sábado, 11 de julho de 2009

XVIII TORNEIO ABERTO "CIDADE DAS BURGAS" EM ORENSE







Está a disputar-se na cidade de Orense, Espanha, o XVIII Torneio Aberto "Cidade das Burgas".




Entre os 93 jogadores de várias nacionalidades, encontram-se vários jogadores portugueses.




Do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, temos presentes José Padeiro, e, o inexperiente, mas a tentar progredir, Rui Gonçalves.

Foto: José Padeiro, do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal.


Temos também o nosso conhecido Tiago Brandão de Pinho do Grupo de Xadrez do Porto.




Vários jogadores do GD Dias Ferreira estão presentes, destacando entre eles, o Jorge Viterbo Ferreira, e, o Fernando Nora.




Está também o jovem transmontano David Martins.




Como único elemento feminino, temos a Susana Ferreira, da Gafanha da Encarnação, Aveiro.




Depois das quatro jornadas disputadas, José Padeiro, do MCP/ALPI, tem três pontos, tendo perdido somente um jogo, com o GM Búlgaro, Vladimir Petkov. Para amanhã José Padeiro meteu um BYE, para poder vir jogar as meias de final, do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, a Vale de Cambra, regressando de imediato, a Orense, para continuar a prova.



1 GM Spassov Liuben BUL 4,0 pontos
2 FM Gomez Ledo Roberto Carlos CUB 3,5 pontos
3 GM Petkov Vladimir BUL 3,5 pontos
4 Baltar Iglesias David ESP 3,5 pontos
5 FM Guerra Mendez Jose Angel CUB 3,5 pontos
6 Guerra Tulcan Lenin ECU 3,5 pontos
7 FM Pozo Vera Sandro CUB 3,5 pontos
8 IM Gomez Garrido Camilo CUB 3,5 pontos
9 IM Ortiz Suarez Isan Reynaldo CUB 3,0 pontos
10 IM Andres Gonzalez Alberto ESP 3,0 pontos
11 Mate Adan Carlos ESP 3,0 pontos
12 FM Andres Gonzalez Ivan ESP 3,0 pontos
13 Padeiro Jose POR 3,0 pontos
14 Ferreira Jorge Viterbo POR 3,0 pontos
15 FM Taboas Rodriguez Daniel ESP 3,0 pontos
16 Vidal Del Rio Diego ESP 3,0 pontos
17 Otero Nogueira Brais ESP 3,0 pontos
18 Millan Soto Miguel ESP 3,0 pontos
19 Alvarez Dominguez Breixo ESP 3,0 pontos
20 Martinez Vecillas Javier ESP 3,0 pontos
...
24 De Sousa Da Silva Armando POR 2,5 pontos
32 Nora Fernando Manuel Lobo Caet POR 2,5 pontos
36 Pinho Tiago Brandao De POR 2,0 pontos
48 Martins David Pires Tavares POR 2,0 pontos
50 Ferreira Susana Carolina G POR 2,0 pontos
58 Balu Henish POR 2,0 pontos
68 Andrade Nuno Filipe POR 1,5
71 Goncalves Rui POR 1,5 pontos
84 Goncalves Jose POR 0,5 pontos






Posted by Afonsov
Photo by Juliana Chiu

sexta-feira, 10 de julho de 2009

PARABÉNS AO JOÃO VASCO VICENTE!



Hoje, dia 11/07/09, o João Vasco Vicente, festeja mais um aniversário.


A secção de xadrez do Moto Clube do Porto / Alpi Portugal, deseja-lhe um bom dia, e, muitas realizações xadrezisticas.



Posted by Afonsov
Photo by Juliana Chiu

Foto do Dia .....eu...perdi...


Bons jogos para todos...

Selecção Feminina do MCP para o Campeonato Nacional Feminino 2009



Voltou mais um Campeonato onde desta vez reúne as mais belas jogadoras nacionais de Xadrez.



Trata-se do Campeonato Nacional Feminino que terá início no dia 20 de Julho em Gaia no Gaiahotel e terminará no dia 26 de Julho. (regulamento)


Para esta prova o Moto Clube do Porto apresentará uma mão cheia de excelentes jogadoras sendo elas:



Cláudia AlvesMarta Alves
Inês MessederDiana Nogueira
Ana Filipa Cunha






Veremos se alguma das "nossas meninas" consegue ganhar o título à actual Campeã Nacional Ana Baptista


Ana Baptista "Actual Campeã Nacional Feminina"



Boa sorte para todas.



Fotos: Juliana Chiu

quinta-feira, 9 de julho de 2009

PIQUENIQUE BRINCALHÃO DO MOTO CLUBE DO PORTO

Excelente Piquenique Brincalhão (PC) proporcionou gargalhadas e desopilou fígados a mais de 40 participantes que se divertiram na sua 13ª edição com o apoio da DealerMoto e numa organização do Moto Clube do Porto e Grupo Motard da Maia neste domingo, 5 de Julho. Após vários anos em praias concorridas e com almoços de garfo e faca voltamos às origens, em autonomia, numa espécie de praia fluvial do rio Neiva, longe de tudo e com o café mais perto a um quilómetro no centro de Panque, freguesia de Barcelos. Foi um dia muito bom, de ambiente íntimo e despreocupado, sem mirones e em família.
Relatando este dia, tiramos o chapéu – e o capacete - a todos os convivas que saíram de casa rumo ao Minho numa manhã morna mas muito cinzenta e chuvosa. As previsões metereológicas sentenciavam uma tarde seca e com boas abertas para o vale do Neiva e acertaram. Mas sabemos bem que poucos são calculistas e o tempo que está na hora de acordar é fundamental para sairem de casa. Perdeu quem não saiu à estrada. Após um passeio simples e minhoto do vale do Cávado ao do Neiva, com aprazível paragem em Tregosa, a minicaravana arribou por volta do meio-dia e um quarto ao terreno do acolhedor Sr. Costa, o presidente da freguesia de Panque que nos abriu o portão para motos e brincadeiras.
Bem na margem do Neiva, forrado a amieiros, salgueiros e carvalhos, o campo onde brincamos toda a tarde reúne as condições necessárias para os nossos piqueniques brincalhões. As motos bordejaram o espaço perto de um arruinado lagar de azeite e as toalhas e mantas estenderam-se junto ao rio, ao som da queda de água. O Cuarlos tinha madrugado e já tinha toda a panóplia de materias para os jogos prontos. Andas, esquis, capacetes, bandeiras, mecos, vendas e apitos, placas, tabuletas, etc. O Zezé de Braga trouxe importante grupo de amigos, foliões e que entraram bem no espírito da coisa.
Malta alinha na palhaçada
E passou-se ao primeiro jogo: o Slalom Gigante de Esqui Alpino. Cada equipa, de dois elementos, tinha de passar por uma série de portas, marcadas com bandeiras coloridas. O senão era o facto dos esquis duplos não darem jeito nenhum, os olhos estarem vendados e com capacete Altis por cima e ainda terem de levar um ridículo guarda-sol para proteger das queimaduras solares.
Com galhofa pegada, a malta alinhou na tanga, dos caçulas aos mais respeitáveis cabelos brancos. Já nem sabemos quem ganhou. Mas todos estão de parabéns. As “portas” mudavam de sítio, a meta fugia de um lado para o outro, a batota era mais que muita, as crianças eram levadas ao colo, as senhoras ajudadas, os ferrinhos baralhados e sabotados... Serviu para abrir o apetite e a pausa para morfes soube pela vida. Mas foi sol de pouca dura. Esse, pois o astro rei estava firme no céu de Panque.
Com os panados e sandochas no papo passou-se à Corrida das Andas. Alinharam uns 30! Tanta eliminatória. Nem foi preciso sabotar ninguém. Poucos são os que se ajeitam com aqueles paus tramados. Mas também houve boas surpresas. Tivemos até um duelo xadrezístico, entre o Afonsov e Matos, estreante nestas coisas com a “paparazzi” Juliana. Renhidas ficaram marcadas as corridas das criancinhas, ajudadas pelos progenitores. Todas queriam ganhar, espírito levado a sério também por um adulto, incontornável presença há uma década no PC. Sim, o Ricardo Falcão. Não deixa que um pirralho de 9 anos o ultrapasse. Dá o litro e persegue a meta (essa marota que não pára quieta) com unhas e dentes cravados nas andas. Tinha de chegar à final, ombro a ombro com o pequenito Zé Eduardo. Ora numa final que se preze, a meta mudou para a borda do rio. Os atletas em busca da glória não hesitaram em se atirar à agua, de capacete e andas. Mas a meta tinha barbatanas e fugia Neiva acima e Neiva abaixo. Foi uma paródia que consagrou o Zézinho, campeão levado em ombros.
Fazer força entre trutas
Chegou a hora do banho e de um jogo mais aquático, o da corda molhada. Junto ao açude, as equipas esforçaram-se apara levar a melhor num jogo de força, com mais batotice à mistura. Também já não sabemos quem ganhou. E veio o último despique da tarde, o famoso Jogo das Macas. Um par de paramédicos transporta um doente a soro. Após uma muda de maqueiros, o desgraçado do enfermo fica ainda pior após 15 voltas de cabeça para baixo e uma corrida desorientado e tonto. Bem... foi outra maluqueira com os maqueiros – bem artilhados de batas, toucas e proteções na boca e sapatos - a atropelarem-se mútuamente. As desgraçadas das criancinhas empenhavam-se tanto na rapidez que saíam das 15 voltas aos esses ou para as ervas. O Rodriguinho estatelou-se 3 vezes consecutivas.
DealerMoto generosa
Em apoteose os jogos terminavam para se encerrar estas olimpíadas com o sorteio de material oferecido pela Dealermoto. Um blusão, dois pares de luvas, óculos TT, bases para descansos laterais e kits de primeiros socorros foram sorteados entre todos os participantes dos jogos. A pequenada tirou os papelinhos e todos ficaram contentes. O Cuarlos agradeceu à comitiva a alegria e espírito e passou-se ao ataque do que restava das fêveras do Valente e tuperweres da rapaziada.
E como as energias são muitas neste clube, esteve-se mais de meia hora a saltar à corda em conjunto. Chegou-se a fazer um concurso vencido pela Sandra do Zezé. Está em forma.
Os últimos a sair fecharam a porta e foram oferecer uma medalha de agradecimento ao Sr. Costa pela amabilidade de nos deixar passar o dia no seu terreno. O anfitreão gostou do gesto, ficou sensibilizado e convidou-nos para voltar. Que maravilha! Obrigado, Sr. Costa!
Muitas fotos já de seguida, com a ajuda do Zezé!
Este nosso sócio – que muito ajudou à paródia, tal como o Ricardo Pipoca – colocou muita fotos nestes dois links:
http://picasaweb.google.com/jmanuelsantos/PicNicBrincalhaoEmPanque_2009_Parte1
http://picasaweb.google.com/jmanuelsantos/PicNicBrincalhaoEmPanque_2009_Parte2

Também o Matos e Juliana oferecem cerca de 300 fotos em
http://picasaweb.google.com/xnelox/MCPPiqueniqueBrincalhao
E filmes em
http://www.youtube.com/profile?user=xnelox007&view=videos

Próximo fim-de-semana de arromba
Agora vamos ganhar forças para o Aniversário do clube e Morcegos. Serão de caixão à cova e vão-nos ocupar 16 horas non-stop, da tarde de sábado, 11 à manhã de domingo, 12!


Fotos Seleccionadas:















































































































Texto by Nestov
Photos by Juliana & Matos

terça-feira, 7 de julho de 2009

JOÃO VICENTE DO MOTO CLUBE DO PORTO/ALPI FEITO GENTE GRANDE






Realizou-se neste último Sábado o 8º Open Temático dedicado ao Gambito Volga, ou Benko.





Este torneio inseria-se no 2º Circuito Temático de Torres Novas, organizado pelo Paulo Costa, e, pelo Ozone Bowling Café.




O Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, teve presente o jovem Campeão Nacional sub-14, João Vicente, que provou que os homens não se medem aos palmos.





Foto: À direita, "o grande" João Vicente do MCP/ALPI.



Ficou o João Vicente em segundo lugar, com os mesmos pontos que o primeiro classificado, Paulo Costa.

Foto: Á esquerda Paulo Costa, recebendo o chorudo prémio.




CLASSIFICAÇÃO FINAL DO TORNEIO:
1 Costa Paulo POR 2205 Casa do Xadrez 5,5 pontos
2 Vicente João POR 1682 Moto Clube Porto 5,5 pontos
3 Atalaia Manuel POR 1841 GX Tomar 4,0 pontos
4 Santos Pedro Rosa POR 1658 SC Abrantes 3,5 pontos
5 Ferreira Victor POR 2022 Casa do Xadrez 3,5 pontos
6 Malaquias Rui POR 1500 Casa do Xadrez 3,5 pontos
7 Alves Antonio Azevedo POR 1500 UDRZA 3,5 pontos
8 Fernandes Porfirio POR 1699 Casa do Xadrez 3,5 pontos
9 Dias José POR 1848 GX Torres Novas 3,0 pontos
10 Direito Emidio POR 1665 SC Abrantes 3,0 pontos
11 Correia Rui POR 1737 SC Abrantes 3,0 pontos
12 Fonseca Jorge POR 1500 GX Tomar 2,5 pontos
13 Cruz Francisco POR 1258 SC Abrantes 2,0 pontos
14 Fernandes Xavier POR 1200 Casa do Xadrez 2,0 pontos
15 Azevedo Jose POR 1560 GX Torres Novas 2,0 pontos
16 Bento João POR 1250 Casa do Xadrez 2,0 pontos
17 Lopes Jose Tomás POR 1500 GX Tomar 2,0 pontos





Posted by Afonsov
Photos from Xadrez no Distrito de Santarem of Paulo Costa

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Partida Comentada por (Marco Viela)

Algumas semanas atrás fui convidado para comentar algumas partidas para o blog do Moto Clube do Porto.
Tentarei utilizar este espaço para mostar partidas não só do panorama nacional mas também internacional que considere interessante, com algumas análises à mesma.
O objectivo é colocar uma partida semanalmente, o que farei os possiveis para cumprir.
Achei por bem começar com uma partida minha, jogada no passado sábado para a taça de Portugal.
Quer eu quer os meus colegas de equipa, queriamos tentar compensar de alguma forma alguns dos dissabores desta e de épocas passadas provocados por algumas “baldas” aos jogos colectivos.
Felizmente conseguimos, com uma vitória por 3-1 frente ao Diana de Évora.



Texto e Comentários: Marco Viela do GDDF
Foto by: Juliana Chiu




domingo, 5 de julho de 2009

EQUIPAS DA AX DO PORTO EM GRANDE NA TAÇA DE PORTUGAL


Realizaram-se ontem os jogos referentes aos quartos-de-final da Taça de Portugal.


A Associação de Xadrez do Porto, tinha ainda em prova três das suas equipas, que depois desta eliminatória, se mantêm todas em jogo, para disputarem a "final-four".


São elas o Grupo de Xadrez do Porto, o GD Dias Ferreira, e, a Academia de Xadrez de Gaia.


Além destas equipas passou à final-four a equipa do ACR de Vale de Cambra, que embora sendo do Distrito de Aveiro, a maioria dos seus jogadores são do Porto.


Grande realce para a vitória do GD Dias Ferreira, que derrotou os super-favoritos do Grupo Desportivo Diana, actual detentora deste título, e, Campeã Nacional da 1ª Divisão.


Resultados dos jogos:
ACR Vale de Cambra 4:0 AA Amadora
CX Sintra 1½:2½ GX Porto
Amiguinhos Museu Alberto Sampaio 1:3 AX Gaia
GD Dias Ferreira 3:1 GD Diana
Posted by Afonsov

MUITOS PARABÉNS A EMANUEL SOUSA NESTE SEU ANIVERSÁRIO




Muitos parabens a Emanuel Sousa, por mais um aniversário, são os votos da Secção de Xadrez do Moto Clube do Porto / Alpi Portugal.





Foto: Emanuel Sousa.

Posted by Afonsov