sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

VII FESTIVAL INTERNACIONAL DE XADREZ HOTEL BALI



Já tinhamos noticiado, através do António Matos, este torneio, em que o único portugues que está a disputar o torneio SUB 2000, é o seccionista do Moto Clube do Porto / Alpi Portugal, Mário Fernandes.



Esta prova de sub 2000 tem 323 concorrentes.



Após 7 jornadas o Mário Fernandes está na 238ª posição.

Foto: Mário Fernandes do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal


Faltam mais duas jornadas para terminar a prova.




Esperamos que o Mário possa melhorar um pouco a sua posição.




CLASSIFICAÇÃO, APÓS 7 JORNADAS:

1º CM GARCIA DOMINGO Jose Antonio 1938 ESP 6,0 pontos
PERERA BORREGO Mariela 1856 ESP 5,5 pontos
MATAIX ARBONA Cesar 1987 ESP 5,5 pontos
SANCHEZ LOPEZ Diego 1983 ESP 5,5 pontos
GARCIA CLEMENTE Julian Francisco 1963 ESP 5,0 pontos
LOPEZ GARCIA Francisco Andres 1995 ESP 5,0 pontos
HALL Rachid 1981 ESP 5,0 pontos
SELLAK Hadou 0 MAR 5,0 pontos
KARIMOVS Jolants 0 5,0 pontos
10º ARROYO RODRIGUEZ Jesus 1994 ESP 5,0 pontos
...
238 FERNANDES Mario Bernardo/Moto C. Porto - 0 POR 1,5 pontos


Posted by Afonsov
Foto by Juliana Chiu

MOTO CLUBE DO PORTO À CONQUISTA DO ALENTEJO



Mais uma crónica do nosso Director-executivo, Ernesto Brochado, de uma incursão das "tropas" do Moto Clube do Porto, ao Alentejo.




MC Porto num Alentejo gélido
02-12-2008

Uns a passear, outros a hibernar
Foi num Alto Alentejo hibernante que a caravana de 45 mototuristas em 25 motos passearam no fim de semana prolongado de 29 de Novembro a 1 de Dezembro de 2008. O tempo gélido foi tema dominante do evento e que fez com que se fechassem portas, janelas e postigos de todas as casinhas brancas de Nisa a Campo Maior, mudando o habitual cenário da região, conhecida por ter sempre alguns idosos bem alapados ao sol num modo de vida muito suigéneris.

Foto: Como sempre o belo elemento feminino presente nas passeatas do MCP.


Depois de um primeiro dia chuvoso a até com algum gelo na A1 (!), que fez com se atalhasse o percurso da tarde, prescindindo das estradecas bucólicas de Montalvão e Póvoa e Meadas, a caravana – enregelada - almoçou bem em Nisa e refugiou-se cedo na residencial de Castelo de Vide. O nosso italiano Mariano Sarno regressou à Invicta ainda no início da viagem pois está-se a iniciar nestas lides e o seu equipamento está aquém de aguentar com semelhante invernia.


Foto: Ora digam lá se no Moto Clube do Porto não há muita "coltura"?

Mas as nuvens foram-se e o sol começou a dar outra magia a partir do segundo dia do passeio, premiando a disciplina e pontualidade deste excelente grupo, animado, divertido e coeso, que nunca deixou partir a longa fila de motos. Assim sim!



Apesar dos termómetros marcarem constantemente dois negativos e ninguém meter o nariz na rua, os nossos mototuristas foram saboreando um Alentejo verde e deserto. As vistas do cimo do castelo Marvão estavam soberbas. Aguardamos as fotos da Arminda Paparazzi, nomeada fotógrafa oficial do evento, para aqui as publicar.



Frio na estrada, calor à mesa


Em Campo Maior, foi a custo que se conseguiu que nos abrissem a Capela dos Ossos. Mas abriram. É sempre estranho observar-se esta pouco cumum forma de enfeitar um templo religioso, forrado por dentro a caveiras e fémures. E com as ruas alvas e desérticas – nem os cães se viam – as motos lá continuaram por Arronches até ao refúgio de Castelo de Vide.



Para compensar o frio de rachar, as refeições foram de truz. Mas que bem se comeu. Viva o Alentejo! O terceiro e último dia fez as motos descerem algo a sul, a Alter do Chão, e trepadela obrigatória ao miradouro de Alter Pedroso, com visibilidade a 360 graus bem ampla e longínqua, já que as ruínas do castelo estão num cume plantado no meio da planície.



Um regresso sereno trouxe a comitiva à Invicta, terminando três dias a 100% de muito passear, melhor comer e ainda melhor conviver.
Poted by Nestov em: www.motoclubedoporto.pt

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

EMANUEL SOUSA CONFIRMA ESPECIALIDADE NAS PARTIDAS RÁPIDAS



Ontem mais uma grandiosa noite de animadíssimas rápidas na sede do Moto Clube do Porto.




Os meus camaradas motociclistas já se habituaram a ver os extra-terrestres, que nas noites das quartas-feiras, excitadamente dão pancada nos relógios, e, que de vez em quando se altercam entre si.




Ontem mais uma vez tivemos a honrosa visita de alguns ilustres visitantes. Três deles do Grupo de Xadrez do Porto, e nossos amigos da época passada do Vigorosa. São eles os habituais Tiago Pinho, o Rui Wang, e, ontem também o Helder Pinho.




Do recém formado clube Pontex, de Vila das Aves, tivemos a visita do grande impulsionador deste clube, o nosso amigo Paulo Topa, que até andou de lado com as rápidas. Quase que não metia a mão ao prato, mas tem que continuar a tentar. É preciso presistência.




Estranhamente ontem não houve nenhuma altercação. De estranhar...




Ontem com um total de 14 jogadores, lá fomos animadamente dando andamento ao torneio, com grande excitação.




De realce o facto do Luís Araújo ser o campeão dos ruídos acústicos. Quando lhe ensinaram a jogar, devem ter-lhe dito que o xadrez se joga a falar, e, então ele não se cala... apre....




No final o campeão Emanuel Sousa, era soriso de orelha a orelha. Que diferença quando lhe corre mal.




Classificação:

Emanuel Sousa - MCP - 11,5 pontos
Igor Kovtun - MCP - 11,5 pontos
Hélder Pinho - GX Porto - 11 pontos
4º Luís Araújo - MCP - 10,5 pontos
5º José Veríssimo - MCP - 9,5 pontos
6º Tiago Pinho - GX Porto - 9 pontos
7º Afonso Duarte - MCP - 6,5 pontos
8º Nuno Messeder Ferreira - MCP - 5,5 pontos
9º Aníbal (cowboy) Nogueira - MCP - 5 pontos
10º Rui Wang - GX Porto - 4 pontos
11º Diana Nogueira - MCP - 3 pontos
12º José Silva - MCP - 2 pontos
13º Inês Messeder Ferreira - MCP - 1 ponto
14º Paulo Topa - Pontex/Vila das Aves - 1 ponto



Agradecemos a presença de todos.


Posted by Afonsov (na ausência do redator habitual destas crónicas Mário Fernandes)
Fotos by Juliana Chiu

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

3ª ELIMINATÓRIA DA TAÇA AXP POR EQUIPAS



Começou a Taça da Associação de Xadrez do Porto, com 28 equipas, com perto de 300 jogadores inscritos.




Depois das duas primeiras jornadas, e, dado que cada equipa é eliminada ao completar a segunda derrota, ficaram em prova 11 equipas, que neste caso são as mais bem apetrechadas em termos de força dos respectivos planteis.




No próximo Sábado, dia 06/12/08, joga-se a 3ª eliminatória, em que 14 equipas, se completarem a segunda derrota, serão eliminadas.




Sete equipas ainda não averbaram nenhuma derrota, pelo que não correm risco de serem eliminadas nesta jornada. Entre estas estão as equipas A e B do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal.




Os jogos vislumbram-se mais equilibrados, em alguns dos jogos.




Todas as equipas do Moto Clube do Porto terão os jogos em casa, o que fará com que tenhamos que fazer alguma ginástica do ponto de vista logístico.




A equipa do Moto Clube do Porto A (5ª do ranking, recebe a equipa da Academia de Xadrez de Gaia A (4ª do ranking). Esta equipa do Gaia tem alinhado com os seus valorosos jogadores jovens, mas que têm já bastante experiencia. Será um jogo equilibrado, tendo a equipa da casa, certamente, um osso duro de roer.




A equipa do Moto Clube do Porto B (9ª do ranking), recebe a equipa do Grupo de Xadrez do Porto A (2ª do ranking). A equipa do clube mais antigo de xadrez, da cidade do Porto, é muito forte, tendo o favoritismo a seu favor. De qualquer forma a equipa da casa, tudo fará para contrariar tal favoritismo.




Por outro lado a equipa do Moto Clube do Porto C, recebe a equipa do Futebol Clube Amial-Regado, que esta época se apresente, uns bons furos abaixo da equipa do ano passado, dada a saída de alguns dos seus melhores jogadores. Embora a equipa da casa tenha de ter alguns cuidados, é nitidamente favorita neste encontro.




Por fim a equipa mais jovem do Moto Clube do Porto D, que alinha normalmente com as suas meninas, e, o jovem Capitão, o motociclista Manuel Pedroso, agora a iniciar as suas primeiras partidas de clássicas, tem tarefa difícil, na recepção da muito experiente equipa bancária do Millennium BCP. Esperamos no entanto que a nossa equipa dê bastante luta.





Round 3 on 2008/12/06 at 15:00 horas


1 Moto Clube Porto / ALPI A - AX de Gaia A
2 Moto Clube Porto / ALPI B - GX do Porto A
3 AX de Espinho A - GD Dias Ferreira B
4 AC Alfenense - GX do Porto B
5 NX de Santo Tirso A - GD Dias Ferreira C
6 Moto Clube Porto / ALPI C - FC Amial-Regado
7 GD Dias Ferreira D - GX do Porto D
8 GX Escola da Boa Nova - AX de Espinho B
9 AX de Gaia B - GX do Porto C
10 Moto Clube Porto / ALPI D - Clube Millennium bcp
11 GD Dias Ferreira A - Folga


Posted by Afonsov

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

VII Festival Int. de Xadrez Hotel Bali



Entre o dia 28 de Novembro a 8 de Dezembro decorre o VII Festival Internacional de Xadrez no Hotel Bali em Benidorm Espanha dividido em duas categorias (Sub 2300) e (Sub 2000).

Como é hábito, existe sempre alguns jogadores que gostam de se afastar do seu "habitat natural" e neste caso foi o Mário Bernardo Fernandes do Moto Clube do Porto / ALPI o único Português a disputar o torneio na categoria de (SUB 2000) com 9 round’s.

Os prémios são apetecíveis que vão dos 4.500 euros para o 1º classificado aos 80 euros do 26º ao 40º classificado.

A lista é composta por 323 jogadores com elo inferior a 2000 onde o Mário Fernandes inicia na 271 posição.

Não podia ter começado da melhor forma e no 1º Round o “nosso” Mário Fernandes vence o Espanhol Cecilio Guzman Del Rey nº 110 com 1892 Elo Fide.

Após o quarto Round Mário Fernandes encontra-se em 210 lugar, subindo 61 lugares da sua posição inicial e garante um bloco fide.





Foto: Mário Fernandes


1 -KOSTADINOV Kaloyan - BUL (0) 4
2 -HALL Rachid - ESP (1981) 4
3 -ROCHER MUÑOZ Jordi - ESP (1949) 4
    PERERA BORREGO Mariela -ESP (1856) 4
5 -CM GARCIA DOMINGO Jose Antonio -ESP (1938) 4
6 -TONUS Alex - ITA (1971) 4
7 -RODRIGUEZ MARCOS Jose R. -ESP (1967) 4
8 -WLOGALSKI Olivier -BEL (1938) 3,5
9- SIMO BORDOY Guillermo -ESP (1983) 3,5
10- DO SANTOS JULIO Joao Manuel -ANG (0) 3,5
………………………………
210- FERNANDES Mario Bernardo POR (0) 1
………………………………


Desejamos ao Mário Fernandes bons jogos para os próximos round’s



Foto by Juliana Chiu

XI OPEN DA FREGUESIA DE BENFICA


Realizou-se em Lisboa, um forte torneio da Freguesia de Benfica.



Participaram 143 jogadores.


O Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, esteve representado pelo António Matos, que de quando em vez faz umas incursões no sul, mais própriamente na zona de Lisboa.


A Associação de Xadrez do Porto, esteve também representada, pelo GD Dias Ferreira, onde o Vitorino Ferreira, e os seus muchachos estiveram a competir.



CLASSIFICAÇÕES INDIVIDUAIS:
1º 3 IM Pina Vlad Miro Do Rosario Mont 2295 CLube Tap 8½ pontos
2º 1 IM Fernando Diogo Brigido 2567 AC Vale de Cambra 7½ pontos
3º 4 FM Ulyanovskyy Viktor 2271 GD Ferroviários do Barrei 7½ pontos
4º 9 Blalock Rex Eugene 2249 AA Amadora 7 pontos
5º 15 Sousa Ricardo Miguel Morais De 2120 Santoantoniense U20 7 pontos
6º 8 Andrade Jose Manuel Vieira 2257 Mata de Benfica 7 pontos
7º 14 Lima Paulo Alexandre De Jesus 2125 GD Carris 7 pontos
8º 7 Guerra Vitor Manuel Vestia 2262 Individu 7 pontos
9º 6 Fernandes Alberto Manuel De Al 2268 Clube EDP 7 pontos
10º 13 IM Nogueira Nelson Valter Ferreir 2156 Clube Tap 7 pontos
11º 38 Vasques Antonio Pedro Freixial 1842 Santoantoniense U16 6½ pontos
12º 18 Oliveira Carlos Andre Ramalho 2027 CX Sintra 6½ pontos
13º 47 Povoa Mario Monteiro Martins 1811 GDRC Bonfim U20 6½ pontos
14º 16 Almeida Manuel Da Silva 2091 Clube EDP 6½ pontos
15º 19 Pereira Ricardo Joao Correia 2014 Santoantoniense 6½ pontos
16º 50 Rebelo Marcos Bruno Gomes 1789 GX Peões Alverca 6½ pontos
17º 2 Ferents Andrey 2374 GD Ferroviários do Barrei 6 pontos
18º 5 Carneiro Carlos Alberto Carval 2269 Indivi 6 pontos
19º 22 Van Den Berg Imme Pieter 1989 GD Diana 6 pontos
20º 10 Peixoto Antonio Pedro Balsa Ga 2209 GC Odivelas 6 pontos
....
52º 80 Teixeira Pedro Miguel 1549 GD Dias Ferreira 5 pontos
59º 63 Matos Antonio Manuel 1656 Moto C Porto /Alpi 5 pontos
Foto: António Matos do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal


78º 79 Ferreira Vitorino Manuel Dias 1555 GD Dias Ferreira 4½ pontos
81º 68 Teles Paulo Sergio Rego 1612 GD Dias Ferreira 4½ pontos
83º 90 Garces Ricardo Simao 1500 GD Dias Ferreira 4 pontos
Texto by Afonsov

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

RESULTADOS DA 2ª SESSÃO DA TAÇA DA AXP POR EQUIPAS




Jogou-se ontem a 2ª eliminatória da Taça da Associação de Xadrez do Porto, por equipas.


Nesta jornada, já foram eliminadas 7 equipas, que tiveram a sua 2ª derrota na prova.



As partidas já começam a ser mais equilibradas, pois as mesmas são emparceiradas com as equipas que têm o mesmo número de vitórias.



De realçar os dois empates, no jogo 3 e 4, em que a vitória sorriu às equipas do Moto Clube do Porto / Alpi Portugal "B", e, à equipa da AX de Gaia "A" por vitória no tabuleiro superior, de acordo com o regulamento da prova.



Para a 3ª jornada, que se disputará no próximo Sábado, temos 14 equipas com 1 derrota, em que as que concluirem a 2ª derrota, serão eliminadas.



Por outro lado 7 das equipas ainda não conheceram a derrota, pelo que, mesmo perdendo, manter-se-ão em prova.



Entre as equipas que ainda não conheceram a derrota, encontram-se a A, e a B do Moto Clube do Porto / Alpi Portugal



Certamente que a 3 jornada, oferecerá bons jogos, com mais equilíbrio.



RESULTADOS DA 2ª ELIMINATÓRIA:



1 AX de Espinho A 3 - 1 Moto Clube Porto / ALPI C
2 GD Dias Ferreira A 4 - 0 GD Dias Ferreira D
3 GD Dias Ferreira C 2 - 2 Moto Clube Porto / ALPI B (*)
4 GX do Porto B 2 - 2 AX de Gaia A (*)
5 Moto Clube Porto / ALPI A 3,5 - 0,5 GX do Porto C
6 GX Escola da Boa Nova 0 - 4 GD Dias Ferreira B
7 GX do Porto A 4 - 0 Clube Millennium bcp
8 AP Urb. Vila d'Este A 0 - 4 FC Amial-Regado
9 AP Urb. Vila d'Este C 1,5 - 2,5 AX de Espinho B
10 AC Alfenense 3 - 1 NX Escola da Ponte - Pontex
11 AP Urb. Vila d'Este B 0 - 4 AX de Gaia B
12 Associação Clube de Jazz 0 - 4 NX de Santo Tirso A
13 Moto Clube Porto / ALPI D 4 - 0 AX de Gaia C
14 GX do Porto D 3 - 1 NX de Santo Tirso B





(*) Vitória do Moto Clube do Porto por vitória no 3º tabuleiro.
(*) Vitória da Academia de Xadrez de Gaia, por vitória no 1º tabuleiro.



Posted by Afonsov