quarta-feira, 29 de julho de 2009

XASSOS A "ZUMBIR" EM FONTES, SANTA MARTA DE PENAGUIÃO






Xassos Urban Cup deixam Fontes em festa
26-07-2009





23 equipas e alegria levam a que a vila do Douro queira repetir a pândega





Grande festarola é o rescaldo final do 2º Urban Xassos Cup em Fontes, se quisermos resumir a duas palavras este evento popular do MC Porto e forças vivas da simpática vila do concelho de Santa Marta de Penaguião, a 2 e 26 de Julho.





O nosso clube levou até Fontes cerca de 30 convivas, uns para ajudar, outros para “correr”, outros para o “cumbíbio”. Mas afinal de contas, para este último fim, foram todos e bem. E dadas as características mototurísticas do MCP, nada como juntar o útil ao agradável e promover simples e pacato passeio no sábado até à anfitriã vila de Fontes, à semelhança do ano passado.
Com a saída programada para as 14h30 a caravana rolou pacificamente e sem grande estória até ao pequeno cais da Régua. Com o calor a apertar, fotos, cavaqueira, finos, colas e gelados ocuparam os passeantes durante quase uma hora na convidativa esplanada sobranceira ao rio Douro.





Sem trabalho de reconhecimento e com algumas dicas do Paulo Mesquita, os dirigentes do clube lá foram liderando a caravana através do faro e GPS. Conseguiu-se passar a sítios pitorescos e grande beleza paisagística. Os dotes de condução dos mototuristas foram postos à prova nas estradinhas e ruelas de forte inclinação e curvas apertadas. Também já previsto no programa do passeio, não faltou inversão de marcha em local sem saída...





Chegados a Fontes já para o fim da tarde houve tempo para relembrar alguns velhos conhecidos acompanhados do bom presunto da região e demais bebidas a condizer. Com a hora do jantar à porta, a rapaziada deu de “frosques” para Santa Marta onde ficaria hospedada a maioria dos participantes.





O jantar dos Xassos, como já manda a tradição, foi servido em Tabuadelo (aldeia vizinha) num excelente alpendre com vistas espectaculares para as encostas que circundam o pequeno burgo. Potes de ferro de três pés ao lume com um excelente arroz malandro de feijão vermelho, presunto, alheiras, churrasco misto, e demais iguarias fizeram companhia ao excelente vinho da região nas suas mais diversas versões. Com um outro grupo por companhia, devidamente apetrechado com violas e excelentes vozes, o forró não tardou a iniciar-se e foi preciso já perto da meia-noite empurrar toda a gente para o baile dos Xassos em frente ao habitual patrocinador bar Cruzeiru’s. As hostilidades terminaram cerca das 3 da matina após intervenção da GNR a mandar calar a música... hum, onde é que já vimos disto mas com a PSP?





Domingo ao som das motorizadas





À semelhança de Sábado, a manhã acordou cedo e zumbidora com a azáfama das equipas a fazer-se sentir por toda a vila com os cangalhos em constantes afinações e melhoramentos. O tempo quente convidada a procura de sombra e fresco e a população, debaixo dos alpendres, aproveitava o intervalo antes da missa para assistir divertida à passagem dos pilotos de teste pelas ruas de Fontes.





No paddock, o porco no espeto ia dando o pequeno-almoço aos mais glutões enquanto se procedia ao levantamento das credenciais e verificações técnicas. Um pequeno desacerto de horários com a GNR implicou que o corte da via pública só pudesse ser feito a partir das duas horas o que atrasou uma hora o início dos treinos livres com o habitual triciclo “comfort freeride” do nosso amigo Paulo Ferreiro a abrir as hostilidades.





Com 23 Xassos inscritos - e abrimos aqui um parênteses de louvor às gentes de Fontes pois encarnam a 100% o espírito destra brincadeira - deu-se início à prova por volta das 15h00 com a habitual partida à Le Mans, para grande gáudio do público. Pois não é que os ajudantes de cada equipa, após o empurrão inicial, ficavam no meio da pista a ver o colega partir? Obrigavam assim os restantes pilotos a verdadeiras manobras circenses para fugir aos “obstáculos”.





Com a novidade da introdução de um troço de terra de ligação a prova decorreu com elevado espírito desportivo e de respeito pelos mais lentos. Alguns fardos de palha albarroados, assim como pneus, não fizeram esmorecer os acidentados e, contas finais, a ambulância nem sequer saiu do sítio onde estacionou no inicio da prova. À falta do nosso Seca-adegas tivemos a participação do amigo Jeropiga, verdadeiro peso-pesado da terra, que ao fim das três primeiras voltas iniciais, diagnosticou uma “deficiência” nos travões da máquina que não possibilitavam abrandar o andamento da mesma na inclinadíssima descida ao final da recta da meta. Perante tal situação, optou por ir a casa buscar um aditivo especial nas variantes branco e tinto que deixou, já para o final da tarde, uma boa meia-duzia de participantes em knockout técnico. A equipa do Sapo, atendendo à sofisticada preparação da sua máquina, preferiu não alinhar devido ao troço de terra e aproveitou para se juntar à festa com o verde especial da casa do mesmo nome e...
Alegria no início, pompa no final





Terminada a corrida e apurados os vencedores, tivemos um pódio 100% invicto ficando no entanto num honroso quarto lugar a equipa do nosso entusiasta Paulo Mesquita que alinhou com o Zé Eduardo “Nando” (irmão do nosso velho amigo Nando). O Paulo, para dar mais cor à festa, no decorrer da corrida ainda nos presenteou com um mergulho enrolado e aparatoso, de cabeça, nos pneus colocados à entrada da recta da meta. Espectáculo não faltou!





Com a presença do Sr. Raul Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia de Fontes, do Sr. Artur Cardoso, Comandante do Bombeiros e do Sr. Norberto, Gerente da Caixa de Crédito Agrícola que patrocinou a feitura das t-shirts alusivas ao evento, foi com alguma pompa e circunstância que os três primeiros classificados receberam as taças alusivas ao feito além das lembranças e troféus comuns a todos os participantes. As discursalhadas finais por parte dos representantes da edilidade e Presidente do MC Porto Carlos Ruivo deram por terminado mais um evento Xassistico deste eclético clube.




Obrigado a Fontes e voluntários




Não queremos deixar passar a oportunidade de agradecer e elogiar as seguintes entidades que muito contribuíram para o sucesso deste fim-de-semana:
Câmara Santa Marta de PenaguiãoGNRJunta da Freguesia de FontesBombeiros Voluntários de FontesGrupo de Escuteiros de FontesCaixa de Crédito AgrícolaCompanhia de Seguros AXAEurico Coutinho, Lda. Bar Cruzeiru’s





E para terminar, uma palavra de apreço e de carinho muito especial para os fantásticos voluntários do Moto Clube do Porto


Paulo Mesquita (obreiro-mor e capitão de mar-e-guerra do Urban Xassos Cup) Arminda

Fátima

Tuxa

MariaPaula

Valente

Francklin



Um muito obrigado a todos eles pela paciência e disponibilidade. Agora vamos curtir as fotos da Arminda e Valente e preparar a festarola pela Alice já nesta 6ª feira, 31!
Lista de Participantes












FOTOS SELECIONADAS:















































Posted by NESTOV

Sem comentários: