segunda-feira, 23 de março de 2009

TALIN, ESTÓNIA, OU VIAGENS FORA DA MINHA TERRA II



Depois de já ter regressado, a este cantinho à beira mar plantado, onde encontrei amenas temperaturas, contrastanto com o tempo Siberiano dos Bálticos, eis que quero partilhar com voces alguns aspectos desta minha viagem por estes países Bálticos, que estiveram cerca de 50 anos sob dominação Soviética, depois de terem tido sido ocupados por outros povos.




Dado o facto deste país Estónia, ter estado sob a alçada Soviética, logicamente o xadrez é uma modalidade que tem o carinho e entusiasmo neste pequeno país, que na actualidade tem grandes xadrezistas.






Sabendo que a Estónia teve uma grande figura do xadez mundial, de seu nome Paul Keres, procurei saber se havia algo ligado a esta nossa querida modalidade, que merecesse a pena ver.






Levaram-me então à Casa do Xadrez de Tallinn, que é o mesmo que a casa do Paul Keres, e, onde fervilha xadrez.






Estão vários organismos Estonianos, neste edifício, que mais parece um museu, como a Federação de Xadrez da Estónia.






Da parte da tarde, estavam-se a disputar os Campeonatos Nacionais de Estónia de sub-16, em que havia separação entre rapazes e raparigas.





Interessante, o facto de ter constatado, num volta que me foi permitida dar pelas mesas do torneio, que grande parte destes jovens, de brancas abriram com o lance C4.







Tinhamos também um pequeno museu dedicado ao GM Paul Keres, com figuras de cera incluídas.







Paul Keres viveu de 07/01/1916 a 05/06/1975. Foi campeão da União Soviética três vezes, em 1947, 1950, e, 1951.

Deve-se a este grande jogador o ataque Keres da Defesa Siciliana.






Teve a vida difícil na União Sovietica, pois devido à ocupação Alemã, o regime Soviético, que se seguiu ter considerado que este jogador tinha, de certa forma, colaborado com o regime Nazi.




Foi na realidade uma experiencia interessante.




Posted by Afonsov
Fotos from i-phone of Afonsov

Sem comentários: