sexta-feira, 10 de abril de 2009

MOTO CLUBE DO PORTO NO MOTO-RALI DE ALBUFEIRA


Sócios MCP divertem-se no MR de Albufeira




07-04-2009





...e conseguem novamente primeiro e último lugar






4 sócios do MC Porto em 3 motos saborearam o 10ºMoto-rali Turístico do MC Albufeira, passeata gozada neste fim de semana de 4 e 5 de Abril, no Algarve. O engraçado é que repetiram nesta 3ª jornada do Troféu Turístico FMP-Michelin o “feito” que outros sócios do clube tinham conseguido na 1ª jornada, em Alcobaça: o primeiro e último lugar. E se nessa altura o Rui Pinheiro e o Joaquim Cravo conseguiram os tais extremos, agora foram a Catarina e Manel nº 1 a serem considerados os mais certinhos enquanto o Ivo Magno ficava lá para trás juntamente com o folgazão Pedronho. Pelo meio houve a 2ª jornada, a tal organizada pelo MC Porto e dedicada ao Rio Sabor, onde os sócios da casa não pontuaram.



Primavera em Monchique





“Terras do Medronho” era o tema do 10º Moto-rali Turístico do MC Albufeira, o mais experiente clube algarvio destas lides. Está bom de ver que a rota por onde encaminharam os mototuristas foi um sobe e desce na serra de Monchique, a região onde o medronheiro mais se dá no sul de Portugal. E assim, neste fim de semana primaveril de 4 e 5 de Abril, 25 participantes de todo o país (os do MC Porto eram os mais a Norte), em 15 motos, gozaram a 3ª jornada do 13º Troféu Turístico FMP - Michelin, descobrindo os segredos da segunda mais alta serra a sul do Tejo. Ainda se notam os efeitos do incêndio que a assolou há cinco anos, bem como os malefícios da eucaliptização da serra. Mas ainda há sobreiros monumentais, grandes extensões de medronheiros e giestas, moinhos, casinhas rústicas e estradecas à medida das nossas motos.
Medronho do arbusto ao copo




O MC Albufeira esmerou-se, colocou a comitiva a pernoitar numa luxuosa unidade hoteleira do Alvor, ofereceu magníficas refeições e colocou os participantes nas melhores estradas. Começando no centro histórico de Lagos, a visita ao Museu Municipal surpreendeu. Tanta etnografia, história, arqueologia e arte sacra de grande nível! Bom começo! O percurso iniciou-se então nas margens da Reserva Natural da Ria do Alvor, bordejando as águas serenas, abrigo de maçaricos e abelharucos. O passeio estava a prometer. A barragem da Bravura ou de “Odeáxere”, obra salazarista, seguiu-se no roteiro, por bons e sinuosos asfaltos. Alcatrões que nos levariam ao excelente almoço ao ar livre nas Caldas de Monchique, um paraíso tranquilo e bem preservado. O grupo – pequeno e familiar - respirava boa disposição. A tarde ainda seria melhor. A subida aos 774 metros da Picota, por estradas muito estreitinhas e sob tunel arbóreo, ficou registada. As perguntas surpresa e os jogos iam aparecendo à saída de cada curva. As paisagens também surpreendiam. Que Algarve tão diferente, sereno e verde. Ainda deu para conhecer um moinho de água que já foi pisão. Sim, os engenhos movidos pelos ribeiros também serviam para produzir tecidos, mantas e capuzes. E claro que teríamos de subir à Fóia e seus 902 metros de altitude. Obrigatória seria a paragem para provar o tema do passeio: o medronho à saída do alambique, oferta do produtor Sr. Joaquim. E lá no cimo, provas de licores de frutos típicos algarvios. O que vale é que as doses eram mínimas e esta gente é de juízo... Mais um consolo, descer a Fóia pelas traseiras, em estradas estreitas e fabulosas. O dia estava praticamente terminado do ponto de vista turístico. Uma ligação simples ao Alvor, um jantar de truz e noite livre na movida da terra manteve a caravana unida e com grande espírito. A Catarina e Manel já detinham o lugar dos mais regulares, posto que o domingo não lhes tirou.






Moto-caravana no Autódromo







Domingo acordou diferente do que é costume num MR. Positivamente surpreendidos de véspera pela autorização da visita guida ao Autódromo Internacional do Algarve, os organizadores albufeirenses deram a volta ao programa da 2ª etapa. Os participantes saíram do hotel em caravana, mesmo, e foram-se embrenhar em grupo durante hora e meia em interessante visita nos bastidores do novíssimo autódromo. A grandeza da obra e os números impressionam. 42 boxes (e grandes), mais de 7 hectares de asfalto no paddock, 84 televisores plasma na sala de imprensa, um centro médico que tomara a muitos hospitais e centros de saúde deste país, uma piscina (para refrescar o ambiente das boxes) que faria as delícias de muitas sedes de concelho, um “lounge” que mais parece um pavilhão, 32 ecrãs na torre de controlo, uma torre de bancadas que se assemelha a um hotel de luxo... De boca aberta, lá foram os mototuristas sendo ciceroneados por um homem da casa, João Ribeiro da Silva, por sinal participante do Lés-a-Lés. Que grande obra...





E a manhã seria completada com a passagem pela oficina de José Domingos, artesão de talheres em madeira de zambujeiro e urze branca. O almoço no colorido da ria do Alvor terminou o evento com chave de ouro. Gastronomia local à mesa e artesanato para todos completaram este moto-rali turístico memorável. Parabéns ao Moto Clube de Albufeira.





Fotos primaveris já de seguida.


Catarina Mourinho




Tal como o treinador português que faz campeã qualquer equipa de futebol em que pega, a nossa Catarina é fenómeno idêntico. Nestes moto-ralis turísticos, o que interessa é aprender enquanto se passeia. As perguntas, surpresas e jogos, bem como a regularidade pretendida, teem em vista o prestar mais atenção ao que nos rodeia. E no fim há a tal classificação. A Catarina Almeida, grande adepta desta regularidade e sempre com bom espírito, também transforma em “campeão” qualquer motociclista que a conduza. Começou pelo Gil Alcoforado, continuou com o Manuel Pereira, fez com que o Ernesto ganhasse o seu único MR em mais de uma centena de participações e agora levou o Manel nº 1 ao lugar mais alto do pódio... Pelo meio, a conduzir ela própria, também conquistou uns lugares engraçados.



Regresso ao Passado em Maio



A 4ª jornada do Troféu MR Michelin terá o dedo dos Motards do Ocidente num “Regresso ao Passado” que é como que diz, revisitar a região de Torres Vedras, Montejunto, Lourinhã, Vimeiro e Turcifal a 9 e 10 de Maio de 2009.



A ficha de inscrição e cartaz estará disponível neste mesmo site em breve ou através de penakid@gmail.com ou 967 745 263 (João Penão).




Posted by Nestov

1 comentário:

Unknown disse...

Ó Nestov,
Não sei o que a Fina te bai fazer quando te ber com essas bacas algarbias, pá...
Gand'a naice.
Afonsov