sábado, 2 de fevereiro de 2008

QUATRO JOVENS DO MCP SOB OS HOLOFOTES DO XADREZ DISTRITAL




Hoje iniciaram-se estes torneio destinados a todos os jovens federados.

A fase final do Campeonato Distrital de jovens, onde temos dois elementos femininos a participar, iniciou-se hoje. São elas a Ana Libório, nos sub-18, que venceu brilhantemente o Simão Pintor do GD Dias Ferreira na jornada eleitoral. Já a Diana Nogueira, sub-10, teve sorte diferente, tendo perdido na primeira jornada. Esta prova está a disputar-se na Santa Casa da Misericordia, em Matosinhos.

Já no Torneio de Honra, no Dolce Vita, organizado pela AXP, e, pelo Estrela e Vigorosa, o MCP/ALPI está presente com as duas manas Alves. São elas a MARTA ALVES, sub-14, e a CLÁUDIA ALVES, sub-10.
Hoje realizaram-se duas jornadas, tendo a Marta Alves recebido uma monçao honrosa no site da AXP, resultante de duas vitórias. A Cláudia também não está mal, tendo tido uma derrota e uma vitória.

Cá vai o texto da AXP:

Campeonato Distrital Jovem de Honra 2008 - Dolce Vita Porto - 1º dia: Marta Sofia Alves e José Paulo Souto provocam primeiras surpresas AXP leva a efeito nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro no Dolce Vita Porto, com a colaboração do Estrela e Vigorosa Sport, o Campeonato Distrital Jovem de Honra - 2008, uma prova distrital para jovens até aos 16 anos que vai na sua 2ª edição e que se realiza sempre no Carnaval, em simultâneo com as Finais dos Distritais de Jovens, e que conta com 42 inscritos. Os holofotes do 1º dia vão para MARTA SOFIA ALVES, do Moto Clube do Porto, e JOSÉ PAULO SOUTO, do Atlético Clube Alfenense, que vencem adversários mais cotados, mantendo-se assim no grupo da liderança.

Iremos dando notícias destas duas provas.

Afonsov

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

LUÍS ARAÚJO GANHA COM RECURSO A "FOTO-FINISH"

Acabou ontem o Campeonato Distrital Individual - preliminar D, organizado pelo MCP/ALPI.

Apesar do jogador do MCP, Emanuel Sousa ter feito um "sprint" impressionante, a prova só foi resolvida com recurso à tecnologia de "foto-finish".
Foi impressionante a forma como o jogador do GD Dias Ferreira, o "bem disposto" Luis Araújo, controlou a corrida, tendo ganho por uma "nesga" ao craque dos motociclistas do Porto.

Será que tem o nariz maior do que o Emanuel.

Parabéns Luís!

O torneio correu bem, e poderemos realçar, além do vencedor, a grande prova realizada, pelo já citado Emanuel Sousa, do MCP, assim como o seu colega de equipa António Mendes, que na última jornada empatou (que grandes empatas), com o que viria a ser o vencedor do torneio.

De realçar também, o nosso Director Executivo, (MCP) Ernesto Brochado, que se estreou a pontuar, no último jogo, com o bem mais forte colega de equipa Pedro Marques.
O Nestov esteve a guardar-se para o fim da prova. Demonstrou grande coragem de enfrentar todos estes craques.

Gostariamos de agradecer a todos os participantes, e, esperamos que tenham gostado. Nós gostamos de vos ter cá, como aliás atestam as fotografias anexas.

Um último agradecimento para o árbitro oficial Paulo Vale, que teve a paciência de nos aturar ao longo de sete longas jornadas.

As classificações finais foram as seguintes:

1º Luis Araújo - GD DIAS FERREIRA - 5,5
Emanuel Sousa - MCP/ALPI - 5,5
3º Artur Almeida - GXP - 5
4º Rui Mendes - GXP - 5
António Mendes - MCP/ALPI - 4,5
6º Nuno Sousa - AMANHÃ DA CRIANÇA - 3,5
7º Mário Marques - MILLENNIUM BCP - 3,5
Pedro Marques - MCP/ALPI - 3,5
9º Hugo Saraiva - AMIAL-REGADO - 3
10º Afonso Duarte - MCP/ALPI - 3
11º Rui Ferreira - NX SANTO TIRSO - 3
12º Bernardo Carvalho - AMIAL-REGADO - 3
13º Paulo Alves - MCP/ALPI - 1
14º Ernesto Brochado - MCP/ALPI - 0,5

Esperemos pelo próximo.

Afonsov

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

DAVID DERRUBA GOLIAS

Como nos textos bíblicos, o xadrez também poderá ser em certa medida bíblico, o nosso "David" (António Mendes, RtgI 1450), derrubou o "Golias" (Nuno Sousa, do Amanhã da Criança, RtgI 2046).

Em seguimento do que vai de quando em vez acontecendo, nesta segunda época do MCP/ALPI, nas lides xadrezisticas, um elemento do MCP enche-se de brios, e, desfeitia um "craque" da nossa praça.

Desta feita, tocou ao nosso seccionista, ANTÓNIO MENDES, fazer uma graçola, e ganhar uns bons pontecos de ELO FIDE, além de subir, bastante na cotação do xadrez da nossa praça. Toni, a partir de agora já não te safas. O pessoal vai estar com o "olho" bem aberto.

Trancrevo o texto do "escriba" da AXP:

6ª jornada: António Mendes a todo o gás!
O destaque da 6ª jornada vai para a vitória obtida por ANTÓNIO MENDES, do Moto Clube do Porto, perante o nr. 1 do torneio, NUNO SOUSA, da ASS O Amanhã da Criança, dando assim um grande salto na classificação e colocando-se na luta pela vitória na última sessão, dependendo apenas de si para se apurar para a Final.
Quem está em melhor posição é o líder crónico, LUÍS ARAÚJO, do GD Dias Ferreira, a quem basta um empate para alcançar o apuramento e quiçá vencer o torneio. Quem também depende apenas de si é EMANUEL SOUSA, colega de clube de António, que defronta outro colega de clube, podendo, em alguns cenários empatar ou perder, mas estando apenas seguro com a vitória.
Em posições mais difíceis estão, além de Nuno, AUGUSTO ARTUR ALMEIDA e RUI MENDES, ambos do Grupo de Xadrez do Porto, que precisam de vencer, mas que pode não chegar. Um milagre pode fazer apurar Nuno ou Rui, mas tem que ser de igual quilate ao que permitiu o apuramento de Emanuel no torneio preliminar F da época passada. Para Emanuel seria reviver o mesmo em situação oposta à de então, quando afastou José Veríssimo Araújo.
Augusto

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

19º. Campeonato Nacional de xadrez Semi-Rápidas Equipas (Mem Dr. José Vareda)

Neste fim-de-semana, realizou-se o Campeonato Nacional de semi-rápidas, por equipas.
O Torneio foi disputado por 43 equipas, de todo o país, desde Norte a Sul. Teve, no entanto, mais predominancia do Centro e Sul. Foi disputado no Pavilhão do Operário Marinhense, na Marinha Grande, como vem sendo habitual.

Como era de esperar, juntam-se as equipas nacionais mais fortes. Os jogadores presentes, são praticamente todos os melhores jogadores a jogar em Portugal, quer portugueses, quer estrangeiros. Além dos GM e MI portugueses, juntam-se outros de diversas nacionalidades. Jogaram Russos, Ucranianos, Alemães, Austriacos, Iranianos, Espanhois, e outros possivelmente.

A nossa equipa, arrancou da "grelha de partida" com a 32ª posição do ranking.

Apesar do esforço dos nossos cinco jogadores, Emanuel Sousa, Ana Libório, Afonso Duarte, Nuno Lima e Mário Fernandes, não foi possível obter melhor do que a 36ª posição.
Digamos que o torneio não correu de feição aos nossos jogadores.

Valeu pela experiencia, de enfrentar equipas bastante fortes, o, que faz com que os nossos jogadores possam aumentar a sua experiencia, e, força de jogo.

A equipa do Vale de Cambra renovou o título nacional. Era composta por um naipe de jogadores de luxo, para o nosso meio. São práticamente todos portuenses, jogando, no entanto por esta equipa do Distrito de Aveiro. São eles o Luis Galego, Diogo Fernando, Fernando Ribeiro e Jorge Guimarães.

Encontramos também grandes nomes do xadrez nacional, como o MI e veterano jogador Joaquim Durão, e que bem que ainda joga. Na equipa da Academica da Amadora, alinhou o recentemente vice-campeão mundial de sub-16 Ruben Pereira.

Enfim, é uma grande prova, que só por estes nomes vale a pena participar.

As classificações foram as seguintes:

1 ACR Vale de Cambra A 30,5
2 FC Barreirense "A" 24½
3 A.Academica Amadora "A"23½
4 GD Diana 23½
5 AA Coimbra 23
6 GDDF/Matosinhos"A" 22½
7 Santoantoniense FC 22
8 GD Carris 21
9 AOAmanha Criança "A" 21
10 GC Odivelas 20½
11 A E Juntos 20½
12 NXFaro/Renauto 20
13 TAP 20
14 SOMarinhense "A" 20
15 AMAS 20
16 CPNDA "A" 19½
17 A.Academica Amadora "B" 19
18 GX Peoes Alverca 18½
19 Casa de Xadrez 18½
20 CX Bracara Augusta 18½
21 ACR Vale de Cambra 18
22 GDR Bonfim 18
23 CX Sintra "A"17½
24 FC Barreirense "B" 17½
25 GX Torres Novas 17½
26 CPNDA "B" 17
27 CRD Cavaquinhas "A" 17
28 CX Moita 17
29 GDDF/Matosinhos 17
30 SOMarinhense "B" 17
31 Escola 31 JAneiro "A" 16
32 AC Sismaria 15
33 CR Cavaquinhas "B" 15
34 Escola Boa Nova 15
35 Galitos 14½
36 Moto Clube Porto 14
37 Figueiro Vinhos 13½
38 AOAmanha Criança "B" 13
39 AR Penichense 13
40 Academia Xadrez Benedita 12
41 Escola 31 Janeiro "B" 12
42 Academia Musical 7
43 CX Sintra "B" 0

Esperemos que para o ano haja mais.

Afonsov

MCP/ALPI NAS SEMI-RÁPIDAS DO MUSICAL DE MIRAGAIA

Neste Domingo, realizou-se mais uma prova do Circuito das Colectividades. Desta feita jogou-se na sede de um clube das Freguesias Ribeirinhas, no Musical de Miragaia.

Esta prova, por questões logisticas, estava limitada a cerca meia centena de concorrentes, tendo jogado 53 elementos, entre jovens e séniores.

O MCP/ALPI, apresentou-se com uma grande comitiva (12 elementos), ainda que desfalcada de alguns dos seus melhores elementos, que estavam na Marinha Grande, a disputar o Campeonato Nacional de Semi-rápidas, que noticiaremos mais tarde.

Dos resultados dos nossos jogadores, queremos destacar o óptimo 5º lugar obtido pelo ANTÓNIO MATOS. Este jogador só começou a jogar, em jogos oficiais, à dois meses, o que faz realçar o resultado obtido. De realçar também os 3 pontos obtidos, pelo sub 12 LEONARDO SIMÕES, que se estreou nesta prova, e, que começou as aulas na Academia do MCP/ALPI à um mês.

Os resultados foram os seguintes:

INDIVIDUAL

1º Bruno Figueiredo - AX DE GAIA - 7 pontos
2º Simão Pintor - GD DIAS FERREIRA - 5,5 pontos
3º Fábio Barbosa - GD DIAS FERREIRA - 5,5 pontos
...
ANTÓNIO MATOS - MCP / ALPI - 5 pontos
16º JOSÉ SILVA - MCP / ALPI - 4 pontos
30º ANÍBAL NOGUEIRA - MCP/ ALPI - 3,5 pontos
33º RAÚL PINHEIRO - MCP / ALPI - 3 pontos
38º RENATO PACHECO - MCP/ ALPI - 3 pontos
39º MARTA ALVES - MCP / ALPI - 3 pontos
40º LEONARDO SIMÕES - MCP / ALPI - 3 pontos
44º DIANA NOGUEIRA - MCP / ALPI 2 pontos
45º CLAUDIA ALVES - MCP / ALPI - 2 pontos
51º MARGARIDA SILVA - MCP/ ALPI - 1,5 pontos
52º MAFALDA ALMEIDA - MCP / ALPI - 1,5 pontos
53º ANA CUNHA - MCP / ALPI - 1 ponto

COLECTIVO

1º GD DIAS FERREIRA - 20,5
2º NX SANTO TIRSO - 18,5
3º FC AMIAL-REGADO - 18
4º GX PORTO - 17,5
MCP/ALPI - 15,5
6º AP VILA DE ESTE - 15,5
7º GD CEM PAUS - 12
8º AX GAIA - 7
9º AM A SAMPAIO - 4,5

Afonsov

domingo, 27 de janeiro de 2008

MCP/ALPI A SEGUE PARA 5ª ELIMINATÓRIA DA TAÇA AXP

Texto do site especializado em xadrez: http://www.16x16.com.pt/

Porto: 11 equipas disputam quinta ronda da Taça AXP2008-01-22 -
A quinta sessão da Taça Associação de Xadrez do Porto – a realizar a 22 de Março de 2008 - vai ser disputada por 11 equipas das 33 que iniciaram o torneio a 1 de Dezembro de 2007.
A Taça AXP é disputada em sistema de eliminatórias, sendo as equipas eliminadas após a segunda derrota.
A participação de 33 equipas deixa a organização satisfeita não só pelo aumento de clubes presentes (mais três que na primeira edição), mas também por participarem «mais de metade das equipas» da Taça de Portugal.
As equipas ainda em prova na Taça AXP são as seguintes: AX de Gaia A, GX do Porto A, Estrela e Vigorosa Sport A, GD Dias Ferreira D, Clube Millenium Bcp, AX de Espinho A, GD Dias Ferreira A, Moto Clube Porto/ALPI A, GD dias Ferreira B, GD Dias Ferreira C e Gx do Porto B.
O evento – envolvendo mais de 300 jogadores ao longo de seis meses de prova - termina a 18 de Maio.
Os detalhes da competição no sítio da Internet da Associação de Xadrez do Porto.
Texto: Altino Pires