domingo, 4 de janeiro de 2009

XADREZ NOS JOGOS OLÍMPICOS????





Dubai: O Presidente da FIDE, Kirsan Ilyumzhinov está confiante que em breve o XADREZ será incluído nas Olimpíadas.

Falando à Gulf News, após felicitar o Al Ain Xadrez Clube que venceu o primeiro Chess Champions League asiático, no Hotel Holiday Inn Crowne Plaza,Ilyumzhinov, afirmou: "O meu objectivo é assegurar que o xadrez se torne parte do movimento olímpico e que seja um evento dos Jogos Olímpicos em breve.





Hoje, a Federação Internacional de Xadrez é composta por 165 países e gostaríamos de em conjunto fazermos um apelo para obter o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional. "

Ilyumzhinov é um dos mais poderosos e influentes administradores desportivos no mundo actualmente.

Ele é o Presidente da República e Chefe de Kalmykia e é o presidente da FIDE desde Novembro de 1995, e viaja frequentemente para promover o jogo em todo o mundo.

Perguntado em que continente está o xadrez a propagar-se a um ritmo mais acelerado, Ilyumzhinov disse:

"O Xadrez está agora a ser jogado em todos os continentes. Entretanto, a Ásia, Europa e América estão a organizar cada vez mais torneios de xadrez todos os dias.

É bom ver xadrez a ser jogado regularmente no México e na Argentina. "Na Ásia, houve um boom de torneios particularmente no Vietnam, e estou muito satisfeito que os Emiratos Arabes Unidos também contribuam imensamente para popularizar o jogo.

Shaikh Khalifa Bin Sultan Al Nahyan como presidente da Federação Asiática Xadrez é um muito activo organizador de torneios!

Também estou muito impressionado com a quantidade de jovens talentos nesta região ", Ilyumzhinov tem graus e títulos obtidos na Academia Nacional de Ciências Aplicadas da Federação Russa e New York Academy of Sciences.




tradução de goodchess do blog susan polgar

1 comentário:

PROF. ADRIANOV ZHUKOV/ TCHÊ disse...

TRABALHO HÁ 20 ANOS NA REDE PUBLICA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA. ENSINO XADREZ COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. XADREZ COMO ESPORTE OLÍMPICO JÁ!!!!



UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE


PARECER


Este parecer refere-se ao trabalho monográfico “A importância da prática do xadrez nas aulas de Educação Física no ensino médio: um estudo de caso na Escola Fonte Nova” apresentado ao programa de pós-graduação Latu-senso em Metodologia em Educação Física e Esporte como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista pelo acadêmico Adrianov Zhukov. Trata-se de temática relevante e traz à luz uma reflexão teórica incorporada aos anos de experiência do autor do trabalho no âmbito do ensino do xadrez nas escolas públicas do Estado da Bahia, notadamente na Cidade do Salvador. O trabalho foge do lugar comum de reflexão, trazendo à tona às possibilidades educativas do Xadrez, modalidade carente de reflexões pedagógicas na Educação Física escolar, principalmente no nível médio de ensino. Ao refletir sobre uma prática que “busca a concretização de um projeto político-pedagógico articulado com um projeto histórico de interesse da classe trabalhadora”, Adrianov Zhukov recupera o debate político educacional dos anos 80, tão silenciado nas obras atuais de muitos atores que transitam nos palcos educacionais. Citando Saviani de forma indireta, anuncia que o conhecimento deve ter um caráter crítico e voltado para a elevação da qualidade do ensino das camadas proletárias. Para Adrianov Zhukov, a prática do xadrez nas aulas de educação física é mediação necessária para a construção – em curso – de um projeto alternativo ao capitalismo, ou seja, o projeto histórico socialista. Pela relevância do tema e forma de tratamento do problema proposto na investigação, julgo que o trabalho reúne todas as condições para aprovação com nota 10,0 (dez).

Salvador, 16 de março de 2007




Welington Araújo Silva