segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ORIGEM DO XADREZ NA EUROPA








Uma equipe de arqueólogos britânicos acredita ter descoberto uma prova de que o jogo de xadrez chegou à Europa por volta do século 6 - mais de 500 anos antes do que até agora se acreditava.
Uma peça do jogo, feita de marfim, foi encontrada em um palácio bizantino, na região da antiga cidade de Butrint, no que hoje corresponde ao sul da Albânia.
A peça, praticamente intacta, tem uma pequena cruz, o que faz os cientistas acreditarem que se trata de um rei ou uma rainha.Até agora, os historiadores achavam que o xadrez só havia se tornado popular na Europa a partir do início do século 12.
Origem asiática"No entanto, parece que as pessoas já jogavam xadrez na região do mediterrâneo central cerca de 500 anos antes", disse o professor Richard Hodges, da Universidade de East Anglia, um dos responsáveis pela descoberta.
Algumas das mais antigas peças de xadrez já localizadas no continente datavam do início do século 12 e foram encontradas nas ilhas Hébridas, na costa oeste da Escócia.
Outras peças do jogo, mais ou menos da mesma época, também foram encontradas no sul da itália.
Acredita-se que o xadrez tenha sido inventado na Ásia - na China, na India ou na Pérsia-, provavelmente no século 5, sendo levado para a Europa depois.
Texto by BBC

Sem comentários: