domingo, 26 de outubro de 2008

1º ANIVERSÁRIO DO BLOGUE DO MOTO CLUBE DO PORTO/ALPI PORTUGAL







MCPorto-ALPI é escola entusiasta sem dores de crescimento

O cometa Afonsov

Só nos passa pela cabeça o meteórico crescimento da secção de xadrez MC Porto – ALPI Portugal, desde o Verão 2006 até hoje, 26 de Outubro de 2008, data em que nos pediram umas linhas para comemorar o ano de existência do blogue da secção.



Qual Romam Abramovitch, qual carapuça, pois esse não dá um chuto numa bola.
Nós temos o “Afonsov” Duarte, jogador de xadrez entusiasta, que é mais que um pai, avô e sogro da modalidade dentro deste clube.



Incentivou a Direcção do MC Porto a aceitar a secção. Foi um fósforo. Gizou o primeiro torneio interno para tentar cativar motociclistas para os tabuleiros. Bom esforço, mas nem um trocou os passeios mototurísticos pelos fins de semana dentro de salões.



De início, ainda foram a uns poucos, mas se recordamos um excerto do que se escreveu, por exemplo, sobre o Torneio de Miragaia, disputado a 28 de Janeiro de 2007, podem ver o futuro brilhante que nos auguravam:
“De referir que dos sete jogos que o Ernesto fez, só um adversário tinha barba. Que lhe ganhou, claro. Tal como outros dois rapazes, de óculinhos, uns 15 anos e muita ratice. Ao nosso director, custou especialmente perder com um miúdo de 11 anos, a roer chiclete e brinquedo do McDonalds na mão. Vá lá, moralizou-se ao levar de vencida uma pequenita da mesma idade, outra ainda mais enfiadita com os seus sete anitos e ficou com um ego de Miragaia até aos Guindais ao conseguir estrondosa vitória a uma petiz de seis aninhos que se lamuriava a meio do jogo "Não sei fazer xeque-mate...ninguém me ensina...quero desistir".



Mas o Afonsov não desanimou. Foi-se rodeando de bons jogadores já velhos conhecidos, e até desencantou um bom seccionista, divertido e eficiente.



Criou a Academia de Xadrez MC Porto-ALPI, aos sábados de manhã para pôr a pequenada a mexer melhor nos bispos e cavalos. Conseguiu bons professores e a miudagem agradeceu, não é Diana?



Com excelentes conhecimentos e um projecto credível, de torneio em torneio, ía cativando mais um bom jogador aqui, outro bom jogador acoli. O clube foi crescendo em número de praticantes, com o nível a crescer a olhos vistos.

Chega o blogue e o dinamismo impera. A experiência vai-se acumulando, o saber também. O Afonsov aproveita as muitas viagens profissionais ao estrangeiro para fazer crescer a biblioteca da secção. Os jogadores do clube voltam a agradecer.



Com os primeiros torneios abertos do MCP-ALPI, a credibilidade aumenta. A visibilidade também.



O ambiente é sempre da maior cordialidade e desportivismo. Os jogadores do clube passam a ter “treinos” à 4ª feira na sede.



A bola de neve não pára. A Diana Nogueira sagra-se Campeã Nacional Sub-10 e o MCP–ALPI põe de pé um excelente torneio internacional na Quinta de Bonjóia, em parceria com a CM Porto e Porto Social.



E o Afonsov não trava o andamento. Mais uma série de excelentes aquisições, estrangeiras e portuguesas, de onde desponta o campeão José Padeiro.



Mais do que os previsíveis xeques-mate, a maior vitória é a escola que está a crescer no seio do clube.



Mas também é bom saber que já ninguém nos mete medo, nem o menino da chiclete e pokemon!
Foto: Nestov às voltas com a abertura.

Ernesto Brochado
(director executivo do Moto Clube do Porto)

1 comentário:

Anónimo disse...

Muitos PARABÉNS ao MCP, ao Afonsov, e a todos os seus "afilhados". Continuem a crescer!