quarta-feira, 8 de outubro de 2008

EMANUEL SOUSA DO MCP/ALPI DESTRONA FRANCISCO CASTRO DO AMAS/GUIMARÃES

Foto: Ria de Aveiro - Canal Central

Ao fim de um longo interregno o Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, lá conseguiu ir participar em mais um torneio mensal de rápidas, organizado pelos nossos amigos da Academia de Xadrez da Gafanha da Encarnação.


Estes torneios, são torneios intimistas (o nome é bonito), e desta vez, em vez de jogarmos no meio do "deserto", resolveram os nossos amigos da Gafanha, levarem-nos para o centro da bela Veneza portuguesa. Claro que estou a falar da cidade de Aveiro. O torneio foi disputado no "Omega-bar", no centro do burgo Aveirense.


O Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, no seu principio de planeamento científico, da época, e, no sentido de entrosar os novos elementos, e, de os embuir do verdadeiro espírito motociclista/escaquistico, preparou uma delegação composta por dois dos novos elementos, e, dois dos jogadores da época anterior. Isto porque o seccionista Mário Fernandes, teve medo do "mau tempo", e, resolveu "cortar-se", e, não ir. E não é que tivemos um tempo maravilhoso. Só faltou ter sol. Também não era possível porque era de noite...



Então a delegação do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, era composta pelos seguintes jogadores:






































































Fotos: Emanuel Sousa, José Veríssimo, Afonso Duarte, e, Ricardo Cardoso

Logo após a partida do Porto, o Emanuel Sousa, começa a desfiar os seus conhecimentos de "tunning", "karting", e, outros ligados ao género automobilistico, no que foi secundado magnificamente, pelo Veríssimo, que, pelos vistos, também é versado nestes temas.

Ele eram as cambotas, os escapes, as bielas, os cavalos (não os do xadrez), os pneus de x ou y polegadas. Enfim, quem sabe sabe...

Parece que o Veríssimo, e já que estamos em maré de "fofocas", tenho de o dizer, sabe destas coisas porque tem um sobrinho lá para as bandas de Gondomar, feudo do Major Valentão, que parece que é um "tóninho" do tunning.

Já o Ricardo Cardoso, estava estupefacto, com todo este conhecimento, dos seus novos colegas de equipa, e, tomou uma atitude, mais do tipo do "monge tibetano". Estava então o Ricardo em meditação ZEN.


Finalmente lá chegamos a Aveiro, (ufa, que já não aguentavamos estes cromos), e, fomos embuídos no ambiente estudantil da cidade. Cruzamo-nos com "bandos" de estudantes de capa e batina, que à porta dos vários bares, e, restaurantes, debitavam muitos "decíbeis", estando, na sua maioria, apetrechados, com grandes copos de cerveja na mão.

Lá começamos o torneio de rápidas de 5 minutos, no sistema de todos contra todos, em que os jogadores foram escalonados pela sua força de ELO, ou mais ou menos.

Lá começou frenéticamente, a voarem as peças, que algumas vezes, dado o espaço reduzido das mesas, caiam em cascata para o chão, obrigando os jogadores, a exercícios de ginástica extra, que tando bem fazem, desde que não sofram da "espinha", claro.
A prova foi rijamente disputada, tendo o Emanuel Sousa, e, o Francisco Castro, feito o seu encontro na útima jornada. O Emanuel, que deve ter feito o trabalho de casa, arrancou com um "gambito", que eu não sei qual é, e pôs o Francisco a pão e água, averbando uma brilhante vitória sobre este, e, fazendo um torneio imaculado. Fez treze pontos, em treze jogos, arrasando toda a concorrência.


Era vê-lo sorridente, encantado, maravilhado, pois não é todos os dias que se ganha ao Francisco, e, o Emanuel estava com um grande "carma" nesta noite aveirense.

Recebeu desportivamente, os parabéns, do simpático Francisco, estando já previsto, uma desforra, para uma próxima oportunidade.


O Veríssimo Araújo também fez uma boa prova, só baqueando com os mestres, e, com o colega de equipa, Ricardo Cardoso.

O Ricardo, lá foi intercalando, as boas vitórias, com algumas derrotas, mas não se portou mal.


O Afonso, lá foi apanhando "porrada" da direita, e, da esquerda, que é para aprender a não se meter nestas coisas.


Classificação individual:
Emanuel Sousa - MCP/ALPI - 13 pontos
Francisco Castro - AMAS - 11 pontos
José Veríssimo - MCP/ALPI - 10 pontos
4º Gustavo Pires - Galitos de Aveiro - 9 pontos
Ricardo Cardoso - MCP/ALPI - 7 pontos
6º Rui Ferreira - AXGE - 7 pontos
7º Uwe Kahler - AXGE - 6 pontos
8º José Guimarães - AXGE - 6 pontos
9º Ricardo Alvarez - AXGE - 5 pontos
10º Susana Ferreira - AXGE - 5 pontos
11º Cristiano Tieres - AXGE - 4 pontos
12º Nídia Ribau - AXGE - 4 pontos
13º Afonso Duarte - MCP/ALPI - 3 pontos
14º Nelson Ribau - AXGE - 1 ponto


EQUIPAS:
MOTO CLUBE DO PORTO/ALPI - 33 pontos
ACADEMIA XADREZ GAFANHA ENCARNAÇÃO - 24 pontos
AMAS / GUIMARÃES - 11 pontos
4º GALITOS DE AVEIRO - 9 pontos


Como não podia deixar de ser lá estava o Emanuel com pressa para regressar. Desta vez a desculpa era que tinha fome, e, tinha que ir comer a uma roulote, do Porto, claro...




Fotos by Juliana Chiu
Texto by Afonsov

Sem comentários: