terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Hoje ficam decididos os apurados do Distrital de Jovens!


Terminam hoje em Matosinhos os apuramentos para as finais dos Distritais de Jovens, com jogos a ter inicio às 15hoo.

Muita coisa ainda por decidir nesta jornada como explica o site da ASSOCIAÇÃO DE XADREZ DO PORTO, a situação dos diversos escalões nesta derradeira ronda é a seguinte:


Apenas 3 jogadores podem aspirar ao outro lugar não feminino em aberto nos sub-14: NUNO VENTURA SOUSA, do Grupo de Xadrez do Porto, depende apenas de si, bastando-lhe vencer; em caso de empate tem de esperar que o seu colega de clube RUI YANG WANG não vença. Este está na posição mais desconfortável dos três, pois, tem de vencer e esperar que Nuno não vença. JOSÉ BASTOS PINTOR, do AC Alfenense, tem de vencer e esperar que Rui não obtenha o mesmo resultado, para ser ele apurado. O lugar feminino está virtualmente empatado, dependendo dos resultados na última jornada de ANA FILIPA CUNHA, do Moto Clube do Porto/ALPI, e de CRISTIANA PATRÍCIA RIBEIRO, do FC Amial-Regado, com vantagem para a primeira caso obtenham resultados iguais.

Nos sub-08, estão já apurados o líder, ANDRÉ COSTA, do Pontex, e RAFAEL PENEDA, do GD Dias Ferreira, mas só uma complexa conjugação de resultados fará com que DIOGO SEIXAS, do Moto Clube do Porto/ALPI, não se apure. Restam dois lugares, para os quais há 5 candidatos, uns em melhor posição que outros. O lugar feminino é disputado por BEATRIZ ALEXANDRA NUNES, da Academia de Xadrez de Gaia, e MAFALDA CRISTINA OLIVEIRA, da AP da Urbanização Vila d'Este, com vantagem de 0,5 ponto para a primeira, que depende apenas de si. Caso Mafalda recupere na última jornada o 0,5 ponto de desvantagem para Beatriz, pode chamar seu ao lugar feminino na Final.

Nos sub-10 são também dois os jogadores já apurados: o líder ANDRÉ VENTURA SOUSA, do Grupo de Xadrez do Porto, e CLÁUDIA TAVARES, da Academia de Xadrez de Gaia, restando apenas saber se esta será apurada como melhor feminina ou num dos restantes lugares absolutos, dependendo do seu resultado e do de IRINA FILIPA OLIVEIRA, da AP da Urbanização Vila d'Este. Esta garante o apuramento se não perder, bastando-lhe o empate para ficar em situação semelhante à de Cláudia; é, entre os ainda não apurados, a jogadora com a situação mais clara, pois nenhum outro resultado a influencia (se perder, não se apura; se não perder, apura-se). Todos os 4 jogadores com 3 pontos dependem apenas de si para estar na Final, o que é garantido em caso de vitória; o empate pode servir, mas depende da conjugação de resultados. Tendo que vencer e esperar uma conjugação favorável de resultados, também BERNARDO MIGUEL NUNES, da Academia de Xadrez de Gaia, ainda pode ser apurado.

Têm já o lugar garantido na Final os três primeiros dos sub-16, JOSÉ MIGUEL MARGARIDO, da Academia de Xadrez de Gaia, RICARDO TENENTE, do GX da Escola da Boa Nova, e PEDRO MIGUEL MENDES, do GD Dias Ferreira. Basta um empate a MIGUEL SIMÕES, deste último clube, a ANTÓNIO BASTOS PINTOR, do AC Alfenense, e a MARTA SOFIA ALVES, do Moto Clube do Porto/ALPI, para também o garantirem (Marta na condição de melhor feminina), mas todos os 6 jogadores com 2,5 pontos o podem alcançar bastando vencer, servindo-lhes o empate em algumas circunstâncias. Dos jogadores com 2 pontos, apenas TIAGO OLIVEIRA, da AP da Urbanização Vila d'Este, poderá aspirar a uma configuração verdadeiramente milagrosa de resultados, caso vença o seu jogo.

Nos sub-18 a perspectiva é um pouco mais complexa. O líder destacado ALEXANDER CARDOSO, da Academia de Xadrez de Espinho, vai para garantidamente para a Final com a companhia da virtual campeã feminina, a sua colega de clube FILIPA RIBEIRO, e de JOSÉ PEDRO VIEIRA, do GD Dias Ferreira. Com todos os jogadores abaixo do líder separados apenas por um ponto, apenas os dois últimos estão totalmente afastados da possibilidade de se apurarem neste escalão. CARLOS RIBEIRO, do GX da Escola da Boa Nova, terá que vencer e esperar pelos outros resultados; nada mais resta do que esperar ao seu colega de clube JOÃO LUÍS MARTINS, que apenas poderá seguir para a Final se Carlos não vencer e NUNO MAIO, também seu colega, perder.

Está quase tudo decidido nos sub-20, com apuramentos garantidos desde o início, salvo eventual eliminação, por JOÃO LINHAS SIMÕES, do GD Dias Ferreira, e pela virtual campeã feminina VANESSA AMORIM, da AP da Urbanização Vila d'Este.

Apenas nos sub-12 ainda não há ninguém com o apuramento matematicamente garantido, podendo ainda todos os 5 primeiros aspirar a um dos 3 lugares disponíveis. HENISH HEMENDRA BALU, do GD Dias Ferreira, leva vantagem de 0,5 ponto sobre a concorrência directa, bastando-lhe um empate para garantir o apuramento e o 1º lugar. Empate que é demasiado arriscado para o seu adversário, EMANUEL LUIS SOUSA, da AP da Urbanização Vila d'Este, já que pertence a um grupo de 4 jogadores com 4 pontos que apenas dependem de si na disputa pelos 3 lugares de apuramento, bastando-lhes vencerem os seus jogos. Dois deles, ou um deles e Henish, vão ficar de fora. Todos os cinco ainda podem ocupar o 1º lugar



Os jogadores do Moto Clube do Porto/Aipi Portugal partem para esta jornada decisiva nas seguintes posições:


SUB-8

3º-DIOGO SEIXAS (COM GRANDES HIPÓTESES DE APURAMENTO )

SUB-10

7º-FRANCISCO SEIXAS

SUB-12

6º-CLAUDIA ALVES

SUB-14

16º-ANA FILIPA (BOAS HIPÓTESES DE APURAMENTO )

SUB-16

8º-MARTA ALVES (BOAS HIPÓTESES DE APURAMENTO)

13º-INÊS FERREIRA

O Diogo está práticamente apurado e a Marta e a Ana dependem sómente de si para garantirem o apuramento nesta última jornada.


Os jogos decisivos do apuramento para estes 3 jogadores:


44Alves Marta SofiaAlvarenga Gisela Brás12

714Cunha Ana Filipa22Peixoto Rui Didimo9

17Seixas Diogo45Costa André2



Boa sorte para todos!!





TEXTO BY GOODCHESS

Sem comentários: