quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PASSEIO DE NATAL DO MOTO CLUBE DO PORTO





Natureza, sol e frio espera-nos no Passeio de Natal16-12-2008


MC Porto vai descobrir o melhor da serra da Cabreira. Com previsões do tempo muito favoráveis – sol, apesar do frio – tudo aponta para mais uma boa jornada mototurística que o MC Porto irá viver no próximo domingo, 21 de Dezembro de 2008.


Será o dia em que entra oficialmente o Inverno. Mas este está há muito instalado na Serra da Cabreira. Os nevões que lá caíram nas últimas semanas dificultaram os reconhecimentos ao “desorganizador-mor” que publica aqui algumas das fotos conseguidas entre tanto manto branco. Não iremos ter esta sorte a 21. A neve terá derretido toda e só a veremos ao longe, nos cumes.



Mas devido às dificuldades com os acessos ao cimo da Cabreira, só agora se pôde tirar uma conclusão: no domingo não vamos subir a serra em caravana, com motos de estrada, para conhecer os formidáveis Fojos de Lobo. A subida em terra e de 9,8 km da aldeia de Agra até ao primeiro fojo, o Fojo do Ribeiro do Fojo ou Fojo de Pau da Bela, está completamente enlameada, com uma camada fina demaziado deslizante para muitos dos nossos sócios. Mais umas regueiras e a forte possibilidade do gelo persistir nos troços mais altos iriam complicar a visita.


É pena pois os carvalhais atravessados e as amplas panorâmicas do cimo da Cabreira arrebitam um morto.

Está prometida a subida aos fojosMas se os fojos aguentaram quase 300 anos, também aguentam até à próxima Primavera ou Verão.

Está prometido o passeio. E no domingo vamos compensar, aproveitando o tempo para percorrer a aldeia de Agra, as cascatas, pontes medievais e moinhos do Ave, as casas graníticas e espigueiros das aldeias da Cabreira. A serra está formidável. Acreditem!

E depois do almoço até podemos contornar a albufeira do Ermal, passando à antiquíssima barragem de Guilhofrei e margens bem arborizadas desta represa do Ave.


O almoço bem calórico está à nossa espera, bem como a visita ao Museu da Moto Antiga. Podem ler sobre ela e ver boas imagens em http://www.vieiraminhoturismo.com/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=219&Itemid=149



Não se assustem com as fotos que ilustram esta notícia. São do reconhecimento a 29 de Novembro – sob forte nevão – e do de 16 de Dezembro, já com sol e neve apenas no cimo da Cabreira. Ficam de recordação e para mostrar que não é preciso ir à Serra da Estrela, gramar confusões para nos divertirmos e contemplar a Natureza.

Prazo das inscrições está a terminar!

Recordamos agora o texto do boletim mensal:


Esta balada mototurística, descontraída e simples tentará aproveitar ao máximo a luz do sol, já que coincide com o dia mais curto do ano, o do solestício de Inverno. Iremos utilizar estradas muito bonitas dos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho, ver algo que o MC Porto nunca descobriu – os Fojos de Lobos da Serra da Cabreira – almoçar confortavelmente e regressar ao Museu da Moto Antiga de Rossas, formidável e bem exposto espólio motociclístico do Dr. Vieira Leite.

Já há mais de cinco anos que o MC Porto não visita este museu, o melhor de motos antigas de Portugal. Para quem não o conhece, está escondido no coração da granítica e fria aldeia de Rossas e nem uma placa à porta tem. E é quase uma honra podermos conhecer o espaço pois o Dr. Vieira Leite reconhece que lhe fica mais barato ter a porta fechada que a abrir aos visitantes. Quem lá foi deu o tempo por muitíssimo bem empregue.

Já os Fojos de Lobos são enormes armadilhas para estes predadores que tantos cabelos brancos causavam aos pastores de outrora. Um deles, foi construído há mais de 250 anos. Consistem em dois muros de pedra, altos, em V e que se juntam num poço. Os lobos eram atraídos pelos batedores para o interior dos muros e, desesperados, fugiam serra abaixo para o tal buraco no vértice dos paredões. Aí eram abatidos. Hoje o lobo ibérico é uma das espécies mais protegidas do nosso território.

O almoço será no já conhecido Restaurante do Parque de Campismo de Vieira do Minho, panorâmico nas margens do rio Ave, ainda um regato, e onde teremos uma saborosa e bem confecionada ementa à espera: entradas, sopa, secretos de porco e nacos de vitela com arroz de feijão e grelos e pudim de coco com molhos de frutos silvestres à sobremesa. Isto regado com os vinhos da casa ou água e refrigerantes e terminado com a cafezada da praxe.

Programa
8.30h - Encontro na sede com cafezada oferecida- Percurso em caravana pela A3, A42, A 41, Fafe, N311, Várzea Cova, Aboim, Rossas e Calvos
10.30h – Paragem na aldeia recuperada de Agra
11.00h – Continuação pela Serra da Cabreira até aos Fojos dos Lobos
12.30h – Chegada a Vieira do Minho e almoço no Restaurante Parque
14.00h – Saída para Rossas
14.30h – Visita ao Museu da Moto Antiga
16.00h – Regresso em caravana
Preço por pessoa: (sócio e acompanhante na mesma moto) 19 €;
Não sócio: 25 €Inclui almoço e entrada no museu.
Inscrições até 17 de Dezembro e só consideradas mediante pagamento.
Obrigado.
Informações: ernestobrochado@motoclubedoporto.pt ou 934 833 137
Ernesto BrochadoMoto Clube do Porto 934 833 137
Posted by Afonsov from R.J., Brasil on behalf of Nestov

Sem comentários: