terça-feira, 7 de abril de 2009

EUROPEU SEM PORTUGUESES

11º Campeonato Europeu de Veteranos em Xadrez

A prova destinada a equipas de veteranos, começou ontem em Velden, na Austria.

Começou ontem em Velden na Austria o 11º Campeonato Europeu de Veteranos, onde equipas formadas por xadrezistas com mais de 60 anos, vai disputar o título, que é actualmente pertença da formação da Rússia, formada pelos GM Vitaly Tseshkovsky, GM Nikolai Pushkov, IM Alexander Zakharov e IM Alexander Petrushin,  todos grandes glórias do xadrez russo.

Esta edição para além de contar com os detentores do título, conta ainda com o lendário Viktor Kortschnoi, na equipa Suiça, que para além de ser o xadrezista com maior rating de elo na prova (2552), é com os seus 78 anos o mais velho GM ainda em competição no circuito internacional.

Efectivamente, o provecto mestre ostenta um palmarés invejável, tendo 4 títulos de campeão da União Soviética, 5 títulos de Campeão Europeu, foi por 6 vezes campeão nas Olimpíadas de Xadrez pela União Soviética e 10 vezes candidato ao título de campeão do mundo entre os anos de 1962 e 1991.

A prova dura até ao próximo dia 13 de Abril e não conta com nenhuma equipa portuguesa no lote de 54 equipas de 17 países da Europa.



EM SCN.PT




.

Sem comentários: