domingo, 28 de fevereiro de 2010

MOTO CLUBE DO PORTO VENCE GRUPO DE XADREZ DO PORTO E ESTÁ NA FINAL DA TAÇA AXP

Este Sábado realizaram-se as meias-finais da Taça da AXP, por equipas.

Esta prova iniciou-se com 30 equipas, estando nas meias-finais as quatro primeiras do ranking desta prova, provando que esta época os melhores chegaram ao final desta competição, a disputar o ceptro desta competição.

O Moto Clube do Porto fez história ao chegar, pela primeira vez, á meia-final desta competição, nesta sua curta vida no xadrez nacional.

Os resultados destas meias-finais, foram os seguintes:
- Academia de Xadrez de Gaia "A" 0,5 - 3,5 GD Dias Ferreira "A
- Grupo de Xadrez do Porto "A" 2 - 2 Moto Clube do Porto "A" #

# Passou à final a equipa do Moto Clube do Porto, por vitória em tabuleiro superior.

A equipa do Moto Clube do Porto deslocou-se à sala do Grupo de Xadrez do Porto, para defrontar uma das três equipas mais fortes do Distrito do Porto.

Esperava-se um jogo muito equilibrado, e emotivo, nos quatro tabuleiros, dado o equilíbrio dos jogadores em liça.

Durante parte do jogo pareceu que a vantagem da eliminatória poderia cair para a equipa da casa, dado o desenrolar dos jogos, mas numa reviravolta, que acontece amiúde nestes jogos de xadrez, a sorte sorriu à equipa do Moto Clube do Porto, que assim, muito justamente, conseguiu um lugar na final, contra a fortíssima equipa do GD Dias Ferreira.

Esta final será disputada no Domingo, dia 07/03/10.



GRUPO DE XADREZ DO PORTO "A" 2 - 2 MOTO CLUBE DO PORTO "A"




Foto: 1º Tab. António Silva (2237) , GXP vs. José Padeiro (2262), MCP.

Este jogo pôs frente dois dos melhores jogadores do Porto, jogando o António Silva de brancas.
Desde a abertura que o jogador do Grupo de Xadrez do Porto, ficou com uma posição claramente favorável, perlongando essa sua superioridade até quase ao final da partida.
A partir de certo momento, em função dos resultados dos 2º e 3ºs tabuleiros, ficou claro que o Moto Clube do Porto só passaria à final, se o seu jogador nº 1, José Padeiro não perdesse esta partida.
Apesar de na final o José Padeiro ter um peão a menos, talvez dado o facto dos dois jogadores estarem a jogar com muito pouco tempo no relógio, fez com que o jogador do MCP conseguisse igualar a partida "in-extremis" conseguindo o empate que a equipa necesitava.



Foto: 2º Tab. Fernando Cleto (2127), GXP vs. Carlos Carneiro (2235), MCP.
No segundo tabuleiro jogou-se a partida "mais louca" de todas as partidas.
Nos primeiros lances tudo indicava que o Carlos Carneiro estaria pior, tendo num dos primeiros lances estado a pensar mais de 30 minutos. A partida foi emocionante, estando, de parte a parte, uma quantidades de "peças no ar".
O Carlos Carneiro, demonstrando a sua superioridade, conseguiu finalmente ganhar vantagem, e, vencer esta partida, o que foi fulcral para a passagem à final da equipa do Moto Clube do Porto.



Foto: 3º Tab. Ariana Pintor (2113), GXP vs. Fábio Barbosa (2136), MCP.
Neste terceiro tabuleiro, cedo se superiorizou o Fábio Barbosa, dando a entender que ganharia este jogo com certa facilidade, dado ter conseguido uma vantagem material de dois peões.
A Ariana Pintor, mostrando que é um "osso duro de roer" mostrou sempre tenacidade, e, mesmo com dois peões a menos, e, bispos de cores contrárias, talvez pelo Fábio não ter seguido a melhor estratégia, conseguiu sacar um empate, que não parecia possível.



Foto: 4º Tab. José Rodrigues (2086), GXP vs. Igor Kovtun (2069), MCP.

No quarto tabuleiro tivemos uma partida interessante, e, muito equilibrada. Quando terminou já se sabia que o Moto Clube do Porto passaria a eliminatória.
O Igor Kovtun, em grandes apuros de tempo, cometeu algumas imprecisões, e foi derrotado na sua partida, É pena, dado que no dia de Sábado, fazia o seu 40º aniversário.
Estão de parabens os jogadores do Moto Clube do Porto, pelo feito conseguido.
Uma palavra de apreço à equipa do Grupo de Xadrez do Porto, que se bateu condignamente, tornado esta vitória mais saborosa.
Posted by Afonsov
Photos by Afonsov




Sem comentários: