sexta-feira, 29 de maio de 2009

Top do Xadrez Nacional em Gaia em Agosto!!


1ª divisão em Vila Nova de Gaia



A Federação Portuguesa de Xadrez decidiu este fim de semana atribuir a sua preferência por unanimidade a candidatura da cidade de Gaia. Assim a primeira divisão volta a Vila Nova de Gaia, onde já decorreu o campeonato em 2005. Desta vez a prova será no Gaiahotel. As outras candidaturas eram Beja e Guimarães que também tinham os seus argumentos. Mas as experiência organizativa e a capacidade de divulgação do evento na comunicação social poderão ter sido alguns dos argumentos a favor da escolha. 


A prova decorre entre o dia 1 e 9 de Agosto terá novidades este ano com 16 equipas de seis jogadores. A prova deixa também ser num formato tradicional de campeonato, e em vez disso terá numa primeira fase grupos de 4 equipas. A segunda fase será de dois grupos de oito equipas cada, o primeiro grupo terá as duas melhores equipas de cada grupo da primeira fase. O vencedor deste grupo será o campeão nacional. O segundo grupo será de permanecia, com os últimos dois de cada grupo da 1ª fase, descendo os últimos 4 desse grupo 2 para a segunda divisão. 



A prova será de grande interesse porque é tradicionalmente a prova com maior número de mestres em Portugal. A luta pelo titulo prevê-se rendia com Évora o actual tentor a quer revalidar o titulo, mas terá de contar com outras formações forte caso a equipa anfitriã da AX Gaia que pretende vencer em casa. No entanto esperemos que todas as equipas consigam estar presentes com seis jogadores durante a prova já que o esforço organizativo e financeiro será maior. 




in xadrez64.com

Sem comentários: