domingo, 7 de setembro de 2008

DIANA NOGUEIRA DO MCP/ALPI NO CAMPEONATO DA EUROPA DE JOVENS


Foi publicado no site da Associação de Xadrez do Porto: http://www.axp.pt/


Campeonatos Europeus de Jovens - 14 a 26 de Setembro, no Montenegro: Diana Sofia Nogueira integra a representação portuguesa


Os Campeonatos Europeus de Xadrez de Jovens de 2008 decorreram entre 14 e 26 de Setembro, em Herceg Novi - Montenegro.


DIANA SOFIA NOGUEIRA, do Moto Clube do Porto, representa Portugal no escalão sub-10 feminino, uma prova com 79 participantes, fazendo parte de uma comitiva de 12 jogadores de diversos escalões.


A representação portuguesa


A representação de Portugal está a cargo de 12 jogadores e jogadoras de diversos escalões, sendo DIANA SOFIA NOGUEIRA, campeã nacional sub-10 feminina, a única representante da AXP.


De realçar a força da representação nacional nos sub-18, com o actual vice-campeão mundial sub-16 FM RUBEN PEREIRA no 17º lugar do ranking de partida duma prova em que participam 1 Grande Mestre (GM), o espanhol IVAN SALGADO, 12 Mestres Internacionais (IM) e 16 Mestres Fide (FM) e nos sub-18 femininos, com a actual campeã nacional feminina WFM ANA BAPTISTA na 11ª posição do ranking inicial duma prova em que participam 1 Grande Mestre Feminina (WGM), a checa KATERINA NEMCOVA, e 9 Mestres Fide Femininas (WFM).


Ruben Pereira sairá no próximo ranking da FIDE (1 de Outubro de 2008) como o 3º melhor português no activo e Ana Baptista como a melhor feminina.


A favorita sem rival para o título sub-10 feminino é a estoniana ANNA SAGADIJEVA, cuja pontuação Elo é comparável ao das melhores jogadoras portuguesas, Ana Baptista incluida (um portento nesta idade, superior aos próprios rapazes do mesmo escalão, raríssimo de se ver, e cujo percurso merece ser acompanhado).


Texto from site AXP
Foto by Juliana Chiu

Sem comentários: