terça-feira, 12 de agosto de 2008

O ENIGMA DO NASCIMENTO DO XADREZ



.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

A questão da origem do Xadrez é um excitante desafio.
As referências mais antigas são encontradas em romances épicos, escritos em Pahlavi (Persa antigo), cerca de 600/625 AD.
Eles apresentam Chatrang (xadrez), como uma invenção Indiana, trazida para a corte do Shah.
Na China, a primeira indisputável fonte aparece cerca de 800 AD, apesar de ser uma mais recente, datada de 569. Alguns especialistas defendem que o jogo referido não é xadrez. As semelhanças entre ambos os jogos são demasiado grandes para que se possa negar uma ligação entre eles.
Vamos fazer uma pequena apresentação de cada um deles.
O Chatrang Persa (e o Chaturang Indiano) já têm dois exércitos de 16 peças cada, com um tabuleiro de 64 casas.
Cada lado tem:
- 1 Shah, cuja captura é o fundamento do jogo. Ele move-se em qualquer direcção, como o nosso Rei.
- 1 Vizir (Farzir, Firzan em Árabe), que se move na diagonal.
- 2 Elefantes (Pil, Fil em Árabe), que se movem duas casas, na diagonal, saltando por cima da casa intermediária, se a mesma estiver ocupada.
- 2 Cavalos (Asp, Faras em Árabe), movendo-se obliquamente, exactamente como os nossos modernos cavalos.
- 2 Carroças (Rukh em Persa e Árabe), as quais se movem na octagonal, exactamente como as nossas Torres.
- 8 soldados (Piyadah, Baidaq em Árabe), os quais se movem uma casa para a frente, nunca duas, e, capturam na diagonal para a frente, tal como o nosso peão moderno. Quando chegam à ultima linha, eles são promovidos a Farzin.
Na China, a descrição mais antiga de Xiangqi, com todas as suas peças, é mais recente. Elas são originárias da dinastia Bei Song, cerca de 1000 AD., e são as precursoras do moderno Xiangqi.
Têm dois exércitos, um em azul, e outro em vermelho, com 16 peças colocadas nas intersecções de 8x9 casas do tabuleiro, e 9x10 pontos.
- 1 General (Jiang para os azuis, Shnai para os vermelhos), cuja captura é o fundamento do jogo, e, cujo movimento é de somente uma casa octogonalmente. Ele está limitado aos 9 pontos da sua cidadela.
- 2 Conselheiros ou Mandarins (Shi), também confinados ao palácio, e, que se movem uma casa na diagonal.
- 2 Ministros para as azuis, ou 2 Elefantes para as vermelhas (ambas chamadas Xiang, mas com ideogramas diferentes), as quais se movem duas casas na diagonal. Eles não podem saltar, e, não são autorizados a entrar na metade do tabuleiro do exército opositor.
- 2 Cavalos (Ma), cujo movimento é similar aos nossos cavalos, com a impossibilidade de saltar por cima da primeira casa, se ela estiver ocupada.
- 2 Carroças (Ju), estrictamente similar às nossas Torres nos cantos do tabuleiro.
- 2 Canhões (Pao), colocados antes das tropas da terceira linha.
- 5 Soldados (Zu para os azuis, Bing para os vermelhos), que jogam 1 casa para a frente, desde que estejam na sua metade do tabuleiro. Podem também movimentar-se uma casa para o lado, quando penetrarem no campo opositor. É a sua única forma de promoção. Como todas as outras peças, o seu movimento e captura são idênticos.
A partir desta apresentação, em que as peças têm o mesmo tipo de linhagem, não somente as peças têm movimentos semelhantes, bem como os seus nomes, têm frequentemente o mesmo sentido. A sua posição inicial tem os mesmos princípios.
Pesquisa e tradução by Afonsov

Sem comentários: