quarta-feira, 15 de abril de 2009

AVENTUREIROS DO MOTO CLUBE DO PORTO EM ÁFRICA




Américo e amigos distribuem alegria na Guiné Bissau




09-04-2009






Imagens da expedição “Escola Para Todos” terminada entre criançada







Após 12.000 km, muito deserto, gasolinas foleiras, esperas em fronteiras e o contacto duro com a realidade da África Negra, a expedição “Escola Para Todos”, concebida pelo nosso sócio Américo Cardoso, Alberto Sousa e Daniel Monteiro, terminou em Bissau e em festa na Escola Básica Carmelita Pires, diante da Ministra da Justiça guineense.





Isto em meados de Março, já que ao MC Porto nunca chegaram notícias muito actualizadas desde que as duas moto4 e o automóvel com o material didático entraram na Guiné.




Mas agora que os aventureiros regressaram ao Porto sabemos que tudo correu bem. Demoraram alguns dias a alfandegar pessoalmente as moto4 e regressaram de novo por terra no Nissan, agora aliviado dos metros cúbicos de livros, dicionários e cadernos para os petizes da escola do bairro desfavorecido de Quelele.




Quanto à viagem, para além do que já foi aqui escrito em notícias anteriores não sabemos muito mais.





Foi feita num ritmo lento – os moto4 não andam a muito mais que 80 km/h – e turístico.






Vale a pena ver as fotos, uma a uma, e os contrastes dos desertos de Marrocos e Mauritânia com o colorido do Senegal e Guiné.





Na escola bafejada pela expedição, são os alunos que levam o seu próprio banco para a aula. A Sr Ministra Carmelita Pires é a senhora que enverga uma t-shirt preta idêntica às dos motociclistas. Parabéns, Américo, pela iniciativa. E ainda por cima é para continuar! Força! Deixamos o press da Expedição:





EXPEDIÇÃO “ESCOLA PARA TODOS“


Foi planeada de forma a permitir a descoberta de ambientes especiais e únicos e de modo a que tudo se possa processar de forma tranquila e segura.




O plano da viagem resultou de anteriores deslocações a África o que nos permitiu definir um conjunto de iniciativas de modo a dar um carácter solidário às nossas expedições, tendo também como objectivo efectuar a primeira travessia em Moto Quatro percorrendo Portugal, Espanha, Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritânia, Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau.




A Guiné-Bissau é um de muitos países de África carenciados, e o que mais nos choca são as crianças que nada têm.



A Escola Básica Carmelita Pires está situada no Bairro de Quelele, um dos mais pobres de Bissau (sem saneamento básico, sem água corrente nem electricidade).





Trata-se de uma iniciativa de Soares Sane (um dos professores) apoiado por familiares e amigos e agora com o nosso apoio. Este é um projecto contínuo que vamos fazer tudo para que seja realizado, na construção de uma escola com dignidade, uma escola justa, uma escola para todos.





Contamos com o apoio de todos aqueles que se quiserem juntar a nós neste projecto, para que levemos mais alto o nome do Moto Clube do Porto, e que façamos com que aquelas crianças tenham uma escola com dignidade. A escola iniciou o seu funcionamento no dia 20 de Outubro de 2008, com 13 alunos e dois professores.




Somos três elementos que vamos sair em duas Motos Quatro (Kawasaki 750 ATV; Honda 500 ATV) e Nissan Navarra 4x4 para percorrer 12.000 km passando por: Portugal, Espanha, Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritânia, Senegal, Gâmbia e Guiné- Bissau, (ida e volta), levando material escolar e didáctico para a Escola Básica Carmelita Pires, na Guiné- Bissau na presença da Sra. Ministra da Justiça Dra. Carmelita Pires, onde leccionam crianças dos 5 aos 10 anos de idade.

A saída será em 6 de Março de 2009 da cidade de Vila Nova de Gaia.




Esta viagem tem como patrocinadores várias entidades que se quiseram juntar nesta acção de Solidariedade para com as crianças da Guiné – Bissau.


COOPERANDO, LDA
INOVANDO, LDA
ACP
ACP / moto
PORTO EDITORA
PRÉ – INPRÉ, LDA
LIBERTY – Seguros
EL CORTE INGLÊS (V.N.Gaia)
CAMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR
MOTOJORNAL
MOTO CLUBE DO PORTO
NA ROTA DOS POVOS
EDIÇÕES NOVA GAIA


Tentamos levar um sorriso a aqueles que mais precisam: as crianças. Américo Cardoso – Kawasaki 750 ATVAlberto Sousa - Honda 500 ATVDaniel Monteiro – Nissan Navarra 4x4 (viatura de apoio transportando o material escolar e didáctico)




Posted by Nestov

1 comentário:

AM disse...

Está decidido...
Vou trocar o meu tabuleiro de Xadrez por uma Mota para poder participar nestas espetaculares aventuras... :-)