domingo, 2 de novembro de 2008

ENTREVISTA A VISHY ANAND APÓS O NOVO TÍTULO MUNDIAL

Traduzimos uma longa entrevista de Vishy Anand, ao jornal Alemão "Der Spiegel" antes da disputa do Campeonato do Mundo.





Agora gostariamos de presentear os nossos leitores, com uma outra entrevista de Anand, após a vitória deste, no Campeonato do Mundo.






Sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 - 03:00 IST



Vijay Tagore




Trazer de volta Kasparov diz Anand




Vishy Anand está surpreendido pelo facto deste Campeonato do Mundo ter sido um campeonato de um só sentido.


Minutos após o empate na 11ª partida, com Vladimir Kramnik, portanto obtendo o título, o Grande Mestre Indiano falou com Vijay Tagore.



Excertos:




O que é que você fez bem?




Eu assumi certos riscos. Foi um jogo que pagou bem a cartada jogada. Eu sabia que ele iria trabalhar no meu 1. e4 (peão de Rei). Portanto, decidi jogar 1. d4 (peão de Dama). Toda a sua preparação para 1. e4 foi um desperdício. No entanto, não penso que tenha sido uma surpresa para ele, porque também preparou 1. d4. Mas eu poderia ainda pôr alguma pressão sobre ele jogando peão de Dama. A outra coisa foi que eu preparei algumas agudas e interessantes variantes com as peças negras. Isto for um conceito fantástico. Eu poderia tentar duas vitórias conduzindo as negras. Valeu bem a pena, em termos de tempo.





Você ficou surpreendido que o jogo fosse só num sentido?



Sim. O Kramnik nunca perdeu três jogos seguidos.





Quanto foi o esforço despendido para ganhar o título Mundial?




Isto esgota-nos. É preciso muito esforço e energia. Posso dizer-lhe que os últimos três dias foram muito intensos. Eu poderia ter terminado o match três dias antes. De facto, o último meio ponto exegiu de mim tanto esforço como como os primeiros seis pontos juntos. Eu tinha de pensar um dia inteiro na jogo da derrota da décima partida. Fiquei a ferver lentamente. Foi um grande alívio quando o Kramnik, hoje, me ofereceu o empate.





A derrota na 10ª partida fê-lo lembrar-se de Sanghinagar?




Na realidade não, apesar de ter de admitir que em certo ponto passou-me pela mente.


As coisas eram diferentes. Eu tinha três pontos de vantagem, e, sentia-me confortável.





Qual foi a vitória mais saborosa?




Eu ganhei a 3ª, e a 5ª partida conduzindo as peças negras. Mesmo a minha vitória na 6ª partida, de brancas, foi muito satisfatória, mas nada se compara ao empate de hoje.


Foi o momento de maior satisfação.




Qual foi o ponto de viragem?




Os três pontos de vantagem têm que ser o ponto de viragem. Para ser mais preciso, eu penso quew a segunda vitória (no jogo 5) foi uma espécie de ponto de viragem.




Você preparou-se devidamente para enfrentar Kramnik? Certo?




Penso que sim. Foi-nos necessária muita preparação. Nós estavamos capazes de controlar em que direcção o match deveria seguir. Particularmente na primeira metade. Na segunda metade, ele claramente recuperou e pôs-me muita pressão.



O Kramnik disse algumas coisas desagradáveis antes do match. Isto espicaçou-o?




Bem, você pode imaginar o que é que teria de ouvir se eu tivesse perdido o match. Quando você vê coisas desse género, só lhe dá motivação extra. Estou feliz por não ter que ouvir mais esse tipo de coisas.




Você perdeu muito mal em Bilbao, justamente antes do match de Bona. Lá você esteve escondendo as suas cartas?




Foi uma desilusão, mas eu sabia que não seria capaz de me concentrar completamente. Eu não estava escondendo o meu jogo, mas não estava preparado para jogar 1. d4 (peão de Dama). Por esta ordem de coisas, eu tinha de pôr de lado esse desapontamento.



Você pensa ter respondido aos seus críticos, especialmente aqueles vindos da Russia, os quais dizem você não ser capaz de vencer matches?


Sim. Eu penso que não terei de ouvir mais essas afirmações. O resultado do match responde por si.




Você venceu em todos os formatos - rápidas, knockout, e match. Concorda que não existe nenhum jogador mais completo do que você?




Pessoalmente não vejo nenhuma falha em nenhum dos formatos. Mas tendo ganho em todos os formatos, posso adiantar que me considero um jogador completo.



Você está pensando em Topalov ou Kamsky?



Neste momento só estou a pensar em festejar.




Você está a pensar num novo match de previlégio, o qual foi também dado a Campiões passados?



Não penso que algum dia o faria. Mas, na realidade ainda não pensei realmente acerca disso. Neste momento estou demasiado cansado para pensar nessas coisas.




Porque é que que você foi ao teste do doping depois do match?



Não teria sido necessário, mas era uma regra da FIDE, e, nós temos de seguir o regulamento. Foi uma espécie de teste electónico.




A quem é que você deve por esta vitória?




A muita gente. À minha familia, e, especialmente à minha esposa Aruna, que trabalhou como uma louca. Durante todo o ano ela fez todas as negociações e acordos. Depois à minha equipa - Peter Heine Nielsen, Rustam Kasimdz, Radoslaw Wojtaszek, Surya Shekhar Ganguly. Estes tipos fizeram um trabalho fantástico. Enquanto eu dormia, estes tipos trabalhavam até às 6 e 7 da madrugada.



Você já bateu todos excepto Kasparov. Lamentações?


Seria fantástico se ele mudasse o seu pensamento, e, saísse da sua retirada. Eu defenitivamente farei uma tentativa. Seria muito excitante jogar contra ele de novo.

Você está demasiado cansado para disputar a Olimpiada?


Definitivamente não jogarei a Olimpíada. Depois de todo este trabalho, estou demasiado cansado e esgotado.


Você ganhou tudo. Ainda tem o fogo no estomago?


Ainda está cá. Mas pensarei acerca disso mais tarde. Neste momento o meu pensamento está a trabalhar noutras coisas.

Finalmente, o que é que o Vishy Anand deixa como herança para o xadrez?


Não sei. Não estou ainda a pensar acerca disso. Hoje estou com espirito de celebração.


Fonte: http://www.dnaindia.com/

Susan Polgar blog


Traduçao by Afonsov


Photo from FIDE

Sem comentários: