quinta-feira, 9 de outubro de 2008

JOSÉ PADEIRO OPINA SOBRE AS SELEÇÕES NACIONAIS





O site do Moto Clube do Porto / Alpi Portugal, tem vido a introduzir novas valências ao longo do tempo.

Acha por bem, começar a dar a voz a pessoas que, pela sua experiência, e, conhecimento da realidade nacional, possam dar o seu contributo, para a discussão, e, esclarecimento de temas da actualidade.


Estes artigos revelam a posição, e, opinião de quem os escreve, e, devem ser interpretados nesse contexto.



Posição de José Padeiro sobre representações nacionais:


E para mim um prazer poder opinar no blog acerca da representação nacional nas Olimpíadas de Dresden.

Relativamente à selecção masculina existem muitas teorias e todas elas válidas. Não me deixa chocado a selecção nacional ser representada pelos jogadores Luís Galego, Ruben Pereira, Paulo Dias, Sérgio Rocha e Rui Dâmaso, como também não me deixaria chocado que o António Fernandes ou o Diogo Fernando estivessem na selecção por troca de algum destes jogadores. Escandaloso seria se estivesse algum jogador que não estes 7,fosse seleccionado para representar a selecção.
A partir daí é possível conjecturar muitos cenários e pontos de vista. Se por exemplo fosse eu o seleccionador escolheria o Luís Galego, (melhor jogador português, independentemente de ter perdido o numero 1 nesta lista ), Ruben Pereira, ( grande esperança do xadrez português, e na minha opinião futuro nº 1 brevemente), Paulo Dias ( nos últimos 2, 3 anos efectuou uma excelente evolução que nem o seu último campeonato nacional pode apagar ), e depois dos 4 jogadores restantes talvez escolhesse o Diogo Fernando e o Rui Dâmaso, embora como já disse anteriormente este é um ponto de vista pessoal e o nível é tão equilibrado entre estes 7 jogadores que ninguém pode afiançar que a prestação dum jogador seria melhor que outro ou vice-versa.

Também é fácil dizer que é incrível o campeão nacional António Fernandes e o número 1 português em Outubro Diogo Fernando não participem nas Olimpíadas, mas convém não esquecer que o António Fernandes tem efectuado torneios sofríveis e o Diogo Fernando não tem efectuado muitos torneios. Não estou a defender que eles não devam ir, estou simplesmente a tentar analisar a situação por todos os pontos de vista.

Depois existe a outra questão que são os regulamentos e aí realmente não quero opinar muito, só dando uma deixa. Eu se quiser apostar num evento desportivo daqui a um mês, tenho naturalmente mais informações se apostar no próprio dia do que um mês antes… Com isto quero dizer que existem mais torneios para analisar quanto mais perto da Olimpíada seleccionar os elementos que compõem a equipa.


Relativamente à selecção feminina custa-me um pouco comentar de tão óbvia é a questão. Não há duvidas de que a Maria Armanda Plácido não é a 5ª melhor jogadora portuguesa (nem a própria deve ter dúvidas) . Assim de repente lembro-me de meia dúzia de nomes de jogadoras superiores a ela ( Bianca Jeremias, Ana Ferreira, Susana Ferreira, Ana Rato, Catarina Costa, Mariana Cortinhas… ). Quando a diferença de força tal como acontece na selecção masculina é mínima todas as escolhas efectuadas estão justificadas por si próprias. Na selecção feminina a questão é diferente; existem 4 jogadoras claramente superiores às demais ( Catarina Leite, Ana Baptista, Margarida Coimbra e Ariana Pintor ) , e depois a quinta jogadora aparentemente também parece claro ser a Bianca Jeremias.
Sendo assim penso que não pode haver muita discussão nesta matéria. Independentemente dos regulamentos existentes, em alguns casos a regra do bom-senso deveria prevalecer…
Foto: José Padeiro - Jogador do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal


Posted by José Padeiro

2 comentários:

António Vítor disse...

Na minha opinião, e talvez por ter participado no último campeonato nacional, não se pode comparar o nível de forma actual do António Fernandes e do Diogo Fernandes com os outros nomes referidos.
E devia isso que deveria ser tido em conta numa convocatória, e não os últimos 2, 3 anos.
De qualquer forma acredito que quem quer que vá representar o país, o fará da melhor forma possível, sempre e quando seja disponibilizado as melhores condições para isso, isto é:
- Caché de participação;
- Dirigentes competentes na comitiva;
- Condições de alojamento condignas com a pratica da modalidade;
- Alimentação adequada.

Anónimo disse...

Nao posso deixar de comentar esta polemica que se passa a volta dos selecionados... Jogo xadrez ha 28 anos e conheço todos os jogadores envolvidos e nao tenho duvidas que a seleçao ideal seria o o Luis galego o Antonio Fernandes( um génio que querem dispensar) o Ruben Pereira e o Diogo Fernando disso nao tenho a menor duvida e na seleçao femenina nem falo... ate parece que voltamos aos tempos do luis costa.....O xadrez portugues anda pelas ruas da amargura... ´e bom que reflictam nisto pois nao somos atrasados mentais ... ou querem nos fazer crer??tenham vergonha e voltem atras nas decisoes ou kk dia têm torneios com dois ou tres jogadores e esses serao os mais amigos dos dirigentes federativos...