sábado, 17 de janeiro de 2009



Dinossauros ao poder
16-01-2009




”Corpos Rolling Sociais” do MC Porto eleitos por maioria absoluta
Qual é a semelhança entre os Rolling Stones e os Corpos Sociais do Moto Clube do Porto? Ambos sobrevivem desde o período Jurássico no planeta Terra. Sim, basta juntar cinco dos elementos que foram eleitos nesta noite de 16 de Janeiro de 2009 para cumprir mais um mandato de dois anos para somar 90 anos à frente deste prestigiado motoclube da cidade Invicta! Sim, noventa anos a trabalhar para o MC Porto! Isto no caso de cumprirem o mandato até ao fim de 2010, facto que só não acontecerá caso haja uma hecatombe, facto pouco provável neste clube bem organizado e coeso.


Trabalho Jurássico pelo Motociclismo

E então, antes de falarmos do vencedor Carlos Ruivo, quem são então, estes tiranossauros rex do MC Porto?


Na frente, destacado, Rui Castro, mais conhecido por “Tosta Mista”, completará 22 anos nos corpos sociais! Começou em 1989, como 2º Vogal do Concelho Fiscal da lista chefiada por Ernesto Oliveira. Em 91 passa a Vogal da Direcção encabeçada por Rui Carrapa. Foi Presidente do MC Porto em 93 e 94, sendo de seguida Vice alguns anos, passando a exercer já há bastante tempo o cargo de Presidente do Concelho Fiscal. Um homem que já deu muito ao clube e que continua bastante atento ao seu desenvolvimento.




Em segundo lugar, o incontornável Ernesto Brochado com 19 anos a trabalhar quase diáriamente para o clube. Estreou-se a auxiliar o mototurismo do MC Porto em 1992, a convite de Rui Carrapa. Passou a Vice-Presidente de Rui Castro em 93 e 94, subindo a Presidente durante 3 mandatos, de 95 a 2000. Passou então, sob a governação de José Calheiros e Carlos Ruivo, a Director-Executivo do clube, cargo em que vai totalizar agora uma década.



Ainda no pódio surge o Presidente da Mesa da AG, Paulo Ribeiro, com 18 anos, sempre neste posto. Cumpre bem o cargo e deita bastante a mão ao MC Porto principalmente na sua área profissional, o jornalismo.



Carlos Gomes, o “Cuarlos” para os amigos, somará 16 anos a auxiliar e muito esta agremiação de motociclistas. Entrou em 1995 para a Mesa da AG e por lá se manteve até que em 2007, quando quis dar o lugar aos novos, foi arrastado para Vogal da Direcção, onde ainda tem de dar mais o litro...



Sérgio Correia, outro pilar do clube, completa este top-five, com 15 anos de super-trabalho voluntário ao MC Porto. As contabilidades, gestão, informática e internet são as suas especialidades. Mas também pôem as trails a rolar, para além de outros bons serviços. Entrou “para ajudar” em 1996. Fez-se Secretário da Direcção do Ernesto em 99 e passou a Vice-Presidente no 1º mandato de José Calheiros, em 2001, cargo que ocupa com determinação até aos nossos dias.


Uma nota ainda de registo para o José Barros. Totalizará 8 anos na Direcção do clube, este homem mais conhecido por Seca-Adegas e que completará 12 anos à frente do bar da sede.
Direcção reeleita com 65 votos



Agora sim, lugar à actualidade, a eleição desta noite de 16 de Janeiro, para o biénio 2009-2010. Carlos Ruivo foi reeleito para o seu terceiro mandato, igualando o recorde do Ernesto. A lista foi única – em toda a história do MCP apenas surgiu uma concorrente em 2005 – e a expectativa residia no facto de saber quantos sócios se deslocariam ao lar deste clube, nesta noite fria de Janeiro.


A casa esteve bem composta e 68 sócios (que representaram 14,2% do universo de 477 possíveis votantes) foram colocar o boletim de voto na urna, a esmagadora maioria mostrando a sua confiança na continuação do bom trabalho deste grupo de motociclistas. Dois votaram em branco e ainda houve lugar para um voto nulo.



Tudo no habitual ambiente de confraternização, intercalado com uma Assembleia Geral onde se debateram vários assuntos em harmonia. A Direcção, pelo porta-voz Sérgio Correia apresentou as pormenorizadíssimas contas de 2008, com um detalhe impressionante. O MC Porto está com 521 sócios activos, boa situação financeira e muito merchandising em stock. Aproveitem o tempo frio para atacar a roupa térmica.



O Relatório de Actividades também foi descrito. Um ano bom, semelhante aos anteriores. 64 eventos, 87 dias utilizados, 3101 participações, 831 motos a rolar, 273.565 km rolados. Nada mau!


A quem tem de pedir contasA lista dos motociclistas que terão de trabalhar pelo MC Porto nestes dois anos:



Direcção:
Presidente: Carlos Ruivo Sócio nº 271
Vice Presidente: Sérgio Correia Sócio nº 119
Vice Presidente: José Barros Sócio nº 126
Vogal: Nuno Feliz Sócio nº 227
Vogal: Carlos Gomes Sócio nº 51



Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Paulo Ribeiro Sócio nº 35
Vice presidente: Henrique Araújo Sócio nº 183
Secretário: Cândido Cerqueira Sócio nº 103




Conselho Fiscal
Presidente: Rui Castro Sócio nº 39
Vice Presidente: Manuel Soares Sócio nº 1
Secretário: Afonso Duarte Sócio nº 212
Suplente: Rui Sousa Sócio nº 265
Suplente: Vasco Rodrigues Sócio nº 366



O sócio nº 42, Ernesto Brochado, manter-se-á no cargo de Director Executivo.



E temos de falar forçosamente de Carlos Ruivo pois um homem que é eleito três vezes consecutivas tem de ser uma pessoa especial. E é! Ninguém o vê zangado, muito pelo contrário. Como uma espécie de Mahatma Gandhi, vai deitando água na fervura aqui e ali. É um Motociclista. Alguém o vê a conduzir um automóvel? Agora que o seu filho já não precisa de ser transportado (o Diogo cresceu e já tem a sua própria moto), o Carlos já não precisa das incómodas 4 rodas. E tem uma grande mulher, essencial como diz o ditado para estar atrás de um grande homem. A Bibi dá cá um jeitaço na gestão dos eventos, não é?



Os Presidentes
O MC Porto já começa a ter muitos anos – fará 23 em Julho - e estas coisas tem de se escrever para que haja memória. Quem teve de gastar neurónios à frente deste bom clube de amigos:
De 1986 a 1988 – Não se consegue saber ao certo! Não há nada escrito, não se encontra um documento. O clube vivia sem sede certa e era gerido por uma espécie de “Junta de Salvação Nacional Motociclista” onde se destacava o dinamismo de Manuel Soares, Mário Campos e Ernesto Oliveira, entre outros.
1989 e 1990 – Ernesto Oliveira
1991 e 1992 – Rui Carrapa
1993 e 1994 – Rui Castro
1995 e 1996 – Ernesto Brochado
1997 e 1998 – Ernesto Brochado
1999 e 2000 – Ernesto Brochado
2001 e 2002 – José Calheiros
2003 e 2004 – José Calheiros
2005 e 2006 – Carlos Ruivo
2007 e 2008 – Carlos Ruivo
2009 e 2010 – Carlos Ruivo



Mas as Direcções e Corpos Sociais não são só os presidentes. Muitas e boas pessoas deram o litro para o engrandecimento deste clube. Não os conseguimos colocar todos aqui, mas por cá já passaram por exemplo o Pedro Bianchi Prata (hoje no Dakar) como Secretário do Conselho Fiscal em 93 e 94. Mas ainda mais trabalho deram por exemplo o Osvaldo Garcia, Rui Marinho, António Lemos, Gravato, Morgado, João Pedro Carvalho e muitos, muitos outros a quem o Moto Clube do Porto está reconhecido.




Confessamos o gosto de estar a escrever estas linhas, pelas recordações que nos vão passando pela frente. Mas para não abusar muito este olhar para o umbigo, podemos referir que sentimos que falta sangue novo ao clube, apesar deste estar forte. Faltam motociclistas na casa dos 20 anos (ou mesmo 30) com dinamismo, com boas ideias e garra. Se te achas neste leque, não hesites e vem ter com o MC Porto!
Posted by Nestov

Sem comentários: