quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

DAVID DERRUBA GOLIAS

Como nos textos bíblicos, o xadrez também poderá ser em certa medida bíblico, o nosso "David" (António Mendes, RtgI 1450), derrubou o "Golias" (Nuno Sousa, do Amanhã da Criança, RtgI 2046).

Em seguimento do que vai de quando em vez acontecendo, nesta segunda época do MCP/ALPI, nas lides xadrezisticas, um elemento do MCP enche-se de brios, e, desfeitia um "craque" da nossa praça.

Desta feita, tocou ao nosso seccionista, ANTÓNIO MENDES, fazer uma graçola, e ganhar uns bons pontecos de ELO FIDE, além de subir, bastante na cotação do xadrez da nossa praça. Toni, a partir de agora já não te safas. O pessoal vai estar com o "olho" bem aberto.

Trancrevo o texto do "escriba" da AXP:

6ª jornada: António Mendes a todo o gás!
O destaque da 6ª jornada vai para a vitória obtida por ANTÓNIO MENDES, do Moto Clube do Porto, perante o nr. 1 do torneio, NUNO SOUSA, da ASS O Amanhã da Criança, dando assim um grande salto na classificação e colocando-se na luta pela vitória na última sessão, dependendo apenas de si para se apurar para a Final.
Quem está em melhor posição é o líder crónico, LUÍS ARAÚJO, do GD Dias Ferreira, a quem basta um empate para alcançar o apuramento e quiçá vencer o torneio. Quem também depende apenas de si é EMANUEL SOUSA, colega de clube de António, que defronta outro colega de clube, podendo, em alguns cenários empatar ou perder, mas estando apenas seguro com a vitória.
Em posições mais difíceis estão, além de Nuno, AUGUSTO ARTUR ALMEIDA e RUI MENDES, ambos do Grupo de Xadrez do Porto, que precisam de vencer, mas que pode não chegar. Um milagre pode fazer apurar Nuno ou Rui, mas tem que ser de igual quilate ao que permitiu o apuramento de Emanuel no torneio preliminar F da época passada. Para Emanuel seria reviver o mesmo em situação oposta à de então, quando afastou José Veríssimo Araújo.
Augusto

1 comentário:

Anónimo disse...

Só falta a partidinha ;)