sábado, 23 de fevereiro de 2008

Equipa B do MCP-Alpi fora da Taça Portugal à 3ª. Eliminatória

O Núcleo de Atletismo de Cucujães fez-se representar por dois jogadores muito fortes no 1º. e 2º. tabuleiros (2019, e 1929 Elo fide, respectivamente), e com maior ou menor facilidade acabaram derrotando o Rui e o Mendes. No terceiro tabuleiro trouxeram a experiência acumulada de muitos anos a jogar xadrez (Filiado nº. 361) embora com uma força de jogo de 1602, elo nacional, chegou para derrotar o nossos excêntrico Nuno Lima. No quarto tabuleiro o Carlos Costa perdeu com o jogador mais novo da comitiva.
O Mendes foi o que mais resistiu, e ao fim de mais de três horas e meia o seu adversário conseguiu ver um peão algo desprotegido, e por aí acabou todo o resto por ruir.

Rui Gonçalves - 0 - Rui Costa - 1

António Mendes - 0 - Paulo Jorge Azevedo - 1

Nuno Lima - 0 - Alfredo J.F. Costa - 1

Carlos Emilio Costa - 0 - Joel Augusto Neto - 1

A. Mendes


APÓS "2ND LAP" MOTOS DO MCP/ALPI COLOCAM-SE NA DIANTEIRA


Realizou-se este fim-de-semana a segunda jornada do Campeonato Distrital de Equipas.

As três equipas do MCP/ALPI, partem da grelha de partida em grande estilo, e, no fim da "second lap", encontram-se todas nos lugares da frente.

Parece que a equipa "B" e "C" se encheram de brios, e, não querem ficar atras da equipa A.

No Sábado à noite, a nossa equipa MCP/ALPI B, que joga no grupo A, deslocou-se e derrotou pela marca máxima, a equipa também B, do NX de Santo Tirso. A nossa equipa B, tem um grupo bastante alargado de jogadores, de valor equiparado, o que dá bastantes possibilidades de rodar os jogadores, sem baixar o nível de jogo. Tem porém o grupo, que nos parece mais difícil. De qualquer forma irá lutar pelos dois primeiros lugares, que dão passagem á fase final.

No Sábado de tarde, a equipa MCP/ALPI C, jogou a sua segunda partida no grupo B. Esta equipa é uma equipa que inicialmente foi feita para rolar alguns jogadores, especialmente os mais jovens. É uma equipa que tem alguns jogadores séniores, e, os nossos promissores jovens da Academia. Apesar de não ter ainda conseguido reunir o "quatro" mais forte, conseguiu desenvencilhar-se dos dois adversários das primeiras jornadas. Os objectivos têm que ser alterados para esta nossa equipa. Temos que apostar em apresentar os melhores, nas jornadas que faltam, de forma a que esta equipa também possa lutar pelo apuramento.

Também no Sábado, a nossa equipa MCP/ALPI A, apresentou-se com todas as suas "vedetas" na Academia de Xadrez de Gaia, jogando contra a sua equipa E, e ganhando, como seria de esperar, facilmente, pela marca máxima.

Os resultados foram os seguintes:

GRUPO A

NX SANTO TIRSO B 0 - 4 MOTO CLUBE DO PORTO / ALPI B
Luís Dias 0 - 1 Mário Fernandes
Hugo Moreira 0 - 1 Rui Gonçalves
Jorge Dias 0 - 1 Raúl Pinheiro
Luís Lima 0 - 1 Carlos Braga

GRUPO B

MOTO CLUBE DO PORTO / ALPI C 3 - 1 A CLUBE DE JAZZ
Aníbal Nogueira 1 - 0 José Carneiro
Vasco Braga 1 - 0 Carlo Silva
Marta Alves 0 - 1 Rui Sousa
Diana Nogueira 1 - 0 Manuel Almeida

GRUPO C

ACADEMIA DE XADREZ DE GAIA E 0 - 4 MOTO CLUBE DO PORTO / ALPI A
Victor Costa 0 - 1 Emanuel Sousa
Rogério Silva 0 - 1 Paulo Vale
Eduardo Pinho 0 - 1 Ana Libório
Paulo Ferreira 0 - 1 Afonso Duarte

Têm as nossas três equipas, seis pontos cada, das duas vitórias obtidas.

Vamos vêr como decorrerá o resto do campeonato.

Afonsov

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Equipa B do MCP-Alpi Portugal ganha por 3-1

Jogou-se ontem na séde do MCP a 1ª. jornada do Distrital por equipas (Jogo que tinha sido adiado a pedido do G.X.U.P).
A equipa "B" do MCP-Alpi Portugal ganhou por 3-1.

Nos primeiros 3 tabuleiros jogaram e ganharam: António Matos, Mário Fernandes e Raul Pinheiro, no quarto tabuleiro perdeu o nosso colega Igor Doroftei.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

MCP/ALPI VENCE PRIMEIRAS BATALHAS DE LONGA GUERRA


Iniciou-se ontem para duas das nossas três equipas, o Campeonato Distrital de Equipas.

ESTRELA E VIGOROSA B 1,5 - 2,5 MOTO CLUBE DO PORTO / ALPI C

A equipa do MCP/ALPI C, foi visitar a equipa do Estrela e Vigorosa B, e venceu tangencialmente.

No primeiro tabuleiro, o nosso "cowboy" Aníbal Nogueira, fez prevalecer a sua experiencia, derrotando numa longa partida de mais de três horas, a actual Campeã Distrital Feminina de sub-14, Inês Messeder Ferreira. A Inês foi osso duro de roer, como seria de esperar.

No segundo tabuleiro, o nosso estreante Vasco Braga, mostrou o que já se esperava dele, e, com muita segurança sacou um empate, do jovem mas muito experiente Ricardo Pinho. O Ricardo Pinho já desfeitiou outros dos nossos jogadores noutros jogos. O Vasco promete.

No terceiro tabuleiro, a nossa jovem sub-14, Marta Alves, derrotou, algo inesperadamente, dado ser um jogador mais forte do ranking, o valoroso Rui Ying Wang.

Finalmente, no quarto tabuleiro, mesmo dando grande luta a nossa jovem Campeã Distrital Feminina de sub-10, Diana Nogueira, foi derrotada pelo vigoroso André Moreira.

De qualquer forma, começou bem a nossa equipa C, conseguindo os três pontos da vitória.


MOTO CLUBE DO PORTO / ALPI A 3 - 1 VILA DE DESTE

O facto da nossa equipa não ter derrotado o adversário, pela marca máxima, é de certa maneira, um surpresa.

A jovem equipa, mas bastante experiente, de Vila de Este, é sempre um adversário com quem se deve jogar com certas cautelas.

No primeiro tabuleiro, o Emanuel Sousa, do MCP, jogou com a Vanessa Amorim, e, foi acumulando vantagem, até derrotar a adversária, com certa facilidade.

No segundo tabuleiro, tivemos um jogo bastante interessante, e, inesperado. O nosso jogador, Paulo Afonso Vale, mesmo sendo bastante mais forte do que o seu adversário, teve muita dificuldade em sacar a vitória, ao promissor José Pedro Moreira. Esteve mesmo com a partida praticamente perdida. Abriu o Paulo bastante mal. O seu jogador jogou bastante agressivamente, conseguindo rápidamente uma vantagem, que pareceria definitiva. Depois, teve algumas imprecisões, que o Paulo Vale, com a sua experiencia, aproveitou magistralmente, conseguindo o "milagre" de dar a volta ao jogo, e, terminar vencedor. Grande susto Paulo...

No terceiro tabuleiro, a Campeã Distrital Feminina sub-18, do MCP, Ana Catarina Libório, impôs-se categóricamente ao jovem João Pedro Castro. A Ana foi implacável, a aproveitar todos os erros do adversário, ganhando rapidamente, e, com certa facilidade.

Finalmente, no quarto tabuleiro, o nosso "motard trialista" Pedro Jorge Marques, rápidamente ganhou vantagem, ao promissor Emanuel Luis Sousa. Com uma peça a mais, aproveitando um erro do adversário, tudo indicava que o Pedro Marques ganharia facilmente. Desconcentrou-se do jogo, e, apanhou um "cheque-mate, que nem ele estaria à espera. Não é habitual no Pedro, mas acontece.

Este jogo tem que ser considerado um aviso aos nossos jogadores. Os jogos só se ganham no fim, e, não podemos menosprezar os adversários, mesmo quando sabemos que nos são inferiores.

Esta equipa de Vila de Este, é treinada pelo nosso jogador Emanuel Sousa. Vê-se que o trabalho desenvolvido pelo Emanuel nesta Agremiação de Vila Nova de Gaia, está a dar frutos.

De qualquer forma, o importante foi conseguido. A vitória, e, os consequentes três pontos.

A nossa equipa MCP/ALPI B, tem o jogo adiado para segunda-feira, às 21.00 horas, na sede do MCP, a pedido do adversário, o GX da Universidade Portucalense.

Afonsov