Foto:Topalov, búlgaro pretendente ao título
NOTICIA DE ABRIL DESTE ANO:8 ABRIL DE 2008
O duelo entre Gata Kamsky e Veselin Topalov pelo direito de desafiar o Campeão do Mundial de Xadrez está programado para a segunda metade do ano 2008.
A Federação Búlgara havia-se candidatado a patrocinar e organizar o evento, mas Kamsky negou-se a jogar em local que não fosse neutro.
O presidente da FIDE, Kirsan Ilyumzhinov, prolongou o prazo até 23 de abril, o que provocou o vigoroso protesto da Federação Búlgara. Posteriormente ficou claro que a decisão da FIDE se devia a uma nova proposta para realizar o encontro em Lviv (Ucrânia).
Foto:Gata Kamsky dos Estados Unidos
O manager de Kamsky, Alexander Chernenko, indicou os detalhes exactos sobre o lugar do encontro e o fundo global de prémios: o duelo Topalov - Kamsky será disputado em Lviv, Ucrânia, e o fundo de prémios supera os 750.000 dólares.
Foto: O Presidente da Federação Americana, BILL GOICHBERG
CARTA ABERTA DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS Bill Goichberg:7 NOVEMBRO DE 2008
Ao Presidente da FIDE Ilyumzhinov Kirsan
A Federação de xadrez dos E.U. está espantada ao ouvir a última posição da FIDE no que diz respeito ao jogo Kamsky vs Topalov !!
Em 1 de Junho de 2008, a FIDE anunciou que este jogo teria lugar em Lvov, na Ucrânia, que teria início a 28 de novembro e que teria um prémio de $ 750.000.É o seguinte o comunicado de imprensa dessa data, conforme publicado no site FIDE:
Presidente garante jogo Topalov-Kamsky
O Presidente Kirsan Ilyumzhinov anunciou que o Campeonato Mundial Challenger Match entre Veselin Topalov (Bulgária) e Gata Kamsky (E.U.A.) terá lugar em Lvov, na Ucrânia em Novembro de 2008.
Os organizadores ofereceram um prémio de 750000 dólares com um fundo para assegurar o jogo no território neutro da Ucrânia, tal como os jogadores queriam, evitando a Bulgária ou a E.U.A.. O Presidente Kirsan Ilyumzhinov ofereceu garantias de organização do evento pelo apoio da sua situação financeira pessoal.
Os dirigentes da FIDE reconheceram a oferta, e o Vice-Presidente Georgios Makropoulos assinou os contratos e verificou a disponibilidade das finanças. O jogo será realizado em datas entre 26 de Novembro e 14 de Dezembro de 2008.
Agora está a ser dito, que a "garantia" que a FIDE anunciou pode ser retirada porque o organizador do jogo de Lvov não fez o necessário pagamento à FIDE? Mas essa garantia só tinha significado justamente sob estas circunstâncias!
Se o organizador tivesse feito esse pagamento, de imediato, para o Presidente da FIDE , "a garantia do evento da sua situação financeira pessoal" não seria necessária. Uma vez que o organizador não fez o pagamento , o "apoio ao evento a partir de suas finanças pessoais" agora é necessário! A FIDE parece ser da posição de que estava feliz de prometer o apoio apenas com palavras, mas esse apoio não seria com dinheiro real .Incrível!
Vários produtos, muitas vezes são vendidos com garantias. Imaginem se o produto não funcionar, devolvem-no para reparação ou restituição, e o vendedor diz: "Desculpe, mas decidimos que a garantia só é válida se o produto estiver a funcionar perfeitamente." Isso é exatamente o que está a tentar fazer a FIDE aos jogadores neste jogo.
O mundo do xadrez e os meios de comunicação não vão ser tão fácilmente enganados. É evidente que a FIDE fez um compromisso público, e agora está a tentar voltar atrás por nenhuma razão válida. A "garantia" não está sujeita a ser revogada no capricho do fiador. Por favor, reconsidere essa decisão muito pouco sensata e inadequada.
Foto:Susan Polgar, envolvida na polémica
RESPOSTA DE SUSAN POLGAR AO PRESIDENTE DO FEDERAÇÃO DOS E.U.A. DE XADREZ:7 DE NOVEMBRO DE 2008
Por favor, gentilmente verifique se este é apenas o seu parecer pessoal ou a opinião de vários indivíduos. Como membro do conselho da Federação de xadrez dos E.U. , eu não autorizei esta carta, nem vi esta carta aberta antes de ter sido publicada. Você definitivamente não tem a minha permissão para falar em meu nome. Esta é a primeira vez que eu estou a ter conhecimento dela!
Este é um assunto muito sério, uma vez que irá claramente afetar a carreira profissional dos dois grandes jogadores: Gata Kamsky e Veselin Topalov. Gostaria de ver estes dois jogadores de classe mundial, resolver suas diferenças sobre o tabuleiro de xadrez e não por meio da guerra de palavras. Gostaria de encorajar todas as partes a iniciarem negociações diplomáticas e respeitosas para chegar a uma solução sensata, em vez de adicionar mais combustível para o fogo com este tipo de cartas abertas.
A nossa comunidade do Xadrez já sofreu o suficiente. Se gostar de estar pessoalmente envolvido nessa negociação, é mais que bem-vindo para vir para Dresden na próxima semana e falar com os responsáveis da FIDE. Mas não vamos entrar por esse caminho destrutivo que termina sem acordo amigável possível.
compilação e tradução goodchess
fotos in google
Sem comentários:
Enviar um comentário