terça-feira, 4 de novembro de 2008

ANÁLISE DE PARTIDA POR JOSÉ PADEIRO




Análise de partida.


Para começar as crónicas no blog do Motoclube vou mostrar uma partida que efectuei no Torneio de Beja.


Apesar dos poucos lances da partida, penso que a mesma é instrutiva, porque os 2 lances decisivos vão aparentemente contra os princípios gerais do jogo, e igualmente porque as perdas de tempo das brancas foram castigadas exemplarmente.


Luís Maninha – José Padeiro


1 e4 C-c62 C-c3 e53 f4

Entrando por inversão de lances na abertura vienense.


A mesma posição era possível chegar através de 1 e4 e5 2 C-c3 C-c6 3 f43… B-c5


Gosto particularmente deste lance. Controla a casa central d4 e para já impede as brancas de roçar curto.


4 C-f3 Ideia a considerar era 4 fxe5, no qual consideraria a ideia de sacrificar um peão com 4…d6. Depois de 5 exd6 Dxd6 6 C-f3 C-f6 7 B-c4 B-g4 as pretas têm claramente compensação pelo peão sacrificado.


Peças melhor desenvolvidas, controle da casa d4 e impossibilidade por parte do adversário de retirar num curto espaço de tempo o rei do centro.


De notar que depois de 4 fxe5 a variante aparentemente tentadora 4… Bxg1 5 Txg1 D-h4+ 6 g3 Dxh2 seria muito mau para as negras, porque se seguiria 7 T-g2 D-h6 8 C-d5 R-d8 9 d3 D-e6 9 B-g54 … d65 B-c4 Seria mais efectivo B-b5 porque neste momento o centro está sob pressão e este lance pressionaria indirectamente o ponto e5.5… C-f6


Continuei a seguir os fundamentos básicos da abertura sem preocupações. De notar que quero evitar capturar em f4 para evitar o movimento branco d4.6 h3?! Não gosto nada deste lance. A sua explicação é evitar C-g4 por parte das negras mas nesta altura do jogo o mais importante seria jogar d3, D-e2 e B-e3 tentando trocar os bispos de casas negras e depois decidir para qual dos dois lados seria mais conveniente roçar.6 0-07 a3?


As brancas estão a abusar da sorte! O a3 permite manter o bispo de casas brancas com um eventual C-a5 negro, no entanto nesta altura do jogo existem aspectos mais importantes, tal como já referi no comentário à jogada anterior.7… C-h5! Este lance vai contra o princípio que não se deve colocar os cavalos nas pontas, mas existe uma regra ainda mais importante;
Todas as regras têm excepção! Este e um caso de excepção, o lance da partida ataca os pontos f4 e g3.8 C-e2As brancas continuam dispostas a não dar concessões e efectuam o único movimento que controla as casas atacadas.
Melhor seria reconhecer a posição inferior e jogar 8 f5. No entanto depois de C-g3 a torre brancas ficaria numa posição ridícula.8… B-e6! As pretas auto-voluntariam-se a ficar com uma estrutura de peões danificada ( peões dobrados isolados), a troco de eliminar uma peça activa branca e mais importante que isso activar a sua torre de f8.9 d3 A vida já esta complicada para as brancas.


Se 9 Bxe6 fxe6 as pretas ameaçariam ganhar o peão de f4 e se as brancas capturassem em e5 a coluna f ficaria aberta com todas as desvantagens dai inerentes, sendo até eventualmente possível um sacrifício de qualidade em f3 para posterior penetração da dama negra em h4.9 … Bxc410 dxc4 exf4As brancas já não podem mais jogar d4! Importante capturar de peão por um truque táctico evidente.


A tomada em f4 de peão obriga a capturar de bispo, senão existe a penetração do cavalo preto em g3 conquistando o peão de e4. Este pormenor é importante porque esta posição é aberta e os bispos são superiores aos cavalos neste tipo de posições.


11 Bxf4 Cxf412 Cxf4 T-e8.
Atacando a debilidade branca mais latente, o seu peão isolado de e4.13 D-d5Melhor seria D-d313 C-e5O culminar de um aproveitamento total das incorrecções das brancas. Este lance está a ameaçar trocar a peça que evita a dama negra de penetrar em h4.14 0-0-0 B-e3+Ganhando uma peça e consequentemente a partida.




Posted by José Padeiro
Foto by Juliana Chiu

3 comentários:

Anónimo disse...

webmaster, que tal colocar a partida e os comentários num visualizador? Assim podiamos acompanhar a crónica sem ter que montar um tabuleiro. Fica a sugestão.

Unknown disse...

Tiago,
Grande preguiçoso.
Ver num tabuleiro é que é bom!
Vou vêr se o nosso webmaster pode dar um jeito nestes casos.
Um abraço
Afonsov

Anónimo disse...

Cuidado, webmaster!

Não se ultrapassa o patrocinador assim pela direita...


De qualquer modo, obrigado!