é saber se a equipa do Gaia reflecte o espelho do xadrez português e da própria colectividade e relativamente a isso a resposta é mais que óbvia. Para o xadrez português e mais propriamente nortenho não trás grandes benefícios uma equipa com jogadores tão fortes se eles não coabitarem no nosso país grande parte do ano.




Hoje existe duelo que pode ser decisivo entre Vale de Cambra e Gaia e qualquer resultado que não seja vitoria Gaiense seria grande surpresa.




Na série das equipas que lutam para não descer destaque para a vitória da outra equipa da AXP, o Dias Ferreira, que parece bem colocado para evitar a descida. Por seu turno a equipa do Amadora dificilmente irá escapar a essa triste sina, visto que nem 6 jogadores consegue reunir para competir de igual para igual com os demais competidores.



Posted by José Padeiro

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO A DECORRER EM GAIA

Está a decorrer em Gaia a 1ª divisão nacional por equipas.


Pela 1ª vez é inaugurado um novo modelo, 16 equipas em sistema de grupos a 6 tabuleiros, em que um dos jogadores tem de ser feminino, jovem ou veterano. A primeira questão que se coloca, é se o xadrez português tem estruturas para tal. Não é necessário estar por dentro da modalidade e da sua realidade para chegar a uma conclusão óbvia, o xadrez português não pode ter tantas equipas na 1ª divisão como o futebol!


As consequências de tal decisão são óbvias; o nível em geral desceu, além que houve uma desistência (Odivelas), e quase outra ( Amadora ).


Além do mais é irónico assistir aos jogos e na maior parte das equipas aparecerem caras que não são familiares e que provavelmente fazem os seus únicos jogos em solo português nestes dias. Sou da opinião que todos os jogadores que quisessem jogar a 1ª divisão nacional tivessem de fazer um número X de partidas por ano para poderem ser realmente uma mais valia para o xadrez nacional.
Relativamente ao xadrez propriamente dito acabou ontem a 1ª fase de apuramento. Os principais favoritos vão lutar pelo titulo sem surpresa, e seguramente que o campeão sairá do trio formado por AX Gaia, GD Diana e Vale de Cambra, sendo que a equipa do Gaia é teoricamente a mais forte.
Na zona de descida prevê-se luta brava pela manutenção. Das sete equipas três vão ter que descer e não existe nenhuma equipa que sobressaia muito em relação às demais.


Relativamente às equipas do Grande Porto, já falamos do Gaia que com o seu plantel de luxo é a grande candidata ao título ( pena é que jogadores do nível de Tiviakov, Ftacnik ou Ivan Salgado limitem a sua aparição a este torneio ), a outra equipa do distrito do Porto, ainda conseguiu criar a ilusão que poderia estar no grupo dos que lutam pelo título, mas ontem uma derrota clara contra a boa equipa do NX Faro acabou por fazê-la descer à terra. De qualquer das maneiras parte em vantagem para a luta pela manutenção devido á sua vitória contra Mata e Benfica na fase de grupos.




Posted by José Padeiro


FOTOS SELECIONADAS:















































































segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MOTO CLUBE DO PORTO DE NOVO NA LINHA DA FRENTE DA SOLIDARIEDADE




Sócios solidários juntam quase 3000 euros para a Alice!
01-08-2009





Festa em favor da pequenita foi animada até às tantas com sorteio e leilões





Os sócios , amigos e familiares do MC Porto estão de parabéns! Unidos, foram de grande amizade para com a pequenita Alice, menina de seis anos que nasceu com paralisia cerebral, ao juntarem importante verba para ajudar a viabilizar o tratamento que possa dar um futuro mais risonho à petiza. Isto numa noite de casa cheia na sede do MC Porto, no último dia de Julho deste Verão 2009. No total, foram quase 3000 “solidariedades” que o MC Porto reuniu e entregou em mão aos pais, o sócio Ezequiel Moreira e Célia, quando já passava da uma da manhã.





Cedo, a mais importante equipa no meio disto tudo – a da cozinha – começou a preparar a jantarada. O Américo Cerqueira e Florbela, a Rosa e Cândido Cerqueira, a Alice e Seca Adegas, ajudados pelo Ismael, deram verdadeiramente o litro para que centenas de bifanas, pataniscas, panadinhos, saladas, feijão frade e caldo verde estivessem saborosos e prontos a horas. Tarefa cumprida com eficiência e distinção, trabalho esforçado no exíguo espaço da nossa sede. Várias sócias juntaram-se à festa, oferecendo muita doçaria de qualidade. Pena que a massa associativa não tenha comparecido à mesma proporção ao jantar. Sobrou comida e a receita, em favor da Alicezinha, podia ter sido melhor. Mas dado o cariz deste dia, o MC Porto foi honrado com a presença de João Pimentel, presidente do Clube Varadero Portugal, morador a mais de 300 km da Rua Aurélia de Sousa. E recebeu ainda o aguedense e elemento da Comissão de Mototurismo da FMP António Costa e sua inseparável Emília. Obrigado!



Clube cheio pela Alice








E como é habitual, após as 21.30h, os motociclistas deste clube começaram a aparecer em força. Até mais do que o costume já que a noite era especial. E até se estava a estrear a nova aparelhagem musical do clube, comprada no mesmo dia. Já a sede estava bem composta, principalmente cá fora pois o calor desta época do ano apertava, quando chega de moto entre os espantados presentes, a parelha colorida do Litos e Tita. Começava o rebuliço deste casal cómico e amigo. Pinturas faciais a torto e a direito, balões a direito e a torto. Tudo a um euro e cujo dinheiro ía direitinho para a... adivinharam. Pouco depois, miúdos e graúdos tinham as caras pintadas e a pequenada ostentava flores, borboletas e outras bonecadas nas bochechas. Até a Alice ficou toda catita, após os primeiros momentos de desconfiança perante estes seres estranhos de cabelo verde e narizes vermelhos.





A noite aquecia em ambiente humano e resolveu-se fazer o sorteio no exterior da sede pois entre paredes parecia sauna. Arriscou-se e ganhou-se. A polícia só apareceu no final do sorteio, hehehe, após hora e meia de galhofa, licitações, arrebatadelas e gargalhadas. É que éramos muitos, o que obrigava o leiloador a projectar a voz. Desgraçados dos nossos vizinhos. Mas foi por uma causa nobre.





A plateia foi buscar bancos, expuseram-se todos os prémios, pediram-se pequenitos partenaires para a extração das bolas da tômbola e com tudo bem organizado, começou mais esta estreia do MC Porto. Para além dos muitos prémios anunciados neste mesmo site, surgiram à última hora mais e boas ofertas, que foram as primeiras a serem leiloadas. O Cândido leilou à moda dos casamentos duas peças de roupa oferecidas pela HD-Porto. Foram arrebatadas pelo Alfredo e Serafim. Depois, já no tradional processo internacional – temos mais pinta que o Sotheby’s – leiloaram-se-se outras novidades de última hora:
- Botas para moto. Oferta Moto One: arrebatadas pelo Afonsov. - Capacete Nexx. Oferta HD-Porto: arrebatadas pelo Serafim.
Não satisfeitos com o facto de estarem a oferecer toda a animação ao clube e Alice, o Litos e Tita ofereceram um espectáculo para se leiloar também. Foi animado e arrebatado pelo Cravo.
Volta a leiloar!





Chegou-se então ao sorteio propriamente dito. Que se esticou e bem pela madrugada. É que quando os prémios saíam a números não vendidos, eram imediatamente leiloados. E como quem os arrebatava ou lhes saía o prémio por sorteio, os voltava a oferecer para leilão... Foi giro!
Então como tudo decorreu:
- 14º Prémio: Boné Schubert. Oferta Schubert: rifa 328 – Célia
- 13º Prémio: Boné Schubert. Oferta Schubert: rifa 009 – O premiado tem 90 dias para reclamar o prémio
- 12º Prémio: Boné Schubert. Oferta Schubert: rifa 242 – O premiado tem 90 dias para reclamar o prémio
- 11º Prémio: Boné Schubert. Oferta Schubert: rifa 222 – O premiado tem 90 dias para reclamar o prémio
- 10º Prémio: Boné Schubert. Oferta Schubert: rifa 184 – O premiado tem 90 dias para reclamar o prémio
- 9º Prémio: Camisa Arai. Oferta José Fonseca: rifa 542 – Goretti. Ofereceu para leilão. Arrebatada por Fernando Moreira
- 8º Prémio: Coffret para Homem. Oferta Ach Brito: rifa 601 – MCP. Em leilão foi arrebatado por Rui Boina Sousa
- 7º Prémio: Caixa de Sabonetes de Colecção. Oferta Ach Brito: rifa 774 – António. Ofereceu para leilão. Arrebatado pela Linda que voltou a oferecer para leilão. Arrebatado pelo Afonsov.
- 6º Prémio: Relógio decorativo. Oferta Sirgaria Branca: rifa 857 – MCP. Em leilão foi arrebatado por Armindo. Ofereceu para leilão. Arrebatado pela Glória.
- 5º Prémio: Ferro de Engomar Taurus. Oferta Henisa Cash & Carry: rifa 083 – Sogra de Pedro Soares Lopes
- 4º Prémio: Máquina de Sumos Tristar. Oferta Henisa Cash & Carry: rifa 555 – Arminda. Ofereceu para leilão. Arrebatado pelo Valente (marido).
- 3º Prémio: Desumidificador Tróia. Oferta Henisa Cash & Carry: rifa 942 – MCP. Em leilão foi arrebatado pela Serafim que voltou a oferecer para leilão. Arrebatado pelo Sérgio que voltou a oferecer para leilão tendo sido definitivamente arrebatado pelo Afonsov.
- 2º Prémio: Blusão Spidi. Oferta José Fonseca: rifa 505 – O premiado tem 90 dias para reclamar o prémio
- 1º Prémio: Capacete Schubert, réplica Schumaker. Oferta Schubert: rifa 991 – MCP. Em leilão foi arrebatado por Paulo Ribeiro





O final desejado










Grande maratona. Foi ou não foi sorte a PSP, tolerante com o que se tinha passado, ter chegado minutos após o final? Os convivas pagaram as contas do bar para se poder fazer o apuro que reverteu para o tratamento da Alice, os directores do clube somaram a solidariedade das rifas e leilões e finalmente, já no interior da sede, o Vice-Presidente Sérgio Correia entregou um envelope aos pais da pequenita com mais de 2900 euros perante a gratidão patente nos pais. A esperança da Alice reside num tratamento em clínica especializada nos EUA e esta verba conseguida pelo MC Porto já é um pequeno auxílio. No entanto Ezequiel e Célia tem tido ajudas semelhantes de mais instituições e estão a conseguir organizar um espectáculo que faça voar o mais rápido possível a Alicezinha para a Therapies 4 Kids, na Flórida.




Muitas felicidades à Alice, é o que o Moto Clube do Porto deseja!





Obrigado à Lidergraf e a todos os sócios que se uniram à causa. Um grande abraço à tal forte e abnegada equipa da cozinha. Ainda deram a barrela final à sede para que poucas horas depois já estivessem a entrar outros petizes, os da Academia de Xadrez!





Agora vamos para a Foz





Fotos de seguida, após a preparação do Trial-Bike na Foz. É neste domingo, 2 de Agosto, diante do Edifício Transparente e das 13.30h às 17.30h.




FOTOS SELECIONADAS:
























































Posted by Nestov

by the hand of Afonsov

JOÃO VICENTE, DO MOTO CLUBE DO PORTO A CAMINHO DOS CAMPEONATOS DA UNIÃO EUROPEIA PARA JOVENS



Realizam-se entre 4 e 13 de Agosto de 2009 os Campeonatos da União Europeia, em Mureck na Áustria.



Portugal faz-se representar por 28 elementos: 1 Chefe de comitiva, José Cavadas, 2 Treinadores, António Fróis e Vitor Guerra, 13 acompanhantes e 12 atletas: André Carmona [Campeão Nacional Sub-08], do GX Alekhine, André Mateus [Campeão Nacional Sub-12], da AX Gaia, António Ferreira [7.º lugar Sub-08], da AX Benedita, Francisco Cavadas [8.º lugar em Sub-12], da AX Benedita, Hugo Ferreira [4.º lugar Sub-10], do GD Ferroviários do Barreiro, Inês Lima Santos [Campeã Nacional Feminina Sub-14], da AEFCR Penichense, João Vicente [Campeão Nacional Sub-14], do Moto Clube do Porto, Luís Filipe Rodrigues [3.º lugar em Sub-08], do AM Alberto Sampaio, Luís Miguel Silva [8.º lugar em Sub-14], do NXV S.Cosme - DIDAXIS, Maria Inês Oliveira [Vice-Campeã Nacional Feminina Sub-14], do NXV S. Cosme - DIDAXIS, Miguel Santana [8.º lugar em Sub-10], da AEFCR Penichense e Rita Osório Jorge [Campeã Nacional Feminina Sub-10], da AEFCR Penichense.







Posted by FPX