quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ACADEMIA DE XADREZ DE GAIA DE VENTO EM POPA NO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO

Foto: José Padeiro


Ferroviários em alta, Diana desilude e Gaia a caminho do título.



Após as 2 primeiras jornadas da fase final é o retrato resumido que podemos fazer.



Os Ferroviários do Barreiro têm sido a grande surpresa da competição. Após empate surpreendente com Vale de Cambra, ontem derrotaram o Diana de Evora com requintes de surpresa absoluta, porque a diferença ocorreu nos 2 tabuleiros onde seria menos credível que tal pudesse suceder ( 1º e 2º tabuleiro onde a diferença era de 400 pontos a favor da equipa adversária!). O mais importante será tentar perceber os motivos de tal desempenho. Penso que a mentalidade tem sido decisiva. Enquanto que, o típico jogador português tem uma mentalidade competitiva baixa e normalmente não se consegue focalizar a 100% no jogo propriamente dito o jogador estrangeiro futuro eventualmente da cultura ou dum quadro competitivo mais duro evidencia uma atitude mais condizente com um jogador de competição. Senão vejamos o quadro que normalmente se nos apresenta em Portugal: a diferença de elo é vista, naturalmente com honrosas excepções como uma barreira impossível de contornar, as análises são vistas, não para tentar descobrir a verdade do jogo, mas sim para tentar inverter o resultado real da partida, e quando assim é os hábitos transmitidos e adquiridos fazem com que seja difícil um jogador de 2100 português sequer acreditar que pode ganhar a um jogador de 2500.




Relativamente à conquista do título seria grande surpresa se a equipa do Gaia não conquistasse o título. E uma equipa onde o 6º tabuleiro podia ser o 1º tabuleiro de grande partes das equipas, e assim sendo…




A questão principal é saber se a equipa do Gaia reflecte o espelho do xadrez português e da própria colectividade e relativamente a isso a resposta é mais que óbvia. Para o xadrez português e mais propriamente nortenho não trás grandes benefícios uma equipa com jogadores tão fortes se eles não coabitarem no nosso país grande parte do ano.




Hoje existe duelo que pode ser decisivo entre Vale de Cambra e Gaia e qualquer resultado que não seja vitoria Gaiense seria grande surpresa.




Na série das equipas que lutam para não descer destaque para a vitória da outra equipa da AXP, o Dias Ferreira, que parece bem colocado para evitar a descida. Por seu turno a equipa do Amadora dificilmente irá escapar a essa triste sina, visto que nem 6 jogadores consegue reunir para competir de igual para igual com os demais competidores.



Posted by José Padeiro

2 comentários:

Anónimo disse...

Não tem nada a ver com este post, mas...PARABÉNS AO MOTO CLUBE pelo excelente trabalho em benefício do Xadrez Nacional e Portuense e sobretudo: UMA ALEGRIA ENORME E DO FUNDO DO CORAÇÃO por serem CAMPEÕES NACIONAIS da 3ª DIVISÃO!
Saudações xadrezistas bem fortes de:
Arlindo Vieira - Xadrez Memória

Unknown disse...

Caro Arlindo Vieira,
Vindo de quem vem o cumprimento, sentimo-nos muito honrados.
Afonsov