sábado, 11 de outubro de 2008

INCIDENTE NO TORNEIO DO AEJ - S.JOÃO DA MADEIRA


Mais uma vez José Padeiro utiliza este "forum" para publicar um artigo de opinião.




Incidente de São João da Madeira


Posso dizer com grande fiabilidade que no passado sábado dia 4 de Outubro, aconteceu-me o episódio mais incrível da minha carreira como jogador de xadrez. Inscrevi-me para jogar o torneio de São João da Madeira e infelizmente por razões extra xadrez parti atrasado, no entanto, a tempo de poder chegar dentro da hora de tolerância que a FIDE considera como válida.

Cheguei 50 minutos atrasado e efectuei o meu lance, até que a árbitra Alzira Silva veio ter comigo e disse que eu tinha perdido por falta de comparência. Quando somos apanhados de surpresa, seja em que matéria for, passa-nos imensa coisa pela cabeça muitas delas sem lógica. A primeira das quais seria que se tratava duma brincadeira, contudo quando verifiquei que tal não correspondia à verdade, só me ocorreram reacções puras tais como: “mas em todos os torneios é 1 hora”, ou, “mas agora já cheguei e as pessoas estão aqui é para jogar”, ou, “não pude mesmo chegar mais cedo”. Quando eu referi que em todos os torneios é 1 hora, a árbitra respondeu-me com um simples “ quem espera desespera”. Na altura não compreendi bem, mas suponho que se estava a referir aos atrasos constantes que as provas arbitradas por si sofrem.

Perante a minha incredulidade tentei argumentar da maneira mais lógica e educada possível. Não conseguindo demover a árbitra de tal decisão, disse que desistia do torneio saindo do local de jogo o mais rapidamente possível, para não expressar a minha revolta nem irritação por situação tão injusta.

Na viagem de regresso para casa, fui acalmando e tentando clarificar as ideias. Comecei a pensar se seria legal colocar tolerância de meia hora em torneios homologados pela FIDE.

Quando cheguei a casa confirmei essa mesma ideia opinião corroborada por um árbitro internacional português. Quando digo ilegal, não digo que não seja possível, simplesmente se alguém contestar o regulamento o torneio não poderá ser homologado pela FIDE. Se eu por absurdo organizar um torneio e elaborar um regulamento que indica que os cavalos naquele torneio se movimentam como bispos estou no meu direito naturalmente, simplesmente tenho que considerar a possibilidade da não homologação pela FIDE.

Sendo assim, e sem fazer nada para que tal situação acontecesse fui vítima de uma injustiça. Quando acontecem situações deste tipo as pessoas têm duas possibilidades: deixamos passar a injustiça, como a maior parte das pessoas incluindo eu próprio costuma fazer, ou então tentar combater essa injustiça. Da minha parte cansado da falta de respeito que existe no geral pelo xadrezista português não vou naturalmente calar a minha revolta e vou seguir com o caso até onde for possível.

Como tal enviei um email ao organizador do torneio no passado dia 9 a dar conta dessa mesma revolta e insatisfação, email esse que passo a transcrever.

Agora estou à espera da resposta do organizador do torneio ciente que é uma pessoa de boa fé.

José Padeiro

Com conhecimento do Presidente da Associação de Xadrez de Aveiro. Boa noite Albino Silva. Depois do acontecimento incrível de sábado, cabe-me registar o seguinte: - O regulamento está ferido de ilegalidade se levarmos em conta que é uma prova que será homologada pela FIDE, ou seja não é possível a tolerância ser inferior a uma hora, opinião corroborada por um Arbitro Internacional.
Any player who arrives at the chessboard more than one hour after the scheduled start of the session shall lose the game unless the rules of the competition specify or the arbiter decides otherwise.
A regra no handbook está clara. A tolerância de 1 hora é condição imprescindível para um torneio ser homologado pela FIDE. - Perante este facto indesmentível, fui prejudicado, tal como poderia ter sido outro jogador que tivesse chegado no intervalo de tempo entre os 30 e os 60 minutos de atraso. - Na altura perante a minha incredubilidade da decisão da árbitra Alzira Silva não efectuei nenhum protesto porque: 1º Fiquei em estado de semi-choque sem saber muito bem como reagir a situação 2º Tento concentrar-me somente nas 64 casas e deixar os regulamentos para os especialistas. Sendo assim e tendo em conta que passado 5 dias ainda não recebi nenhum pedido de desculpas por parte da organização do torneio venho por este meio solicitar o seguinte: - um pedido de desculpas público a apresentar na página de Associação de Xadrez de Aveiro a todos os jogadores do torneio pelo facto do regulamento contemplar um item ferido de legalidade, e principalmente à minha pessoa por ter sido o directamente lesado. - uma indemnização no valor de 150 euros, baseado num eventual prémio que iria ganhar no torneio. Nos anteriores torneios registei um 1º, um 2º e um 4º lugar portanto supor um eventual 3º lugar parece-me uma pretensão razoável.Note-se que a essa indemnização poderia acrescer eventuais danos morais e eventuais pontos ELO não ganhos com a decisão da organização, mas prefiro não entrar por esse campo.Esse valor será revertido para apoiar um jovem do meu clube numa presença no Campeonato Nacional de Jovens. Se não obtiver resposta às minhas pretensões, até dia 13 de Outubro, situação que neste momento nem me passa pela cabeça, então serei obrigado a impugnar a prova não contando ela para efeitos de registo FIDE, e se tal acontecer envio desde já um pedido de desculpas a todos os prejudicados. Naturalmente esta situação não é de todo do meu agrado, contudo é apenas um repor de justiça ao acontecimento mais surreal que me aconteceu desde que comecei a praticar a modalidade. Sem mais nenhum assunto de momento subscrevo-me com as mais cordiais saudações. José Padeiro


Posted by José Padeiro

24 comentários:

Anónimo disse...

Absolutamente de acordo em relação ao tempo de tolerância, não se percebe a razão do encurtamento para 30min... mas a verdade é que tal vinha expresso no regulamento do torneio e um jogador aceita todos os pontos enunciados no mesmo a partir do momento da inscrição.
Concordo com a denúncia à FIDE e consequente não-homologação, pois os organizadores dos torneios têm de conhecer as normas oficiais e têm de as seguir!
Não concordo é com o aproveitamento da situação (chantagem e pedido de indemnização), pois a verdade é que ao inscrever-se o jogador aceitou as regras do torneio, como tal só tem é que acarretar com elas.
Denunciar sim, mas usar algo do género tipo "Paga-me e eu calo-me e não faço a queixa...", na minha opinião é algo longe de ser ético, sendo apenas e só um aproveitamento da situação.

Cumps,
Miguel

Anónimo disse...

Boa Noite
Quem priva com o José Padeiro, sabe que se trata de uma das pessoas mais sérias e educadas do Xadrez nacional.
José, apesar da importância que reivindicas reverter para um qualquer jovem...medida em tudo ética, desiste da queixa e simultâneamente desiste de participar em qualquer torneio arbitrado por essa prepotente e analfabeta funcional...Alzira.
Cada um tem uma quintinha xadrezística onde é ditador.
Cumprimentos
Xico Silva

Anónimo disse...

És um totó Padeiro....

Lê bem o artigo em que te baseaste....

Anónimo disse...

Se calhar devias ter pedido a alguem que percebesse de Inglês para traduzir o texto, que coisa mais ridicula...

Anónimo disse...

"Quando cheguei a casa confirmei essa mesma ideia opinião corroborada por um árbitro internacional português."

Gostaria imenso de saber quem é esse arbitro internacional.
Podes revelar o nome desse arbitro ou isso causa muito incomodo para ambas as partes?

Anónimo disse...

Um caso de arbitragem ou de chantagem?

A leitura arbitral esta correcta, o torneio é passível da possibilidade de anulação, embora eu não creio que vá acontecer.

Agora, um regulamento é um contrato, quem não cumpre não ganha. Não há relação entre o elo conseguido e os prémios.

Cereja em cima do bolo, o verdadeiro jogador de xadrez esta preocupado com ... o dinheiro... vai uma chantagem?

Anónimo disse...

Oh Xico Silva, diz-me lá aonde é a tua quintinha xadrezística para eu nunca lá ir jogar xadrez.

Quem priva com o Padeiro sabe perfeitamente da seriedade dele em abandonar torneios que não lhe estejam a decorrer da melhora maneira,e já a agora, que ele não lê os regulamentos dos torneios em que participa bem como tem desconhecimento de algumas regras de xadrez e de educação, que num jogador de tal gabarito lhe ficava bem.

O Padeiro ao dar a sua opinião está expor-se ao rídiculo e a mostrar o seu verdadeiro caracter e a denegrir a imagem de quem muito tem feito pelo xadrez.

Espero nunca jogar com o Padeiro e com os Xicos Silva do xadrez, pois nunca será um prazer jogar com eles.

P.s.: Se fosse comigo bem que poderías esperar eternamente pelo pedido de desculpa.
Oh Padeiro, deixa-te de figuras tristes, mostra respeito e educação por quem organiza, arbitra e joga. Afinal já não tens 10 ou 12 anos!

Anónimo disse...

ha pessoas msm tristes loool
é cada cena inacreditavel... ja tava na altura de ganhar algum juizo e fazer alguma coisa na vida nao?

Anónimo disse...

Ainda bem que este blogue permite comentários anónimos não moderados.

Anónimo.

Anónimo disse...

PASSEI POR AQUI E CONSTATEI O QUE É O XADREZ EM PORTUGAL.
QUINTAS E QUINTINHAS...MAS NA MODALIDADE NEM HÁ DINHEIRO PARA FAZER CANTAR UM CEGO.
CONTINUEM ALZIRAS XADREZÍSTICAS... ASSIM O XADREZ CHEGA LONGE.
TUDO ISTO SÒ FAZ RIR.
FRANCISCO (NÂO O XICO) SILVA

Anónimo disse...

atendendo que a FIDE no seu proprio regulamento deixa esse ponto ao livre arbitrio da organização do torneio, acho que a questão levantada é uma falsa questão...
Sendo o Zé um jgador de referencia no panorama nacional acho estemporanea a sua reacção...
assim como o seu pedido de indemnização.
Pelo contrario e dada a falta de etica ao colocar esta questão a publico não deixo de notar que quer a AXP a AXA e a FPX devem tomar uma posição e aplicar as devidas sanções a quem de direito.
A organização acho que o Ze deve um pedido de desculpas por ter aceite um regulamento que depois não cumpriu.
Podendo esta alegar que o Ze era uma "ancora" do torneio e que apos a sua desistencia tambem desistiram outros jogadores que esperavam jogar com ele mas como o torneio ficou mais fraco não valia a pena participarem... tambem exigir uma indeminização não inferior aos 1500 euros ....

Anónimo disse...

Esta é pra ti ó Xico Esperto

Até ja Antonio Aleixo dizia:
"Para nao fazeres ofensas
E teres dias felizes,
Nao digas tudo o que pensas
Mas pensa tudo o que dizes.

És parvo, mas distinto,
So vês bem o que tens perto,
Nao compreendes que te minto
Quando te trato por esperto?"

Nota:You can read again, but...
I don't know if you will understand.
Tambem serve para o teu inspirador e para os seus corroborantes.

Anónimo disse...

O Xadrez vai bem e recomenda-se,mas...la está, quando o dinheiro anda à frente...é uma chatice...é so lobos

Anónimo disse...

O XADREZ VAI BEM E RECOMENDA-SE... ESTA É A FRASE DO ANO.

JOGUEM XADREZ E CALEM-SE...MAS INFELIZMENTE NEM ISSO FAZEM BEM ...CRÍTICOS DO PADEIRO.

Ass.
XICO ESPERTO ANALFABETO ALEIXO

QUE TRISTES SÃO ESTES INVEJOSOS...

Anónimo disse...

Já chega de bitaites...o Xadrez está bem e recomenda-se (frase do século - não do ano).

Para o ano volto a jogar o Torneio da AEJ, não falho, só se a hilariante SENHORA árbitro não estiver presente.

Felicidades para todos.

Citar Aleixo com rodapé em inglês /insultuoso foi de mestre ó XICO EXPERT

Prefiro a questão das Olímpiadas no ALA DE REI...BRAVO, porque o Xadrez está bem e recomenda-se.

Proponho um minuto de riso antes do início dos jogos a realizar no fim-de-semana em memória da dignidade do Xadrez.

ESPERTO MAS ALEIXO

Anónimo disse...

Boa noite.

Primeiro de tudo tenho que adiantar que responder a comentários não assinados não faz propriamente parte da minha maneira de ser, contudo visto que o tema é sobre mim e foi lançado pela minha pessoa vou efectuar algumas considerações.

Para começar não me choca nada que as pessoas discordem do meu ponto de vista, desde que seja efectuado de maneira educada e sem ferir susceptibilidades e assumindo a posição sem se refugiarem no anonimato. Independentemente de ter ou não razão, não tenho qualquer tipo de problema em assumir a minha posição. Sinceramente não sabia que infundia tanto respeito ao ponto das pessoas preferirem refugiar-se no anonimato do que assumirem as suas posições e opiniões.

Relativamente ao caso propriamente dito, e sentindo-me pouco confortável porque não sei se estou a responder ou não a pessoas de boa fé, tenho de registar o seguinte: confesso que não sou nenhum especialista em inglês e admito que a regra é ambígua, no entanto a interpretação que retiro, é que no mínimo uma hora é necessário dar de tolerância, e excepcionalmente poder aumentar essa mesma tolerância, nunca podendo o jogador ser prejudicado (relativamente a essa questão terei a resposta depois de efectuado o meu protesto), na questão do pedido de indemnização não consigo compreender onde está o aproveitamento da situação; neste momento sou profissional de xadrez e foi-me retirado o direito ao trabalho com uma regra que a meu ver não tem razão de existir. Aliás ja participei em muitos torneios e não me lembro de tal regra alguma vez ter feito a sua aparição, com a agravante dos torneios em que Sra Arbitra do citado torneio nos honra com a sua presença começarem constantemente atrasados. Em relação a isso lançava um desafio! Quem nunca tiver chegado mais de meia hora atrasado a um jogo que atire a primeira pedra…

Outras questões adicionais parecem-me bastante interessantes:

"Quem priva com o Padeiro sabe perfeitamente da seriedade dele em abandonar torneios que não lhe estejam a decorrer da melhora maneira "

(sinceramente desconhecia que as pessoas que privam comigo tinham essa imagem minha, tenho ideia que nunca fui incorrecto com ninguém no tabuleiro, se tal aconteceu peço as maiores desculpas a essa mesma(s) pessoa(s). O único torneio que me lembro de ter abandonado por me estar a correr mal o torneio foi o ano passado em Cucujães e realmente tenho que considerar que não é (foi) a atitude mais correcta, mas por uma atitude assumir um padrão comportamental parece-me excessivo.

"Gostaria imenso de saber quem é esse arbitro internacional.
Podes revelar o nome desse arbitro ou isso causa muito incomodo para ambas as partes?"

Esta tirada foi o auge da ironia; a pessoa que não se identifica pede a identificação duma outra pessoa, nem merece comentários.

"ha pessoas msm tristes loool
é cada cena inacreditavel... ja tava na altura de ganhar algum juizo e fazer alguma coisa na vida nao?"

Essa parte não percebi bem, mas suponho que se estava a referir aos comentários não identificados incluindo o dele próprio.

"Podendo esta alegar que o Ze era uma "ancora" do torneio e que apos a sua desistencia tambem desistiram outros jogadores que esperavam jogar com ele mas como o torneio ficou mais fraco não valia a pena participarem... tambem exigir uma indeminização não inferior aos 1500 euros ...."

Presumo que uma questão dessas só se poderia colocar se recebesse cachet para jogar o torneio, coisa que não aconteceu.
Para terminar só queria dizer o seguinte: quando as pessoas agem de boa-fé tudo fica mais facilitado; naturalmente que o principal prejudicado desta mesma situação sou eu próprio e gostava que as pessoas percebessem a sensação de chegar atrasado mas dentro da hora prevista, e chegar alguém que começa sempre torneios a tarde e más horas, informar que naquele torneio é meia hora porque segundo ela “ quem espera, desespera”. Independentemente de ter razão legal ou não ( e eu sinceramente acredito que tenho ), a razão moral penso que é impossível não me assistir.
Sem mais delongas despeço-me

Cumprimentos

José Padeiro

Anónimo disse...

Para profissional de xadrez dominas muito mal a tua área.

Um regulamento é um contrato, e tu como profissional devias honra-lo e não questionar o seu conteúdo, não gostas, não vais a jogo.

Tenho a sensação que pedis-te opinião a um arbitro FIDE e não Internacional, e devo alertar-te que a pessoa de quem falas também tem esse titulo.

Se estas preocupado com a olimpíada podias ter reparado que relativamente a hora de inicio está estabelecido que quem não estiver no local a hora de inicio, perde imediatamente a partida. Será que as partidas não vão contar para norma por isso? Não me parece.

Um profissional não é alguém que depende de uma profissão, mas alguém que a respeita e é reconhecida por isso... pergunta ao Frois que ele explica-te. Ainda te falta muito para seres um profissional, pelo menos um bom profissional.

Pedro Rodrigues

Anónimo disse...

Por acaso... até estava a falar de vossa exelência! burro velho não aprende linguas kakaka isto de ver alguém a bater (tentar) no ceguinho tem muita piada

Anónimo disse...

En portugal el ajedrez en última instancia no va a la delantera porque los dirigentes no hagan cumplir las normas, sino porque los jugadores son demasiado buenos para las cumplir!

Saludos de lo primer campeón ;)

Anónimo disse...

Mai nada!

Anónimo disse...

Acho demasiado irónico haver alguem a duvidar do profissionalismo do Padeiro. Principalmente quando esse comentário foi feito pelo árbitro menos profissional que conheço. Sr Pedro Rodrigues abstenha-se de falar de um assunto que desconhece, até lhe digo mais, torne-se árbitro de basquetebol (pelo que sei é omnipresente, visto já ter estado a arbitrar um nacional de jovens e um torneio de basquetebol há mesma hora), ou de futebol (teria a oportunidade de criar as polémicas que quisesse).

Já disse ao padeiro que julgo que não tem razão neste assunto, mas acho louvavél que ele defenda o seu ponto de vista.

Para finalizar não compreendo os excessivos ataques dos anónimos há Árbitra Alzira, acho que toda a comunidade do xadrez em portugal tem a agradecer a quem já organizou tantos torneios.

Anónimo disse...

Não querem desviar o assunto, eu estive esse ano no Algarve a convite da FPB. No nacional de jovens estava como acompanhante e fui convidado a ajudar. No campeonato que me foi destinado não houve problemas, o que alias tem sido uma constante.

Concordo contigo no ultimo ponto, mas como sabes quem faz alguma coisa acaba sempre por ser criticado, é por isso que temos o xadrez que temos. É o xadrez que merecemos.

Anónimo disse...

Esta troca de comentários é absolutamente hilariante! De resto, concordo plenamente com esse Carlos Oliveira, que me ensinou muitas coisas sobre a vida (e sobre amendoins) quando fomos a Ferrol.
P.S.: Sou aquele que ganhou ao Padeiro por falta de comparência.

Anónimo disse...

Eu não percebo nada de xadrez, nem sei quem vocês são e vim aqui parar sem querer. Diverti-me imenso - obrigado.
No meio dos regulamentos, da Alzira, do Padeiro e do nobre sentimento que todos têm pelo xadrez, vocês esqueceram-se todos de 2 coisas simples:
1º vocês vão a torneios porque há lá adversários para jogar.
2º Esses adversários que gostam tanto ou mais de xadrez que qualquer um de vós, bem como os organizadores merecem o respeito de todos.
E que tal se começassem por se respeitarem uns aos outros e aparecessem todos alguns minutos antes da hora, demonstrando assim inequivocamente o vosso respeito e amor pelo XADREZ ?