quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

DOPING NO XADREZ??





Susan Polgar fez esta pergunta a algumas individualidades do xadrez mundial




O que é doping no xadrez?


Shakhriyar Mamedyarov:

- Não faço ideia do que é doping, porque eu nunca usei. Acho que o
doping não ajuda os jogadores do xadrez e duvido muito que alguém
o use ao mais alto nível . Xadrez não é desporto no seu original
alcance, não é uma espécie de desporto olímpico como atletismo ou
ginástica. Os jogadores mais velhos podem usar qualquer coisa para se sentir melhor
durante o jogo, como por exemplo beber um café.
Eu realmente não me importo se existe doping no xadrez ou não!

Ernesto INARKIEV:

- Para mim o principal doping no xadrez é motivação psicológica. Houve uma
dúzia de casos na minha vida, quando eu parecia ter esgotado o meus recursos,
mas eu sempre me superei.


Evgeny ALEXEEV:

- Se sob o doping se pode compreender o estímulo para o jogo de xadrez
, para mim, tenho apenas um - tenho que me esforça para a vitória.

Rustam KASYMZHANOV:

- Na verdade, tanto quanto eu entendo, quer ouvir algumas coisa
concretas sobre as substâncias químicas utilizando pelos jogadores de xadrez? Para muitos
jogadores de xadrez o álcool pode actuar como "doping" durante os períodos da sua
carreira mais difíceis. Ele ajuda-os a voltar à vida, a organizar-se para
as novas emoções. Estou tentando abster-me de qualquer tipo de doping
ultimamente, incluindo álcool e café durante o jogo. Estou tentando
jogar apenas com os recursos humanos. E você pode ver os resultados ... (ontem
Kasymzhanov perdeu 2 jogos de seguida!). Talvez eu deva parar tudo isto?

Peter LEKO:

- Eu acho que xadrez é um tipo de desporto mais intelectual do que físico.
Não vale a pena falar de doping no xadrez.

Teimour Radjabov:

- É difícil dizer o que você pode usar para ganhar um jogo.
Café, chá, cigarros ,não podem promover bons resultados. Se você tem dormido
bem, vier para o jogo de bom humor...também não é uma garantia de
sucesso. Mas se falarmos realmente em doping, em especial,
comentar o caso da Olimpíada de Xadrez de Dresden onde o líder da
equipa Ucraniana Vasily Ivanchuk não compareceu ao teste de doping, ele irá
demorar muito tempo a ser resolvido...

Vladimir AKOPYAN:

-Jogar a um nível superior,acarreta trabalhar duro e gasta muito tempo na
preparação para os torneios. Um chá forte ajuda-me a estar em boa
forma, uma vez que eu nunca gostei de café. Durante um jogo eu posso beber
várias canecas de chá.

Vugar GASHIMOV:

- Normalmente, durante o jogo eu bebo só água. Xadrez, eu posso dizer, é uma
espécie de "doping" em si, até mesmo uma droga. Todos os grandes MESTRES tornaram-se viciados deste jogo desde a infância e não conseguem livrar-se dele para o resto
das suas vidas.






tradução de goodchess from Susan Polgar blog

1 comentário:

Anónimo disse...

o unico tipo de doping que existe no xadrez e tbm em outros esportes que se precisa de concentração, são os beta-bloqueadores e agem como um calmante, como o propanolol e o atenolol