terça-feira, 28 de abril de 2009

JOÃO VASCO VICENTE CAMPEÃO ESCOLAR DA REGIÃO CENTRO, DE XADREZ



JOÃO VASCO VICENTE - CAMPEÃO ESCOLAR DA REGIÃO CENTRO DE XADREZ




Foto: João Vicente, ao centro do pódio com o prémio do 1º lugar.





Realizou-se no Instituto Pedro Hispano, em Granja do Ulmeiro - Soure, nos dias 24,25 e 26 de Abril, o Campeonato Regional de Xadrez da Região Centro, constando de 2 Torneios, um Iniciados e outro de Juvenis, disputado por 72 jogadores, oriundos de 18 escolas dos Distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.




Foto: O Jogador do Moto Clube do Porto,MN José Padeiro na simultânea.






O Instituto Pedro Hispano venceu as duas competições individual e colectivamente, disputadas em 12 rondas, no ritmo de semi-rápidas, 20 minutos/jogador.



Foto: A WIM Ariana Pintor, do Grupo de Xadrez do Porto, na simultânea de xadrez.



Na competição de Iniciados, João Vasco Vicente, jogador do MOTO CLUBE DO PORTO, não deu qualquer hipótese à concorrência vencendo os 12 jogos realizados, classificando-se em 2º lugar Pedro Dias do E. E. Santa Joana ( jogador do Galitos de Aveiro) com 9 pontos, ficando em 3º o seu colega do IPH, João Gonçalves também com 9 pontos.



Foto: O Árbitro Internacional, Carlos Dias.


A competição de Juvenis foi vencida por José Catarro do IPH.




Foto da cerimónia.



O Torneio foi coordenado pelo Professor José Carlos Vicente, sendo a arbitragem da responsabilidade de Carlos Dias.




Com grande surpresa dos participantes, esteve presente Jean Templeur, o Árbitro-Chefe do maior Torneio Aberto da Europa ( Cappelle la Grande), que se encontra de visita a Portugal.


Paralelamente à competição decorreu uma Acção de Formação sobre " Arbitragem no Xadrez Escolar", sendo formador o Árbitro FIDE Carlos Dias, frequentada por 20 Professores.



Um dos momentos altos do evento foi a simultânea realizada por José Padeiro, João Costa e Ariana Pintor com 75 jovens, havendo a registar 72 vitórias, 1 empate (João Freitas-IPH) e 2 derrotas ( João Vasco Vicente-IPH e Pedro Dias-EESJ) nos jogos dos Mestres.



O evento terminou com a reconstituição da entrega de Prémios nas Olímpiadas Gregas, com as PANATENEIAS a honrarem os vencedores...com a presença da Rádio e Imprensa Regionais, Presidente do Município de Soure e Coordenador da DREC.


Foi uma jornada de excelente divulgação do XADREZ ESCOLAR, em que Professores e alunos envolvidos demonstraram com o seu empenho e amizade a grande vitalidade e respeito por esta modalidade.




De registar o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez ao evento.


Posted by José Vicente

Fotos by José Vicente

Sem comentários: