terça-feira, 7 de outubro de 2008

Judit Polgár-a maior jogadora de sempre!!!!

Foto:Judit Polgár, jogadora hungara

Judit Polgár tem preferido ao longo da sua carreira eventos masculinos, tornando-se evidente desde o início que ela queria tornar-se a verdadeira Campeã Mundial de Xadrez.
Treinada nos primeiros anos pela sua irmã Susan (que, em última análise, se tornou Campeã do Mundo Feminina ) Polgár era um prodígio desde tenra idade. Ela derrotou um primeiro Mestre Internacional (Dolfi Drimer) com 10 anos de idade, e um Grande mestre (Vladimir Kovacevic) com 11 anos.



Em 1994 ,Polgár sofreu uma controversa derrota às mãos do então campeão mundial Garry Kasparov,o jogador de maior rating elo de todos os tempos. Kasparov mudou de idéias depois de fazer uma jogada e, em seguida, fez outra jogada diferente. De acordo com as regras do xadrez, uma vez que um jogador tenha libertado uma peça, ele ou ela não pode fazer uma jogada diferente, por isso Kasparov deveria ter sido obrigado a fazer o seu movimento inicial. No entanto, Polgár não contestou a jogada, porque, disse ela, que não houve testemunhas e não estava um árbitro presente!!. Ela também não soube que o lance foi captado por uma equipa de televisão. O director do torneio foi criticado por não ter confrontado Kasparov quando a prova foi colocada à sua disposição. No entanto, ela ganhou um jogo rápido do xadrez contra o Kasparov, em 2002.






Em 1995 na lista de novembro da FIDE , os 2676 de elo fez dela a número 10 do mundo, pela primeira vez mulher entra no mundo do Top Ten.
Em 2003, Polgár consegue um de seus melhores resultados: um claro e sem derrotas segundo lugar no torneio de xadrez Corus em Wijk aan Zee, Países Baixos, e apenas um ponto atrás da estrela indiana Viswanathan Anand, e um ponto à frente do campeão do mundo Vladimir Kramnik.


Em 2004, Polgár fica algum tempo fora de xadrez para dar à luz a seu filho, Oliver. Ela foi, portanto, considerada inativa e não cotada na lista elo FIDE de janeiro 2005. Sua irmã Susan reativou seu estado jogando durante este período, e tornou-se temporáriamente na mulher número um do mundo.
Polgár regressou ao xadrez no prestigiado torneio xadrez Corus em 15 de janeiro de 2005, pontuando 7 / 13. Ela voltou a entrar na lista elo FIDE em abril 2005, ganhando alguns pontos para a classificação elo pelo seu desempenho no Corus. Em maio voltou a ter um desempenho muito positivo num forte torneio em Sofia, Bulgária, terminando terceira . Isto trouxe-a para o mais elevado elo de sempre, 2735, em 2005 na lista de julho da FIDE , e permitiu que Polgár podesse conservar o seu posto como o oitavo melhor jogador do mundo.

Em setembro de 2005, Polgár tornou-se a primeira mulher a jogar um Campeonato Mundial, no Campeonato Mundial de Xadrez FIDE 2005. No entanto, ela teve um raro desempenho decepcionante, vindo a terminar na última posição dos oito concorrentes. Nigel Short criticou a sua escolha de aberturas, e alguns especularam que o ter tirado um ano para ter um bebé pode tê-la deixado sem ritmo de jogo, apesar do seu forte desempenho em dois torneios no início do ano.


Foto:As irmãs Polgár, à direita Susan também nº1 do mundo


Não jogou no torneio Linares 2006 porque estava grávida de novo. Em 6 de julho de 2006, deu à luz uma menina, Hanna.
Em outubro de 2006, Polgár alcança outro excelente resultado: empate para o primeiro lugar no Torneio Xadrez Essent, Hoogeveen, Holanda. Ela pontuou 4,5 em 6 num torneio de duplo round robin , que incluiu duas vitórias contra o jogador de maior elo do mundo , Veselin Topalov.
Em maio-junho de 2007 jogou no Torneio de Candidatos da FIDE Campeonato Mundial de Xadrez 2007. Foi eliminada na primeira ronda, perdendo para 3.5-2.5 contra Evgeny Bareev.
Em janeiro de 2008 competiu no torneio Corus Wijk aan Zee, pontuando um respeitável 6.0/13.





texto e tradução by goodchess

fotos in google

Sem comentários: