quarta-feira, 1 de abril de 2009

O Blog do XADREZ do Moto Clube do Porto citado no jornal "O Sol"


Numa entrevista publicada na edição online deste jornal com o xadrezista António Fernandes, campeão Nacional, é citado o blog do clube , que como sabem para nós é "provávelmente o melhor blog de xadrez".....




.........

Há um dos jovens valores de que falava há pouco do qual foste o primeiro treinador, e que na última época se afirmou de forma irrepreensível: o Ruben Pereira. Conhecendo-o bem, que futuro pode ter, na tua opinião?

Treinei o Ruben desde os seus 10 anos até finais da época de 2007 e considero que até hoje teve uma evolução notável. Lá está o que eu dizia há pouco: houve sempre acompanhamento e continuidade durante essa evolução.

Desde cedo o Ruben obteve bons resultados: ganhou vários nacionais de jovens, obteve aqueles dois empates em simultâneas com a Judit Polgar e com o Anand e todos os êxitos mais recentes.

O talento está lá mas em termos futuros, tudo vai depender dele próprio e das suas opções, como é óbvio. Há muitos factores que pesam para além do talento: se consegue conciliar o jogo com os estudos e uma profissão futura, por exemplo. E no momento decisivo, ele fará a escolha que achar melhor.

Resumindo: o Ruben tem tudo para chegar longe, mas em Portugal, isso quase nunca é suficiente e o Ruben, sendo português, vai ter opções pela frente.

Mas contigo, aconteceu tudo ao contrário do que tens estado a defender... nunca tiveste um treinador, sendo sabido que o teu pai (o Mestre Júlio Santos) terá sido a tua principal influência e responsável entusiasta na tua aprendizagem. Como decorreu a tua evolução e quais os momentos mais marcantes? No fundo, qual foi o momento em que achaste que podias fazer algo de significativo e chegar ao topo?

Sim, é verdade. E é por isso que falo em nome dessa experiência adquirida desde tenra idade e ao longo destes anos. Os tempos eram outros, não havia Planos de Desenvolvimento de qualquer tipo, nem sequer a figura de “treinador” era habitual. Por isso foi de facto em casa que aprendi, com o auxílio do meu pai, o meu Mestre.

Momento que guardo por ser talvez o primeiro a marcar-me na modalidade é a velha história de que falo sempre que me fazem essa pergunta: a vitória no Torneio Interno do S. L. Benfica, com 11 anos de idade. O Interno do Benfica era fortíssimo, ficaram vários Olímpicos atrás de mim, o que sucedeu também com o meu pai que também jogou esse torneio [o Mestre Júlio Santos ficou em 2º lugar]. No mesmo ano, desloquei-me a Nice a convite do clube e assisti pela primeira vez a uma Olimpíada. Recordo-me que em determinado dia, Portugal defrontava a Escócia e o Luís Santos acabara de suspender a sua partida, a qual seria retomada como era habitual no ritmo em que então se jogava, no dia seguinte. Ainda os jogadores estavam na mesa de jogo, quando me apercebi de alguma hesitação de ambos os jogadores sobre a avaliação da posição. Resolvi então saltar a vedação para explicar como é que se ganhava esse final e, assim o fiz, fui explicar ao Luís Santos que sabia como ele ganhava esse final pois recordava-me desse final teórico e que inclusivamente tinha no quarto do hotel, um livro onde estaria o mesmo explicado. Fui tão veemente na argumentação e na insistência, que o jogador Escocês não gostou nada e reclamou da minha presença (um puto com 11 anos) naquele local... obrigando-me mesmo a sair do próprio recinto, voltando a saltar a vedação para o lado exterior.

Ao chegar ao hotel, tive oportunidade de mostrar ao Luís o livro onde se confirmou o que dissera e no dia seguinte... Portugal ganhou mais 1 ponto pela mão do Luís Santos. Com mais este aspecto positivo, pensei mesmo ter boas perspectivas de evoluir dentro desta modalidade.

A imagem seguinte é uma página da Revista Portuguesa de Xadrez de 1978 (retirada do blog Casa do Xadrez), com foto de António Fernandes com a Taça conquistada no Torneio das Bodas de Diamante do Sport Lisboa e Benfica, seu primeiro clube na modalidade. Aproveito para referir que as várias imagens que ilustram esta entrevista, foram retiradas de alguns blogues e sites de xadrez, como : o Xadrez Vigoroso, o Ala de Rei, o Xadrez - Moto Clube do Porto e a Info Xadrez.



A entrevista está na integra em:


http://sol.sapo.pt/blogs/xadrezizmo/archice/2009/03/31/ENTREVISTA-COM-ANT_D300_NIO-FERNANDES-_2800_2_2900_.aspx





.


2 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceram-se de ir à caixa de comentários da Casa do Xadrez...

(ou cairam no mesmo erro por coincîdência?)

goodchess disse...

Este anónimo leva a vida muito a sério....é relaxar que isto não é tão importante assim.....!!!!

Mário