domingo, 21 de dezembro de 2008

A MINHA ESTADIA EM PETRÓPOLIS

Petrópolis, a cidade Imperial, cravada na Mata Atlantica, e, fazendo parte do Estado do Rio de Janeiro, é uma cidade muito bela.


A cidade em si, nesta época do ano, fervilha de gente, que enche todas as suas ruas comerciais.




O seu comércio é essencialmente de lojas de preços baixos, tipo as famosas e tradicionais "lojas americanas" onde a enchente, e confusão são insdiscritíveis.



A cidade está belíssima, tendo as suas árvores do centro da cidade engalanadas, com belíssimos jogos de luzes, e, enfeites de Natal. Petrópolis "by night" tem uma beleza que faz lembrar os contos de fadas de "Walt Disney". Como expoente, temos a Cidade de Nöel, que no centro da cidade, faz a delícia da petizada.

Temos a Casa de Santos Dumond, o belíssimo Palácio Imperial, o Palácio de Cristal, mandado edificar pelo francês Conde D' eu, para oferecer à Princesa Isabel, a bela Catedral Gótica, entre outros monumentos dignos de serem vistos.




Se sairmos da cidade, e, rolarmos pelas suas cercanias, encontramos uma beleza paisagística ímpar. A mata atlântica é deslumbrante, com todo o seu verde. Os sons são característicos de uma selva, escondendo os belos pássaros exóticos, os pequenos macacos, os grandes lagartos, e tantos mais animais e aves, que o comum europeu não reconhece.




Encontramos condomínios fechados, com uma beleza tal, com lagos paradisíacos, e vegetação luxuriante, que faz com que os seus donos tenham o paraíso na terra.



Temos, por outro lado, o reverso da medalha. Nem tudo, infelizmente, são rosas. Nas margens do rio Piabanha, que corre barrento, serpenteando as belas colinas Petropolitanas, encontramos construções abarracadas, misturadas com algumas construções razoáveis, em que os menos bafejados pela sorte desfiam o seu rosário.




Vêem-se alguns locais onde depositam dejectos fisiológicos, a serem sobrevoados por urubus, aves de aspecto sinistro, que procuram carniça morta.




Tudo somado, deverei confessar que, a zona Petropolitana é muito bela, e, merece ser visitada.



O Xadrez entra em acção.






Mudando de assunto, este escriva, como não podia deixar de ser vistou o Clube de Xadrez de Petrópolis, onde foi simpáticamente recebido, tendo trocado algumas impressões com alguns dos membros presentes.



Infelizmente nesta época, são as férias de verão, fechando o clube até ao início de Janeiro.





Entretanto consegui jogar, durante umas horas umas partidas de xadrez, com dois elementos desta agremiação. Com uma sub 16, em partidas de 5 minutos consegui algum equilíbrio. No entanto com um jogador de cerca de 1800 pontos de ELO, lá levei "uma abada" bem jeitosa, em partidas de 10 minutos.



Foi no entanto muito bom.




O Moto Clube do Porto /Alpi Portugal em Santiago de Compostela.




Para terminar, recebi uma boa notícia do nosso seccionista Mário Fernandes, que a delegação do Moto Clube do Porto/Alpi Portugal, composta por 10 elementos, que se tinha deslocado a Santiago de Compostela, a convite dos nossos amigos Galegos do Algalia, tinha conseguido a estrondosa vitória de 3 a 7. Estavam entretanto a bancatear-se, e, a conviver com os nossos anfitriões. Esta notícia, será desenvolvida pelo chefe da Comitiva, Mário Fernandes.





Posted by Afonsov from Pedro do Rio, Petrópolis, Brasil

2 comentários:

goodchess disse...

Pois, pois....
E que tal um amigável a 10 tabuleiros com o Petrópolis xadrez club??

Abraço

Mário

Unknown disse...

Mário,
Já estou a organizar as coisas.
É só selecionar os jogadores.
Vão-se preparando.
Um abraço
Afonsov