quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO A DECORRER EM GAIA

Está a decorrer em Gaia a 1ª divisão nacional por equipas.


Pela 1ª vez é inaugurado um novo modelo, 16 equipas em sistema de grupos a 6 tabuleiros, em que um dos jogadores tem de ser feminino, jovem ou veterano. A primeira questão que se coloca, é se o xadrez português tem estruturas para tal. Não é necessário estar por dentro da modalidade e da sua realidade para chegar a uma conclusão óbvia, o xadrez português não pode ter tantas equipas na 1ª divisão como o futebol!


As consequências de tal decisão são óbvias; o nível em geral desceu, além que houve uma desistência (Odivelas), e quase outra ( Amadora ).


Além do mais é irónico assistir aos jogos e na maior parte das equipas aparecerem caras que não são familiares e que provavelmente fazem os seus únicos jogos em solo português nestes dias. Sou da opinião que todos os jogadores que quisessem jogar a 1ª divisão nacional tivessem de fazer um número X de partidas por ano para poderem ser realmente uma mais valia para o xadrez nacional.
Relativamente ao xadrez propriamente dito acabou ontem a 1ª fase de apuramento. Os principais favoritos vão lutar pelo titulo sem surpresa, e seguramente que o campeão sairá do trio formado por AX Gaia, GD Diana e Vale de Cambra, sendo que a equipa do Gaia é teoricamente a mais forte.
Na zona de descida prevê-se luta brava pela manutenção. Das sete equipas três vão ter que descer e não existe nenhuma equipa que sobressaia muito em relação às demais.


Relativamente às equipas do Grande Porto, já falamos do Gaia que com o seu plantel de luxo é a grande candidata ao título ( pena é que jogadores do nível de Tiviakov, Ftacnik ou Ivan Salgado limitem a sua aparição a este torneio ), a outra equipa do distrito do Porto, ainda conseguiu criar a ilusão que poderia estar no grupo dos que lutam pelo título, mas ontem uma derrota clara contra a boa equipa do NX Faro acabou por fazê-la descer à terra. De qualquer das maneiras parte em vantagem para a luta pela manutenção devido á sua vitória contra Mata e Benfica na fase de grupos.




Posted by José Padeiro


FOTOS SELECIONADAS:















































































Sem comentários: