Disputou-se hoje, a 5ª eliminatória da Taça da Asssociação de Xadrez do Porto, por equipas, correspondente aos quartos de final da prova.
A equipa do Moto Clube do Porto / Alpi Portugal "A", 5ª equipa do ranking da prova, tinha uma difícil deslocação a Matosinhos, onde iria defrontar a equipa "A" do G.D. Dias Ferreira, 1ª do ranking. A equipa dos motociclistas do Porto tinha como ELO médio 8025, e, a do Dias Ferreira 8736.
Estava, portanto, em jogo uma partida que a vantagem pendia claramente para a equipa de Matosinhos, que este ano disputará a 1ª Divisão Nacional, enquanto do do Moto Clube do Porto irá disputar a 3ª Divisão.
Em relação ao jogo, podemos dizer que foi muito equilibrado, inclusivamente no resultado. O Moto Clube do Porto/Alpi Portugal "A" conseguiu um empate a 2 a 2, tendo sido no entanto eliminado da prova por derrota no terceiro tabuleiro.
Desde o início que Fábio Barbosa, de brancas, com ELO 2126, ganhou vantagem posicional a Emanuel Sousa, do MCP, ELO 1898, tendo sido a primeira partida a terminar com vitória do jogador Matosinhense.
No segundo tabuleiro José Veríssimo do MCP, ELO 1949, de brancas, que nos pareceu estar sempre com posição superior, empatou com um jogador bastante mais forte, João Guerra e Costa, ELO 2225.
Estava o resultado a pender para a equipa Matosinhense, dado que no primeiro tabuleiro, André Viela, ELO 2192, de brancas, tinha uma partida bastante equilibrada, com o jogador do MCP, José Padeiro, ELO 2245. O resultado foi, como se esperava, um empate, depois de longa partida, em que o empate foi por insuficiencia de material de qualquer das partes para ganhar o jogo.
Assim, a eliminatória estava ganha para o GD Dias Ferreira.
No entanto, no quarto tabuleiro, Luis Machado, de negras, ELO 2088, enfrentava o jogador do MCP Luís Araújo, ELO 1892, que nos pareceu ter tido sempre vantagem posicional, ao longo de todo o jogo. Quando ambos os jogadores estavam já com pouco tempo, o jogador do MCP Luís Araújo, alardeando um jogo bastante ofensivo, obteve uma boa vitória sobre um jogador com muito mais ELO . Parabens ao Luís Araujo, pelo óptimo desempenho!
Foto: Luis Araújo do MCP/ALPI em evidência nesta partida.
Resultado do Jogo:
GRUPO DESPORTIVO DIAS FERREIRA "A" 2 - 2 MOTO CLUBE DO PORTO/ALPI "A"
André Viela (2192) 0,5 - 0,5 JOSÉ PADEIRO (2245)
João Guerra e Costa (2225) 0,5 - 0,5 JOSÉ VERÍSSIMO (1949)
Fábio Barbosa (2126) 1 - 0 EMANUEL SOUSA (1898)
Luís Machado (2088) 0 - 1 LUÍS ARAÚJO (1892)
Posted by Afonsov
Sem comentários:
Enviar um comentário