sábado, 4 de abril de 2009

Análise da Associação ao desempenho dos seus representantes em Portimão!

Campeonatos Nacionais de Jovens de 2009: Títulos nos sub-12 e sub-14 para o Porto.

Terminaram os Campeonatos Nacionais de Jovens de 2009, que decorreram Portimão, entre 28 de Março e 2 de Abril, nos quais os jogadores do Porto alcançaram dois títulos de campeão, além de um 3º lugar, quatro 4º lugarese outras posições entre os 10 primeiros em todos os esclaões etários. ANDRÉ MATEUS, sub-12 da Academia de Xadrez de Gaia, e JOÃO VASCO VICENTE, sub-14 do Moto Clube do Porto, são os novos campeões nacionais representantes da AXP.


A lutar pelos títulos em quase todos os escalões! 

A delegação de 38 jogadores da AXP participantes nos Campeonatos Nacionais de Jovens teve participações de bom nível, algumas das quais com resultados acima das expectativas, sendo raros os casos de resultados menos conseguidos.

Em todos os escalões etários houve pelo menos um representante da AXP a lutar directamente pelos respectivos títulos na última jornada, à excepção dos sub-18, onde Ruben Pereira já tinha deixado a concorrência a grande distância na jornada anterior, e nos sub-08, onde as esperanças do n/jovem da Vila das Aves acabaram na penúltima sessão. Mesmo nos sub-18, foi o representante portuense mais destacado a defrontar Ruben na última sessão.

André Costa, Pontex, 6º lugar nos sub-08

Nos sub-08, ANDRÉ COSTA, do NXAPEE da Escola da Ponte - Pontex, estreia-se com um honroso 6º lugar, terminando com 4,5 pontos após 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

RAFAEL PENEDA, do GD Dias Ferreira, faz uma mediana, terminando com 3 pontos; BEATRIZ ALEXANDRA NUNES, a jovem da Academia de Xadrez de Gaia nascida em 2004, termina com 1,5 pontos, tendo defrontado no 1º dia o que viria a ser campeão e o 9º classificado.

André Ventura Sousa, G. Xadrez do Porto, 7º lugar nos sub-10

Nos sub-10, ANDRÉ VENTURA SOUSA, do Grupo de Xadrez do Porto, teve na mão o seu jogo frente ao setubalense GONÇALO SILVA, que viria a sagrar-se campeão, mas acaba por deixá-lo escapar, terminando na 7ª posição, com 5 pontos. Perdeu apenas com os dois primeiros classificados, na 1ª e na última sessões, mas deixou sinais de que poderia alcançar melhor.

GUSTAVO OLIVEIRA, do GD dos Cem Paus, realizou uma boa prova nas 5 primeiras jornadas, concluídas apenas com uma derrota frente a Gonçalo Silva, mas fica am branco nas duas últimas, caíndo para a 32ª posição.

IRINA FILIPA OLIVEIRA, da AP Urb. Vila de Este, termina com 2 pontos conseguidos por 1 vitória e 2 empates; BERNARDO MIGUEL NUNES, da Academia de Xadrez de Gaia, ainda sem experiência competitiva, não logrou pontuar.

André Mateus, Ac. Xadrez de Gaia, campeão nacional sub-12

O destaque nos sub-12 vai naturalmente para ANDRÉ MATEUS, da Academia de Xadrez de Gaia, que alcança brilhantemente o título que lhe havia fugido por pouco em outras ocasiões. Foi o único jogador do seu escalão a terminar invicto.

HENISH HEMENDRA BALU, do GD Dias Ferreira, esteve sempre na luta pelo título, chegando a estar no 1º lugar da tabela apenas acompanhado de André Mateus, com quem empatou na 6ª jornada, onde se posicionou até ao último jogo, em que averbou a única derrota, caindo para o amargo 4º lugar.

Também realizou uma boa prova o seu colega de clube BERNARDO GUERRA CARVALHO, terminando na 13ª posição com 5 pontos, tendo apenas duas derrotas, uma com DIANA SOFIA NOGUEIRA e outra com o vicce-campeão, o setubalense JORGE PAULO CORREIA.

Os resultados de DIANA SOFIA NOGUEIRA, do Moto Clube do Porto/ALPI, estiveram aquém das expectativas. Não terá usufruido de ambiente que lhe permitisse a estabilidade emocional necessária à obtenção de resultados de alto nível, para os quais já mostrou capacidades. Posicionou-se na 4ª posição da classificação feminina.

Prova semelhante, partindo de menores expectativas, realizou FRANCISCO TEIXEIRA, da Academia de Xadrez de Gaia, que também alcançou 50% dos pontos em disputa. Para CLÁUDIA FILIPA ALVES, do Moto Clube do Porto/ALPI, que terminou com 1,5 pontos, a prova valeu pela experiência adquirida.

João Vasco Vicente, Moto Clube do Porto, campeão nacional sub-14

Quanto ao escalão dos sub-14, concretizaram-se em pleno as esperanças depositadas no JOÃO VASCO VICENTE, do Moto Clube do Porto/ALPI, que alcança o título com 6,5 pontos, dizimando quase toda a concorrência.

NUNO VENTURA SOUSA, do Grupo de Xadrez do Porto, realizou uma boa prestação, concluída no 6º lugar com 5 pontos, tendo sofrido apenas 2 derrotas, ambas frente a adversários que tradicionalmente lutam pelos títulos neste escalão. Pelo meio venceu a campeã feminina, e derrotou na última jornada um dos ex-campeões do escalão. Também em bom plano estiveram PEDRO PEREIRA, da Academia de Xadrez de Espinho, e RUI YANG WANG, do Grupo de Xadrez do Porto, que terminam nas 14ª e 19ª posições respectivamente com 4,5 e 4 pontos.

TIAGO BABO DIAS e ANDRÉ MOREIRA, ambos do Grupo de Xadrez do Porto, não alcançaram posições de especial relevo, embora a sorte do emparceiramento tenha sido algo madrasta ao primeiro, que defrontou vários dos seus colegas de clube e de delegação. Para TIAGO ALVES, da Academia de Xadrez de Gaia, ANA FILIPA CUNHA, do Moto Clube do Porto/ALPI, e CRISTIANA PATRÍCIA RIBEIRO, do FC Amial-Regado, a prova valeu pela experiência.

Jorge João Ferreira, G. D. Dias Ferreira, 3º lugar nos sub-16

O escalão dos sub-16 foi, mais uma vez, aquele em que mais representantes da AXP estiveram na luta pelos lugares cimeiros. Tanto JORGE JOÃO FERREIRA, do GD Dias Ferreira, como FRANCISCO MATEUS e MIGUEL FERREIRA, ambos da Academia de Xadrez de Gaia, estiveram sempre na luta pelo 1º lugar, num cenário já visto em várias épocas anteriores, mas nenhum destes jogadores desfez a "malapata" que os tem impedido de alcançar o almejado título. O Jorge debilitou a sua posição na 2ª jornada, diminuindo as suas hipóteses nos desempates, o que veio fatalmente a confirmar-se no final, quedando-se em 3º lugar. O Francisco perdeu o confronto com o Jorge, mais nada podendo fazer, com 5 vitórias e um empate frente a um dos crónicos campeões, o setubalense ANTÓNIO VASQUES, que tem exactamente o mesmo tipo de resultados, ficando na 4ª posição. O Miguel realizou uma prova impoluta até à 5ª sessão, tendo vencido o vice-campeão e empatado com o campeão, mas também perde com o Jorge, à 6ª, e volta a sair derrotado na derradeira jornada, frente ao António Vasques, caindo para o 10º lugar da tabela.

Mas aquele trio esteve sempre bem acompanhado, muitas vezes de bem perto, por outro trio de bom nível, constituído por PEDRO MENDES e MIGUEL SIMÕES, ambos do GD Dias Ferreira, e JOSÉ MARGARIDO, da Academia de Xadrez de Gaia. A melhor classificação foi obtida pelo Pedro, que numa prova de trás para a frente, com derrotas à 3ª e 4ª jornadas, a primeira das quais frente ao Miguel Ferreira, seguidas de 3 vitórias consecutivas, alcandorou-se no 7º lugar, com 5 pontos. A prova mais consistente destas três coube ao Miguel Simões, que a terminou em 13º com 4,5 pontos, sendo apenas derrotado pelo vice-campeão e pelo Francisco Mateus. O José Margarido fez tudo bem na primeira metade, até à 4ª sessão, tendo perdido apenas frente ao vice-campeão, mas sossobrou na parte final, com derrotas à 5ª e 6ª jornadas, terminand em 22º com 4 pontos.

Apesar de tudo, os seis colocam-se entre os 22 primeiros, com cinco até ao 13º lugar.

MARTA SOFIA ALVES e INÊS MESSEDER FERREIRA, ambas do Moto Clube do Porto/ALPI, fizeram uma prova esforçada, nomeadamente a primeira, a quem a vitória na última ronda daria o pódio feminino, mas sem grande sucesso. Pelo meio esteve o trio do GD dos Cem Paus, ANTÓNIO FILIPE PINTO, FERNANDO RESENDE e PEDRO GUIMARÃES, terminando cada um com os seus 2,5 pontos.

Ricardo Margarido, GD Dias Ferreira, 4º lugar nos sub-18

No escalão sub-18, onde o título absoluto pertence, quase indiscutivelmente, ao RUBEN PEREIRA (FM), merece realce a prova realizada por RICARDO MARGARIDO, do GD Dias Ferreira, que partiu para a última ronda, frente ao Ruben, na 2ª posição, quedando-se no ingrato 4º lugar após a derrota nesse jogo. Concluíu a sua prova com 4,5 pontos, sendo apenas derrotado pelo campeão e pelo vice-campeão.

SIMÃO PINTOR, seu colega de clube, também arrancou uma boa classificação, no 6º lugar com os mesmos 4,5 pontos, apesar das derrotas à 2ª e 5ª jornadas, esta frente ao 5º classificado, ANDRÉ FILIPE PINTO, de Lisboa.

GUSTAVO PINTO, também do GD Dias Ferreira, acabou num razoável 13º lugar, com 4 pontos, apesar da derrota na sessão inaugural. Seguiram-se ROBERTO MENDES e NUNO FILIPE ANDRADE, ainda do mesmo clube, com 3,5 e 3 pontos, respectivamente.




.

Sem comentários: