sábado, 4 de julho de 2009

32º CAMPEONATO NACIONAL FEMININO EM VILA NOVA DE GAIA

O 32º Campeonato Nacional Feminino, disputa-se do dia 20 até ao dia 26 de Julho de 2009.



Esta prova organizada pela Academia de Xadrez de Gaia, IDP, e, Gaia Hotel, sob a hégide da Federação Portuguesa de Xadrez, será disputada em Vila Nova de Gaia, no Gaia Hotel.




Foto: A actual Campeã Nacional Feminina, Ana Baptista.


Espera-se boa afluência, e, uns campeonatos bem disputados.


O Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, espera ter as suas "meninas" a disputarem esta prova, e, quiça, alí e acolá, a darem um ar da sua graça.


As inscrições têm o seu limite até ao dia 08/07/09.


Links do Campeonato:
mailto:festival.gaia@fpx.pt
mailto:axp@axp.pt
mailto:gaiachess@gaiachess.web.pt
http://www.fpx.pt/






Posted by Afonsov

sexta-feira, 3 de julho de 2009

JOÃO VICENTE DO MOTO CLUBE DO PORTO/ALPI A CAMINHO DOS CAMPEONATOS DE JOVENS DA UNIÃO EUROPEIA



Portugal vai estar presente nos Campeonatos de Jovens da União Europeia, que se realiza em Mureck, Austria, de 4 a 13 de Agosto.





Na comitiva portuguesa, composta de 28 elementos, estará presente o Campeão Nacional sub-14, João Vicente, jogador do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal.




Foto: João Vicente, Campeão Nacional sub-14 do MCP/ALPI.


Comitiva portuguesa: chefe da comitiva, José Cavadas; treinadores, António Fróis e Vitor Guerra; 12 atletas, André Carmona (sub 8); Luís Rodrigues (sub 8); AntónioFerreira (sub 8); Rita Jorge (sub 10); Hugo Ferreira (sub 10); João Santana (sub10); André Mateus (sub 12); Francisco Cavadas (sub 12); João Vicente (sub 14),Inês Lima Santos (sub 14); Maria Oliveira (sub 14); Luís Silva (sub 14), e 13 acompanhantes.


Posted by Afonsov

Photos by Juliana Chiu & Matos

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Francisco Mateus O Campeão do Distrito do Porto


Foto: O vendedor do torneio, Francisco Mateus da AXG

Terminou assim no dia 1 de Julho, no Museu do Vinho do Porto um dos mais concorridos distritais do país.

O jovem sub 16 Francisco Mateus ganhou soberbamente o distrital, cedendo apenas um empate.

O jovem do AX de Gaia ganhou na última ronda a Lucas Silva e somou 6,5 pontos, o que lhe valeu a liderança isolada; a sua vitória garantam ainda o ganho de 43 pontos de ELO.

No segundo lugar ficou outro sub 16, Jorge Ferreira com 6 pontos do Dias Ferreira. Daniel Quintã também do Dias Ferreira completa o pódio.



A fase final contou com 35 participantes, deixamos a classificação:




Foto: Ambiente da entrega dos prémios


Rk.NamePts.
1Mateus Francisco6,5
2Ferreira Jorge João6,0
3Quintã Daniel5,0
4Largo Barbero Benito5,0
5Ferreira Miguel5,0
6Pinho Helder4,5
7Figueiredo Bruno4,5
8Silva Lucas4,5
9Mendes Pedro Miguel4,5
10Machado Luís4,5
11Matos António Manuel4,0
12Pinho Joaquim Brandão de4,0
13Morais Paulo de4,0
14Nunes Fernando4,0
15Pinho Tiago Brandão de4,0
16Sousa Emanuel3,5
17Margarido José Miguel3,5
18Cardoso Alexander3,5
19Ferreira Nuno Messeder3,5
20Queiroz Romano Wenzel3,5
21Mateus André3,0
22Cachorreiro José Pedro3,0
23Azevedo Fernando Jorge3,0
24Sousa Nuno Ventura3,0
25Pinho Manuel Brandão de3,0
26Andrade Nuno Filipe2,5
27Lopes José Manuel2,5
28Dias Luis Manuel2,5
29Nogueira Aníbal2,5
30Saraiva Hugo2,0
31Araújo José Veríssimo1,5
32Pacheco José António1,5
33Sousa Emanuel Luis1,5
34Fernandes Mário Bernardo1,5
35Guimarães Pedro1,5





Galeria Fotográfica ( por Juliana Chiu)




MOTO CLUBE DO PORTO VAI A VALE DE CAMBRA NAS MEIAS-FINAIS DO CAMPEONATO NACIONAL DA 3ª DIVISÃO





III DIVISÃO
51º CAMPEONATO NACIONAL POR EQUIPAS
(Época 2008/2009)
Meias-Finais





Foi efectuado no dia 1 de Julho, pelas 18 horas, o sorteio das meias-finais da III Divisão.



Esta fase é realizada em sistema eliminatório em apenas um jogo.



As meias-finais realizam-se, conforme calendarizado, no dia 11 de Julho, 15h, em casa dos clubes
que jogam com peças brancas no primeiro tabuleiro.




Jogo 1 : ACR Vale de Cambra II – Moto Clube do Porto/Alpi
Jogo 2: ACD Carapalha – CA Mirandela
Jogo 3: CX Moita I – AAU Açores II
Jogo 4: Glória FC – AO Palma e Arredores


Como comentário, podemos dizer que ao Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, calhou talvez, o adeversário mais incómodo para esta eliminatória.




Esperemos que seja possível levar um dos nossos melhores "quatros", para podermos representar condignamente a nossa colectividade, e, lutarmos pela passagem à "final four", a ser disputada em meados de Agosto.






Posted by Afonsov

ALTERAÇÕES DAS LEIS FIDE A PARTIR DE 01/07/09


A partir de 1 de Julho de 2009 houveram alterações às Leis FIDE.


Atendendo ao interesse para a Comunidade xadrezistica nacional permitimo-nos publicar uma tradução para o Portugues, feita pelo AI António Bento:




De acordo com o Congresso de Dresden, ratificado pela reunião do Board.



Pelo AI Antonio Bento



1. Partidas de 60 minutos para cada jogador passam a ser ritmo de xadrez pensado. Partidas no ritmo de xadrez rápido passam a ficar no intervalo: [15’ a menos de 60’]A partir de 1º de julho, torneios no ritmo de 60 minutos ko passam a ser no ritmo de xadrez pensado e válidas para rating CBX.




2. Qualquer jogador que chegar atrasado perderá a partida. As regras de competição podem especificar de outra forma. (*)A lei sugere que não se aceite atrasos.Mas, o regulamento específico da competição poderá estabelecer por exemplo que o jogador perderá a partida se chegar com atraso superior a 15 minutos. Fica portanto a critério do organizador tolerar ou não atrasos. Mas, isso deverá ficar claro no regulamento da competição.(*) Reunião do Board da FIDE realizada em Istambul em março abriu esta possibilidade.




3. O árbitro deverá corrigir os tempos de relógios que estejam incorretos. O texto da lei atual é impreciso; fala sobre ajuste dos tempos antes de começar a partida e sobre substituição de relógios defeituosos. Agora está bem claro que o árbitro pode intervir e ajustar os tempos dos relógios, caso seja necessário. A regra permite o árbitro regule os relógios digitais que foram ajustados erradamente no início da sessão.




4. A nova lei proíbe os empates de comum acordo, sem a permissão do árbitro.A partir de julho, empates de comum acordo (a exemplo dos atrasos) só serão possíveis se houver previsão no regulamento específico do torneio. O regulamento poderá proibir os empates em menos de determinado número de lances, ou mesmo, em nenhuma hipótese.




5. A punição para reivindicação de empate (repetição de posições... art. 9.2 e 50 lances... art.9.3 - feita incorretamente) será apenas de acréscimo de 3 minutos para o adversário do jogador reivindicante. A nova redação simplificou bastante o ritual. O árbitro ajustará apenas o tempo do relógio do adversário. Não mais reduzirá o tempo do reivindicante.




6. Nas reivindicações de empate com base no art. 9. 2, 9.3 (9.5) e 10.2, o jogador deverá chamar o árbitro e poderá (ou não) parar os relógios. Na lei atualmente em vigor, o jogador é obrigado a parar o relógio antes de chamar o árbitro. Os árbitros não são obrigados a intervir quando a reclamação não segue o ritual de parar o relógio antes de fazer a reclamação. Ficou claro que o jogador pode ou não parar o relógio, mas o árbitro deverá intervir e analisar a reivindicação.




7. Foi acrescentado ao artigo 7.4 parágrafo ressalvando que o adversário do jogador que fizer 3 lances ilegais na partida somente ganhará o ponto inteiro se tiver material para dar mate. Isso já está subentendido na atual lei do xadrez. Caso um jogador cometa o terceiro lance ilegal na partida, é evidente que o adversário só pode ganhar ponto inteiro, se tiver material para dar mate no adversário. Caso o mate não seja possível, o resultado correto será o empate.




8. Sem permissão do árbitro é proibido portar celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico exceto se estiver desligado. O jogador, entretanto, perderá a partida se o dispositivo produzir ruído. A nova lei admite que o jogador porte celular durante a partida, desde que esteja desligado. Mas, continuam as restrições quanto ao uso do celular durante e partida. Se o celular tocar, o jogador perderá a partida.




9. O jogador poderá apelar contra qualquer decisão do árbitro, a menos que o regulamento da competição especifique de outra forma. O texto demonstra preocupação do legislador com as decisões do árbitro que são definitivas (não cabem recurso). Ex: 10.2. Abre, então, a possibilidade de o organizador ou árbitro regular esta questão no regulamento técnico da competição. Atualmente, se o organizador criar tal dispositivo colidiria com a Lei. E a FIDE pode recusar o registro bem como o cálculo do rating ou aprovação de eventual norma ou título.




10. Fumar é permitido somente na área determinada pelo árbitro. Passa a fazer parte do texto da lei do xadrez. Fica bem claro onde é permitido fumar durante a realização das partidas. Assim, o árbitro poderá aplicar punição mais rigorosa porque não mais cabe advertência. Na lei atual, a questão do fumo é tratada ’en passant’ e refere-se a ’area reservada para fumantes’.




11. Espectador pode informar ao árbitro (e somente a ele) se observar alguma irregularidade durante a partida. Trata-se de novidade. A lei atual é mais rígida e proibe qualquer interferência do espectador. Claro que o espectador terá de ser discreto quando observar a irregularidade e dar conhecimento do fato somente ao árbitro.




12. Foi estendida a todos a proibição de portar qualquer dispositivo eletrônico na sala de jogo e áreas contíguas, a menos que devidamente autorizados pelo árbitro. O novo texto é mais abrangente e facilita a arbitragem. A lei atual só proibe jogadores, não se refere às demais pessoas que estejam no ambiente de jogo.




13. É proibido distrair ou perturbar o oponente de qualquer maneira. Isto inclui reclamações sem cabimento, ofertas de empate também sem cabimento ou introduzir qualquer fonte de barulho na área de jogo. (a parte sublinhada é nova). Isso significa que o jogador não poderá pertubar o adversário fazendo qualquer tipo de barulho na área de jogo.




14. Nas partidas de xadrez rápido se houver adequada supervisão de arbitragem (por exemplo, 1 árbitro para no máximo 3 partidas) as regras de competição se aplicam.




15. Nas partidas de blitz se houver adequada supervisão de arbitragem (por exemplo, 1 árbitro por partida) as regras de competição se aplicam.Isso significa que o árbitro poderá intervir conforme estivesse numa competição de xadrez pensado. Acredito que esta regra se aplique em torneios de alto nível, principalmente nas partidas de blitz da Copa Mundial dos 128 jogadores.




16. Na partida de rápido e blitz em que não haja adequada supervisão de arbitragem, o árbitro poderá intervir se as duas setas estiverem caídas; nas partidas de blitz lances ilegais não poderão ser corrigidos a menos que os jogadores concordem.Isso, no meu entendimento, já está subentendido na Lei Atual. É absurdo pensar que uma partida tecnicamente acabada poderia prosseguir indeterminadamente. Isso certamente causa embaraço à arbitragem e programação do torneio.




17. Será facultativa a anotação, na planilha, de: xeque, xeque-mate ou captura de peça. Na lei atual somente está claro que é facultativa a anotação de xeque ou xeque-mate.



Posted by Afonsov

NO PRÓXIMO DOMINGO JOGOS SEM FRONTEIRAS À MODA DO MOTO CLUBE DO PORTO





Piquenique Brincalhão pela primeira vez no Neiva







21-06-2009

A 5 de Julho o rio minhoto vai receber MC Porto






Depois da Visita à NEXX já a 27 de Julho, o MC Porto irá para a estrada rumo ao 13º Piquenique Brincalhão (PB), evento que junta a passeata mototurística à galhofa e brincadeira em família, desta vez no domingo 5 de Julho e com forte apoio da Dealermoto.





De realçar que pela primeira vez, o rio Neiva, um dos mais belos do Minho e norte de Portugal, receberá esta iniciativa do MC Porto. Após já se ter brincado nas lagoas próximas da Figueira da Foz, no Vez, a norte dos Arcos de Valdevez, em piscinas da Maia, em Góis e mais recentemente em Ponte de Lima, agora será o rio que nasce no Monte do Oural e desagua no Atlântico, entre Esposende e Viana, a aguentar a chafurdice do MC Porto. E não faltam bons locais para o PB neste rio que já foi tema de um passeio do clube em 2006 e até tema do nosso moto-rali turístico de 2007. Após reconhecimento aos açudes que achávamos mais apropriados, a escolha acabou por apontar para uma nova e pequena praia fluvial em Panque.






E melhor ainda: vamos brincar num terreno particular, pertença do Presidente da Junta de Freguesia, o bom Sr. Costa que nos abrirá o portão para estacionamente das motos. O Neiva aí é represado e tem muito espaço ao sol e à sombra. A Natureza pulula nas margens e o bom ambiente é garantido. Panque fica entre Barcelos e Ponte de Lima, entre Balugães e Ponte de Anhel.




A Dealermoto, stand e oficina de motos maiata é pertença do nosso voluntarioso sócio Joel Tiago (ferrinho a ajudar no atletismo) e uma vez mais oferecerá muito equipamento e material motociclístico para sortear por todos os participantes nos jogos. Muito obrigado! Mais pormenores em breve.





Posted by Nestov (Executive Director of MCP)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

PEDRO NEVES DOMINA NO TORNEIO DE HONRA


No Hotel AS - Lisboa, paralelamente ao Torneio dos Mestres, que já aqui noticiamos, disputou-se o Torneio de Honra.

Esta prova teve dez participantes, que disputaram um torneio em que todos jogaram contra todos, ao longo de nove jornadas.

O vencedor foi Pedro Neves do CX de Montemor, tendo obtido 9 vitórias em nove jogos.

No segundo posto ficou Nuno Maltez da AA de Coimbra, com 6,5 pontos.

Para fechar o pódio, tivemos António Vasques, do Santoantoniense, com 5,5 pontos.



CLASSIFICAÇÃO FINAL:
Neves Pedro POR 2009 CX Montemor-o-Velho 9,0 pontos
Maltez Nuno Manuel Fidalgo POR 2020 AA Coimbra 6,5 pontos
Vasques Antonio Pedro Freixial POR 1999 Santoantoniense FC 5,5 pontos
4º NM Santos Julio POR 2061 Clube EDP 4,5 pontos
Morais Vitor POR 2030 Clube EDP 4,5 pontos
Santos Micael POR 2006 Mata de Benfica 4,0 pontos
Curado Manuel Joao Ferro POR 1939 GX Alekhine 4,0 pontos
Figueiredo Helder POR 2002 CX Moita 3,0 pontos
Aguiar Carlos Alberto Branco L POR 1938 GX Alekhine 2,5 pontos
10º Rodrigues Pedro Sousa Rocha POR 1930 GC Odivelas 1,5 pontos
Posted by Afonsov

terça-feira, 30 de junho de 2009

MOTO CLUBE DO PORTO PRESENTE NAS FESTAS SÃO JOANINAS






Festas da Cidade dão visibilidade ao MC Porto










28-06-2009






Rusgas e atletismo contaram com os nossos voluntários









Na manhã de domingo, 28 de Junho, a equipa de 10 voluntários do MC Porto voltou à estrada para deitar a luva ao atletismo do Porto, entrando de bom grado na alegria da Corrida Festas da Cidade, grande organização da Run Porto, com milhares e milhares de atletas. Poucas horas antes, na noite de 27, os mesmos coletes e capacetes NEXX tinham dado nas vistas na Avenida dos Aliados, nas Rusgas de S. João.








Falando das corridas, se contarmos duas provas que o mesmo organizador Jorge Teixeira nos pediu para acudir em cima da hora, esta foi a 5ª colaboração ao atletismo em 2009 e ainda vamos em Junho. O semi-profissionalismo começa a dar frutos nesta coesa equipa do MC Porto onde já nada acontece por acaso e tudo se desenrola com pontualidade e grande eficiência, já que andamos nisto desde 2004 e sem falhar uma prova.









Como tal, uma hora antes da partida, de coletes personalizados e capacetes NEXX todos iguais, o Vítor Figueiredo, Miguel Soares, Luís Silva, Joel Tiago, Ilídio Neto, Carlos Freitas, José Valente, Luís Guimarães, Nuno Leite e Ernesto Brochado apresentaram-se a Jorge Teixeira, após pequeno-almoço em conjunto.








Com calma as tarefas foram distribuídas e a partir daí começou a borga das fotos de grupo com as personalidades que íam passando. Destacamos a com o “Continente Negro”, juntando os 8 atletas africanos no nosso seio já que só alguma hecatombe é que faria com que não saísse dali o vencedor. Claro que saiu. Não um queniano mas sim o Adhanom Abrah da Eritreia. Voltamos a tirar a foto com o craque, já de taça na mão, no final.






A prova de 15 km decorreu sem espinhas para o MC Porto, transportando 3 câmaras de TV, juízes, fotógrafos, managers, médicos e organizadores. O ambiente entre atletas foi excelente.










Havia milhares de t-shirts vermelhas, envergadas pelas famílias que entraram na Caminhada e que acenavam aos cachos para as câmaras, desta vez em directo para a Porto Canal.










Na frente, os africanos davam o litro, tanto em homens como senhoras. A simpática Marisa Barros perdeu a vitória por uma unha negra para a queniana Prisca Jeptoo e desabafou um “Quase...!” para o autor destas linhas mal atravessou a meta.







Pelo meio do folclore lá andavam o Sto António e o boavisteiro Zé do Laço, com uns lindos calções axadrezados. Também temos fotos (em breve). Há muitas – onde aparecem as nossas motos – e até tiradas de helicóptero no site www.runporto.comUm forte aplauso para a Clara Freire, 6ª classificada em Veteranos femininos, com 1h07m, a 16 minutos de Fernanda Ribeiro. Quando voltas às nossas passeatas mototurísticas, Clara?







Mal os médicos libertaram o Nuno Leite e Luís Silva, duas horas após a partida, os 10 voluntários mais o Paulo Acácio, que também fez companhia, foram até uma esplanada matosinhense refrescar merecidamente a goela.











A próxima prova é a Corrida do Homem e da Mulher, a 26 de Julho.




Foto: Grande Zé do Laço, com os seus calções à boavisteiro, no meio do mulherido.




Entre funileiros e peixeiras











Já nas tais Rusgas de S. João, organizadas pala Câmara Municipal do Porto, na noite de sábado, 27 de Junho, o MC Porto esteve presente a pedido do organizador Alberto Rocha da Rádio Festival. Por se ter passado poucos momentos após a chegada da visita à Fábrica NEXX e ser véspera da corrida de atletismo e ainda por quase todos os elementos dos corpos sociais estarem para fora (incrivelmente dois em Andorra, dois na Áustria, um na Croácia e um nos EUA simultâneamente) não foi nada fácil arranjar voluntários. Mas o Ernesto deu conta do recado transportando várias vezes organizador e media entre a Praça General Humberto Delgado, onde se situavam as bancadas do júri, e a Cordoaria onde o cortejo se preparava. Para o nosso executivo foi uma surpresa já que era o ÚNICO condutor nesse circuito fechado. Tinha toda a Avenida dos Aliados e Clérigos só para a sua veterana K 75.










As rusgas são divertidas e etnográficas, recriando profissões de há mais de 100 anos. Desfilaram 133 rusgas de outras tantas juntas de freguesia da Invicta, num total de quase milhar e meio de figurantes. A “Floribela” Luciana Abreu (agora com visual abrasileirado) foi júri e distribuiu martelinhos pelos milhares de pessoas que envolviam o circuito. No final o MC Porto ainda teve direito a sonora salva de palmas a pedido da speaker de serviço.










Posted by Nestov (Executive Director) Grand'a nice...

Final Distrital do Porto (Francisco Mateus na Liderança)


Foto: Prémio para o novo titular de Campeão Distrital do Porto

Decorreu ontem a penúltima sessão da Final Distrital do Porto.

Jorge Ferreira que tinha reposto a sua liderança, não a conseguiu manter e empata com o seu colega de equipa Lucas Silva do GDDF, ficando a meio ponto do Francisco Mateus da AXG que acelera e passa a liderar a prova após vencer Daniel Quintã do GDDF.

Mas a desputa ainda não acabou, dois jogadores (Hélder Pinho do GXP e Barbero Benito da AXG) aguardam um deslize de Francisco Mateus e Jorge Ferreira para serem eles os líderes da prova ficando reservado emoção para a última jornada.






Foto: Barbero Benito, Francisco Mateus, Jorge Ferreira, Lucas Silva, Daniel Quintã e Hélder Pinho.



Fazendo uma rápida análise as prestações dos jogadores do Moto Clube do Porto, o destaque vai para António Matos que consegue um empate com o seu adversário Tiago Brandão de Pinho do GXP.




Foto: António Matos e Tiago Brandão de Pinho.


Aníbal Nogueira do Moto Clube do Porto vence José António Pacheco do NX Santo Tirso fugindo da cauda da classificação.


Aníbal NogueiraJosé António Pacheco



Nuno Messeder do Moto Clube do Porto empata com Alexander Cardoso da AX Espinho.



Nuno MessederAlexander Cardoso

Quanto aos restantes jogadores do Moto Clube do Porto que ainda estão a participar nesta prova ...por motivos profissionais...Mário Fernandes exclui-se do torneio e Emanuel Sousa não compareceu ao jogo.



Será que a última ronda reservará surpresas ? Estaremos atentos ao desenrolar da prova.



Último emparceiramento :

Bo.No.
NameRtgPts.ResultPts.
NameRtgNo.
17
Silva Lucas 1905

Mateus Francisco 187610
29
Pinho Helder 1881
5
Ferreira Jorge João 21861
332
Largo Barbero Benito 0
4
Mendes Pedro Miguel 163717
43
Quintã Daniel 20634
4
Nunes Fernando 204023
56
Sousa Emanuel 1922
4
Ferreira Miguel 184612
65
Figueiredo Bruno 1929

Margarido José Miguel 172614
713
Pinho Joaquim Brandão de 1821

Matos António Manuel 164016
830
Sousa Nuno Ventura 13873

Machado Luís 20782
98
Pinho Tiago Brandão de 19053
3
Mateus André 148322
1011
Morais Paulo de 18633

Andrade Nuno Filipe 148721
1131
Dias Luis Manuel 1361

Cardoso Alexander 163318
1225
Queiroz Romano Wenzel 1690

Lopes José Manuel 160627
1326
Cachorreiro José Pedro 1628

Azevedo Fernando Jorge 034
1428
Ferreira Nuno Messeder 1580
2
Saraiva Hugo 156020
1529
Pinho Manuel Brandão de 15572

Sousa Emanuel Luis 033
1624
Nogueira Aníbal 1743

Fernandes Mário Bernardo 159319
1735
Pacheco José António 01
1
Guimarães Pedro 165015
184
Araújo José Veríssimo 19550

not paired



Para mais informações da classificação: chess results



Galeria fotográfica ( por Juliana Chiu )






Foto do Dia (não é a mascote mas até tem jeito..)


Joguem muito e o mais importante...divirtam-se...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

PAULO DIAS VENCE O TORNEIO DOS MESTRES






Disputou-se o Torneio dos Mestres, tendo o seu início no dia 20/06, e, acabando hoje dia 28/06/09.

A prova foi disputada sob a égide da Federação Portuguesa de Xadrez, e, realizou-se num bom ambiente, no Hotel AS - Lisboa.

Dado as muitas desistências, a FPX, viu-se obrigada a chamar alguns segundos planos, do xadrez nacional, que muito honrosamente aceitaram disputar esta prova.


Pena é que, desta forma, não estiveram presentes muitos dos melhores jogadores nacionais.

Ao fim das nove jornadas, o FM Paulo Dias, do GD Diana de Évora, ganhou isolado, tendo somente perdido um ponto ao longo de toda a prova.



Foto: O vencedor, Paulo Dias.


No segundo posto ficou o jovem FM Ruben Pereira, da AA da Amadora, conseguindo 7,5 pontos, em nove possíveis.



Foto: 2º Classificado, Ruben Pereira.


A completar o pódio, ficou o NM António Pereira dos Santos, do GC Odivelas, tendo realizado cinco pontos.




Foto: 3º Classificado, António Pereira dos Santos.


O Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, teve um seu representante nesta prova máxima, sendo ele o NM José Padeiro, que ficou em quinto lugar, com quatro pontos.




Foto: 5º Classificado, José Padeiro.




CLASSIFICAÇÃO FINAL:
1 FM Dias Paulo POR 2406 GD Diana 8,0 pontos
2 FM Pereira Ruben POR 2422 AA Amadora 7,5 pontos
3 NM Santos Antonio P POR 2248 GC Odivelas 5,0 pontos
4 Marques Rui Filipe Pereira POR 2158 GX Alekhine 4,0 pontos
5 NM Padeiro Jose POR 2230 Moto Clube Porto/Alpi 4,0 pontos
6 Oliveira Carlos Andre Ramalho POR 2165 CX Sintra 4,0 pontos
7 NM Rodrigues Afonso POR 2160 Clube EDP 3,5 pontos
8 Pereira Edgar POR 2159 Clube Tap 3,0 pontos
9 CM Teixeira Rafael Goltsman POR 2168 Santoantoniense FC 3,0 pontos
10 FM Cordovil Joao POR 2237 GC Odivelas 3,0 pontos


Posted by Afonsov
Photos from Google, and,
Juliana Chiu

domingo, 28 de junho de 2009

Distrital Semi-rápidas por Equipas, Os Vitoriosos

Depois da Distrital de Semi-rápidas individual é a vez de formar as esquipas para este campeonato que se realiza uma vez por ano.


Foto: Escola Profissional de Gaia, local da prova .

O Moto Clube do Porto apresentou o maior número de equipas possivel ( 3 equipas) .


Estas equipas já formadas tiveram de sofrer alterações a poucos minutos do início do campeonato apercebendo-se da falta de José Veríssimo na equipa A e a inexistência de suplentes nas restantes formações.

Nada que os presentes jogadores do clube não conseguissem resolver e, à última da hora a "fotógrafa do MCP" Juliana Chiu entra na formatura "- Presente meu Comandante"...



Ficaram assim formadas as equipas:


Equipa A
1º Tabuleiro
Igor Kovtun
2º Tabuleiro
Emanuel Sousa
3º Tabuleiro
Luís Araújo
4º Tabuleiro
António Matos

Equipa B
1º Tabuleiro
Rui Gonçalves
2º Tabuleiro
Anibal Nogueiro
3º Tabuleiro
Juliana Chiu
4º Tabuleiro
Cláudia Alves

Equipa C
1º Tabuleiro
Diana Nogueira
2º Tabuleiro
Inês Messeder
3º Tabuleiro
Marta Alves
4º Tabuleiro
Ana Filipa Cunha



Como já se tinha referido sobre a adesão do Campeonato Distrital Individual numa noticia já publicada por mim (redactor convidado), o número de equipas inscritas também foi reduzida existindo somente 11 equipas provenientes de 6 Clubes.

Após 7 jornadas a equipa que se sagrou vitoriosa foi a Equipa A do Grupo Desportivo do Dias Ferreira, seguida do Grupo de Xadrez do Porto e em terceiro a Academia de Xadrez de Gaia.




Foto: Daniel Quintã do GDDF com o 1º Lugar por equipas



Foto: Manuel Pintor do GXP a receber o 2º Lugar por equipas das mãos de Cláudia Alves do MCP.



Foto: Miguel Ferreira da AXG com o 3º Lugar por equipas.


Quanto a equipa do Moto Clube do Porto A, com mais hipóteses de conseguir um dos 3 primeiros lugares, não consegui fazer mais que o 5º lugar.

Esta equipa viu-se reduzida a 3 jogadores na última ronda e mesmo pontuando todos (que foi o caso) , viram fugir o 2º lugar por 1 ponto, onde se sentiu a falta do jogador Emanuel Sousa no 2º tabuleiro.



Classificação:

Rk.Pontos
1Grupo Desportivo Dias Ferreira A23,5
2Grupo de Xadrez do Porto18,5
3Academia de Xadrez de Gaia A18,0
4Grupo Desportivo Dias Ferreira B18,0
5Moto Clube do Porto / ALPI A18,0
6Gr. Xadrez da Escola da Boa Nova16,5
7Academia de Xadrez de Gaia B13,5
8Moto Clube do Porto / ALPI C11,0
9Moto Clube do Porto / ALPI B10,5
10NXAPEE da Escola da Ponte - Pontex10,5
11Academia de Xadrez de Gaia C10,0



Parabéns a todas as equipas, em especial as do Moto Clube do Porto pela garra com que jogaram.



Informação detalhada da classificação no chess results.

Galeria Fotográfica (por Juliana Chiu)