domingo, 12 de abril de 2009

JOÃO VICENTE DO MCP/ALPI GANHA TORNEIO PARA JOVENS DE ARCARAVELA-SARDOAL

O nosso blogue procura ser diversificado, focando vários aspectos, nem todos ligados ao xadrez.



Queremos também que seja um "forum" onde, algumas pessoas, além dos habituais "redatores", possam dar as suas opiniões, e, escrever sobre alguns temas.




Desta vez damos a palavra ao José Carlos Vicente, pai do nosso jogador, que recentemente se sagrou campeão nacional de sub-14, e, que entusiasticamente acompanha, juntamente com a esposa, Zita, o filho em torneios por esse país fora, e, pela vizinha Espanha.




É de louvar tal atitude. Não são muitos os pais que se dedicam a apoiar os filhos desta maneira.






Passamos a reportagem do José Vicente, de seguida:




QUOTE

TORNEIO DE XADREZ DE ALCARAVELA-SARDOAL




Foto: dois jovens contendores neste torneio.



Numa visita ao blogue do Paulo Costa, constatei que no dia 11 de Abril, realizar-se-ia um Torneio de Xadrez Jovem, ritmo de Semi-Rápidas, em Alcaravela-Sardoal.




Foto: Mais dois jovens a "queimarem os neurônios".





Perguntei ao João se queria jogar o Torneio, respondendo-me prontamente que sim.





Comuniquei ao Afonso a nossa intenção...





No dia 11 pelas 11h30 arrancámos de Alfarelos, parámos no Manjar do Marquês em Pombal...para o tradicional(?) arroz de tomate com panados/filetes/chamuças/bolos de bacalhau...e continuámos por Torres Novas, Abrantes, Sardoal e finalmente Alcaravela.
Pelo caminho fomos dialogando sobre vários temas, maioritariamente relacionados com o Xadrez:

- A satisfação do João em representar o Moto Clube do Porto, onde o PADRINHO Afonso (não confundir com o imortalizado por Francis Ford Coppola), o Mário, o António e a Juliana, o Nuno...as simpáticas meninas ( Ana, Cláudia, Diana, Inês e Marta) e todos os outros o têm feito sentir-se em casa. A estabilidade encontrada e os constantes incentivos da família do MCP, constituiram a essência do seu título nacional.





- A excelente organização e dinamismo que fomos encontrar na AX Porto.
- O grande espírito colectivo que reina entre os praticantes desta região...a amizade fomentada com o Jorge Ferreira, o Ricardo Margarido o Henish Balu, os irmãos Mateus, o Wang, o Nuno Sousa, o Pedro Pereira, entre outros...é um privilégio estar entre eles.





- O título nacional alcançado com adversários/amigos de grande valor...o Luís Santos e o João Meira de Lisboa, o João Andias de Aveiro, o Nuno Sousa, o Pedro Pereira e o Rui Wang do Porto, o Alexandre Belsley e o Luís Silva de Braga ( não esquecendo as meninas – Inês, Maria Inês, Susana, Nídia,...),...o prazer de partilhar a sua amizade.




- Outros amigos que tinha reencontrado durante o Nacional de Jovens, os Martins de Mirandela, o José Miguel...




- A importância do António Fróis e do José Padeiro no título alcançado.




- As responsabilidades acrescidas como Campeão Nacional, representante de Portugal em competições internacionais...a hierarquia de valores com a humildade, o respeito pelo outro e a amizade como prioritários.





Chegámos a Santa Clara, freguesia de Alcaravela, concelho de Sardoal...num edifício antigo, mas exemplarmente restaurado decorreu o V Torneio de Páscoa de Alcaravela.





A organizar o evento, com a mesma vontade e disponibilidade com que ensina as crianças da região a praticar esta nobre modalidade...o Médico de Clínica Geral da Freguesia, Dr. Paulo Marçal, tendo no apoio o Pedro Rosa Santos do SC Abrantes.




A coragem e o empenho de quem luta por uma boa formação dos jovens só por si justificou os mais de 300 Km de estrada que percorremos...na formação do João muito mais, perceber que há um mundo que poucos ousam olhar, como diria Miguel Torga.




Do Torneio o que menos interessa são os resultados, não ignorando o pressuposto que o respeito pelo adversário/clube que representamos, implica que joguemos ao melhor nível em todas as circunstâncias.



Aqui fica como mera informação a constituição final do pódio:
1º João Vicente
2º Luís Rocha
3º Ricardo Lourenço



Foto: Entrega de prémios com o João Vicente do MCP/ALPI ao centro.


Pensamos ter sido uma excelente jornada de divulgação da modalidade na região, onde fomos recebidos de uma forma simpática e acolhedora.




Esperamos que o João com a sua presença tenha contribuído para o reforço do notável trabalho que está a ser desenvolvido pelo Dr. Paulo Marçal.



Regressámos por Vila de Rei, Sertã, Penela...Alfarelos.



O que outrora foi a maior mancha de pinheiro bravo da Europa, transformou-se em terra queimada.



Depois de nos séculos XV-XVI se começar a desflorestar o país para construir a frota maritima, o tempo actual é subserviente de outros interesses...



Ficou-nos na retina a qualidade urbanística de Vila de Rei, centro geográfico de Portugal, onde se luta com muita qualidade por ultrapassar as contingências da interioridade.




Passámos ainda demasiado cedo para o jantar no Lago Verde em Pedrogão, Restaurante sobre a Barragem do Cabril no Zêzere, onde se come uma excelente sopa de peixe e os maranhos...continuámos e fomos ao Rabaçal-Penela lanchar um óptimo queijo do lavrador.





Ficou mais uma lição de vida para o João e a consciência que representou condignamente o Moto Clube do Porto e o Xadrez em geral.




José Carlos Vicente

UNQUOTE
Posted by José Carlos Vicente
Fotos by José Vicente

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns ao João Vicente, por mais esta vitória.
Estamos muito honrados por trermos este "palmo de gente" mas que se comporta como poucos, nas fileiras do Moto Clube do Porto/ Alpi.
Pena é, que a distância não nos permita contactar mais a miúde com ele.
Um abraço
Afonsov

Unknown disse...

Parabéns à Diana, Inês, e Nuno pelos blocos FIDE conseguidos.
Um abraço
Afonsov