quarta-feira, 3 de março de 2010

SERENATA À CHUVA NO LINDOSO



Serenata à Chuva no Lindoso

28-02-2010

Grupo enorme do MC Porto enfrenta Inverno até ao Alto Minho

Confessamos não nos recordar de tal demonstração de gosto pelo mototurismo neste clube.
77 motociclistas em 42 motos e algumas carripanas enfrentaram um domingo extremamente pluvioso e foram alegremente até à Central Hidroeléctrica do Alto Lindoso e regressaram ainda mais bem dispostos!
A chuva insistente que caiu no último dia de Fevereiro de 2010 não foi suficiente para vergar um único inscrito neste segundo passeio do ano e com incrível pontualidade a caravana arrancou da sede do MC Porto rumo ao verde Minho.

As previsões do tempo não falharam. Após o temporal de sábado, o domingo veio sereno mas muito chuvoso. E logo para o Alto Minho...
Mas sente-se que a nossa malta está com vontade de passear. E é para estas situações que se inventaram os gore-tex e os impermeáveis.
A brifalhada à porta da sede já foi dada sob pingas. E estas só deram tréguas no interior do restaurante e central hidroeléctrica. Era o mínimo...

Nem S. Pedro trava o MC Porto

Com uma pontualidade que se aprecia os 77 sócios, acompanhantes e amigos, foram chegando a sede, comentando a sorte da manhã estar seca. Mas foi sol de pouca dura já que durante o briefing a chuva começou a cair e não mais parou.
Com as indicações dadas e respeitando ao minuto a hora de partida, a longa caravana de 42 motos e 5 automóveis rumou à A28 e A27onde em ritmo calmo e ponderado - que a água assim aconselhava - rolou até Ponte de Lima onde nos aguardavam já alguns sócios daquelas paragens bem como alguns outros que para lá foram directamente.

Mais uma vez a chegada deu-se ao minuto, pois pelas 11h15 em ponto a extensa caravana estacionava ao lado da ponte medieval que mais uma vez assistia ao galgar do rio Lima das suas margens mas sem impedir a circulação nas ruas circundantes.
Com a bênção da PSP local lá estacionamos para o café perante o olhar estupefacto dos limianos por tão extensa caravana de motociclistas que, temerosos, não se deixaram intimidar com a chuva diluviana que quase nem permitia tirar os capacetes da cabeça tal o trabalho que dava recolocar todos os equipamentos (e que hoje foram bem necessários)...

Casamento ao almoço

Com a caravana novamente a rolar, finalmente se desfrutou de curvas e da beleza do Minho (dentro dos possíveis com esta manhã tão cinzenta) pela estrada deliciosa que nos levou a Ponte de Barca.
Com a passagem da "verdadeira" Ponte da Barca subimos por rua estreita e curiosa e que muitos apelidaram de "estradinha a Lés-a-Lés". Porque será?
Chegados aos restaurante Alto da Prova todos foram surpreendidos pelas óptima sala que nos aguardava. O faustoso salão aquecido com mesa de entradas recheada de iguarias bem minhotas fez com que perguntassem a que horas chegavam os noivos!
As duas horas reservadas para o almoço passaram num ápice e o sentimento geral é de que estivemos em grande convívio e confraternização.

Com a pontualidade que se exigia a caravana dirigiu-se ao Lindoso onde já nos esperava o Sr. Araújo, responsável da EDP, que iria ser o nosso cicerone.
Na descida em direcção ao túnel podemos observar a barragem em plena descarga já que a cota da barragem estava no máximo, pelo que a coluna de água que jorrava do paredão da mesma tinha proporções dantescas.
Notou-se o espanto de muitos perante tal visão.

Os toupeiras desceram o túnel

Chegou o momento-sensação do passeio: a entrada e descida com as motos pelo túnel da central hidroeléctrica.
Quase todos ficaram impressionados com a dimensão do mesmo. Só quem já conhecia não sentiu o choque perante tal obra de engenharia.
A caravana desceu, desceu, desceu e até já se questionava se o longo buraco acabava na China!

Finalmente chegou a porta da central e deu-se descanso às motos. Aproveitou-se a oportunidade de cantar aos parabéns à Fátima namorada do Vasco, em estilo toupeira.

O Sr. Araújo fez as honras da casa e, perante um grupo que segundo as sua palavras era o maior que tinha memória, lá foi explicando os diversos mecanismos perante a atenção de alguns e perplexidade de muitos pela dimensão de toda as máquinas, tubagens, válvulas de dimensões de prédios... Tudo isto mais parecia uma estação espacial.

Com centenas de fotos tiradas acabamos a nossa visita com uma foto de grupo junto a escultura representativa do Prémio Ponte de Alcântara (ponte esta que já foi visitada pelo MC Porto há uma dúzia de anos e está na hora de reviver a nossa companhia).
Com as despedidas subimos das entranhas da terra onde o grosso da caravana - sempre acompanhada de chuva - rumou as suas casas.
Foi uma molha monumental e turísticamente falando, aproveitou-se a almoçarada e a visita a um lugar fantástico. Mas foi um Domingo muito bem passado entre a família do Moto Clube do Porto.
Venha o próximo, a 20 e 21 de Março, em Macedo de Cavaleiros!

Fotos deNuno Feliz e Delfina Brochado. Desta última paparazzi - que por sinal foi a única condutora da longa caravana - ainda vamos ter aqui fotos de todos os participantes à mesa.






Posted by Nestov

Sem comentários: