terça-feira, 7 de outubro de 2008

A grande mestre modelo...

Partida Kosteniuk-korbut 2005









Alexandra Kosteniuk ,campeã do Mundo de xadrez , vende fotos suas num site internet!!!
Tem contratos publicitários com várias firmas.....ser grande mestre tem que valer algo....





texto by goodchess
foto in google

Judit Polgár-a maior jogadora de sempre!!!!

Foto:Judit Polgár, jogadora hungara

Judit Polgár tem preferido ao longo da sua carreira eventos masculinos, tornando-se evidente desde o início que ela queria tornar-se a verdadeira Campeã Mundial de Xadrez.
Treinada nos primeiros anos pela sua irmã Susan (que, em última análise, se tornou Campeã do Mundo Feminina ) Polgár era um prodígio desde tenra idade. Ela derrotou um primeiro Mestre Internacional (Dolfi Drimer) com 10 anos de idade, e um Grande mestre (Vladimir Kovacevic) com 11 anos.



Em 1994 ,Polgár sofreu uma controversa derrota às mãos do então campeão mundial Garry Kasparov,o jogador de maior rating elo de todos os tempos. Kasparov mudou de idéias depois de fazer uma jogada e, em seguida, fez outra jogada diferente. De acordo com as regras do xadrez, uma vez que um jogador tenha libertado uma peça, ele ou ela não pode fazer uma jogada diferente, por isso Kasparov deveria ter sido obrigado a fazer o seu movimento inicial. No entanto, Polgár não contestou a jogada, porque, disse ela, que não houve testemunhas e não estava um árbitro presente!!. Ela também não soube que o lance foi captado por uma equipa de televisão. O director do torneio foi criticado por não ter confrontado Kasparov quando a prova foi colocada à sua disposição. No entanto, ela ganhou um jogo rápido do xadrez contra o Kasparov, em 2002.






Em 1995 na lista de novembro da FIDE , os 2676 de elo fez dela a número 10 do mundo, pela primeira vez mulher entra no mundo do Top Ten.
Em 2003, Polgár consegue um de seus melhores resultados: um claro e sem derrotas segundo lugar no torneio de xadrez Corus em Wijk aan Zee, Países Baixos, e apenas um ponto atrás da estrela indiana Viswanathan Anand, e um ponto à frente do campeão do mundo Vladimir Kramnik.


Em 2004, Polgár fica algum tempo fora de xadrez para dar à luz a seu filho, Oliver. Ela foi, portanto, considerada inativa e não cotada na lista elo FIDE de janeiro 2005. Sua irmã Susan reativou seu estado jogando durante este período, e tornou-se temporáriamente na mulher número um do mundo.
Polgár regressou ao xadrez no prestigiado torneio xadrez Corus em 15 de janeiro de 2005, pontuando 7 / 13. Ela voltou a entrar na lista elo FIDE em abril 2005, ganhando alguns pontos para a classificação elo pelo seu desempenho no Corus. Em maio voltou a ter um desempenho muito positivo num forte torneio em Sofia, Bulgária, terminando terceira . Isto trouxe-a para o mais elevado elo de sempre, 2735, em 2005 na lista de julho da FIDE , e permitiu que Polgár podesse conservar o seu posto como o oitavo melhor jogador do mundo.

Em setembro de 2005, Polgár tornou-se a primeira mulher a jogar um Campeonato Mundial, no Campeonato Mundial de Xadrez FIDE 2005. No entanto, ela teve um raro desempenho decepcionante, vindo a terminar na última posição dos oito concorrentes. Nigel Short criticou a sua escolha de aberturas, e alguns especularam que o ter tirado um ano para ter um bebé pode tê-la deixado sem ritmo de jogo, apesar do seu forte desempenho em dois torneios no início do ano.


Foto:As irmãs Polgár, à direita Susan também nº1 do mundo


Não jogou no torneio Linares 2006 porque estava grávida de novo. Em 6 de julho de 2006, deu à luz uma menina, Hanna.
Em outubro de 2006, Polgár alcança outro excelente resultado: empate para o primeiro lugar no Torneio Xadrez Essent, Hoogeveen, Holanda. Ela pontuou 4,5 em 6 num torneio de duplo round robin , que incluiu duas vitórias contra o jogador de maior elo do mundo , Veselin Topalov.
Em maio-junho de 2007 jogou no Torneio de Candidatos da FIDE Campeonato Mundial de Xadrez 2007. Foi eliminada na primeira ronda, perdendo para 3.5-2.5 contra Evgeny Bareev.
Em janeiro de 2008 competiu no torneio Corus Wijk aan Zee, pontuando um respeitável 6.0/13.





texto e tradução by goodchess

fotos in google

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

1ª CAMPANHA DO MOTOCLUBE DO PORTO NA NOVA ÉPOCA:OPERAÇÃO CELA







O MOTOCLUBE DO PORTO /ALPI, preparou uma "operação" grandiosa para iniciar a época 2008/2009, e dar a conhecer ao mundo xadrezistico nacional as novas caras do clube.Deslocamo-nos a Cela perto de Alcobaça, para o Torneio de semi rápidas (20 min.)numa organização da Academia de xadrez da Benedita ,uma boa organização, um bom almoço,num dia em que esta vila comemorava o dia da festa das flores!Com 3 viaturas a deslocarem-se para Cela de diversos pontos do país....é que alguns elementos foram "estagiar" na zona do Estoril....

Ainda não fomos na máxima força pois 3 dos novos reforços ainda não poderam comparecer,(espero que estejas já recuperado Verissimo!), mas pela amostra vê-se do que o MOTOCLUBE DO PORTO poderá ser capaz esta época!!! segundo lugar por equipas num torneio com forte concorrência com os mesmos pontos da "armada" de leste dos Ferroviários Barreiro.







A classificação geral dos jogadores do motoclube do Porto



























Fotos:Luis Araújo e José Padeiro (no top10 do torneio)







3º-JOSÉ PADEIRO................6,5



9º-LUÍS ARAÚJO..................6

17º-IGOR KOVTUN..............5



20º-EMANUEL SOUSA........5


51º-ANIBAL NOGUEIRA....4



52º-ANTÓNIO MATOS.......3,5



53º-AFONSO DUARTE........3,5



56º-MÁRIO FERNANDES...3,5



62º-RUI GONÇALVES..........3
.....
87 concorrentes



Foto:Centro Cénico Cela onde decorreu o torneio






NA CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS:



1º FERROVIARIOS DO BARREIRO....22,5

2º MOTOCLUBE DO PORTO/ALPI....22,5

3º EDP......................................................21

4º GRUPO XADREZ ALEKHINE.........21






Podem consultar todos os resultados em:http://chess-results.com/tnr16498.aspx?tnr=16498&art=4&lan=1&m=-1






O vencedor do torneio foi o IM Paulo Dias, com 7 pontos, logo seguido por Júlio Santos.







Foto:O ambiente geral da sala do torneio



José Padeiro do Motoclube do Porto alcança um bom 3º lugar na sua estreia oficial em jogos pelo clube, e Luís Araújo também com um excelente 9º lugar.Destaque para um resultado que não poderia deixar passar em claro.....a vitória esmagadora do Afonso sobre um jogador de leste!!!! Brychka Petro,o que aconteceu pela 1ª vez...(claro que o "miúdo" tinha 14 anos , aprendeu a jogar à 2 meses.....e ficou no 82º lugar!) mas não deixa de ser um marco na carreira de qualquer jogador!!!



Foto:A equipa durante o almoço




Todos os novos jogadores do clube eram já amigos de outras ocasiões ,pelo que ,a relação de todos os elementos desta deslocação foi perfeita ,tendo sido uma jornada muito agradável.Claro que o Emanuel estava com pressa de chegar a casa e "infernizou" a cabeça dos que fizeram a viajem com ele, e não comeu leitão....mas tirando isso tudo correu bem....até o 1-2 que vocês sabem.... o que abriu o apetite de alguns,como o caso do Luís ,que não estava com fome mas ...com este resultado lá ganhou coragem para comer uns 12 (?) bocados de leitão.....duas travessas de salada e os filetes de pescada do Emanuel....







Como prova do bom entrosamento já existente entre novos e antigos elementos do clube, fica o facto do Padeiro ter "deixado"o Emanuel sentar-se ao lado dele no jantar....




Esta época ainda agora começou mas já promete....









texto by goodchess

fotos by Juliana Chiu

sábado, 4 de outubro de 2008

MOTO CLUBE DO PORTO COMEÇA A ÉPOCA A JOGAR EM VÁRIOS TABULEIROS




A nova época começa em força para o Moto Clube do Porto / Alpi Portugal.





Este fim-de-semana, o primeiro da época, estamos presentes em várias latitudes.





Assim temos:




- Diana Nogueira, e,
- Marta Alves




A representarem a selecção de jovens da Associação de Xadrez do Porto, num encontro internacional, a ser disputado em La Corunha, contra a selecção congénere Galega.





O nosso craque número 1:
- José Padeiro



Estreou-se hoje a jogar pela nossa equipa, no torneio de clássicas, organizado pelo AEJ, de S. João da Madeira, clube da Associação de Xadrez de Aveiro.




Amanhã, vamos ter uma delegação de 10 elementos a jogar o torneio de semi-rápidas, em Cela, organizado pela Academia de Xadrez da Benedita.


São eles:
- José Padeiro,
- Igor Kovtun,
- José Veríssimo Araújo,
- Luís Araújo,
- Emanuel Sousa,
- António Matos,
- Mário Fernandes,
- Aníbal Nogueira,
- Rui Gonçalves, e,
- Afonso Duarte.


Além, claro, da nossa fotógrafa oficial, Juliana Chiu.


Esperemos que todos possam entrar com o pé direito.

Iremos manter o nosso "publicozinho" ao corrente destes eventos.


Texto by Afonsov
Foto from Google

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

NOVA ÉPOCA......NOVAS CARAS.....NOVOS OBJECTIVOS





Com o inicio da nova época, o MOTOCLUBE DO PORTO/ALPI,tendo em vista a sua participação na 3ª divisão nacional, que conseguiu alcançar no seu 2º ano de vida,teve que se reforçar com o objectivo da 2ª divisão....

A estrutura da secção de xadrez foi reforçada,a dinamica da academia irá ser mantida e claro não se podia enfrentar novos desafios sem NOVA GENTE!




Assim iremos iniciar a época com os seguintes elementos novos já confirmados:



JOSÉ PADEIRO,SÉNIOR (EX-ACADEMIA XADREZ GAIA) ELO 2248



Foto: O Igor aqui à esquerda no torneio de Espinho deste ano

IGOR KOVTUN,SÉNIOR (EX-ACADEMIA XADREZ ESPINHO) ELO 2118






SERHIY LEISHCHENKO, SÉNIOR (EX-ACADEMIA XADREZ ESPINHO) ELO 2091





Foto: O Ricardo aqui à direita no jogo dos distritais Motoclube-Ameal e Regado

RICARDO CARDOSO, SÉNIOR (EX-AMEAL E REGADO) ELO 1963






JOSÉ VERISSIMO, SÉNIOR (EX-ASSOCIAÇÃO ESTAMOS JUNTOS-SJ MADEIRA) ELO 1936







LUÍS ARAÚJO, SÉNIOR (EX-GRUPO DESPORTIVO DIAS FERREIRA) ELO 1883





Que este ano seja pleno de sucessos para todos...



texto by goodchess

fotos by Juliana Chiu

WESLEY SO, o prodígio!





Foto:Wesley So, elo 2610




O prodigio do xadrez filipino Wesley So continua no bom caminho para alcançar o seu objectivo de se tornar o segundo "Super Grandmaster" do seu país, após alcançar o rating ELO 2600.
Mark Paragua, foi o primeiro filipino Super GM.

Com base nos resultados de Outubro publicados pela FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE XADREZ (FIDE) no seu website. SO, tem agora um ELO 2610 e permanece nas Filipinas como nº 1. Super GMs são aqueles com um rating ELO de 2700, ou mais.
So, que faz 15 anos a 9 de Outubro é actualmente o mais jovem GM do mundo, também é 11 º classificado entre os Top 20 do xadrez júnior mundial (conforme noticia que publiquei a 1 deste mês).

Na segunda posição no ranking das Filipinas está o primeiro GM da Ásia ,Eugene Torre que tem um rating de 2560, enquanto GM Mark Paragua está em terceiro com 2526.

As Filipinas estão colocadas em 34º na classificação por países com base nos seus : oito GMs, 22 GI e um total de 43 jogadores titulados . O ELO das Filipinas tem um rating de 2513 apenas um ponto atrás da Suíça em 33o lugar.


Vamos com certeza ouvir falar muito deste jovem nos próximos anos...







texto by goodchess

fotos in google

CURIOSO......!!!!1.d4 d5 2.c4 Cc6







REGULAMENTO:



O Grupo de Xadrez Alekhine para assinalar a passagem do centenário da morte de Tchigorin, grande figura da História do Xadrez, vai organizar um torneio em sua memória.

Nas duas primeira jornadas do Torneio será obrigatório jogar a Defesa Tchigorin 1.d4 d5 2.c4 Cc6. Assim todos os participantes jogarão uma partida com as peças brancas e outra de negras com esta Abertura. Nas restantes jornadas já não será obrigatório jogar estes dois primeiros lances.

Este torneio que se realizará já na nova sede sita na Rua Alfredo Roque Gameiro 32-A, perto da Rua da Beneficência em Lisboa e será limitado a 32 jogadores.As inscrições terminam ás 23h00 de dia 2008-10-17
O torneio jogar-se-á segundo as regras da FIDE e da FPX, com o ritmo de 1h30 + 30s por lance para cada jogador. (caso não seja possível disponibilizar relógios digitais, passará a ser de 2h KO)O calendário será o seguinte:
1ª sessão (terça) 2008-10-21 ás 20h00
2ª sessão (quarta) 2008-10-22 ás 20h00
3ª sessão (quinta) 2008-10-23 ás 20h00
4ª sessão (segunda) 2008-10-27 ás 20h00
5ª sessão (terça) 2008-10-28 ás 20h00
6ª sessão (quarta) 2008-10-29 ás 20h00
7ª sessão (quinta) 2008-10-30 ás 20h00

Será requerida a contagem para elo FIDE, pelo que só poderão participar jogadores federados e cada um terá de pagar 5€ (1,5€ para a FIDE homologação do torneio e 3,5€ para apoio ao GXA).O torneio será disputado em sistema suíço e usar-se-á o programa Swiss Manager para os emparceiramentos e desempates, sendo o primeiro emparceiramento no dia 2008-10-19 ás 17h00.Os critérios de desempate estarão conforme a nova redacção do art. 25 do RC da FPX, ponto 2, a transcrição será afixada na sala de jogo.O Director do Torneio será Amadeu Solha Santos e o Árbitro será António Garcia.As confirmações podem ser feitas por correio electrónico ou telefone para:Paulo Correia – xadpncorreia@sapo.pt telefone: 933208170 (telemóvel)Aos melhores classificados lembranças oferecidas pelo Grupo de Xadrez Alekhine.

Lisboa, Setembro de 2008


Foto:Michael Tchigorin (1850-1908)

Este regulamento não teria nada de especial , caso não condicionasse os jogadores nos dois primeiros lances!!!! Foi a maneira que o Grupo de Xadrez Alekhine encontrou de homenagear o grande jogador MICHAIL TCHIGORIN o maior mestre Russo da segunda metade do século 19!que chegou a disputar 2 jogos para o titulo mundial embora sem sucesso.






texto by goodchess

ACADEMIA DO MCP/ALP RECOMEÇA MAIS UMA ÉPOCA

Depois de um interregno, durante o mês de Setembro, devido aos vários torneios, em que a maioria dos jogadores da Academia do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, estiveram envolvidos, a Academia esteve encerrada.



Agora, que uma nova época começou, vamos recomeçar com as aulas aos Sábados de manhã, das 10:30 às 12:30 horas.



Esperamos que os antigos alunos, recomecem já este Sábado, e, estamos abertos a que mais elementos se nos queiram juntar.



Temos bons professores, e, as aulas são gratuítas.



Aparece!



Texto by Afonsov
Foto from Google

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

QUEM VAI GANHAR ?????



Terá inicio no dia 14 deste mês o jogo do título mundial entre Viswanathan Anand e Vladimir Kramnik , no "Art and Exhibition Hall" da cidade alemã de Bona, com um valor em prémios de 1,5 milhões de euros!!!!! que será repartido igualmente pelos dois jogadores.






Quem é o teu favorito para vencedor desta partida???

Eu penso que será Kramnik.....
Aguardo respostas nos comentários....






texto e previsão by goodchess

A MATEMÁTICA E O XADREZ




PROBLEMA DO CAVALO

O caminho aberto do cavalo num tabuleiro de xadrez

A solução fechada do problema do cavalo encontrada por O Turco, uma máquina falsa de jogar xadrez.


O problema do cavalo, ou passeio do cavalo, é um problema matemático envolvendo o movimento da peça do cavalo no tabuleiro de xadrez. O cavalo é colocado no tabuleiro vazio e, seguindo as regras do jogo, precisa passar por todas as casas exatamente uma vez. Existem diversas soluções para o problema, dentre elas ( e são 26.534.728.821.064...) terminam numa casa da qual ele ataca a casa na qual iniciou o seu movimento. Esses caminhos são chamados de fechados pois com mais um movimento o cavalo volta para a posição inicial, formando assim um ciclo. Quando o cavalo termina numa posição em que não é possível retornar à casa inicial o caminho é dito aberto. Uma determinada solução fechada pode ser realizada iniciando-se de qualquer casa do tabuleiro, o que não é o caso de uma solução aberta.
Durante séculos muitas variações desse problema foram estudadas por matemáticos, incluindo Euler que em 1759 foi o primeiro a estudar cientificamente esse problema. As variações do problema são:


1-tamanhos diferentes de tabuleiro
2-o número de jogadores
3-a maneira com que o cavalo se move.



O xadrez também se mostra muito interessante do ponto de vista matemático. Diversos problemas de natureza combinatória e topológica ligados ao xadrez, são conhecidos e foram estudados nas últimas centenas de anos. Em 1913, Ernst Zermelo utilizou estes estudos como a base de sua Teoria dos Jogos Estratégicos, que é considerada como uma das predecessoras da Teoria dos Jogos.
O desafio mais importante da matemática ligada ao xadrez foi o desenvolvimento de algoritmos que possibilitassem que uma máquina pudesse jogar xadrez. A ideia de criar tal máquina data do século XVIII. Por volta do ano de 1769, o automato xadrezistico conhecido como O Turco tornou-se famoso na Europa. Neste caso, o Turco era apenas uma fraude engenhosa e suas pretensas habilidades como exímio xadrezista eram proporcionadas por um anão, que escondido dentro de suas engrenagens, operava o braço mecânico do automato com perfeição.
Estima-se que o número de posições legais de peças sobre o tabuleiro de xadrez está situado entre as potências de 10 elevado a 43 e 10 elevado a 50 com uma árvore de complexidade de aproximadamente 10 elevado a 123. A árvore de complexidade do xadrez foi determinada pela primeira vez pelo matemático norte-americano Claude Shannon, uma grandeza hoje conhecida como o Número de Shannon. É possível ter-se uma ideia aproximada da grandeza deste número sabendo-se que, como comparação, o número de átomos no Universo é estimado em 10 elevado a 79, ou seja, o número de lances possíveis excede em muito o número de átomos presentes no universo conhecido. Outros cálculos indicam que há 170 setilhões (1,7 × 10 elevado a 23) de maneiras de se fazer os dez primeiros movimentos numa partida de xadrez.



impressionante na verdade!!!!



from wikipédia by goodchess

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

TOP 20 JUNIORES DO MUNDO, LISTA DE OUTUBRO!

Foto:Magnus Carlsen, Noruega



Top 20 Juniors Outubro 2008
Ranking *Nome *Titulo *País *Rating* Jogos *Data Nascimento

1 Carlsen, Magnus g NOR 2786 31 1990-11-30


2 Karjakin, Sergey g UKR 2730 24 1990-01-12


3 Vachier-Lagrave, Maxime g FRA 2716 30 1990-10-21


4 Wang, Hao g CHN 2696 9 1989-08-04


5 Caruana, Fabiano g ITA 2640 10 1992-07-30


6 Mamedov, Rauf g AZE 2631 31 1988-04-26


7 Kuzubov, Yuriy g UKR 2622 33 1990-01-26


8 Li, Chao b g CHN 2622 33 1989-04-21


9 Nepomniachtchi, Ian g RUS 2616 18 1990-07-14


10 Zhou, Jianchao g CHN 2612 9 1988-11-06


11 So, Wesley g PHI 2610 69 1993-10-09


12 Rodshtein, Maxim g ISR 2609 42 1989-01-19


13 Andreikin, Dmitry g RUS 2603 22 1990-02-05


14 Negi, Parimarjan g IND 2597 36 1993-02-09


15 Howell, David W L g ENG 2593 32 1990-11-14


16 Zhigalko, Sergei g BLR 2592 22 1989-03-28


17 Laznicka, Viktor g CZE 2591 13 1988-01-09


18 Le, Quang Liem g VIE 2583 22 1991-03-13


19 Fier, Alexandr g BRA 2581 31 1988-03-11


20 Gareev, Timur g UZB 2581 13 1988-03-03


Foto:Wesley So, Filipinas




Desta lista gostava de realçar WESLEY SO das Filipinas,2610 de ELO aos 14 anos!!!!!!!!! e nº 11 do Mundo....Magnus Carlsen da Noruega mantém o nº1.





texto by goodchess

fotos in google

Duas representantes do MOTOCLUBE na selecção do Porto.





















Fotos:Marta Alves sub-16 e Diana Nogueira sub-12





O Motoclube do Porto/ALPI, inicia a época de 2008-2009 com a participação de duas jogadoras no III Match Corunha-Porto em Xadrez Jovem, que se disputará este fim de semana na Galiza, na cidade da Corunha!com a participação de 20 jovens de diferentes escalões etários de cada uma das cidades.

É uma organização de parceria entre a AGAX - Asociación Galega de Axedrecistas e a AXP - Associação de Xadrez do Porto que se repete anualmente na Corunha (anos pares) e no Porto (anos ímpares).




EQUIPA DO PORTO:




Sub-23

Ricardo Margarido 1978 1978 -1991
Francisco Mateus 1845 1845 -1994
Lucas Silva 1911 1911 -1990
Carlos Pereira 1979 1979 -1986

Sub-18

Miguel Ferreira 1808 1808 -1993
Gustavo Pinto 1758 1758 -1992
Miguel Simões 1656 1656 -1993
Filipa Ribeiro 1420 1420 -1992

Sub-16

José Miguel Margarido 1723 1723 -1994
Marta Sofia Alves 1427 1427 -1994
Rui Yang Wang 1417 -1995
Pedro Pereira 1495 -1995

Sub-14

André Mateus 1475 1475 -1997
William Norio Fukunaga 1483 -1996
Francisco do Bem Relvas 1439 -1996
Nuno Ventura Sousa 1387 -1996

Sub-12

Diana Sofia Nogueira 1295 -1998
Bernardo Guerra Carvalho 1313 -1998
André Ventura Sousa 1296 -2000
Gustavo Oliveira 1227 -2000



Esperemos que entrem com o pé direito nesta nova época....boa sorte para todos!!!




texto by goodchess

fotos by Juliana Chiu